Repository logo

Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

 

About the Repository

The Scientific Repository of the Santarém Polytechnic University - RCIPS, aims to preserve, disseminate and provide access to scientific publications produced by the Institute's academic community.
The Repository is part of IPSantarém Open Science ecosystem, and is also part of Portugal Open Access Scientific Repository - RCAAP.

Guides and Tutorials

  • Sherpa ROMEO, Consulte as Políticas de copyright e de auto-arquivo de editores.

Institutional Documents

  • Política Institucional de Acesso Aberto do Instituto Politécnico de Santarém ( Despacho 146/2018). Consulte AQUI.

News

  • O Instituto Politécnico de Santarém assinou a Declaração de Berlim, tendo ficado registado no dia 21.10.2010, com o nº 292.

Recent Submissions

O impacto da massagem perineal para uma experiencia de parto positiva
Publication . Paulino, Catarina; Guerra, Açucena
O trauma perineal ocorre em cerca de 85% dos partos vaginais, podendo ter um impacto significativo na perceção da experiência de parto das mulheres. A aplicação da massagem perineal no 2º estádio do trabalho de parto, como prática de cuidado do enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica, aparenta reduzir a probabilidade de trauma perineal e impactar positivamente a experiência de parto das mulheres. O presente relatório pretende descrever as atividades desenvolvidas ao longo da unidade curricular estágio e relatório e responder à questão “Qual o impacto para a mulher da realização de massagem perineal no segundo estádio do trabalho de parto?”, através do mapeamento da evidência científica e da realização de um estudo randomizado de controle, com recurso à análise estatística dos dados através do SPSS®. Da análise da síntese de evidência verifica-se que a massagem perineal se revela como uma técnica de baixo custo e de fácil aplicação pelas equipas, com resultados demonstrados na redução da incidência da taxa de episiotomias/lacerações severas, garantindo um aumento da satisfação das mulheres em relação à sua experiência de parto, por oposição aos resultados obtidos no trabalho de campo, que não demonstraram resultados com relevância estatística favoráveis à aplicação da massagem perineal no estádio em estudo, para a amostra estudada.
Perda Fetal: as vivências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica
Publication . Miranda. Cátia; Palma, Sara
O presente relatório de estágio descreve e reflete o processo de aprendizagem na aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e de Grau Académico de Mestre. O referencial teórico que orientou os cuidados foi a Teoria do Cuidar de Kristen Swanson (1991). De modo a assegurar uma prática baseada na evidência, foi realizada uma revisão da literatura, segundo a metodologia do Instituto Joanna Briggs, que desse resposta à questão: “Quais as vivências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica no cuidado à mulher após uma perda fetal?”. Foram também recolhido testemunhos, através de uma entrevista semiestruturada, de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna em contexto de Bloco de Partos sobre as suas vivências realativamente à perda fetal. Os resultados obtidos através da Scoping Review e da entrevista vieram ilustrar como os profissionais se sentem perante a perda fetal, qual o impacto dos cuidados prestados à mulher/família após a perda neste grupo profissional e como os própios reconhecem lacunas no atendimento efetuado. A promoção de uma prática baseada na evidência, acarreta benefícios para as mulheres/família e para os profissionais.
A Gestão do ganho ponderal na gravidez: a intervenção do EESMO na prevenção da obsidade pós-parto
Publication . Silva, Cristiana Vila Chã da; Santiago, Conceição
Com este relatório de estágio pretende-se refletir sobre o percurso formativo realizado no sentido do desenvolvimento e aquisição de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e aquisição de grau de mestre. A gestão do ganho ponderal durante a gravidez desempenha um papel crucial na saúde materna e fetal, destacando-se como estratégia fundamental para prevenir complicações, como a obesidade pós-parto. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, enquanto facilitador de comportamentos saudáveis, é indispensável na construção de intervenções efetivas e no apoio à pessoa grávida na adoção de estilos de vida saudáveis durante o ciclo gravídico-puerperal. Com o objetivo de mapear evidência científica sobre a intervenção do EEESMO na gestão do ganho ponderal na gravidez, com ênfase na prevenção da obesidade pósparto foi realizada uma Scoping Review, segundo orientações do Joanna Briggs Institute® e um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, com recurso à análise de conteúdo de Bardin, visando ampliar a compreensão desta temática. Partindo da questão de revisão: “Qual a intervenção do EEESMO na gestão do ganho ponderal na gravidez, com ênfase na prevenção da obesidade pós-parto?”, recorreu-se às plataformas PubMed e EBSCO HOST: Medline Complete, CINAHL, Nursing & Allied Health Collection e Cochrane Central Register of Controled Trials e foram incluídos 9 artigos. Emergiram como intervenções principais do enfermeiro especialista a educação nutricional, o incentivo à atividade física ajustada, o suporte emocional e a articulação multidisciplinar para capacitar a pessoa grávida na gestão do ganho ponderal e na adoção de estilos de vida saudáveis. Concluiu-se que o enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstétrica desempenha um papel central quer na gestão do ganho ponderal, como na consciencialização e formação contínua de profissionais para uma prática baseada em evidência. Reforça-se a relevância de promover intervenções personalizadas e sustentáveis que beneficiem a saúde da pessoa a longo prazo.
Analysis of health and wellness programs and their relationship to injuries in football and futsal players: a systematic review
Publication . Tavares, Bárbara; Mercê, Cristiana; Oliveira, Rafael
Introduction: Football and futsal are associated with a high risk of injuries and consequently, the development of mental health problems. Health and wellness programs aimed at reducing the incidence of injuries, but these areas remain insufficiently explored in the literature, there fore, their effectiveness is still uncertain. Objective: This study aimed to present a systematic review that analyzes the effects of health and well-being programs on the incidence of injuries in football and futsal athletes. Methodology: A search was conducted in PubMed, EBSCO, and Web of Science databases to se lect relevant literature on the topic. The selected literature was based on health and wellness programs applied to football players, and after implementation, the difference in the incidence of injuries examined. Studies that used experimental study design to compare athletes before and after the intervention were selected. Results: Based on the physiotherapy evidence database scale, criteria were applied to assess the interventions’ evidence. Seven studies were classified as having good methodological qual ity, while four were classified as moderate and one as poor. From a total of 329, 12 studies were selected based on the eligibility criteria. Conclusions: The different studies selected addressed various types of programs (e.g., Mindful ness, Stress Inoculation Therapy and Biofeedback, Psychological and physiotherapy, Yoga). The programs reduced the incidence of sports injuries in football athletes and improved individual and team performance and reduced muscle tension. However, research is scarce, while studies are needed.
O impacto da diversidade de género nos órgãos de gestão na performance dos centros hospitalares EPE
Publication . Silva, Diana Rafaela Madeira da; Teodósio, João
A presente investigação tem como objetivo analisar o impacto da diversidade de género nos órgãos de gestão na performance dos centros hospitalares EPE do Serviço Nacional de Saúde. Os resultados da investigação indicam que a presença de mulheres nos órgãos de gestão dos centros hospitalares EPE não tem impacto significativo na sua performance. Adicionalmente, constata-se que a dimensão do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e dos centros hospitalares EPE afeta positiva e significativamente a performance destas organizações. A escassez de estudos sobre o impacto da diversidade de género na performance dos Centros Hospitalares EPE, destaca a contribuição significativa deste trabalho para a investigação.