Publicações de eventos científicos_ESES
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- Representações sociais da educação sexual em adolescentesPublication . Piscalho, Isabel; Serafim, Isabel; Leal, I."Tão velhos como a história, os comportamentos sexuais pertencem, tanto quanto possível, ao domínio privado. Os impulsos, mesmo os mais vorazes, aparecem justificados por uma moral de reprodução. A idéia do prazer leva a outra, a do pecado. Por isso, a procriação é para muitos a única premissa que justifica a urgência dos corpos. Mas, o tempo passa. A promessa do amor livre durou pouco, a SIDA mata, os divórcios aumentam, a publicidade tenta reinventar o desejo, enquanto algures, alguém se liga ao computador à procura do êxtase. O desejo, a culpa, o medo, uma antecipação de falhanço instala-se, nuns, outros continuam a estabelecer compromissos. E se na adolescência tudo isto é ainda mais confuso, o que fazer com os inevitáveis impulsos e a surpresa do corpo?"
- Violência escolar: algumas considerações conceptuais e metodológicasPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazOlhando para a literatura, são diversas as escolhas tomadas pelos vários autores no que concerne à metodologia de avaliação da violência escolar, parecendo existir alguma constância em quatro grandes vertentes: técnicas de observação natural/direta dos alunos em cenários do seu quotidiano escolar;instrumentos de auto-preenchimento ou resposta por parte dos próprios alunos; instrumentos cujo preenchimento é feito pelos pares; e instrumentos de avaliação aos professores. O presente artigo apresenta e discute sobre algumas das vantagens e desvantagens de cada um destas opções.
- Bullying et comportements de santé chez les adolescentsPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Ponces de Carvalho, AntónioLe projet porte sur l’étude du rapport entre violence scolaire et santé des jeunes (du point de vue psicossociale). A partir de la mise en évidence des caractéristiques principales de la violence, on dégagera un profil de santé des jeunes permettant d’identifier un type de santé spécifique aux victimes, agresseurs et victime-agressives. Le projet retient la catégorie de jeunes scolarisés, garçons et filles de 12 à 16 ans. Le terrain concerne la banlieue de Lisbonne. L’échantillon porte sur 680 jeunes.
- School adjustment in bullies and bullied adolescentesPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazBullying is not a new phenomenon and across countries is receiving increased attention. What is new is the growing awareness that bullying as serious consequences for both students, their peers and schools. The purpose of this study was to examine the relationship between different levels of school adjustment and bullying. Using stratified random sampling, a sample of 581 students aged 12 to 17 years from 11 schools of Lisbon was drawn. Data was collected using the Health Behaviours in School-Aged Children (HBSC) used by the World Health Organization (WHO) to asses, among others, peer acceptance, peer aggression, friendship, and feelings of safety, pleasure and boredom at school; the Harter Self-Perception Profile for Adolescents; a Peer Nomination Inventory to identify bullies, victims, bully-victims and not involved; and a Sociometric Questionnaire to asses student’s social status (popular, average, neglected, rejected and controversial). Results show that the impact of these different factores varied within subgroups of bullies, victims and bully-victims.
- Bullies, victims and bully-victims: do they have a different health profile?Publication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Coelho, Joaquim PintoBullying affects an important number of students in school today. A substantial body of international research supports this concern relating bully/victim problems and health. Following the concept of health defended by the World Health Organization (WHO), that focus on physical, mental and social aspects of subjects, in this paper we will present some results of a research concerning the relation between involvement in bullying and some health behaviours. Data was collected from a random sample, using the Health Behaviours in School-aged Children (HBSC) used by the WHO to assess, among others, physical symptoms, psychological symptoms and substance use, the Harter Self-Perception Profile for Adolescents, a Peer Nomination Inventory and a Sociometric Questionnaire. A total of 581 portuguese adolescents aged 12 to 17 years, who attended several middle public schools in the region of Lisbon. The students were defined as bullies, victims, bully-victims and not involved on the basis of the Peer nomination Inventory. Results show a connection between these four groups and some health behaviours, providing a distinctive profile for each one.
- Violência escolar – bullying: práticas de intervenção com jovens em riscoPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazOs comportamentos de bullying não se assumem como um fenómeno novo, e têm sido alvo de uma crescente atenção em diversos países. A novidade refere-se à crescente sensibilização de que esses comportamentos comportam sérias consequências para os alunos envolvidos, para os seus colegas e para a escola, uma vez que afectam um importante número de alunos. Um conjunto substancial de pesquisas internacionais têm suportado esta preocupação, nomeadamente ao relacionarem o envolvimento em comportamentos de bullying e problemas de saúde. Seguindo a concepção de saúde defendida pela Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), que se focaliza nos domínios físico, mental e social do sujeito, apresentamos neste trabalho alguns resultados de uma pesquisa relativamente à relação estabelecida entre comportamentos de bullying e alguns comportamentos de saúde. Os dados foram recolhidos tendo por base uma amostra aleatória, tendo-se utilizado o questionário da O.M.S. intitulado Health Behaviours in School-aged Children (HBSC), para avaliar, entre outros, sintomas físicos, psicológicos e consumo de substâncias, a Escala de auto-conceito para adolescentes de Susan Harter, para avaliar a auto-estima, um questionário de nomeação dos colegas, para identificar os alunos envolvidos em comportamentos de bullying, e um questionário sociométrico, para avaliar o estatuto social dos alunos (popular, mediano, negligenciado, rejeitado e controverso). Um total de 581 adolescentes foram identificados como agressores, vítimas, vítimas-agressivas e não envolvidos em comportamentos de bullying, tendo por base o questionário de nomeação dos colegas. Os resultados demonstram uma relação entre estes quatro grupos de alunos e alguns comportamentos de saúde, evidenciando-se um perfil distinto para cada.
- PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS DO ENSINO BÁSICO SOBRE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIASPublication . Correia, Marisa; Freire, AnaNa última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos e, em particular, nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto de recente mudança curricular, procurou-se identificar e caracterizar as perspectivas de avaliação de professores de Ciências Físico-Químicas do Ensino Básico. Este estudo envolveu três professores em início de carreira. A entrevista constituiu o instrumento de recolha de dados, procedendo-se à sua transcrição. A análise dos discursos dos professores evidencia diferentes perspectivas acerca da avaliação de competências.
- Sociedade em Rede: desafiosPublication . Loureiro, AnaO presente artigo, Sociedade em Rede: Desafios, pretende reflectir sobre alguns dos desafios que a sociedade em rede coloca ao ensino e aos seus actores - escola, professor, aprendente e conteúdos. É com a sociedade em rede que temos ao nosso dispor outros formatos de ensino multimodais, nomeadamente o e-Learning, que permitem ao aprendente o acesso ao conhecimento sem restrições espaciais ou temporais. No entanto, para que tal suceda, o professor, o aprendente, a escola e os conteúdos terão, necessariamente, que sofrer mudanças. É sobre essas mudanças que pretendemos reflectir neste artigo.
- Aprendizagem híbrida: b-learning - da sala de aula ao ciberespaçoPublication . Loureiro, Ana; Barbas, Maria PotesO presente artigo, Aprendizagem híbrida: b-Learning – da sala de aula ao ciberespaço, pretende apresentar os resultados de uma investigação que teve como finalidade a criação e a avaliação do impacto de um módulo on-line, como complemento às aprendizagens em regime presencial, no desenvolvimento e aquisição de competências, transversais e específicas, em alunos do primeiro ano do ensino superior politécnico, no domínio das tecnologias da informação e comunicação, mais especificamente no módulo que dizia respeito à linguagem HTML. Não foi nossa intenção, neste estudo, explorar, de forma aprofundada, conceitos tecnológicos inerentes ao e- Learning, mas antes perceber de que forma este paradigma de ensino-aprendizagem poderá beneficiar os alunos na aquisição e aperfeiçoamento de determinadas competências. - The main objective of the present study, Hybrid Learning: b-learning – from the classroom to cyberspace, was to create and evaluate the impact of an on-line training module as a complement to traditional lectures. This module contributed to the development and acquisition of specific and transversal competences in Information and Communication Technologies. We intend to verify the improvement in HTML language, on the competence level, of those students who attend the first year, second semester subject multimedia of a degree in the area of cultural animation lectured at a Superior School of Education. It was not our intention, in this study, to explore inherent technological concepts to e-Learning, but to recognize how this paradigm of teach-learning will be able to benefit students in the acquisition and development of determined skills.
- SLESES - Second Life na Escola Superior de Educação de SantarémPublication . Loureiro, Ana; Barbas, Maria Potes; Campiche, Jeanobjectivo geral implementar a Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) no espaço virtual Second Life. O projecto surgiu no âmbito do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, da referida instituição de ensino superior. O projecto conta com uma vasta equipa de docentes e alunos, que, colaborativamente, irão construir todos os objectos que irão fazer parte do espaço virtual da ESES. Apresentaremos, neste documento, o percurso interactivo efectuado até ao momento