Repository logo

Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

 

About the Repository

The Scientific Repository of the Santarém Polytechnic University - RCIPS, aims to preserve, disseminate and provide access to scientific publications produced by the Institute's academic community.
The Repository is part of IPSantarém Open Science ecosystem, and is also part of Portugal Open Access Scientific Repository - RCAAP.

Guides and Tutorials

  • Sherpa ROMEO, Consulte as Políticas de copyright e de auto-arquivo de editores.

Institutional Documents

  • Política Institucional de Acesso Aberto do Instituto Politécnico de Santarém ( Despacho 146/2018). Consulte AQUI.

News

  • O Instituto Politécnico de Santarém assinou a Declaração de Berlim, tendo ficado registado no dia 21.10.2010, com o nº 292.

Recent Submissions

FELICIDADE – Da consciência à heterogeneidade
Publication . Rodrigues, José Fernandes; José Fernandes
A qualidade de vida interpreta-se pela sensação de satisfação com a vida e com a perceção de bem-estar no quotidiano das pessoas. A relação entre a qualidade de vida e a felicidade é determinante para o sucesso da produção de conhecimento. É neste construto que se enquadra a publicação que apresen tamos, num formato de exploração poética, desenvolvendo uma abordagem re exiva e interpretativa da realidade e dos seus eventos fundamentais. Este é um livro sobre a felicidade, ou melhor um capítulo organizado, na sequência do tempo próximo. A felicidade como determinante e constituinte da dialética dos seres humanos, também aporta ao autor a sensibilidade para a criatividade poética. Da consciência das limitações que temos, dos contex tos em que vivemos, das diferenças entre os percursos e expetativas, construí mos um ambiente de heterogeneidade sustentada na diversidade dos nossos heterónimos. A tulipa negra é uma or que simboliza elegância. O seu signi cado está associado a uma lenda, onde se refere que nascia uma tulipa negra em cada lo cal onde caia uma lágrima. A obra poética que se apresenta tem o seu suporte no desenvolvimento regular da uência do autor e dos seus heterónimos. A sensibilidade e elegância da Tulipa sustentam a criatividade e a exposição das emoções que vão sendo desvendadas ao longo do tempo e no decurso da obra. O blog “Tulipas Negras” (h ps://tulipasnegras.wordpress.com/) é da autoria de José Rodrigues e seus heterónimos, Milo Angera e Alberto Fresco. José Rodrigues, autor principal, romântico, bucólico, cidadão do mundo, pu blica poemas de diferentes orientações e temáticas, produção de caráter ge neralista. Milo Angera, autor(a) heterónimo, consciência andrógena, publica poemas de orientação provocadora, social e sexual. Alberto Fresco, autor he terónimo, consciência política, publica poemas de orientação social, política e mediática. O principal autor e heterónimo, onde todas as personalidades nasceram e se desenvolveram. É romântico por natureza, valorizando as emoções. Pro jeta-se com frases de sentido complexo e indireto, tentando expor uma visão do mundo e de si. O mar, as plantas, as ores, a terra, são temas que explora numa dimen são bucólica e enérgica remetendo as sensações para o plano das evidências. Clari ca o seu envolvimento com expressões inacabadas, deixando ao leitor as conclusões dos espaços que partilha. Na família, nos pais, nos lhos, revê-se com a frontalidade e com a paixão deste tipo de amor. Mas, também são temas da sua poesia, o mar, as nuvens, o campo, as ores. Esta abordagem bucólica e ecológica identi ca-o como um amante da natureza, como local de re exão introspetiva, para uma melhor compreensão de si mesmo.
Competência digital dos profissionais de saúde na formação contínua obrigatória em ambiente e-learning
Publication . Leitão, Ângela Márcia Cardoso; Oliveira, Sandra; Loureiro, Ana
Na adaptação ao contexto formativo atual, o Centro Hospitalar de Setúbal procurou responder às necessidades formativas dos colaboradores, combinando métodos assentes nas tecnologias da informação e comunicação, exigindo dos profissionais um nível adequado de competência digital, fator determinante para o sucesso da formação O presente estudo tem como objetivo analisar a perceção dos profissionais de saúde sobre a sua competência digital na formação contínua em ambiente e-learning de acordo com variáveis sociodemográficas e conhecer se existem diferenças entre grupos profissionais. Além disso, pretende-se avaliar o impacto da competência digital no sucesso formativo. Trata-se de um estudo transversal analítico, realizado entre abril e junho de 2024 no Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E. Foi aplicado o questionário de autoavaliação de competência digital, baseado no modelo DigComp (Lucas et al., 2022b), a uma amostra de 191 profissionais de saúde e realizada entrevista com focus group, que contou com a participação de 7 profissionais de saúde. A maioria dos profissionais apresenta um nível intermédio de competência digital. No entanto, 35% dos inquiridos classificam-se abaixo do nível esperado, enquanto menos de 2% alcançam níveis avançados. A formação académica demonstrou ser um fator determinante na proficiência digital, ao contrário do tempo de serviço. Médicos, Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e Enfermeiros apresentam pontuações mais elevadas de competência digital em comparação com outros grupos profissionais. Os resultados sugerem que a idade e o nível de escolaridade influenciam significativamente a competência digital. Profissionais mais jovens e com formação académica mais avançada apresentam melhores níveis de proficiência digital, evidenciando a necessidade de estratégias formativas específicas para diferentes perfis profissionais. A implementação de programas de capacitação digital adaptados às diversas realidades profissionais poderá contribuir para uma melhoria substancial da competência digital no setor da saúde.
Gestão e avaliação de custos das intervenções assistidas por cães:um estudo esploratório com crianças com necessidades educativas especiais
Publication . Santos, Sónia Teresa Charrua de Oliveira; Oliveira, Sandra
Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo, acerca do impacto das intervenções assistidas com cães (TAC), em crianças com necessidades educativas especiais e verificar que medida a realização de Intervenções assistidas com cães (TAC) em crianças com necessidades educativas especiais tem impacto na redução significativa dos sintomas associados às patologias diagnosticadas nas mesmas, bem como nos custos anuais existentes com o conjunto de terapias realizados no mesmo grupo, após a realização das referida terapias. Métodos: Foi realizado um estudo, tendo por base aa análise dos dados recolhidos dos relatórios efetuados por terapeutas e professores após a realização das Intervenções Assistidas com Cães. Resultados: A evidência dos dados aponta para uma redução significativa dos sintomas associados às patologias diagnosticadas nas mesmas, bem como nos custos anuais existentes com o conjunto de terapias realizados no mesmo grupo, após a realização das referidas terapias. Conclusões: Estes resultados sublinham a importância de continuar a integrar e a avaliar intervenções assistidas com animais em contextos terapêuticos e educacionais. Palavras-chave: Necessidades educativas especiais (NEE), Intervenções Assistidas com Cães (TAC), patologias, custos.
O papel da liderança na capacidade de inovação e na transformação digital
Costa, Beto Manuel Monteiro; Leal, Susana
O presente estudo analisa a relação e o impacto da Liderança Transformacional Digital (LTD), na Capacidade de Inovação (CI) e na Transformação Digital (TD), três pilares fundamentais no contexto organizacional atual. A investigação assenta numa revisão da literatura e na aplicação de um questionário, cujos resultados indicam que a TD é a dimensão mais valorada, seguida da CI e da LTD. O setor tecnológico destacou-se com as médias mais elevadas nos três constructos. A análise estatística confirmou todas as hipóteses do modelo, demonstrando que a LTD influencia positivamente a CI e a TD, sendo que a CI também impacta diretamente a TD, funcionando como mediadora entre LTD e TD. Os resultados reforçam e validam a importância de uma liderança inspiradora para fomentar ambientes inovadores e promover a Transformação Digital nas organizações. Este trabalho visa contribuir para o desenho de perfis de liderança ajustados às exigências organizacionais atuais e futuras
Desporto, inovação e formação de treinadores
Publication . Pataco, Vitor; Sarmento, Pedro; Santos, Fernando; Pereira, Paulo; Resende, Rui; Gomes, A. Rui; Carvalho, Gonçalo; Goulão, José; Serrano, João; Mendes, Pedro; Ramalho, André; Petrica, João; Paulo, Rui; Lopes, António; Amoroso, José Pedro; Rebelo-Gonçalves, Ricardo...et al.; Rodrigues, José; Sequeira, Pedro; Rodrigues, José Fernandes
Recentemente, o CIEQV publicou um artigo intitulado Conceptual Framework for the Research on Quality of Life. Nele, as 6 áreas do Centro que contribuem para o avanço científico nesse constructo que é a Qualidade de Vida explanaram as suas apostas e as suas valências. Julgamos ter sido um passo importante, não só para afirmação do próprio Centro no espaço científico nacional e internacional mas, igualmente, como impulsionador de atividade cada vez mais inter e transdisciplinar. O livro que agora se edita encaixa perfeitamente na filosofia atrás descrita. O papel desses profissionais do desporto que são os treinadores é, sem dúvida, de enorme valia e contribuirá decisivamente para a melhoria da qualidade de vida daqueles a quem o seu trabalho se destina: os praticantes desportivos. Para que isso seja uma realidade, urge encarar os desafios que tão rapidamente se lhes vão deparando, propondo as soluções mais ajustadas para obter o maior sucesso possível. Como em qualquer outra profissão, investir na formação é fundamental. Os autores que contribuíram com o seu conhecimento e reflexão para este livro revelam, claramente, a inquietação de quem não se acomoda e que sabe que, contrariamente ao ditado popular, para se continuar a ganhar é preciso, sim, mexer nas equipas mesmo quando estas ganham. Mexer nas equipas é mudar processos, arriscar novas abordagens, assumir uma atitude científica, questionadora, desafiante. O treinador é, por definição e inerência, um pedagogo. Um condutor. Não já e apenas de crianças, como o escravo na Grécia Antiga. Felizmente, este pedagogo dos tempos modernos não é escravo nem refém de ideologias que limitem a sua atuação. Os seus limites são, apenas, os do humanismo, os do respeito por aquele que, diante de si, antes de ser atleta, é pessoa, com os seus desejos, objetivos, capacidades, limitações, expectativas. Procura-se, assim, a competência, a própria, enquanto profissional, e a daqueles que nele confiam e com ele regularmente convivem. Espera-se, deseja-se, que as competências desenvolvidas no desporto não fiquem por este nem a este limitadas. O bom treinador será capaz, certamente, de fazer extravasar aptidões desenvolvidas no mundo desportivo para lá das paredes de um pavilhão, dos muros de um estádio ou dos comandos de uma consola. Desejo o maior sucesso a este empreendimento e que as ideias preciosas expressas no livro façam o seu caminho. Voando como um frisbee mas regressando como um bumerangue, trazendo os feedbacks que orientarão novas e valiosas produções.