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- A vivência da sexualidade do casal durante a amamentaçãoPublication . Grincho, Nádia; Faustino, Maria de Lurdes Torcato; Dias, HeliaA sexualidade relacionada com a amamentação é uma temática complexa e pouco desenvolvida que implica um aprofundamento na investigação de modo a retratar a evidência científica de suporte ao desenvolvimento de intervenções de enfermagem de saúde materna, obstétrica e ginecológica, adequadas e individualizadas para cada situação específica, tendo o casal como alvo e a adaptação do mesmo como foco da prática. Neste sentido, através de uma revisão sistemática da literatura, pretendeu-se compreender o significado da sexualidade no casal durante a amamentação. Para desenvolver a Prática Baseada na Evidência foi formulada uma pergunta PI[C]O: Qual a intervenção do enfermeiro (I), com o casal durante a amamentação (P), para melhorar a sua vivência da sexualidade (O). Foram definidos alguns conceitos ou palavras-chave e realizada uma pesquisa de artigos científicos na EBSCOhost (no período entre 2008 e 2013), sendo selecionados quatro estudos, segundo critérios previamente definidos e centralizados na problemática em estudo. A evidência demonstra existir uma relação de influência da amamentação na vivência da sexualidade do casal e que a perspetiva de intervenção do enfermeiro tem de considerar os fatores culturais, sociais, físicos, psicológicos e ambientais, onde o casal se insere. É fulcral existir um maior investimento dos profissionais com os casais no sentido de promover uma vivência gratificante da sexualidade. ABSTRACT Sexuality related to breastfeeding is a complex theme and undeveloped that implies a deeper investigation in order to portray the scientific evidence supporting the development of maternal, obstetric and gynecological nursing interventions, appropriate and individualized for each specific situation, having the couple as a target and the adaptation of the same as focus of practice. In this sense, through a systematic review of the literature, the aim is to understand the meaning of sexuality in couples during breastfeeding. To develop Evidence Based Practice was formulated a question PI[C]O: What is the nurses' intervention (I), with the couple during breastfeeding (P), to improve their experience of sexuality (O). Were defined some concepts or keywords and conducted a search of scientific articles in EBSCOhost (between 2008 and 2013), four studies were selected according to predefined criteria and centered on the problem under study. Evidence shows there is a relationship of influence of breastfeeding on the couple's experience of sexuality and the prospect of intervention by the nurse must consider the cultural, social, physical, psychological and environmental, where the couple falls. It is crucial there be greater investment professionals with couples in order to promote a rewarding experience of sexuality.
- O enfermeiro de Reabilitação, as necessidades da familia do idoso com Acidente Vascular Cerebral e a continuidade de cuidados no domicilioPublication . Branco, Juliano; Esparteiro, Maria Joao; Santos, JuliaEste trabalho surge no âmbito do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem de Reabilitação e tem como objetivo refletir sobre as atividades desenvolvidas e as competências adquiridas durante o ensino clínico designado por Estágio – II, bem como investigar se a identificação das necessidades da família do idoso com Acidente Vascular Cerebral, feita pelo enfermeiro de reabilitação, promove a continuidade de cuidados no domicílio. No sentido de desenvolver esta temática, foi utilizada a metodologia PI[C]O com recurso à revisão sistemática da literatura, formulando a questão - A identificação das necessidades da família, feita pelo enfermeiro de reabilitação, contribui para a continuidade de cuidados do idoso com AVC no domicílio? - onde foram selecionados três artigos de investigação para análise, retirados das bases de dados eletrónicas CINAHL, MEDLINE e Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive com texto integral, através da EBSCOhost. Da análise dos artigos, conclui-se que o enfermeiro de reabilitação desempenha um papel fundamental na família do idoso com Acidente Vascular Cerebral, na identificação e satisfação das suas necessidades, de forma a formular um conjunto de intervenções específicas para promover uma participação ativa da família e, assim, assegurar a continuidade de cuidados no domicílio. Constata-se que a educação para a saúde favorece todo o processo de reabilitação do idoso com AVC, principalmente quando aliada à identificação das necessidades da família cuidadora. Assim, consegue-se reduzir ou mesmo evitar os efeitos negativos associados à prestação de cuidados de alguém dependente, como o stress, a angústia, depressão e fadiga. Desta forma, cabe ao enfermeiro de reabilitação reconhecer as diferentes necessidades da família nas várias fases do processo de reabilitação do idoso, antecipar os desafios que podem encontrar e adequar a sua intervenção ao longo do processo de cuidados. 4 ABSTRACT This work comes as part of the 2nd Master's Degree in Nursing and Rehabilitation aims to reflect on the activities and skills acquired during clinical instruction designated by Stage - II, and investigate whether the identification of the needs of elderly family stroke rehabilitation done by nurses, promotes continuity of care at home. In order to develop this theme, was use the methodology PI[C]O using the systematic literature review, and formulating the question - Identifying the needs of the family, taken by the rehabilitation nurse, contributes to the continuity of care of the elderly with stroke at home? - where three research papers were selected for analysis , taken from the electronic databases CINAHL , MEDLINE and Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive full-text through EBSCOhost. The analysis of the articles, it is concluded that the rehabilitation nurse plays a key role in the family with elderly stroke in identifying and meeting their needs in order to formulate a set of specific interventions to promote active participation of the family and thus ensure continuity of care at home. It appears that the health education favors the process of rehabilitation of the elderly with stroke, especially when coupled with the identification of the needs of family caregivers. Thus, it can reduce or even avoid the negative effects associated with the care of someone dependent, such as stress, anxiety, depression and fatigue. Therefore, it is for the rehabilitation nurse recognize the different needs of the family in various stages of the rehabilitation process of the elderly, anticipate the challenges they may encounter and tailor there intervention throughout the care process.
- Fortificação de alimentosPublication . Jorge, Rui; Graça, Paulo
- Os determinantes da eficácia organizacional na resposta social Centro de Dia, do Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas – Uma abordagem multistakeholderPublication . Isidoro, Anabela Santos; Dias, Paulo Coelho; Leal, SusanaO papel das organizações de Economia Social (ES) é cada vez mais importante nas sociedades ocidentais e um pouco por todo o mundo. Neste domínio, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) são um dos grupos de entidades de Economia Social com maior expressão em Portugal. Atendendo que (a) o envelhecimento da população determina que o número de pessoas beneficiárias dos serviços prestados pelas organizações de ES em geral, e das IPSS em particular, seja crescente e que, (b) cada vez mais, ganham importância as questões atinentes à sustentabilidade e à eficácia destas entidades, interessa investigar quais os determinantes da eficácia organizacional nas IPSS. É precisamente este o objetivo geral desta investigação. Como objetivo específico visa-se identificar os determinantes da eficácia organizacional, de acordo com uma abordagem multistakeholders, do Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas (CBESZA).Quanto à metodologia, dado que nos interessa conhecer em profundidade uma realidade concreta e restrita, optámos pelo estudo de caso. Assim, os dados foram recolhidos e tratados através de metodologias qualitativas por recurso a entrevistas e análise de documentos. Após a seleção dos stakeholders relevantes para a organização em estudo, selecionou-se uma amostra representativa destes (6 clientes, 5 colaboradores, 6 familiares de clientes e 3 membros da direção) aos quais se efetuaram entrevistas semiestruturadas com vista a identificar os determinantes da eficácia organizacional. Após a análise de conteúdo das respostas, por tipo de stakeholder, categorizou-se os determinantes da eficácia organizacional, identificaram-se as subcategorias e identificou-se a importância relativa de cada categoria e subcategoria. Este estudo proporcionou um maior conhecimento acerca da organização e permitiu concluir que os determinantes da eficácia organizacional variam em função dos interesses dos diferentes stakeholders. Os resultados desta investigação permitem, em trabalho futuro, desenvolver um modelo de avaliação da eficácia organizacional do serviço em estudo.
- A intervenção do enfermeiro de reabilitação na promoção do autocuidado: gestão do regime terapêutico, no planeamento da alta do idoso com DPOCPublication . Mendes, Maria Goreti; Esparteiro, Maria João; Lourenço, JoséEste relatório de trabalho de projeto visa a análise e reflexão sobre a intervenção do enfermeiro de reabilitação, no âmbito do projeto “promoção do autocuidado: gestão do regime terapêutico, no planeamento da alta do idoso com DPOC”, implementado na Pneumologia-C/ CHO-Torres Vedras. Realizou-se a revisão sistemática da literatura, utilizando-se a metodologia PI[C]O. O objetivo foi analisar a evidência científica sobre as intervenções de enfermagem de reabilitação, na promoção do autocuidado: gestão do regime terapêutico, no sentido de as integrar na prática clinica. Formulou-se a pergunta: Quais as intervenções de enfermagem de reabilitação, que promovem o autocuidado: gestão do regime terapêutico, no idoso com DPOC?, e selecionaram-se três artigos de investigação. Concluiu-se que as intervenções de enfermagem de reabilitação (no hospital e domicilio), baseadas no treino da respiração diafragmática, da técnica de conservação de energia e gestão de esforço, melhoraram a adesão, a autonomia nas AVD e a qualidade de vida. The aim of this report project is to analyze and reflect on the intervention of the rehabilitation nurse, under the project "Promotion of self-care: management of therapeutic regimen, in planning the discharge of the elderly with COPD", implemented in Pulmonology-C/ CHO - Torres Vedras. We conducted a systematic literature review using the methodology PI[C]O. The objective was to review the scientific evidence on the rehabilitation nursing interventions, promotion of self-care: management regimen in order to integrate them into clinical practice. The question formulated: What are the rehabilitation nursing interventions that promote self-care: management of therapeutic regimen in elderly patients with COPD?, and we selected three research articles. It was concluded that the rehabilitation nursing interventions (household and hospital), based on the practice diaphragmatic breathing, technique in energy conservation and management efforts, improved adherence, autonomy in activities of daily living and quality of life.
- A integração do pai nos cuidados de enfermagem como condição facilitadora da sua transição para a paternidadePublication . Ferreira, Susana; Faustino, Maria de Lurdes Torcato; Carreira, Teresa MargaridaEste trabalho aborda o tema: O Cuidar do pai durante o Trabalho de Parto, ao considerarmos o pai como cliente, surge a identificação de focos de enfermagem e posteriormente a implementação de intervenções de enfermagem com o objetivo de facilitar a transição para a paternidade. Desta forma, foi definida a seguinte pergunta em formato PI(C)O: “A integração (I) do Pai (P) nos cuidados de enfermagem durante o trabalho de parto facilita a transição para a paternidade (O)”? Foi efetuada uma pesquisa na EBSCO a 4 Dezembro 2012, foram utilizadas as palavraschave, Care, Father, e Labor, e selecionados 6 artigos de um total de 34 (critérios de inclusão/ exclusão). Concluímos que a integração do pai nos cuidados de enfermagem durante o trabalho de parto favorece a transição para a paternidade, através de uma preparação pré-natal eficaz,otimização da sua participação durante o TP e acompanhamento no pós-parto. This work addresses the theme, Caring Father during Labor that is consider the father as a client, emerges foci of nursing and subsequently the implementation of nursing interventions with the goal of facilitating the transition to parenthood. In this way, the following question was defined in PICO format: "The integration (I) of the Father (P) in nursing care during labor facilitates the transition to fatherhood (O)"? We performed a search in the EBSCO, at 4 of December in 2012; we used the keywords, Care, Father, and Labor. 6 were selected articles from a total of 34(criteria for inclusion / exclusion). We conclude that the father’s integration of in nursing care during labor favors the transition to fatherhood, through an effective prenatal preparation, optimization of their participation during labor and postpartum follow-up.
- Apoiar para amamentar: contributo do enfermeiro EESMO na manutenção da amamentaçãoPublication . Miranda, Mónica; Cruz, Olímpia; Carreira, Teresa MargaridaO desempenho de competências maternas, na qual está incluída a amamentação, é, para as puérperas primíparas, o início de um percurso marcado pela insegurança, em que o desenvolvimento de confiança é imprescindível para a formação da identidade maternal. O apoio do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica é fundamental, especialmente, após a alta hospitalar, altura em que a puérpera se depara com mais dificuldades. Este relatório representa o desenvolvimento de uma pesquisa efetuada a quatro de março de 2013, onde foi utilizada a revisão sistemática de literatura como metodologia, partindo da pergunta orientadora PI[C]O: “Como se caracteriza o apoio dos enfermeiros EESMO, após a alta hospitalar, que contribui para a manutenção da amamentação nas puérperas primíparas?” Foram incluídos cinco estudos oriundos da pesquisa na plataforma EBSCO. Concluiu-se que as características do apoio dos enfermeiros EESMO envolvem as dimensões: física, emocional, informativa e de apreciação. The performance of maternal skills, in which is included breastfeeding, it is for primiparous mothers, the beginning of a journey marked by insecurity, in which the development of trust is essential for the attainment of maternal identity. The midwife support is substantial, especially after discharge, when mothers face more difficulties. This report represents the development of a survey conducted in 4th march of 2013 which was used as a systematic literature review methodology, based on the guiding question PI[C]O: “ How is the midwives’ support, after discharge, that contributes for the maintenance of breastfeeding in primiparous mothers?” Five studies were included in the survey from the platform EBSCO. It was concluded that the characteristics of midwives support involves physical, emotional, informational and appraisal dimentions.
- Praxe académica: razões, emoções e relaçõesPublication . Gonzaga, Luís; Pinto, Daniela; Salvado, Daniela; Brás, PatríciaO contexto, ambiente e percurso académicos do ensino superior representam um significativo desafio relativamente às vivências e práticas anteriores do ensino secundário e levanta pertinentes questões no âmbito da adaptação e desenvolvimento psicossocial dos próprios estudantes. Para a maioria destes, vivendo a primeira saída de casa, o impacto deste processo de socialização e vivência da cultura académica e/ou associativa é potenciado pela participação em jantares, festas e tradições nas quais se inclui a praxe académica. É, muitas vezes, no quadro destas práticas iniciáticas de integração que pequenos desvios ou exageros mínimos transformam situações comuns de lazer e convívio positivo em momentos de adversidade e intenso stress para os “caloiros”. Perante a afirmação de poder e do estatuto de superioridade, por parte de hierarquias bem definidas e legitimadas num código que os precede, os “caloiros” veem-se obrigados a desenvolver e/ou mobilizar recursos pessoais e psicossociais para lhes fazer face, num processo em que o apoio e suporte social de terceiros tem um papel facilitador e optimizador (Pais Ribeiro, 2000). Este estudo visa avaliar razões e emoções associadas a uma prática comum recolhida nas vivências académicas e a importância da qualidade de relacionamento interpessoal com o grupo turma de pertença. Na recolha de dados foi utilizado um questionário desenhado a partir de um episódio de jantar / festa académica, com uma situação de coação / agressão, vitimização e suporte como estrutura narrativa e o convite à tomada de perspetiva empática (cognitiva e emocional) de um dos três atores (veterano, caloiro e padrinho ou madrinha). Para avaliar a qualidade das relações interpessoais com a turma foi utilizado o Inventário da Qualidade dos Relacionamentos Interpessoais (IQRI) (Pierce, 1994; Neves & Pinheiro, 2006). Os resultados apurados numa amostra de 105 estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior são discutidos em função das variáveis sociodemográficas consideradas e sugerem uma relação significativa entre a tomada de perspetiva empática e a perceção de suporte no relacionamento com a turma.
- O trabalho que antecede o desporto: cultura organizacional e satisfação profissional de agentes desportivosPublication . Gonzaga, Luís; Jorge, Ricardo; Almeida, SaraA competitividade do desporto nacional encontra-se cada vez mais relativa, ou cativa, no discurso dos seus agentes, dos constrangimentos da competitividade da respetiva economia com manifesto impacto na produtividade interna das associações desportivas e dos clubes. O seu capital humano, dominantemente em acumulação e/ou de participação voluntária, é igualmente fator e reflexo de um mercado de concorrência muito desigual. Este estudo empírico procurou identificar o tipo de cultura organizacional predominantemente percecionada no contexto laboral onde os sujeitos exercem a sua atividade principal e avaliar a sua influência sobre a satisfação no trabalho e ainda as eventuais diferenças em função das variáveis sociodemográficas numa amostra de 83 agentes desportivos (dirigentes, treinadores e praticantes) com idades compreendidas entre os 18 e os 63 anos (média de 31,10 +- 10,40), sendo 52 (62,7%) do sexo masculino e 31 (37,3%) do sexo feminino. Na sua atividade profissional, a maioria (48; isto é, 57,8%) encontra-se ligada ao setor dos Serviços e os restantes ao Comércio, Indústria e Agricultura. Do total dos participantes neste estudo, 18 (21,7%) exercem funções de chefia. Recorrendo a uma metodologia quantitativa, a cultura organizacional foi medida com o First Organizational Culture Unified Search (FOCUS) (Neves, 1994) construído a partir de um modelo tipológico de quatro quadrantes (cultura de apoio, cultura de inovação, cultura de objetivos e cultura de regras) e a satisfação no trabalho com a Escala de Satisfação no Trabalho (Locke, 1976; Lima, Vala, & Monteiro, 1994) composta por oito parâmetros: perspetiva de promoção, organização e funcionamento do departamento, colaboração e clima de relação com os colegas de trabalho, remuneração, competência e funcionamento do superior imediato, trabalho que desempenha, competência dos subordinados, e satisfação geral. Os resultados apurados sugerem contextos laborais dominantemente caraterizados por uma cultura de regras. Por outro lado, a perceção de uma cultura de objetivos apresenta um elevado valor preditivo da insatisfação profissional com a remuneração com que se correlaciona significativamente.
- Prática de ensino supervisionada em creche:conceções e práticas de pedagogia diferenciada em pré-escolar e 1º CEBPublication . Silva, Liliana Filipa Guido da; Santos, LeonorEste relatório é uma síntese das aprendizagens adquiridas e experiências vividas durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, principalmente nos estágios. Ao longo deste documento serão apresentadas duas partes; na primeira são descritos e analisados os contextos de estágio onde estive inserida e as experiências neles vividas, o meu desenvolvimento profissional e o meu percurso investigativo; e na segunda procede-se ao aprofundamento de uma questão surgida durante as intervenções de estágio, nomeadamente “Pedagogia diferenciada: Quais as conceções e práticas utilizadas em educação pré-escolar e 1º ciclo?”. Através do estudo desta questão pretendo verificar como é que profissionais já no ativo e alunas do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico encaram a Pedagogia Diferenciada, nomeadamente quanto ao seu conceito, ao papel dos educadores/ professores na sua implementação, quais as estratégias utilizadas e quais as dificuldades sentidas durante a sua implementação. De modo a fundamentar a questão de estudo foi realizado um enquadramento teórico onde foi abordada a evolução da educação desde a exclusão à inclusão, a Pedagogia Diferenciada (conceito, estratégias, dificuldades e o papel do educador/professor), e um(a) estudo qualitativo que culminou em várias conclusões bastante curiosas.