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- Intervenir para mejorar la calidad de vida de personas enfermas y desfavorecidas: estudio en el papel de la educación y la formaciónPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre«They Day Life Span Nowadays» se centra en cuestiones contemporáneas, fuertes hoy en día, asociadas a la protección y promoción de la calidad de vida en la medida de lo posible (Skevington et al., 2004; WHOQOL Group. Development of the World Health Organization, 1998), especialmente para los elementos más debilitados por la situación de la enfermedad, incluidos los niños, con miras al confort, la salud de calidad; educación de calidad; reducir las desigualdades; ciudades y comunidades sostenibles; paz, justicia e instituciones eficaces; y asociaciones para implementar los objetivos defendidos por la ONU.
- Impactos da pandemia na aprendizagem infantil: oportunidades para a educação para a saúdePublication . Gomes, Ana; Linhares, ElisabeteA dimensão investigativa deste texto tem como foco a temática da educação para a saúde, com especial atenção à sua relevância no contexto pós-pandemia. O objetivo principal foi analisar as dificuldades e oportunidades de aprendizagem vivenciadas pelos participantes do estudo neste cenário, sendo esta pesquisa realizada no âmbito do Mestrado em Educa ção Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através deste estudo, procurou se entender de que forma a pandemia impactou o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças, ao mesmo tempo que se exploraram as perceções dos adultos sobre a pan demia e a importância da promoção da educação para a saúde nas instituições educativas, especialmente no contexto do ensino Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo de natureza qualitativa e exploratória teve como propósito analisar a influência da pandemia no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças, além de explorar as per ceções dos adultos sobre o impacto da pandemia e a relevância de uma educação para a saúde. Complementarmente, foi realizado um estudo de caso para investigar as perceções das crianças acerca da pandemia e compreender de que forma as práticas de educação para a saúde podem contribuir para o desenvolvimento de competências, atitudes e valo res. O estudo revelou a existência de desafios no desenvolvimento das crianças, nomea damente a nível social, afetivo e linguístico. Por outro lado, identificaram-se como opor tunidades o reforço dos laços familiares e a adaptação a novas formas de trabalho. As atividades desenvolvidas permitiram às crianças compreender aspectos importantes sobre a propagação e prevenção de doenças, promovendo, assim, a aquisição de conhecimentos e comportamentos associados à saúde.
- Lactic acid bacteria: a sustainable solution against phytopathogenic agentsPublication . Saragoça, A.; Canha, H.; Varanda, Carla; Materatski, Patrick; Cordeiro, A.I.; Gama, J.Biological control agents (BCAs) are beneficial living organisms used in plant protection to control pathogens sustainably. Lactic acid bacteria (LAB) have gained attention in biopesticides due to their safety as recognized by the Food and Drug Administration. These bacteria possess antifungal properties, demonstrating inhibitory effects through nutrient competition or the production of antimicrobial metabolites. Numerous Lactobacillus species have shown the ability to inhibit pathogenic microorganisms, primarily through acid production. The organic acids secreted by LAB reduce the pH of the medium, creating a hostile environment for microorganisms. These organic acids are a primary inhibition mechanism of LAB. This article reviews several studies on LAB as BCAs, focusing on their inhibition modes. Additionally, it discusses the limitations and future challenges of using LAB to control phytopathogens for sustainable agriculture.
- Educação ambiental e ODS: uma abordagem pedagógica para o JI e 1.º CEBPublication . Pereira, Márcia; Linhares, ElisabeteCom o objetivo de compreender as perceções dos profissionais de educação sobre a Edu cação Ambiental e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na sua prática pedagógica, bem como de analisar como a Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável é implementada nas escolas para promover os ODS e contribuir para a sua concretização, realizou-se um estudo qualitativo. Este estudo en volveu educadores e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), bem como crianças de uma sala de Pré-Escolar e de uma turma de 4.º ano. As narrativas recolhidas permitiram identificar tanto o trabalho desenvolvido como as perceções dos participantes relativamente à prática e à promoção dos ODS. O documento organiza-se em quatro par tes: o enquadramento teórico, onde se contextualiza o estudo à luz da revisão da literatura sobre a temática; a metodologia, com a descrição e fundamentação das opções metodoló gicas e caracterização dos participantes; os resultados, que apresentam os dados recolhi dos através da triangulação dos instrumentos em alinhamento com os objetivos do estudo; e as considerações finais, onde se sintetizam as principais conclusões alcançadas.
- Trajetórias investigativas na educação pré-escolar e ensino básicoPublication . Cardona, Maria João (coordenadora); Linhares, Elisabete (coordenadora)A investigação desenvolvida no âmbito dos mestrados que habilitam para a docência é um contributo essencial para a inovação pedagógica e para a melhoria das práticas educativas. Esta publicação Trajetórias Investigativas na Educação Pré-Escolar e Ensino Básico, apresenta uma coleção de estudos que reflete o empenho de mestrando/as e seus/suas orientadores/as em explorar questões emergentes e pertinentes nos contextos educativos das primeiras idades, realizados na ESE | IPSantarém e em outras Instituições de Ensino Superior. A publicação é apresentada pelo Prefácio escrito pela Professora Maria de Fátima Pista Calado Mendes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Organizada em capítulos que abordam temas diversos e atuais, este trabalho destaca-se pela multiplicidade de perspetivas e pela aplicabilidade das propostas pedagógicas apresentadas. A seguir, são introduzidos os temas e os respetivos autores, cujas investigações formam o corpo desta publicação: A reflexão na formação inicial como processo de (re)configuração de perspetivas sobre a educação inclusiva – Ângela Silva e Isabel Piscalho; A Coconstrução do Espaço Exterior: Fomentar Aprendizagens em Contexto de Jardim de Infância com crianças de 3 anos – Bárbara Simões e Carla Dionísio Gonçalves; Efeito de materiais naturais e manufaturados afuncionais, em atividade não estruturada, no comportamento lúdico e social de crianças de 3-4 anos do pré-escolar – Beatriz Esteves, Ana Serrão-Arrais e David Catela; Exploração do Potencial das Entrevistas com Tarefa para a Promoção da Autorregulação da Aprendizagem na Educação Pré-Escolar – Cátia Figueiredo e Isabel Piscalho; Impactos da Pandemia na Aprendizagem Infantil: Oportunidades para a Educação para a Saúde – Ana Gomes e Elisabete Linhares; Transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico – Beatriz Antunes e Maria João Cardona; A Gestão da Diversidade Cultural na Escola: Perceções e Práticas de Educadores e Professores – Jéssica Santos e Lia Pappámikail; A Literatura Infantil e a Interdisciplinaridade na Aprendizagem: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – Maria da Nazaré da Silva Marques, Ana Margarida Mourato e Maria Inês Cardoso; Educação Ambiental e ODS: Uma Abordagem Pedagógica para o JI e 1.º CEB – Márcia Pereira e Elisabete Linhares; Estudo das alterações climáticas numa turma do 4.º ano de escolaridade – Matilde Lima e Sílvia Ferreira; A influência de fatores intrínsecos e extrínsecos na criatividade em crianças da Educação de Infância e do 1.º CEB – Ana Vitorino e Clara Brito; As expressões artísticas na promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças – Rita Caixinha e Isabel Piscalho; Estereótipos de género no 2.º CEB: relato de uma proposta pedagógica – Carolina Fontes e Susana Alexandre dos Reis; As Visitas de Estudo Virtuais e o estudo do património local: uma proposta pedagógica no 3.º CEB – Magda Reis e Susana Alexandre dos Reis. Os capítulos, diversificados em temáticas e metodologias, refletem o compromisso com a pesquisa aplicada e com a construção de práticas educativas inovadoras. Esta publicação convida à reflexão e à ação, oferecendo contributos valiosos para todos os que se dedicam à educação nas primeiras idades. Esperamos que gostem!
- A Literatura Infantil e a interdisciplinaridade na aprendizagem: educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Marques, Maria da Nazaré da Silva; Mourato, Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel; Cardoso, Maria Inês Almeida; Almeida Cardoso, Maria Inês; Cardona, M. J.; Linhares , E.Na pesquisa que apresentaremos, pretendemos estudar as potencialidades que o livro literário infantil pode ter enquanto promotor da interdisciplinaridade nas áreas do currículo nos primeiros anos, procurando, assim, compreender como é que as atividades motivadas pelo livro literário para a infância podem afetar o envolvimento e a aprendizagem dos alunos, incidindo sobre um grupo de pré-escolar e duas turmas de 1.º ciclo do ensino básico (CEB). Este estudo colocará em perspetiva a importância da presença do livro na rotina escolar, orientando-nos pelas seguintes questões: i) Qual o contributo do livro literário para a infância no envolvimento das crianças nas atividades e nas suas aprendizagens em contexto de pré-escolar?; ii) Qual a diferença entre o nível de envolvimento das crianças em atividades interdisciplinares com o uso do livro, comparando com aquelas em que o livro não foi usado?; iii) Qual a diferença entre o nível de ampliação de aprendizagens proporcionadas por atividades interdisciplinares com o uso do livro e proporcionadas por atividades interdisciplinares sem o uso do livro? No âmbito metodológico, a investigação realizada é de natureza qualitativa, tendo havido lugar a notas de campo, grelhas de observação, rubricas de avaliação dos aspetos em análise – níveis de envolvimento, seguindo a escala de Laevers, e de aprendizagem das crianças – e videogravação das atividades interdisciplinares estudadas. Nesta investigação participaram: duas estagiárias; uma sala de jardim de infância; duas turmas de 1.º ano do 1.º CEB, sendo uma o grupo experimental (atividades interdisciplinares com recurso ao livro) e outra, o de controlo (atividades interdisciplinares sem recurso ao livro). A análise dos dados obtidos permitiu obter uma visão mais clara e segura acerca do uso da literatura para a infância, a par das atividades interdisciplinares, no âmbito pedagógico, nomeadamente em contexto de pré-escolar e 1.º CEB. Efetivamente, foi possível compreender que o livro literário pode contribuir de forma positiva para o envolvimento e para a aprendizagem dos alunos, destacando-se os bons resultados obtidos na área de Português.
- Os benefícios da practica do Walking FootballPublication . Jacob, Luis; Carapinheira, António; Jesus, AlcidioO walking football (futebol a andar) modalidade criada em 2011 na Inglaterra, combina os benefícios da atividade física moderada com aspectos sociais e cognitivos, sendo especialmente atrativa para populações mais velhas. Estudos indicam que participantes regulares apresentam uma melhoria significativa na capacidade cardiovascular, com redução de 15% na frequência cardíaca em repouso após 12 semanas de prática (Arnold et al., 2015). Houve também um aumento de 20% na força muscular em membros inferiores e redução da massa gorda em média de 3 kg. Em termos sociais, o desporto promoveu inclusão, com 86% dos praticantes relatando maior interação social e menos isolamento (MacRae et al., 2020). Do ponto de vista mental, houve reduções no nível de stress e melhorias de até 30% nas escalas de bem-estar foram observadas (Taylor e Pringle, 2021). Além disso, outros estudos destacam como esta modalidade serve como ferramenta inclusiva e de baixo impacto, promovendo autonomia, prevenindo o declínio funcional e aumentando a qualidade de vida geral. Este artigo revisita alguns estudos que evidenciam este impacto positivo desta modalidade na saúde física, mental e social nos praticantes mais velhos.
- Curso ACJ “Monitores de niños y jovenes” (2015-2025) con fines del del dia internacional del juego ONU 2024 (11 junho):Datos preliminares para la celebracion 10 años del cursoPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreLa Agenda 2030 y los 17 Objetivos de Desarrollo Sostenible son una visión común de la Humanidad y se basan en los 8 Objetivos de Desarrollo del Milenio, establecidos entre 2000 y 2015, resultado del trabajo conjunto de gobiernos y ciudadanos de todo el mundo. En 2024, la Asamblea General de las Naciones Unidas adoptó una resolución para celebrar un día internacional anual: el “11 de junio” de cada año como celebración del “Día Internacional del Juego”. En un mundo convulso y con grandes desafíos para la humanidad, pretendemos resaltar la importancia de esta celebración decidida por Naciones Unidas para el mundo en general, para la Educación de Calidad, el Objetivo de Desarrollo Sostenible 4 de la Agenda 2030 y, en particular, los datos de el Curso de Acompanhamento de Niños y Jóvenes
- Implicações musculares e cinemáticas na respiração de orientação e alternada em natação de Águas AbertasPublication . Santos, Miguel Baceira Roldão da Silva; Conceição, Ana; Louro, HugoO objetivo do presente estudo é a comparação das implicações da respiração de orientação e alternada nos nadadores em Águas Abertas, nos parâmetros cinemáticos e musculares numa distância de 5000 m em contexto natural, nomeadamente num lago. A amostra foi constituída por 9 nadadores do sexo masculino (25.4 ± 11.9 anos), massa corporal (75.9 ± 9.0 kg); altura (180.7 ± 6.7 cm); envergadura (185.6 ± 10.3 cm) e com 7 anos de treino e participação no Circuito Nacional de Águas Abertas, realizaram 10x500 metros à máxima intensidade na técnica de crol com intervalo de 30 segundos para verificação do equipamento e abastecimento. As variáveis cinemáticas foram, Frequência Gestual (FG), Velocidade (V), Distância de Ciclo (DC), Índice de Braçada (IB) foram analisadas, bem como a atividade muscular através de eletromiografia de superficie em 7 músculos; Upper Trapezius (UT); Latissimus Dorsi (LD); Pectoral Major (PM); Posterior Deltoid (PD); Anterior Deltoid (AD); Triceps Brachii (TB); Biceps Brachii (BB). Com a realização do teste ANOVA de medidas repetidas, Greenhouse-Geisser, os resultados mostram que existiram diferenças significativas; a FG foi aumentando (17.5-19.5 ciclos-min-1) dos 500m aos 1500m e dos 3500m aos 5000m (F=4.79, p=0.01, η2=0.37); a Velocidade foi diminuindo ao longo do percurso (1.39-1.33 m.s), com aumento nos 4500m até ao final do percurso (F=2.88, p=0.03, η2=0.02), a DC foi diminuindo ao longo do percurso principalmente dos 500m aos 2500m (F=4.47, p=0.00, η2=0.35), o IB foi diminuindo ao longo percurso em particular dos 500m aos 2500m (F=3.78, p=0.01, η2=0.32). Ao nível das alterações musculares, os músculos TB (F=1.84, p=0.07, η2=0.18) e PM (F=4.15, p=0.00, η2=0.34) apresentaram diferenças significativas na ativação no recrutamento muscular ao longo de todo o percurso, na condição respiração alternada em relação às fases subaquáticas e de recuperação. No caso do músculo AD (F=3.65, p=0.00, η2=0.31) acabou por apresentar diferenças significativas ao nível muscular nas distâncias 500m, 1000m, 2000m, 3000m e 5000m, na condição de respiração de orientação em relação a ambas as fases. Os resultados indicam que os nadadores, utilizam como estratégia o aumento da FG e diminuição das restantes variáveis, de modo a controlarem a sua cadência de nado.
- A gestão do risco e da qualidade na segurança do doente em ambiente de quebra dos sistemas de informaçãoPublication . Freitas, Nuno Filipe Lé; Ferreira, ReginaNo Serviço Nacional de Saúde, a informatização e a dependência dos sistemas de informação em saúde são uma realidade. Para todas as atividades há um plano B (plano de contingência). Este pode ser implementado subitamente ou ser planeado, porém deverá estar no horizonte dos profissionais o seu cumprimento. Também tem de existir uma clara compreensão das suas causas/consequências. Os principais problemas resultantes da ativação do plano B centram-se no atraso geral no atendimento, na falta de comunicação ou formação para lidar com a situação, nos procedimentos aumentados que atrasam a logística de resultados de exames para a decisão, no rigor requerido na recuperação dos dados do papel para o sistema informático. Em relação à proteção de dados, verifica-se que os recentes ataques informáticos e a tentativa de usurpação de dados são uma problemática que urge desenvolver, sendo essa é uma das causas da implementação dos planos de contingência. Recorreu-se à revisão da literatura e a entrevistas em ambiente de trabalho de modo a poder comprovar in loco se os resultados eram os esperados. Acharam-se algumas diferenças entre o que é o ambiente de trabalho descrito pelos autores e aquele que os profissionais descrevem. A aplicação do método quantitativo através de questionários também foi uma realidade no SU do HDS de modo a realizar um diagnóstico, aos profissionais, aos mais diversos níveis, e mais abrangente do que o método qualitativo. Concluiu-se, assim, que a paragem dos sistemas de informação em saúde pode trazer risco e perda de qualidade assistencial para os doentes e profissionais. Serão aplicados inquéritos de modo a poder aferir o grau de risco e o nível de qualidade da assistência. Ter-se-á como ponto de vista que o estudo possa ser aplicado numa componente prática no Serviço de Urgência do Hospital de Santarém. A criação de valor através da aplicação em ambiente de trabalho deste trabalho terá como passos principais um diagnóstico assente em métodos qualitativos e quantitativos, a definição de uma estratégia através da revisão do Plano de Contingência e a implementação no terreno das novas orientações. Todas estas etapas remetem para o ciclo PDCA de redesenho de processos relativamente à problemática da quebra dos sistemas de informação em saúde e ainda reforçar a formação dos profissionais.
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