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- Um olhar sobre o passado da animação sociocultural para um futuro menos tecnológico e mais humanoPublication . DA SILVA, AnaCom este texto, pretende-se refletir sobre os paradigmas da animação sociocultural (ASC) e sobre a importância de perspetivar um paradigma humanístico que situe o humano no centro da ação dos/as animadores/as, apostando numa nova linguagem da ASC e na descoberta de formas de ensinar a animação para além do processo que consiste em observar, definir métodos e técnicas de diagnóstico, diagnosticar, estabelecer listas de necessidades, definir prioridades de intervenção, planear a intervenção, executar a planificação, monitorizar e avaliar a intervenção. Convida-se a olhar a animação como uma ação de compreensão e humanização das relações humanas, no contexto paradoxal em que vivemos de comunicação à escala global, consciência da nossa solidão e das barreiras da incompreensão.
- Estratégias para minimizar alterações do padrão de sono na crianças dos 0 aos 3 anosPublication . Lopes, Sandra; Serrano, Teresa; Duarte, JoaquimAtualmente existem cada vez mais crianças com hábitos de sono desajustados, que levam à exaustão dos pais, a um ambiente de tensão /stress nas relações familiares, afetando o equilíbrio cognitivo, emocional e afetivo. Sendo o sono um dos contributos mais importantes para a saúde física e mental da criança é fundamental que os enfermeiros estejam despertos para este problema e ajudem os pais a desenvolver estratégias de forma a reduzir as suas consequências. Informar, capacitar e encaminhar constituem o principal mote da intervenção do enfermeiro. Metodologia: Revisão sistemática da literatura. Objetivo: Mobilizar a PBE nos cuidados de enfermagem à criança/família com alteração de comportamento – o sono. Conclusões: O enfermeiro é o principal elo de ligação para minimizar o contexto ambiental, físico e psicossocial, tendo em conta as necessidades da criança/ família promovendo hábitos de sono saudáveis estabelecendo estratégias em parceria com os pais.Currently there are more and more children with dysfunctional sleep habits, which lead to the exhaustion of the parents and to a stress full environment/stress in the family relation ship, which affects cognitive emotional and affective balance. As sleep is one of the most important contributions to the physical and mental health of the child, it is critical that the nurses are alert to this problem and help the parents to develop strategies so as to reduce their consequences. Inform, train and guide are the main themes of nursing intervention. Methodology: Systematic review of literature. Objective: To mobilize PBE in nursing care for children /family with change in sleep – behavior. Conclusions: The nurse is the main link to minimize the environmental, physical and psycho social context, taking in to account the needs of the child/family promoting healthy sleep habits establishing strategies in partner ship with parents.
- A SMART Platform for Mail ManagementPublication . Raminhos, Ricardo; Coutinho, Eduardo; Miranda, Nuno; Barbas, Maria Potes; Branco, Paulo; Gonçalves, Teresa; Palma, GilEmail is a key communication format in a digital world, both for professional and/or personal usage. Exchanged messages (both human and automatically generated) have reached such a volume that processing them can be a great challenge for human users that try to do it on a daily basis and in an efficient manner. In fact, a significant amount of their time is spent searching and getting context information (normally historic information) in order to prepare a reply message or to take a decision/action, when compared to the actual time required for writing a reply. Therefore, it is of utmost importance for this process to use both automatic and semi-automatic mechanisms that allow to put email messages into context. Since context information is given, not only by historical email messages but also inferred from the relationship between contacts and/or organizations present in the messages, the existence of navigation mechanisms (and even exploration ones) between contacts and entities associated to email messages, is of fundamental importance. This is the main purpose of the SMART Mail prototype, which architecture, data visualization and exploration components and AI algorithms, are presented throughout this paper.
- A criança pinta o céu de “verde”. Até que ponto lhe devemos dizer que o céu é azul?Publication . Pereira, Andreia Filipa Câmara; Brito, ClaraO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Iniciação à Prática Pedagógica para a Educação de Infância, inerente ao Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo aborda a caracterização dos contextos de estágio em Jardim de Infância, 1.º Ciclo e Creche, a intervenção por mim levada a cabo e as reflexões daí decorrentes. A questão/dilema (A criança pinta o céu de verde. Até que ponto lhe devemos dizer que o céu é azul?) que deu origem à presente investigação surgiu no decorrer da intervenção em Jardim de Infância, numa situação de observação direta entre a Educadora e uma criança. Para dar resposta a esta questão foram realizadas diversas pesquisas baseadas em autores de referência que analisam as diferentes etapas do desenho da criança e o papel do Educador perante estas. Com base no resultado das pesquisas bibliográficas e na observação direta de três desenhos de crianças com 3, 4 e 5 anos, conclui-se que o desenho exprime a evolução da criança na construção dos significados e na interpretação do real. Neste sentido, a atuação do educador é fundamental no apoio ao processo, zelando pela condição de liberdade de expressão e sustentação da manifestação. Este estudo pretende refletir e dar respostas acerca do modo como a interpretação do desenho infantil é importante para a compreensão do desenvolvimento da criança, e como é importante este conhecimento por parte dos Educadores e Professores.
- Expressão plástica : práticas e dinâmicas em contexto de ensino pré-escolarPublication . Dias, Joana Filipa Prates; Brito, ClaraAs práticas educativas e os procedimentos pedagógicos, no plano do ensino pré-escolar, podem ser classificados mediante variadas propostas presentes na literatura e passíveis de serem observadas no terreno. Nesta perspetiva, e de modo introdutório ao tema, pergunto-me acerca dos modos pelos quais o agente educativo pode acompanhar e intervir pedagogicamente no âmbito da expressão plástica. Questão que surgiu por ter tido oportunidade de observar práticas de Expressão Plástica que parecem configurar num quadro marcado ora por um método de ensino muito condicionado pelas intenções do educador, ora por um método completamente aleatório, onde não se faz qualquer preparação prévia dando lugar ao que se entende por expressão livre. Face a este quadro questionei-me sobre qual deverá ser a minha atuação em termos de práticas e dinâmicas de expressão plástica no ensino pré-escolar. Neste relatório, reuni algumas respostas para a questão anterior, utilizando a revisão de literatura. Destaco, também, alguns dados empíricos recolhidos de maneira não sistemática pela observação direta e por entrevistas realizadas no âmbito desta investigação.
- Contabilidade ambiental:gastos ambientais em empresas certificadas pela ISO 14001 em PortugalPublication . Bonito, Marina Isabel Domingos Garcia; Novas, Jorge Luís Pedreira Murteira Marques Casas; Eugénio, Teresa CristinaAs preocupações ambientais têm vindo a crescer a nível mundial. As organizações mundiais têm-se mostrado interessadas em minimizar o problema, recorrendo a estratégias e políticas ambientais que interagem com as empresas, que nas suas atividades são responsáveis pelas ações que possam interferir com o ambiente. O objetivo deste estudo é analisar qual o tratamento e utilização dos gastos ambientais como parte da contabilidade ambiental produzida nas empresas certificadas pela ISO 14001, em Portugal e qual o benefício retirado desse tratamento e utilização. É utilizada a metodologia, de investigação por inquérito, utilizando como amostra as empresas, em 02/2014, certificadas pela ISO 14001 em Portugal. O contributo deste estudo vem no sentido de alertar as empresas para a necessidade de análise dos gastos ambientais. A contabilidade ambiental permite o registo analítico dos vários tipos de gastos ambientais, contribuindo deste modo para uma gestão mais eficaz. A ISO 14001, contribui para um controlo operacional mais eficiente que por sua vez permite uma melhor e mais consciente tomada de decisões.
- Informação financeira para a gestão:uma atitude holística como fator de transparênciaPublication . Sábio, Patrícia Rosa do Coito; Santos, Luís LimaO mestrado em Contabilidade e Finanças determina a elaboração e submissão a defesa pública do relatório de estágio. O meu estágio curricular foi realizado na empresa “PKF II Portugal, Lda”, no período entre 02-12-2013 a 06-06-2014, com uma duração total de 400 horas. O presente relatório de estágio não pretende constituir apenas um elemento de avaliação da aquisição de competências académicas mas, também, evidenciar os benefícios daquelas na aprendizagem em contexto profissional na área da assessoria contabilística e fiscal. O relatório está estruturado de acordo com o Regulamento de Estágios do Mestrado, em especial na parte relativa aos conteúdos indicativos; apresenta-se em cinco capítulos nos quais são abordados os assuntos de maior relevância nas atividades desenvolvidas durante o período de estágio.
- Potencialidades dos materiais manipuláveis e do manual escolar no processo de ensino-aprendizagem da MatemáticaPublication . Dias, Catarina Correia; Colaço, SusanaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Na primeira parte são dadas a conhecer um conjunto de experiências e aprendizagens vivenciadas nos diversos contextos de estágio (Jardim-de-Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico), e apresenta-se uma reflexão acerca da prática desenvolvida ao longo do meu percurso enquanto estagiária e futura profissional. A segunda parte é constituída pela componente investigativa, que tem como base a questão central da pesquisa: “Em que medida a utilização de materiais manipuláveis, em articulação com o manual escolar, promove o aprofundamento/consolidação de conceitos matemáticos?”. Neste sentido, a pesquisa foi realizada através de uma metodologia de natureza qualitativa com um design de investigação-ação. Os participantes deste estudo foram os alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade e duas professoras do 1º CEB, cooperantes da ESE, e que acompanharam os estágios. Os resultados deste estudo, parecem evidenciar que a aula de matemática, com o recurso a dois tipos diferentes de materiais didáticos (manual escolar e materiais manipuláveis) e com diferentes intencionalidades pode tornar-se mais estimulante e motivadora para os alunos e consequentemente potenciadora de aprendizagens. Os dados evidenciam, principalmente, na situação do estudo de números racionais sob a forma de fração, que os alunos recorrem, mais tarde, à representação dos materiais manipuláveis utilizados na resolução de outras tarefas. As professoras entrevistadas salientam a importância da utilização dos dois materiais didáticos bem como a estrutura da aula de matemática, onde se proporcionou aos alunos momentos de concretização através do material manipulável reforçando a sua importância no ensino da Matemática.
- Comportamentos emergentes de leitura em pré-escolarPublication . Clemente, Rita David; Santos, LeonorO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância – Jardim de Infância para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e obtenção do grau de mestre. Neste documento é apresentado o trabalho que foi desenvolvido durante o ano letivo 2014/15, incluindo os dois estágios em (creche e jardim de infância), integrando de forma coesa a investigação realizada na prática supervisionada em Educação Pré-escolar – “comportamentos Emergentes de Leitura em Pré-escolar”. Os intervenientes no estudo, para além de mim própria (investigadora participante), são oito crianças de quatro anos de idade fazendo parte do grupo no qual decorreu o estágio de prática supervisionada em Jardim de Infância. Como metodologia investigativa recorri à investigação-ação de forma a melhorar as minhas competências profissionais. Como técnicas e Instrumentos de recolha de dados foram utilizados o questionário, observação direta, registo fotográfico e análise documental. Os principais objetivos desta investigação foram: reconhecer comportamentos emergentes de leitura em crianças de pré-escolar e identificar estratégias de promoção de comportamentos emergentes de leitura em Jardim de Infância. Ao longo do trabalho, será apresentada a investigação teórica interligando-a com o trabalho desenvolvido na prática, que me permitiu concluir que os contactos precoces com a leitura e a escrita em idade pré-escolar são fundamentais para uma futura aprendizagem formal.
- A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professoresPublication . Melim, Ana Catarina Aveiro; Santos, LeonorO presente relatório de estágio foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente na componente de Prática de Ensino Supervisionada. Está dividido em duas partes complementares. A primeira parte apresenta as aprendizagens e os projetos construídos durante os estágios decorridos em contexto de jardim de infância (JI) e no 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma reflexão sobre o percurso de aprendizagem profissional e a consequente emergência do tema de pesquisa. A segunda parte destaca o trabalho empírico cujo objetivo se prende com conhecer e analisar as opiniões e prática de docentes face à diversidade cultural e a sua aptidão para investir na formação em educação intercultural. Para a realização do estudo utilizei uma metodologia qualitativa, em que os dados foram recolhidos através de um inquérito na forma de questionário e de uma entrevista. Pela análise dos dados saliento que, apesar da vontade de inovar nas suas estratégias de intervenção, os professores sentem-se limitados pela falta de apoio de outros profissionais, muitas vezes inexistentes nas escolas. No final, apresento uma reflexão global de todo o trabalho desenvolvido e aprendizagens realizadas, ao longo dos três semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.