Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1.º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Resumo_Congresso_UIIPS_Dias_Correia.pdf264.57 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo apresenta-se uma pesquisa desenvolvida sobre o contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A definição da problemática emergiu das experiências vivenciadas na prática de ensino supervisionada por uma futura professora, que ao constatar que a educação em ciências e, em particular, a realização de atividades de investigação era pouco frequente, decidiu implementar este tipo de estratégia em contexto de estágio no 4.º ano do 1.º CEB, de forma a estudar as suas potencialidades, nomeadamente as vantagens da sua articulação com outras áreas de conteúdo em que os alunos sentiam mais dificuldades de aprendizagem. Tratando-se de uma investigação de natureza qualitativa, para a recolha de dados recorreu-se à observação participante e à análise documental. Para iniciar a análise de dados considerou-se fundamental examinar o caráter investigativo das cinco atividades práticas implementadas, o contexto de aplicação e a articulação com outras áreas de conteúdo, para posteriormente confrontar com o desempenho dos alunos. Os resultados evidenciaram uma melhoria no preenchimento e uso correto dos guiões de registo das atividades práticas, na realização das tarefas que compreendem uma investigação, e na aprendizagem dos conteúdos. Em relação à interdisciplinaridade, os resultados indicam que, quando articulada com atividades significativas para os alunos, esta pode beneficiar o encadeamento das tarefas e fomentar o interesse durante as atividades. Os resultados apontam ainda para a evolução dos conhecimentos da futura professora sobre como planificar atividades práticas de cariz investigativo e interdisciplinar, e o papel do professor durante a sua implementação. Para o efeito, foi essencial a análise reflexiva das atividades implementadas e a identificação das dificuldades dos alunos. Este processo de ação/reflexão propiciou ainda a análise das suas próprias conceções acerca do ensino e da aprendizagem, contribuindo para a melhoria da sua prática profissional.

Description

Keywords

Atividades de investigação; ensino de ciências; interdisciplinaridade; 1.º Ciclo do Ensino Básico. ensino de ciências interdisciplinaridade 1.º Ciclo do Ensino Básico

Citation

Dias,D., Correia,M. & Martins,M.C. (2016). O contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1.º ciclo do ensino básico. Revista da UIIPS, 4(1), 21p. .

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS)