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Livros e capítulos de livros_ESES

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  • A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a língua
    Publication . Cardoso, Inês; Matias, André; Almeida Cardoso, Maria Inês; Sousa, J.; Santos, M. J.; Magueta, L. G.; Lopes, M. S. P.; Brites, L.
    No contexto contemporâneo de acelerada transformação e enormes desafios que ao ensino se colocam, encetamos, justamente, por problematizar o modo como uma sociedade líquida reivindica uma atuação didática que, em posicionamento crítico e ativo, refunde a relação dos sujeitos com o saber — neste caso, a língua e a escrita — e reclame o(s) seu(s) sentido(s). Tratando-se o público-alvo em apreço de futuros educadores de infância e professores dos primeiros seis anos de escolaridade, urge uma didática da língua que, efetivamente, convoque uma (re)construção de sujeitos leitores e escritores, mais conscientes dos processos escriturais em diversos contextos, complexidade a que se alia o poder pessoal e social da escrita; em suma, mais intervenientes na sua relação com a escrita. Daremos conta, pois, das bases teóricas e metodológicas que nos levam a implementar um programa de leituras e escritas que aliem a vertente identitária à epistémica e do qual destacamos o kit metafórico. Esta ferramenta pedagógica dá-nos já indícios de proporcionar uma trajetória vital e emotiva, restauradora da Memória, acomodando as hesitações e decisões próprias do processo escritural, aprendizagens e saberes, gerando contextos de criação de pensamento e inteligência metafóricos e socioemocionais e momentos (auto)reflexivos que permitem interpretar a Vida poliedricamente.
  • Moving to E@D – Transformação Digital do Ensino Superior em Tempo de Pandemia
    Publication . Messias, Inês; Paiva, Ana; Loureiro, Ana; Paz, João; Seco, Carlos; Vieira, Márcia; Cardoso, Paula; Cristina Castro Loureiro, Ana; Morgado, Lina; Aires, Maria Luísa; Seabra, Fernando; Paz, João; Rocha, Antonieta
    Nos últimos 20 anos, tem-se assistido à digitalização da sociedade. Com o COViD-19, a transição para o digital foi imediata. Nas instituições de ensino superior (IES) portuguesas, esta realidade foi imposta em março de 2020, obrigando a transitar para o ensino remoto de emergência (ERE), levando docentes e estudantes a adaptarem-se rapidamente para o ensino online. Surgiram preocupações com a eventual diminuição da qualidade, a falta de acesso às tecnologias, de experiência e de tempo de preparação. Este projeto surgiu no contexto desta realidade, e procurou agrupar várias instituições a fim de compreender como as IES em Portugal experienciaram esta transição, e quais as práticas pedagógicas e comunicacionais foram adotadas. Adotou-se uma metodologia de investigação de carácter misto. Aplicou-se um questionário a estudantes de IES, seguindo-se de entrevistas semiestruturadas, a estudantes e docentes, procurando compreender as suas experiências com maior profundidade. Os resultados agora apresentados foram recolhidos após o primeiro confinamento, considerando-se a análise aqui apresentada ainda como preliminar.
  • A Literatura Infantil e a interdisciplinaridade na aprendizagem: educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Marques, Maria da Nazaré da Silva; Mourato, Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel; Cardoso, Maria Inês Almeida; Almeida Cardoso, Maria Inês; Cardona, M. J.; Linhares , E.
    Na pesquisa que apresentaremos, pretendemos estudar as potencialidades que o livro literário infantil pode ter enquanto promotor da interdisciplinaridade nas áreas do currículo nos primeiros anos, procurando, assim, compreender como é que as atividades motivadas pelo livro literário para a infância podem afetar o envolvimento e a aprendizagem dos alunos, incidindo sobre um grupo de pré-escolar e duas turmas de 1.º ciclo do ensino básico (CEB). Este estudo colocará em perspetiva a importância da presença do livro na rotina escolar, orientando-nos pelas seguintes questões: i) Qual o contributo do livro literário para a infância no envolvimento das crianças nas atividades e nas suas aprendizagens em contexto de pré-escolar?; ii) Qual a diferença entre o nível de envolvimento das crianças em atividades interdisciplinares com o uso do livro, comparando com aquelas em que o livro não foi usado?; iii) Qual a diferença entre o nível de ampliação de aprendizagens proporcionadas por atividades interdisciplinares com o uso do livro e proporcionadas por atividades interdisciplinares sem o uso do livro? No âmbito metodológico, a investigação realizada é de natureza qualitativa, tendo havido lugar a notas de campo, grelhas de observação, rubricas de avaliação dos aspetos em análise – níveis de envolvimento, seguindo a escala de Laevers, e de aprendizagem das crianças – e videogravação das atividades interdisciplinares estudadas. Nesta investigação participaram: duas estagiárias; uma sala de jardim de infância; duas turmas de 1.º ano do 1.º CEB, sendo uma o grupo experimental (atividades interdisciplinares com recurso ao livro) e outra, o de controlo (atividades interdisciplinares sem recurso ao livro). A análise dos dados obtidos permitiu obter uma visão mais clara e segura acerca do uso da literatura para a infância, a par das atividades interdisciplinares, no âmbito pedagógico, nomeadamente em contexto de pré-escolar e 1.º CEB. Efetivamente, foi possível compreender que o livro literário pode contribuir de forma positiva para o envolvimento e para a aprendizagem dos alunos, destacando-se os bons resultados obtidos na área de Português.
  • Recomendações para a Promoção do Bem-Estar Digital nas Escolas
    Publication . Cosmi, Nada; Simão, Ana Margarida Veiga; Monteiro, Angélica; Lázaro, Cecília; Magalhães, Ceestino; Ponte, Cristina; Patrão, Ivone; Brites, Maria José; Lucas, Margarida; Ferreira, Pedro; Pereira, Sara; Silva, Sofia Marues da; Seixas, Sónia; Seixas, Sónia Raquel; Castro, Teresa
    Em 2020, a União Europeia (UE) lançou o Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) – Reconfigurar a educação e a formação para a era digital – numa iniciativa política que pretende apoiar a adaptação dos sistemas de ensino dos Estados-Membros à designada era digital, e no sentido de assegurar uma educação digital de elevada qualidade, inclusiva e acessível na Europa: Em Portugal está em curso um Programa de Digitalização para as Escolas, com vista à integração transversal das tecnologias digitais nas áreas curriculares dos ensinos básico e secundário, que visa contribuir para o desenvolvimento das competências digitais dos alunos. Assim, além do acesso a equipamentos e a conectividade, os alunos dos ensinos básico e secundário, das escolas da rede pública de Portugal Continental, têm a oportunidade de beneficiar da inovação e da integração do digital em contexto educativo, sobretudo do valor acrescentado que aquele pode trazer não só em termos pedagógicos, para a melhoria da qualidade das aprendizagens, mas também como adjuvante à formação de cidadãos aptos a lidarem com os desafios presentes e futuros. Atualmente, é consensual que o uso de diversas ferramentas digitais e o acesso à Internet têm um papel fundamental na vida dos alunos, independentemente da faixa etária, sendo utilizadas como meios de comunicação, socialização, lazer, aprendizagem e de realização de tarefas. No entanto, importa considerar o impacto que a sua utilização pode ter no bem-estar de todos, e ter presente quais são as oportunidades e os riscos associados à utilização dos dispositivos digitais, particularmente pelas crianças e pelos jovens. Este guião pretende apoiar os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/Ena) na definição de estratégias de implementação de medidas que contribuam para que os dispositivos digitais sejam utilizados de forma equilibrada, permitindo a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e o desenvolvimento das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Este documento disponibiliza um breve levantamento de oportunidades e de riscos do uso do digital, bem como um conjunto de recomendações para o bem-estar digital nas escolas a serem adotadas e adaptadas de acordo com as especificidades de cada contexto educativo.
  • Participação em projetos de voluntariado organizado ao longo da vida e percepção da satisfação com a vida – contributos para o empreendedorismo no feminino
    Publication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
    : Numa perspetiva humanista do empreendedorismo, na linha de Maslow, e dentro dos estudos das ciências sociais e do comportamento em educação, o presente estudo tem como objetivo central analisar no campo da temática do empreendedorismo e da educação para o empreendedorismo o impacto do voluntariado feminino para a Autorrealização Humana na questão de género selecionada em particular. O estudo de tipo quantitativo baseou-se nos dados recolhidos através de uma amostra de 549 sujeitos (feminino; idade 75-84), residentes em Portugal, com a aplicação de um inquérito sociodemográfico e da Escala de Satisfação com a Vida, Likert 5 pontos, 5 itens (Pavot & Diener, 1993). Questão de partida: Qual a relação entre a escala (ESV) com a variável experiência de voluntariado em estudo? Os dados revelaram impacto entre satisfação pessoal atual, com a variável voluntariado praticado ao longo da vida, na linha do tempo. O estudo aponta para diferenças estatisticamente significativas (p<0.001) para perceção de satisfação com a vida e voluntariado desenvolvido. Na estatística descritiva e Testes t: relações entre depressão versus perceção de satisfação com a vida e o género t= - 5.063; p=0.000 conclui-se a importância do empreendedorismo feminino, voluntariado organizado, especificamente, praticado em vários projetos de economia social ou 3º setor, para a posterior perceção de satisfação com a vida feminina em idades avançadas, constituindo-se um fator protetor para a qualidade de vida e autorrealização numa componente cognitiva dos indivíduos. Espera-se, assim, num futuro próximo, dar continuidade a este trabalho dentro desta temática emergente e sugerir também futuros estudos.
  • Innovación en la formación y en el desarrollo de las competências a través de la psicologia
    Publication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
    Nuestro objetivo es resaltar el potencial de la psicología comunitaria en Estados Unidos, América Latina y Europa, así como mostrar algunos proyectos socioeducativos que hacen posible la participación humana. En 1965 se establece formalmente la Psicología Comunitaria, afirmada científicamente marcando el inicio del eje de apoyo a los centros comunitarios y el inicio de la desinstitucionalización con programas de tratamiento de base comunitaria.
  • Curso ACJ “Monitores de niños y jovenes” (2015-2025) con fines del del dia internacional del juego ONU 2024 (11 junho):Datos preliminares para la celebracion 10 años del curso
    Publication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
    La Agenda 2030 y los 17 Objetivos de Desarrollo Sostenible son una visión común de la Humanidad y se basan en los 8 Objetivos de Desarrollo del Milenio, establecidos entre 2000 y 2015, resultado del trabajo conjunto de gobiernos y ciudadanos de todo el mundo. En 2024, la Asamblea General de las Naciones Unidas adoptó una resolución para celebrar un día internacional anual: el “11 de junio” de cada año como celebración del “Día Internacional del Juego”. En un mundo convulso y con grandes desafíos para la humanidad, pretendemos resaltar la importancia de esta celebración decidida por Naciones Unidas para el mundo en general, para la Educación de Calidad, el Objetivo de Desarrollo Sostenible 4 de la Agenda 2030 y, en particular, los datos de el Curso de Acompanhamento de Niños y Jóvenes
  • Intervenir para mejorar la calidad de vida de personas enfermas y desfavorecidas: estudio en el papel de la educación y la formación
    Publication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
    «They Day Life Span Nowadays» se centra en cuestiones contemporáneas, fuertes hoy en día, asociadas a la protección y promoción de la calidad de vida en la medida de lo posible (Skevington et al., 2004; WHOQOL Group. Development of the World Health Organization, 1998), especialmente para los elementos más debilitados por la situación de la enfermedad, incluidos los niños, con miras al confort, la salud de calidad; educación de calidad; reducir las desigualdades; ciudades y comunidades sostenibles; paz, justicia e instituciones eficaces; y asociaciones para implementar los objetivos defendidos por la ONU.
  • Educação ambiental e ODS: uma abordagem pedagógica para o JI e 1.º CEB
    Publication . Pereira, Márcia; Linhares, Elisabete
    Com o objetivo de compreender as perceções dos profissionais de educação sobre a Edu cação Ambiental e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na sua prática pedagógica, bem como de analisar como a Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável é implementada nas escolas para promover os ODS e contribuir para a sua concretização, realizou-se um estudo qualitativo. Este estudo en volveu educadores e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), bem como crianças de uma sala de Pré-Escolar e de uma turma de 4.º ano. As narrativas recolhidas permitiram identificar tanto o trabalho desenvolvido como as perceções dos participantes relativamente à prática e à promoção dos ODS. O documento organiza-se em quatro par tes: o enquadramento teórico, onde se contextualiza o estudo à luz da revisão da literatura sobre a temática; a metodologia, com a descrição e fundamentação das opções metodoló gicas e caracterização dos participantes; os resultados, que apresentam os dados recolhi dos através da triangulação dos instrumentos em alinhamento com os objetivos do estudo; e as considerações finais, onde se sintetizam as principais conclusões alcançadas.
  • Impactos da pandemia na aprendizagem infantil: oportunidades para a educação para a saúde
    Publication . Gomes, Ana; Linhares, Elisabete
    A dimensão investigativa deste texto tem como foco a temática da educação para a saúde, com especial atenção à sua relevância no contexto pós-pandemia. O objetivo principal foi analisar as dificuldades e oportunidades de aprendizagem vivenciadas pelos participantes do estudo neste cenário, sendo esta pesquisa realizada no âmbito do Mestrado em Educa ção Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através deste estudo, procurou se entender de que forma a pandemia impactou o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças, ao mesmo tempo que se exploraram as perceções dos adultos sobre a pan demia e a importância da promoção da educação para a saúde nas instituições educativas, especialmente no contexto do ensino Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo de natureza qualitativa e exploratória teve como propósito analisar a influência da pandemia no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças, além de explorar as per ceções dos adultos sobre o impacto da pandemia e a relevância de uma educação para a saúde. Complementarmente, foi realizado um estudo de caso para investigar as perceções das crianças acerca da pandemia e compreender de que forma as práticas de educação para a saúde podem contribuir para o desenvolvimento de competências, atitudes e valo res. O estudo revelou a existência de desafios no desenvolvimento das crianças, nomea damente a nível social, afetivo e linguístico. Por outro lado, identificaram-se como opor tunidades o reforço dos laços familiares e a adaptação a novas formas de trabalho. As atividades desenvolvidas permitiram às crianças compreender aspectos importantes sobre a propagação e prevenção de doenças, promovendo, assim, a aquisição de conhecimentos e comportamentos associados à saúde.