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Recent Submissions

Promoção do inicio precoce da amamentação durante o contato pele-a-pele
Publication . Marita Carla Correia Bento
RESUMO Com a elaboração do presente documento, pretende-se espelhar o percurso realizado no sentido da aprendizagem, aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. O ambiente de cuidados em que decorre o parto e o pós-parto imediato tem profundas implicações no estabelecimento do início precoce da amamentação. Amamentar o recém-nascido durante a primeira hora de vida dá-lhe melhores hipóteses de sobreviver, crescer e desenvolver todo o seu potencial. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica encontra-se numa posição privilegiada para promover a fisiologia do parto e cuidados respeitosos após o nascimento, equilibrando o protagonismo da mulher/família e facilitando o início precoce da amamentação, aumentado a sua probabilidade de sucesso e a qualidade dos cuidados em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. O ciclo reprodutivo, gravídico e puerperal pauta-se pela constante necessidade de adaptação da mulher/casal/família aos estímulos físicos, emocionais, psicológicos e sociais que encerra, pelo que, o percurso formativo aqui demonstrado foi norteado pela Teoria de Grande Alcance de Callista Roy, no seu Modelo Adaptativo. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma Scoping Review, segundo as orientações do Joanna Briggs Institute Manual for Evidence Synthesis, com objetivo de mapear a evidência científica existente acerca das intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica para a promoção do início precoce da amamentação, durante o contacto pele-a-pele. Foi, ainda, realizado um estudo primário, qualitativo, exploratório e descritivo, visando identificar e descrever as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica para a promoção do início precoce da amamentação, assim como explorar a sua perceção acerca das implicações destas intervenções nos cuidados prestados. Os resultados obtidos sugerem que o parto eutócico e a realização do contacto pele-a-pele imediato estão estreitamente relacionados com o início precoce da amamentação, seguidos de práticas de cuidados como a presença da pessoa significativa, a manutenção da privacidade e a realização de procedimentos durante o contacto pele-a-pele. As intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica passam pela promoção da fisiologia do parto e pós-parto imediato, facilitação do contacto pele-a-pele ininterrupto e independentemente da via do parto, manutenção das condições ambientais favoráveis e apoio emocional e/ou físico à mulher, até à concretização da primeira mamada espontânea do RN.
A influência da autoestima no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças em pré-escolar e 1º CEB
Publication . Serrenho, Ana Rita Gesteiro; Uva, Marta
O presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB),realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Este relatório cruza todas as experiências vividas em cada estágio, e todo o pecurso de aprendizagem e desenvolvimento profissional, culminado na realização do exercício investigativo. A primeira parte é no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES) referido os 4 estágios bem como as reflexões sobre os mesmos. Em seguida, aborda o exercício investigativo focando-se o mesmo nas conceções sobre a autoestima das crianças e docentes, no impacto que esta tem na aprendizagem e o papel que os educadores/professores têm neste processo. A recolha de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas, a duas educadoras, duas professoras de 1.º ciclo e a 14 alunos de 1.º ciclo. A revisão de literatura permitiu-me clarificar conceitos como: autoestima e autoconceito e permitiu-me cruzar informações entre as conceções das educadoras/professoras e alunos com as dos autores estudados. Os resultados das crianças apontaram para a importância de se conhecerem a elas próprias.Os resultados dos docentes apontam para a perceção que cada um tem de si, aproximando-se do que as crianças responderam, ressaltando a importância da confiança. As crianças acreditam que o seu bem-estar influencia a forma como aprendem e as educadoras/professoras dão ênfase, também, aos fatores emocionais, bem como à importância de se transmitir segurança, de modo a promover a confiança no processo de aprendizagem.
Contributos da abordagem STEAM no ensino e aprendizagem em crianças de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Publication . Lopes, Beatriz Isabel Azevedo; Correia, Marisa
O presente relatório visa apresentar uma metodologia de ensino-aprendizagem inovadora, a Educação STEAM, partindo de contextos reais e realizando atividades interdisciplinares, seguindo a metodologia Inquiry-Based Learning (IBL). Da prática emergiu a problemática de investigação “Contributos da abordagem STEAM no ensino e aprendizagem em crianças de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico”, sendo delineados os objetivos de estudo: (i) identificar estratégias promotoras de STEAM nas atividades das crianças (ii) analisar de que forma a abordagem STEAM, promove as aprendizagens das crianças no pré-escolar e no 1.º CEB; (iii) investigar as perceções dos alunos, sobre as potencialidades e os desafios, da abordagem STEAM. O estudo segue uma abordagem qualitativa, compreendendo de que forma a abordagem STEAM contribui na aprendizagem dos alunos. Os dados apresentados foram recolhidos através de entrevistas e questionários aos participantes. Analisando os resultados, a abordagem STEAM, no Pré-Escolar e no 1.º CEB, revelou-se eficaz, promovendo o desenvolvimento de competências e aprendizagens.
Organização do ambiente educativo na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: a gestão do tempo como promotora da autorregulação da aprendizagem das crianças
Publication . Ferreira, Beatriz da Silva; Piscalho, Isabel
Este relatório de estágio é parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém, pertencente ao Instituto Politécnico de Santarém. O documento reflete a experiência prática adquirida nos contextos de creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico. Estrutura-se em três partes principais. A primeira parte tem como objetivo desenvolver uma reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens adquiridas e as práticas pedagógicas implementadas nestes três contextos. A segunda parte aborda a componente investigativa, que procura compreender de que forma a organização do ambiente educativo, sobretudo em relação à dimensão “tempo”, pode promover a autorregulação da aprendizagem das crianças durante as transições educativas entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. Além disso, investiga o papel dos educadores e professores na organização do tempo, visando a promoção da autorregulação da aprendizagem nas crianças em ambos os contextos. Para tal, foram realizados três estudos com uma abordagem qualitativa, exploratória e interpretativa. A investigação envolveu observação direta, utilizando a cheklist CHILD (Piscalho, 2021), registos escritos, 61 inquéritos online e dois focus groups, cada um com cinco crianças. Além disso, esta exploração investigativa possibilitou perceber qual deve ser o papel do educador/professor na promoção da aprendizagem autorregulada. Os resultados obtidos demonstram de forma clara que a organização do tempo desempenha um papel crucial na promoção das competências autorregulatórias das crianças, ajudando-as a gerir melhor o seu comportamento, emoções e aprendizagens. Adicionalmente, as práticas educativas adotadas pelos docentes revelam-se igualmente essenciais neste processo. Metodologias pedagógicas que incentivem a autonomia, a reflexão crítica e a autoavaliação contribuem significativamente para o desenvolvimento da autorregulação nas crianças, permitindo que adquiram ferramentas para enfrentar desafios de forma mais eficaz e responsável. Assim, a conjugação de uma boa gestão do tempo com estratégias educativas adequadas constitui um pilar fundamental para o desenvolvimento saudável e equilibrado das competências autorregulatórias desde a infância. Por fim, a terceira parte apresenta uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento profissional ao longo do curso, descrevendo as principais aprendizagens e dificuldades encontradas durante este percurso e nos três estudos realizados.
As relações sociais entre as crianças e a promoção da aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância e 1.º ciclo do ensino básico
Publication . Ferreira, Carolina Isabela Vieira; Uva, Marta
Este exercício investigativo surge no âmbito da obtenção de grau de Mestre, na área de Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico, englobando a reflexão sobre as vivências em estágio e o percurso investigativo realizado. O exercício investigativo tem principal enfoque na aprendizagem e desenvolvimento das crianças através das suas relações sociais. O desenvolvimento do percurso investigativo permite compreender de que forma a socialização entre crianças influencia a sua aprendizagem e desenvolvimento. Por meio de um estudo de caráter qualitativo pretendeu-se conhecer perspetivas dos participantes no estudo, dos quais faziam parte educadoras, professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e crianças, sobre as conceções das relações entre crianças, estratégias e atividades promotoras das relações entre crianças, conhecendo também o papel do docente nesta promoção. A análise dos resultados permitiu identificar práticas educativas eficazes na promoção de ambientes educativos que valorizem as interações sociais. Por fim, ressalta-se o papel dos docentes, enquanto mediadores dessas interações, evidenciando a importância do diálogo, da empatia e de estratégias pedagógicas colaborativas para a construção de uma prática educativa transformadora.