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Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

 

About the Repository

The Scientific Repository of the Santarém Polytechnic University - RCIPS, aims to preserve, disseminate and provide access to scientific publications produced by the Institute's academic community.
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Recent Submissions

Gravity Model and International Trade: A Survey of the Literature
Publication . Nuno Carlos Leitão
The gravity model, which is applied to international trade, explains the conceptual models of international business. It has been used in various areas of the global economy, such as trade, foreign direct investment, and even the determinants of tourist demand at the level of countries and sectors of economic activity. In terms of the methodology, this study of the gravity model followed the PRISMA requirements and bibliometric analysis (co-occurrence of keywords and network of co-authorship), which were applied to the Scopus database. In terms of the results, economic, geographical distance, and location variables are essential in explaining international trade.
Os benefícios da practica do Walking Football
Publication . Jacob, Luis; Carapinheira, António; Jesus, Alcidio
O walking football (futebol a andar) modalidade criada em 2011 na Inglaterra, combina os benefícios da atividade física moderada com aspectos sociais e cognitivos, sendo especialmente atrativa para populações mais velhas. Estudos indicam que participantes regulares apresentam uma melhoria significativa na capacidade cardiovascular, com redução de 15% na frequência cardíaca em repouso após 12 semanas de prática (Arnold et al., 2015). Houve também um aumento de 20% na força muscular em membros inferiores e redução da massa gorda em média de 3 kg. Em termos sociais, o desporto promoveu inclusão, com 86% dos praticantes relatando maior interação social e menos isolamento (MacRae et al., 2020). Do ponto de vista mental, houve reduções no nível de stress e melhorias de até 30% nas escalas de bem-estar foram observadas (Taylor e Pringle, 2021). Além disso, outros estudos destacam como esta modalidade serve como ferramenta inclusiva e de baixo impacto, promovendo autonomia, prevenindo o declínio funcional e aumentando a qualidade de vida geral. Este artigo revisita alguns estudos que evidenciam este impacto positivo desta modalidade na saúde física, mental e social nos praticantes mais velhos.
The Impact of STEM Activities on the Interest and Aspirations in STEM Careers of 12th-grade portuguese students in science and technology curriculum
Publication . Ribeirinha, Teresa; Baptista, Mónica; Correia, Marisa
Social cognitive career theory posits that career interests and decisions are influenced by individual, contextual, and behavioural factors. This research aims to assess the impact of Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM) activities on students’ interest and aspirations in STEM careers. Additionally, the study aims to explore the critical factors that might shape students’ STEM career aspirations. The research used a quantitative approach, with pre- and post-test measures for a cohort of 191 Portuguese secondary school students, using the Career Interest Questionnaire (CIQ). The results showed that STEM activities increased the intentions of non-STEM students to pursue educational opportunities that could potentially lead to a scientific career. Males, in contrast to females, showed a significant increase in their intentions to pursue educational opportunities that could eventually lead to a scientific career. Furthermore, gender along with the personal goals and positive perceptions of STEM careers were identified as significant predictors of the students’ STEM career aspirations. These results highlight the critical role of STEM education in developing and sustaining students’ interest in STEM careers. Integrated STEM activities should be developed in the early stages of education to enhance students’ confidence in STEM and mitigate the gender gap.
Educação financeira no 4.º ano do Ensino Básico através de um jogo com recurso à robótica
Publication . Lopes, Dulce Maria da Silva; Santos, Raquel
Este projeto analisa a utilização do robô DOC da Clementoni para introdução dos conteúdos de educação financeira, numa turma do 4.º ano de escolaridade, através de um jogo. Para que essa aprendizagem acontecesse, os alunos tiveram que, durante oito sessões, programar o robô DOC num tapete preparado para o efeito e com utilização de cartas e moedas produzidas a pensar nos conteúdos de educação financeira. Este projeto envolveu os 25 alunos da turma cuja investigadora era professora titular, numa escola do 1.º CEB do concelho de Lisboa. Para tal, adotou-se a metodologia de estudo de caso, envolvendo os alunos e a professora titular de turma/investigadora como participantes centrais. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, o diário de bordo e a recolha documental de registos produzidos pelos alunos. Os resultados da implementação do jogo revelaram uma melhoria significativa na compreensão dos alunos sobre esta área, bem como um aumento da consciência sobre a importância da literacia financeira nas suas vidas. Além disso, proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolverem capacidades e competências matemáticas fundamentais que são cruciais para a aquisição de conhecimentos relativos à literacia financeira e ao domínio do robô DOC®.
A perceção dos colaboradores de uma organização de economia social sobre a certificação do sistema de gestão da qualidade – o caso da Fundação AFID Diferença
Publication . Rosana Fatima Freitas Torres; Oliveira, Pedro; Couto, Cátia Sofia Monteiro do
A qualidade tem se tornado um fator estratégico essencial em um ambiente competitivo, com as certificações do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funcionando como uma validação dessa qualidade e reconhecimento pela sociedade. Para a implementação bem-sucedida, é fundamental que as organizações considerem seus colaboradores, que são ativos valiosos para o sucesso. Esta dissertação, através de um estudo de caso na Fundação AFID Diferença que é uma Organização de Economia Social com três certificações de qualidade: ISO 9001, EQUASS e MAQRS, investiga as perceções dos colaboradores sobre o SGQ, seus benefícios, dificuldades e impacto na satisfação profissional. A pesquisa, realizada com um questionário, confirma que a certificação do SGQ é uma aliada significativa, promovendo benefícios diversos e aumentando a satisfação dos colaboradores, sublinhando a importância da melhoria contínua neste processo.