Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Conceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre os danos e a proteção dos ecossistemas

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A biodiversidade é um conceito-chave em biologia, que engloba a variedade de formas de vida e a diversidade dos ecossistemas, os quais estão estreitamente interligados. A proteção e a recuperação dos ecossistemas são cruciais para a preservação da biodiversidade. No Teacher Academy Project-Teaching Sustainability, os ecossistemas e a biodiversidade são explorados num módulo sobre educação para a sustentabilidade, intitulado: “One Earth | As minhas ações para proteger a biodiversidade!”, que visa o desenvolvimento de competências de sustentabilidade expressas no GreenComp Framework. Este póster apresenta os resultados de uma tarefa exploratória realizada com seis alunos do 1.º ciclo do ensino básico, a quem foi solicitado para criarem individualmente um ecossistema com blocos de construção, identificar possíveis danos no ecossistema, as suas causas, e propor ações para o proteger ou recuperar. Esta tarefa visou trabalhar os domínios “incorporar valores de sustentabilidade” e “prever futuros sustentáveis”. Ao criarem ecossistemas e debaterem ameaças como a poluição e a desflorestação, os alunos propuseram soluções como a reciclagem e a sensibilização para a proteção da natureza. Conclui-se que esta atividade pode contribuir para os alunos desenvolverem valores de sustentabilidade, promoverem a natureza e a criatividade e o conhecimento interdisciplinar a fim de prever futuros alternativos, de modo a assegurar a proteção dos ecossistemas.

Description

Keywords

biologia ecossistema biodiversidade vida marinha 1ºciclo do ensino básico

Citation

Cavadas, B., Branco, N., Colaço, S., & Linhares, E. (2024, November 14). Conceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre os danos e a proteção dos ecossistemas [Poster presentation]. VI Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento”. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

CC License

Without CC licence