Repository logo

Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

 

About the Repository

The Scientific Repository of the Santarém Polytechnic University - RCIPS, aims to preserve, disseminate and provide access to scientific publications produced by the Institute's academic community.
The Repository is part of IPSantarém Open Science ecosystem, and is also part of Portugal Open Access Scientific Repository - RCAAP.

Guides and Tutorials

  • Sherpa ROMEO, Consulte as Políticas de copyright e de auto-arquivo de editores.

Institutional Documents

  • Política Institucional de Acesso Aberto do Instituto Politécnico de Santarém ( Despacho 146/2018). Consulte AQUI.

News

  • O Instituto Politécnico de Santarém assinou a Declaração de Berlim, tendo ficado registado no dia 21.10.2010, com o nº 292.

Recent Submissions

O desenvolvimento do pensamento geométrico de acordo com a teoria de Van Hiele
Publication . Fernandes, Mariana Abreu; Mestrinho, Nelson
Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O presente relatório está organizado em duas partes. A primeira refere-se à apresentação e reflexão acerca das Práticas de Ensino Supervisionadas em 1.º e 2.º ciclos. A segunda parte contempla a componente investigativa, que se centra no desenvolvimento do pensamento geométrico segundo a teoria de van Hiele. Neste estudo, que seguiu um paradigma interpretativo, decorreu em contexto de estágio e teve como participante alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Báscio e 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram obtidos através da observação participante e análise documental. Os resultados mostraram que os alunos do 4.º e 6.º ano apresentam, nas suas produções, elementos explícitos e implícitos do nível 1 e explícitos de nível 2 do pensamento de van Hiele. Além disso, a generalidade dos alunos mostraram evidências de se encontrarem numa fase de desenvolvimento entre os níveis 1 e 2. Os resultados revelam ainda a importância dos professores terem em conta o nível de van Hiele em que os alunos se encontram para poder adequar o vocabulário e organizar as suas aulas.
Da teoria à prática em creche: a importância da organização do espaço da leitura na promoção da literacia emergente
Publication . Martins, Lara Cristina Sousa; Mourato, Ana; Cardoso, Maria Inês
O presente relatório surge na conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Santarém. Para além de descrever e refletir criticamente sobre as práticas de ensino supervisionadas realizadas ao longo do curso, em contexto de creche e educação pré-escolar, este relatório inclui uma componente de investigação que emergiu da observação de comportamentos e interações das crianças com o espaço da leitura e com os materiais lá presentes em contexto de estágio, o que despertou o meu interesse em aprofundar este tema e interligá-lo com o desenvolvimento da literacia emergente. Assim, este estudo do tipo qualitativo visa perceber de que forma a organização do espaço da leitura influencia o prazer pela exploração dos materiais de leitura e o que motiva o desenvolvimento da literacia emergente em crianças da sala dos dois anos. Para o efeito, realizaram-se entrevistas a educadoras de diferentes instituições escolhidas antecipadamente, com o intuito de conhecer e analisar as suas perceções e abordagens relativamente ao tema. Os resultados ressaltam a importância de ter um espaço acolhedor, acessível e que seja capaz de incentivar as crianças na exploração espontânea dos materiais de leitura. A presença de objetos que se refletem no conforto (almofadas, mantas e tapetes), optar por uma estética mais apelativa do espaço, a inserção de diferentes materiais de leitura e a sua organização constante e oferecer atividades orientadas e dinâmicas nestes espaços são algumas estratégias comuns utilizadas pelas participantes. Verificou-se que a conceção de literacia emergente foi assumida com exemplos práticos diversificados, alinhando-se aos comportamentos emergentes do grupo e, consequentemente, às estratégias utilizadas pelas educadoras para os estimular.
Promoção do bem-estar na demência
Publication . Cotrim, Maria Inês Coelho; Pappámikail, Lia
O presente documento refere-se a um projeto de intervenção, desenhado no âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária e que tem como principal objetivo promover o bem-estar na demência junto de idosos institucionalizados. A elaboração deste projeto resultou de um processo de diagnóstico para entender as necessidades e potencialidades do grupo-alvo (constituído por idosos 23 idosos com demência, 4 do sexo masculino e 19 do sexo feminino). Após essa análise, foram pensadas linhas de intervenção direta e indireta com vista à melhoria da qualidade de vida destes idosos, nomeadamente, a construção de materiais de apoio para os técnicos e funcionárias, no sentido de os ajudar a melhor intervir com este grupo-alvo. Realizado todo o planeamento, conclui-se que o projeto é capaz de contribuir para obter bons resultados no trabalho dos técnicos e funcionárias nesta área, e consequentemente estimular as capacidades dos idosos com demência, para que tenham uma melhor qualidade de vida nas rotinas do seu dia-a-dia.
Capacitação dos profissionis de saúde pra implementação do estatuto de cuidador informal
Publication . Neves, Marta Lagarto
O envelhecimento populacional e o aumento da dependência física exigem cuidados prolongados, frequentemente assumidos por cuidadores informais, o que releva a sua importância. No contexto de Unidades de Cuidados na Comunidade, identificou-se uma fraca divulgação do Estatuto do Cuidador Informal, legitimada com a realização de um Focus Group, que permitiu compreender o domínio e perspetiva dos enfermeiros acerca do tema, validando as respetivas competências e identificando as principais dificuldades e obstáculos. Foi desenvolvida uma Scoping Review que fundamentou teoricamente o projeto de intervenção, cujo principal objetivo consistiu em capacitar os enfermeiros para a implementação e divulgação do referido estatuto. Foram concretizadas estratégias e instrumentos de apoio, nomeadamente sessões educativas e materiais didáticos, tais como e-books e manuais. O projeto teve impacto positivo, realçando o papel do enfermeiro na promoção da literacia e na coordenação de iniciativas que valorizem os cuidadores informais e melhorem a equidade nos cuidados
Características, funções e papéis do treinador adjunto sob o olhar do treinador principal
Publication . Gonçalves, Martim Fernandes; apelido, nome; Vasconcelos, Fabricio
Este trabalho refere-se ao Relatório de Estágio inserido no Mestrado em Treino Desportivo do ano letivo 2022/2023 e respetiva época desportiva, na modalidade de futebol. Este documento, dividido em duas partes, caracteriza e descreve o contexto do estágio (Parte I), realizado no escalão de sub-14 masculino, num clube de elite em Portugal. A Parte II refere-se ao estudo desenvolvido em contexto de estágio, no qual foram entrevistados oito treinadores principais de escalões de formação, abordando o tema da importância dos seus treinadores adjuntos, passando pelas características, funções e papéis que estes consideram fulcrais nas suas equipas técnicas. O objetivo deste estudo foi agregar as principais características que um treinador adjunto deve ter e as suas principais funções, de acordo com a visão dos treinadores principais, a fim de considerar um conjunto de pontos-chave em que os treinadores que aspiram ocupar esse cargo devem trabalhar para melhorar. Os dados foram analisados qualitativamente, utilizando a ferramenta de análise MAXQDA. Os resultados revelaram que a capacidade de análise do jogo coletivo, planeamento e operacionalização do treino foram competências técnicas destacadas pelos treinadores principais, reforçando a necessidade de o treinador adjunto ser uma extensão do principal e atuar de forma proativa no processo de treino. De entre as competências pessoais, a lealdade e o espírito crítico surgiram como pontos-chave.