Publicações de eventos científicos_ESES
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Recent Submissions
- Os efeitos de uma abordagem stem no ck e no pck de futuros educadores e professores do 1.º e 2.º ciclosPublication . Correia, Marisa; Baptista, MónicaA Educação STEM tem estado em destaque nos últimos anos por fomentar o desenvolvimento de competências diversas, o interesse por estas áreas desde cedo e no prosseguimento de estudos nestas áreas. Assim, é fundamental criar condições para o envolvimento de futuros educadores e professores do 1.º Ciclo na realização e planificação de atividades STEM que promovam o desenvolvimento do seu Conhecimento de Conteúdo (CK) e do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK). Este estudo qualitativo e interpretativo analisou os efeitos de um programa STEM em futuros educadores e professores do 1.º e 2.º Ciclos sobre a temática do som. Foram utilizados como métodos de recolha de dados: (i) produções dos estudantes; (ii) notas de campo; (iii) teste de conhecimentos; e (iv) uma entrevista de grupo focado. Os resultados evidenciam conceitos erróneos sobre o som e algumas fragilidades no PCK das participantes. Contudo, foi evidente a evolução no CK e no PCK, nomeadamente, a apropriação dos princípios subjacentes à integração STEM.
- Os guiões de educação género e cidadania na prática educativa: receios, dificuldades e dilemasPublication . Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Tavares, Teresa-ClaudiaDepois de editados os guiões de educação: «Género e Cidadania na Educação Préescolar » e «Género e Cidadania no 1º Ciclo do Ensino Básico» , numa parceria entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e a Direção Geral de Educação (DGE), está em desenvolvimento a fase de disseminação dos mesmos (em agrupamentos escolares de diferentes centros de área educativa). (...). Nesta comunicação pretende-se apresentar este projeto e o trabalho de recolha e análise de dados em curso nesta fase de disseminação.
- Brincar e Aprender- O que escapa aos Adultos?Publication . Luís, HelenaA partir da teoria de João dos Santos apresenta-se uma reflexão sobre a relação entro o brincar e aprender em Educação de Infância.
- O contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, Maria ClaraNeste artigo apresenta-se uma pesquisa desenvolvida sobre o contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A definição da problemática emergiu das experiências vivenciadas na prática de ensino supervisionada por uma futura professora, que ao constatar que a educação em ciências e, em particular, a realização de atividades de investigação era pouco frequente, decidiu implementar este tipo de estratégia em contexto de estágio no 4.º ano do 1.º CEB, de forma a estudar as suas potencialidades, nomeadamente as vantagens da sua articulação com outras áreas de conteúdo em que os alunos sentiam mais dificuldades de aprendizagem. Tratando-se de uma investigação de natureza qualitativa, para a recolha de dados recorreu-se à observação participante e à análise documental. Para iniciar a análise de dados considerou-se fundamental examinar o caráter investigativo das cinco atividades práticas implementadas, o contexto de aplicação e a articulação com outras áreas de conteúdo, para posteriormente confrontar com o desempenho dos alunos. Os resultados evidenciaram uma melhoria no preenchimento e uso correto dos guiões de registo das atividades práticas, na realização das tarefas que compreendem uma investigação, e na aprendizagem dos conteúdos. Em relação à interdisciplinaridade, os resultados indicam que, quando articulada com atividades significativas para os alunos, esta pode beneficiar o encadeamento das tarefas e fomentar o interesse durante as atividades. Os resultados apontam ainda para a evolução dos conhecimentos da futura professora sobre como planificar atividades práticas de cariz investigativo e interdisciplinar, e o papel do professor durante a sua implementação. Para o efeito, foi essencial a análise reflexiva das atividades implementadas e a identificação das dificuldades dos alunos. Este processo de ação/reflexão propiciou ainda a análise das suas próprias conceções acerca do ensino e da aprendizagem, contribuindo para a melhoria da sua prática profissional.
- Aprender a escrever para ensinar: o papel da regulação do processo de escrita num projeto de aprendizagem e serviçoPublication . Graça, Luciana; Oliveira, Ana Luísa; Almeida Cardoso, Maria Inês; Rauber, André Luiz
- Conceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre os danos e a proteção dos ecossistemasPublication . Branco, Neusa; Colaço, Susana; Linhares, ElisabeteA biodiversidade é um conceito chave em biologia que engloba toda a variedade de formas de vida e a diversidade dos ecossistemas, os quais estão estreitamente interligados. A proteção e a recuperação dos ecossistemas são cruciais para a preservação da biodiversidade. No Teacher Academy Project - Teaching Sustainability (TAP TS), os ecossistemas e a biodiversidade são explorados num módulo sobre educação para a sustentabilidade, intitulado One Earth | As minhas ações para proteger a biodiversidade!”. Neste poster são apresentados os resultados de uma tarefa exploratória para alunos do 1 º Ciclo do Ensino Básico 1 º CEB) focada na biodiversidade e ecossistemas. Os seis alunos que participaram foram convidados a: ● Representar um ecossistema com blocos de construção e a descrevê-lo; ● Identificar possíveis danos no equilíbrio do ecossistema e as suas causas; ● Propor ações para proteger e recuperar o ecossistema. Ao criarem ecossistemas e debaterem ameaças como a poluição e a desflorestação, os alunos propuseram soluções como a reciclagem e a sensibilização para a proteção da natureza. Conclui-se que esta atividade pode contribuir para os alunos mobilizarem a sua criatividade, desenvolverem valores de sustentabilidade, bem como o conhecimento interdisciplinar a fim de prever futuros alternativos, de modo a assegurar a proteção dos ecossistemas.
- A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a línguaPublication . Cardoso, Inês; Matias, André; Almeida Cardoso, Maria Inês; Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, LeonelO ensino - superior e não superior - vive uma época de grandes desafios, numa “realida de líquida” em constante transformação (Bauman, 2000): um corpo discente crescen temente diverso, com origens e expectativas distintas; saberes científicos em contínua atualização e interconexão; integração de novas tecnologias e multiplicidade de am bientes de aprendizagem, para referir apenas alguns. Perante esta realidade mutável, urge nunca abdicar de salvaguardar o papel das instituições de ensino, em particular do ensino superior (ES), como centro de pensamento, reflexão e (re)construção de co nhecimento, conforme advoga A. Nóvoa (2000) em afirmação de uma atualidade acu tilante: "as universidades vão progressivamente conceder uma maior atenção aos pro cessos de acompanhamento dos alunos, através de formas de orientação e tutoria, de aconselhamento e integração dos alunos em grupos de pesquisa. Será esse conjunto de atividades pedagógicas e científicas, e não as “aulas” propriamente ditas, que defi nirá a Universidade do futuro.# (p. 32). Efetivamente, não basta o acesso massificado a informação nem tampouco “lições acessíveis” pelas facilidades tecnológicas.
- Conceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre os danos e a proteção dos ecossistemasPublication . Cavadas, Bento; Colaço, Susana; Linhares, Elisabete; Branco, Neusa; Cavadas, Bento; Cavadas, Bento; Branco, Neusa; BrancoA biodiversidade é um conceito-chave em biologia, que engloba a variedade de formas de vida e a diversidade dos ecossistemas, os quais estão estreitamente interligados. A proteção e a recuperação dos ecossistemas são cruciais para a preservação da biodiversidade. No Teacher Academy Project-Teaching Sustainability, os ecossistemas e a biodiversidade são explorados num módulo sobre educação para a sustentabilidade, intitulado: “One Earth | As minhas ações para proteger a biodiversidade!”, que visa o desenvolvimento de competências de sustentabilidade expressas no GreenComp Framework. Este póster apresenta os resultados de uma tarefa exploratória realizada com seis alunos do 1.º ciclo do ensino básico, a quem foi solicitado para criarem individualmente um ecossistema com blocos de construção, identificar possíveis danos no ecossistema, as suas causas, e propor ações para o proteger ou recuperar. Esta tarefa visou trabalhar os domínios “incorporar valores de sustentabilidade” e “prever futuros sustentáveis”. Ao criarem ecossistemas e debaterem ameaças como a poluição e a desflorestação, os alunos propuseram soluções como a reciclagem e a sensibilização para a proteção da natureza. Conclui-se que esta atividade pode contribuir para os alunos desenvolverem valores de sustentabilidade, promoverem a natureza e a criatividade e o conhecimento interdisciplinar a fim de prever futuros alternativos, de modo a assegurar a proteção dos ecossistemas.
- Em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Conhecimento e Cumprimento dos Direitos da Criança numa instituição AngolanaPublication . Carvalho, Olivia; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Domingos, Maria JosefaNesta nossa comunicação apresentamos os dados parciais da investigação global, obtidos através da aplicação do questionário “Ser Criança com Direitos, Conhecimento e Cumprimento” a um grupo de alunos do Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA). Verificamos de um modo geral que os alunos do 10.º ano apresentam a percepção de que na escola, os professores dão maior importância às suas opiniões. Relativamente à importância dada às opiniões de cada aluno pelos colegas, observa-se que 57,8% dos alunos do 10.º ano sentem que os seus pares lhes atribuem importância.
- Promoção da Inclusão no Instituto de Ciências Religiosas de Angola - ICRA: o papel das liderançasPublication . Carvalho, Olivia; Domingos, Josefa; Pascoinho, João; Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreNesta comunicação procuramos apresentar as práticas de liderança do ICRA a partir das representações da classe docente (N=40), mediante a aplicação de um questionário aos professores/ as. Análise de carácter descritivo e inferencial. Os resultados vão no sentido da existência de representações positivas com correlação significativa.