Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
135.55 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A Educação STEM tem estado em destaque nos últimos anos por fomentar o desenvolvimento de competências diversas, o interesse por estas áreas desde cedo e no prosseguimento de estudos nestas áreas. Assim, é fundamental criar condições para o envolvimento de futuros educadores e professores do 1.º Ciclo na realização e planificação de atividades STEM que promovam o desenvolvimento do seu Conhecimento de Conteúdo (CK) e do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK). Este estudo qualitativo e interpretativo analisou os efeitos de um programa STEM em futuros educadores e professores do 1.º e 2.º Ciclos sobre a temática do som. Foram utilizados como métodos de recolha de dados: (i) produções dos estudantes; (ii) notas de campo; (iii) teste de conhecimentos; e (iv) uma entrevista de grupo focado. Os resultados evidenciam conceitos erróneos sobre o som e algumas fragilidades no PCK das participantes. Contudo, foi evidente a evolução no CK e no PCK, nomeadamente, a apropriação dos princípios subjacentes à integração STEM.
Description
Keywords
Conhecimento de conteúdo conhecimento pedagógico de conteúdo educação STEM formação inicial de educadores e professores
Pedagogical Context
Citation
Correia,M. & Baptista M. ( 2021 dezembro, 20). Os efeitos de uma abordagem stem no ck e no pck de futuros educadores e professores do 1.º e 2.º ciclos. Educação em ciências: interações e desafios, Coimbra. ISBN 978-989-99491-1-9
Publisher
Escola Superior de Educação de Coimbra / Associação Portuguesa de Educação em Ciências
Collections
CC License
Without CC licence