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- Literacia em saúde dos Cuidadores Informais: avaliação através do European health literacy survey em português (HLS-EU-PT) numa Unidade de Saúde FamiliarPublication . Antunes, Carina; Spinola, Ana; Godinho, CelesteA literatura refere que baixos níveis de literacia em saúde (LS) estão associados a um maior número de internamentos, uma maior procura e utilizações dos serviços de urgência e uma menor promoção da saúde, com implicações na gestão de recursos e nos ganhos em saúde. O estudo teve como objetivo avaliar o nível de literacia em saúde dos cuidadores informais (CI) de uma unidade de saúde familiar; caracterizar os domínios da LS percecionados pelos CI e identificar as práticas de cuidar do enfermeiro, que promovem a LS dos CI. Como metodologia foi realizado um estudo exploratório-descritivo com uma abordagem mista, utilizando-se como instrumentos de avaliação, o HLS-EU-PT validado para a população portuguesa e entrevistas semi-diretivas. Constatou-se uma perceção muito positiva dos CI face à prática de cuidar dos enfermeiros, na promoção da sua LS, verificando-se simultaneamente que a maioria dos participantes no estudo revelam níveis de LS preocupantes.
- Parâmetros demográficos e diversidade genética na raça suína portuguesa Malhado de AlcobaçaPublication . Vicente, António; Faria, R.A.S.; Tavares, T.S.A.; Ferreira, H.C.V.; Almeida, J.P.P.F.; Bastos, J.C.O.; Carolino, NunoO porco Malhado de Alcobaça (MA) é uma raça autóctone portuguesa, que se encontra predominantemente na região centro-oeste de Portugal. O objetivo deste estudo foi avaliar a demografia e a diversidade genética dos suínos MA através de registos de pedigree. As análises efetuadas incluíram um total de 7.872 animais nascidos entre 1985 e 2019. O grau de preenchimento de pedigrees é bastante elevado, onde 99,9% dos animais nascidos entre 2000 e 2017 possuem progenitores conhecidos. O intervalo de gerações estimado foi de 2,51 anos e o tamanho efetivo da população foi de 50,94 animais. Animais nascidos em 2017 apresentaram uma consanguinidade média de 14,0%. O número efetivo de fundadores (fe) e de ascendentes (fa) foi de 13,70 e 12,64 animais, respetivamente, sendo que com apenas 5 ancestrais, pode-se explicar 50% da variabilidade genética da população atual. Os maiores riscos de perda de diversidade genética na raça MA resultam da utilização desequilibrada de um número reduzido de reprodutores e consequentemente de um aumento acentuado do coeficiente de consanguinidade ao longo dos anos. Apesar de alguma estabilidade observada nos últimos anos incluídos no estudo, a entidade gestora do livro genealógico necessita implementar algumas medidas, com o intuito de se aumentar o número de criadores, ampliar o efetivo de reprodutores e apoiar com planos de conversação genética, para, com isso, preservar a restrita diversidade genética existente no porco Malhado de Alcobaça.
- Os benefícios do hipnoparto durante o trabalho de partoPublication . Armas, Raquel; Palma, SaraO parto é um processo singular que provoca mudanças intensas, tanto físicas quanto emocionais, em um curto espaço de tempo, sendo um momento fundamental na trajetória de se tornar mãe. A antecipação do trabalho de parto pode causar ansiedade e medo, pois é percebido como uma experiência nova, imprevisível, dolorosa e desconfortável. O hipnoparto é uma abordagem terapêutica que utiliza técnicas de hipnose e relaxamento profundo para auxiliar as mulheres durante o trabalho de parto, promovendo uma experiência de parto mais positiva e tranquila. Realizou-se uma Scoping Review com base nas orientações do Joanna Briggs Institute (2020), investigando a questão de pesquisa "Quais são os benefícios do hipnoparto durante o trabalho de parto?". Foram encontrados seis artigos nas bases de dados PubMed, CINAHL, MEDLINE e RCAAP. Ao reduzir o medo e a ansiedade associados ao parto, o hipnoparto contribui para uma menor perceção da dor, resultando numa redução de medidas farmacológicas de alívio da dor. Associado a uma maior incidência de partos fisiológicos, menor necessidade de intervenções médicas e redução da duração do trabalho de parto. Esses benefícios melhoram a experiência física do parto, mas também promovem um vínculo imediato entre a mãe, o bebé e uma maior satisfação geral com o processo de parto e nascimento. O hipnoparto é, portanto, uma ferramenta importante para os Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO), pois permite contribuir significativamente para esses resultados positivos. Realizou-se um trabalho de campo utilizando o paradigma qualitativo de natureza descritiva para explorar a questão de investigação: “Quais são as experiências vividas das mulheres durante o trabalho de parto com a aplicação das ferramentas do hipnoparto?” A escolha deste paradigma visou obter uma compreensão detalhada e aprofundada das vivências das mulheres que utilizam hipnoparto durante o processo de parto. Este relatório de estágio reflete também o desenvolvimento de competências de aprendizagem para a prestação de cuidados especializados no âmbito da Saúde Materna e Obstetrícia, fundamentado na teoria do cuidar de Kristen Swanson (1991).
- Bisifusarium lunatum causing cladode soft rot in pear cactus (Nopalea cochenillifera) in BrazilPublication . Xavier, L.M.S.; Farias, O.R.; Barbosa, P.R.R.; Varanda, Carla; Materatski, P.; Oliveira, V.S.; Porcino, M.M.; Barros, A.P.; Silva, H.F.; Batista, F.R.C.; Correia, K.C.; Nascimento, L.C.Cactus pear variety Miuda (Nopalea cochenillifera L. Salm-Dyck) is an important crop for the Northeast region of Brazil, composing one of the main sources of animal feed. By April 2021, cladode rot caused death of several cactus pear plants in a production area located in Itaporanga, Paraíba State, Brazil (7°21'55.35'S, 38°11'38.68'W). The infected cladodes showed brown circular necrotic spots and soft rot with perforations that extended throughout the cladode, followed by tipping over and death of the infected plants. The incidence of the disease ranged from 10 to 30% of the plants. Bisifusarium strains were isolated and cultured on potato dextrose agar (PDA) and synthetic nutrient-poor agar (SNA). The colonies were purple in color on PDA. On SNA, macroconidia (n = 100) were abundant, hyaline, slightly falcate, and three-septate, measuring 11.0 to 23.1 × 2.3 to 4.1 µm. Microconidia (n = 100) were oval and generally aseptate, measuring 4.1 to 8.7 × 2.3 to 3.0 µm. Conidiogenic cells formed into short monophialides. Chlamydospores were not observed. According to these morphological features, the pathogen was initially identified as Bisifusarium lunatum (Gryzenhout et al. 2017). For further confirmation of the identification, the partial sequences of translation elongation factor 1-alpha (TEF1-a) and the second largest subunit of RNA polymerase II (RPB2) genes were sequenced for a representative isolate (CMA 34; GenBank accession nos. OR536502 for TEF1-a and OR553509 for RPB2) and compared with other Bisifusarium species from the GenBank database. Subsequently, it was subjected to a phylogenetic analysis of maximum likelihood, including previously published sequences. According to BLAST searches, the TEF1-a and RPB2 sequences were 99% (637/640 nt) and 100% (312/312 nt) similar to B. lunatum (COUFAL0213: TEF1-a [MK640219] and RPB2 [MK301291]), respectively. The isolate was also clustered in a clade containing the ex-type of B. lunatum with 100% support (SH-aLRT and UFboot), being confidently assigned to this species. The pathogenicity test was performed as described by Medeiros et al. (2015) by using healthy 2-month-old cactus pear seedlings (n = 10) cultivated in a greenhouse. Sterile toothpicks were distributed over colonies of the representative isolate grown on PDA at 25 ± 2°C for 7 days. Seedling cladodes were stuck with the toothpicks, moistened with sterile water, and covered with transparent plastic bags for 24 h, thus simulating a humid chamber. Following 3 months, all control plants (stuck with sterile toothpicks) remained healthy, whereas those inoculated with the representative isolate exhibited rot symptoms. This test was performed two times. B. lunatum was reisolated from symptomatic cladodes and identified as previously described, thus fulfilling Koch’s postulates. To our best knowledge, this is the first report of B. lunatum causing soft rot on N. cochenillifera in Brazil. Besides N. cochenillifera, this species was also reported on Opuntia ficus-indica in India (Gryzenhout et al. 2017), which raises concern regarding its ability to infect other forage sources for cattle feed in Brazilian semiarid regions. The present study highlights that the precise identification of B. lunatum is a key factor to adjust control strategies and management of the disease to prevent the spread of this disease to other crops.
- Repositório Aberto de RED - criar, disponibilizar, (re)utilizar nas IESPublication . Rocha, Dina; Loureiro, AnaA prática aqui descrita surge no âmbito do projeto #eCapacitar - Capacitar para as áreas de negócio do IPSantarém, projeto com financiamento Compete/SAMA, tendo como eixo central a reabilitação, desenvolvimento e inovação do ecossistema do Ensino a Distância (EaD). O contexto do EaD, implica a necessidade de conceber, desenvolver e disponibilizar recursos educativos digitais (RED), ainda mais quando nos encontramos no sistema do Ensino Superior, onde o perfil do estudante e outras variantes contextuais têm implicações no tipo de RED, na sua elaboração e na sua aplicação.
- Caminhar para o Bem-estar na adolescenciaPublication . Calado, Kathleen; Monterroso, Ligia; Rodrigues, JorselinaO presente relatório surge no âmbito do estágio desenvolvido no 2º ano curricular do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária com Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. Com base no planeamento em saúde, e em linha com os objetivos de aprendizagem estipulados, pretende-se apresentar de forma descritiva e reflexiva, o percurso de aquisição de competências sustentadas na natureza da enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública através da análise, do registo e da partilha dos processos de saúde/doença, da definição das estratégias de intervenção e do enquadramento da prática com a evidência científica. Enquanto metodologia, foi efetuada uma análise documental através de sites oficiais e de bases de dados científicos de acesso livre e gratuito, com primeira seriação através da leitura dos títulos, seguidamente dos resumos e por fim, do texto integral. Procedeu-se ainda à realização de um estudo através da aplicação de um instrumento de recolha de dados, de forma a validar as necessidades da população-alvo e assim, delinear um projeto de intervenção ajustado. O estudo identificou a prevalência da ansiedade na fase da adolescência, sobretudo no sexo feminino. Os fatores de risco revelaram um aumento gradual ao longo da idade. Posto isto, foi delineado um projeto de intervenção direcionado aos adolescentes do 5º ano curricular em contexto escolar intitulado “Caminhar para o Bem-Estar” a fim de potenciar o seu bem-estar aumentando a literacia em saúde e fortificando as competências socioemocionais.
- Online Distance Learning - The Concept of a Pedagogical Model for HEIPublication . Loureiro, Ana; Messias, Inês; Rocha, DinaThis paper presents the pedagogical model designed to support distance learning programmes in a Portuguese higher education institution (HEI). The model is based on models implemented in other national and international higher education institutions, in the scientific literature and in official reports. It focuses on aspects related to teacher and student training, course design, communication and interaction, assessment, support and access to information. The model aims to contribute to the development of high quality, coherent and diversified distance learning provision, capable of reaching different audiences, thus filling a long-recognised gap in higher education. It will also respond to the guidelines issued by the National Agency A3ES regarding non-face-to-face teaching. The model has been overseen by a panel of distance learning experts, validated by the HEI's scientific and pedagogical bodies and is currently being implemented.
- Promoção do bem-estar dos profissionais de saúde na Unidade de Cuidados na ComunidadePublication . Simoes, Sara; Rosa, MartaO bem-estar relacionado com o trabalho é uma das temáticas mais fraturantes de uma sociedade. O trabalho é uma parcela que ocupa grande parte do dia-à-dia da população em idade ativa. Este trabalho quer demonstrar a necessidade emergente da necessidade de valorização do bem-estar profissional dos trabalhadores da área da saúde e como isso influencia diretamente os cuidados de enfermagem prestados à população, bem como, o seu bem-estar individual e coletivo enquanto classe trabalhadora e que contribui para o funcionamento da sociedade. Assim sendo, como futura Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, quero demonstrar como é fulcral o papel do enfermeiro centrado na promoção o bem-estar dos profissionais de saúde. Este relatório de estágio assenta na metodologia de planeamento em saúde, descrevendo através dela o ensino clínico desenvolvido numa unidade de Cuidados na Comunidade de um ACES da área de Lisboa e Vale do Tejo. Esta descrição, é também, suportada conceptualmente pelo Modelo de Sistemas enquadrado por Betty Neuman (2011) que demonstra como a temática se desenvolve e interage com todas as suas componentes.
- Pevençao das infeções associadas aos cuidados de saúde em equipas de cuidados continuados integrados.Publication . Lopes, Beatriz; Monterroso, LigiaEste relatório de estágio descreve o trabalho desenvolvido para obtenção do grau de mestre em Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública. Na prestação de cuidados identifica-se a problemática das infeções do trato urinário (ITU) numa comunidade alvo de cuidados domiciliários em cuidados continuados integrados. Tem como objetivos: aplicar e refletir sobre o projeto de prevenção e controlo das ITU e desenvolver competências específicas. Utilizou-se a metodologia do Planeamento em Saúde e o Modelo de Sistemas de Betty Neuman, com análise de dados pelo SPSS®. Através de uma «Scoping Review», emergiram estratégias como entrevistas a enfermeiros, consultas de processos e sessões formativas. O projeto aumentou o conhecimento dos enfermeiros sobre fatores e estratégias de prevenção e controlo de ITU. O enfermeiro especialista contribuiu na educação e sensibilização, implementação de protocolos, vigilância, monitorização, investigação e colaboração interdisciplinar.
- Improving pre-service teachers’ science self-efficacy through the flipped classroom modelPublication . Ribeirinha, Teresa; Correia, MarisaTeacher education programmes are widely acknowledged for their pivotal role in equipping future educators with the knowledge and skills necessary to succeed in their roles. The concept of self-efficacy has emerged as a key area of interest in teacher education, due to its strong associations with teachers' performance and commitment to their profession. Consequently, there is a pressing need to cultivate the self-efficacy of pre-service teachers (PSTs). In recent years, there has been a notable increase in the popularity of the flipped classroom model (FMC) as an active learning model that has the potential to enhance students' self-efficacy when interacting with science content. The present study evaluates the impact of implementing an FCM approach on the PSTs' self-efficacy in science, specifically those enrolled in a general science course within the basic education programme. The study was conducted over a period of 14 weeks using a mixed methods approach. The quantitative dimension employed a semi-experimental design with a pretest-post-test control group and a semi-structured interview for qualitative data collection. The results demonstrated that the FCM had a statistically significant impact on enhancing the personal science teaching efficacy of the PSTs. The PSTs' mastery experiences during the learning process with the FCM facilitated the development of science-related knowledge and skills, the reduction or elimination of emotional barriers that might be perceived as inhibiting their performance, and provided vicarious experiences that inspired their future practice. The incorporation of the FCM into teacher education programmes confers a substantial advantage in the pedagogical training of future teachers.