Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.87 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O ensino - superior e não superior - vive uma época de grandes desafios, numa “realida de líquida” em constante transformação (Bauman, 2000): um corpo discente crescen temente diverso, com origens e expectativas distintas; saberes científicos em contínua
atualização e interconexão; integração de novas tecnologias e multiplicidade de am bientes de aprendizagem, para referir apenas alguns. Perante esta realidade mutável,
urge nunca abdicar de salvaguardar o papel das instituições de ensino, em particular
do ensino superior (ES), como centro de pensamento, reflexão e (re)construção de co nhecimento, conforme advoga A. Nóvoa (2000) em afirmação de uma atualidade acu tilante: "as universidades vão progressivamente conceder uma maior atenção aos pro cessos de acompanhamento dos alunos, através de formas de orientação e tutoria, de
aconselhamento e integração dos alunos em grupos de pesquisa. Será esse conjunto
de atividades pedagógicas e científicas, e não as “aulas” propriamente ditas, que defi nirá a Universidade do futuro.# (p. 32). Efetivamente, não basta o acesso massificado a
informação nem tampouco “lições acessíveis” pelas facilidades tecnológicas.
Description
Keywords
ensino superior didática da língua escrita relação com o saber relação com a escrita
Citation
Cardoso, I., & Matias, A. (2024). A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a língua. 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participação em espaços educativos. ESECS/Instituto Politécnico de Leiria, 18 e 19 de abril.
Publisher
ESECS/Instituto Politécnico de Leiria