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- Recomendações para a Promoção do Bem-Estar Digital nas EscolasPublication . Cosmi, Nada; Simão, Ana Margarida Veiga; Monteiro, Angélica; Lázaro, Cecília; Magalhães, Ceestino; Ponte, Cristina; Patrão, Ivone; Brites, Maria José; Lucas, Margarida; Ferreira, Pedro; Pereira, Sara; Silva, Sofia Marues da; Seixas, Sónia; Seixas, Sónia Raquel; Castro, TeresaEm 2020, a União Europeia (UE) lançou o Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) – Reconfigurar a educação e a formação para a era digital – numa iniciativa política que pretende apoiar a adaptação dos sistemas de ensino dos Estados-Membros à designada era digital, e no sentido de assegurar uma educação digital de elevada qualidade, inclusiva e acessível na Europa: Em Portugal está em curso um Programa de Digitalização para as Escolas, com vista à integração transversal das tecnologias digitais nas áreas curriculares dos ensinos básico e secundário, que visa contribuir para o desenvolvimento das competências digitais dos alunos. Assim, além do acesso a equipamentos e a conectividade, os alunos dos ensinos básico e secundário, das escolas da rede pública de Portugal Continental, têm a oportunidade de beneficiar da inovação e da integração do digital em contexto educativo, sobretudo do valor acrescentado que aquele pode trazer não só em termos pedagógicos, para a melhoria da qualidade das aprendizagens, mas também como adjuvante à formação de cidadãos aptos a lidarem com os desafios presentes e futuros. Atualmente, é consensual que o uso de diversas ferramentas digitais e o acesso à Internet têm um papel fundamental na vida dos alunos, independentemente da faixa etária, sendo utilizadas como meios de comunicação, socialização, lazer, aprendizagem e de realização de tarefas. No entanto, importa considerar o impacto que a sua utilização pode ter no bem-estar de todos, e ter presente quais são as oportunidades e os riscos associados à utilização dos dispositivos digitais, particularmente pelas crianças e pelos jovens. Este guião pretende apoiar os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/Ena) na definição de estratégias de implementação de medidas que contribuam para que os dispositivos digitais sejam utilizados de forma equilibrada, permitindo a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e o desenvolvimento das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Este documento disponibiliza um breve levantamento de oportunidades e de riscos do uso do digital, bem como um conjunto de recomendações para o bem-estar digital nas escolas a serem adotadas e adaptadas de acordo com as especificidades de cada contexto educativo.
- Tecnologias digitais de apoio à construção documental adaptada para pessoas com perturbação do espectro do autismoPublication . Silva, Inês Rolo Teixeira da; Ribeiro, Jaime; Loureiro, AnaEntender o autismo, perceber que estratégias, tecnologias ou recursos educativos digitais estão ao dispor do professor no ensino a estudantes com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) foram a base para o desenvolvimento deste trabalho, com vista ao objetivo principal da construção de um modelo conceptual para uma tecnologia digital de apoio à construção documental adaptada (TDACDA), que responda eficientemente às problemáticas identificadas. Utilizou-se o Levantamento / Survey como abordagem metodológica considerando os objetivos específicos: caracterizar a pessoa com PEA; analisar práticas e estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem a estudantes com PEA, analisar meios tecnológicos no ensino e no apoio a estes estudantes, examinar métodos e técnicas de simplificação textual ou documental existentes e as tecnologias de apoio disponíveis para atender às necessidades do estudante com PEA. A investigação abarcou a recolha de dados por revisão bibliográfica e aplicação dos instrumentos de questionário a professores e entrevista a um estudante. Os resultados mostram a perceção dos professores na caracterização do estudante com PEA, estratégias e técnicas utilizadas no ensino a estes estudantes, a opinião sobre a importância da utilização adequada de ferramentas ou tecnologias digitais e ainda identificam características ou funcionalidades de uma desejada TDACDA.
- Sequencing effects of small-sided games and high-intensity interval training on physical and physiological performance of young soccer players during pre-seasonPublication . Kharatzadeh, Masoud; Morgans, Ryland; Thapa, Rohit K.; Oliveira, Rafael; Faramarzi, Mohammad; Oliveira, RafaelStudy aim: This experimental study investigated the sequencing effects of a small-sided games (SSG) protocol and high intensity interval training (HIIT) on the physical and physiological performance adaptation of soccer players, conducted over a fourteen-week of the pre-season. Materials and methods: Twenty-three young (aged 14 ±0.1 years) male soccer players from a club participating in national level competitions were randomly divided into two groups (SSG + HIIT, n = 11 and HIIT + SSG, n = 12). The first group completed SSGs (5 vs. 5 + goalkeeper, 36 × 30 m) followed by HIIT (long interval at 60 to 75% of final velocity during 30–15 intermittent fitness test) training, while the second group performed HIIT training and then SSGs. Assessments were conducted at baseline and post-intervention for 10 m linear sprint, body fat percentage, countermovement jump (CMJ), change of direc tion speed (CODS), squat jump (SJ), and Yo-Yo intermittent recovery test (Yo-Yo IR). Results: A significant main effect of time was reported for 10 m linear sprint, CMJ, CODS, SJ, and Yo-Yo IR (p ≤ 0.001–0.010, ηp 2 = 0.32–0.74). However, no significant group × time interaction were reported for any dependent variables (p = 0.433–1.000, ηp 2 ≤ 0.01–0.03). Conclusion: The sequencing order of HIIT and SSG does not affect the performance outcomes in young male soccer players. Moreover, similar improvements can be expected in the 10 m linear sprint, CMJ, CODS, SJ, and Yo-Yo IR, irrespective of the exercise order. However, caution should be taken when interpreting the within-group improvements, as the study did not include a control group.
- Contextualized high-speed running and sprinting during English Premier League match-play with reference to possession, positional demands and opponent rankingPublication . Morgans, Ryland; Mandurino, Mauro; Beato, Marco; Ryan, Ben; Zmijewski, Piotr; Moreira, Alexandre; Ibrahim Ceylan, Halil; Oliveira, RafaelThis study aimed to compare high-speed running (HSR) and sprint distances (SD) when in- (IP) and out-of-possession (OP) during official English Premier League (EPL) match-play over three consecutive seasons considering playing position, match location and opponent ranking. Match data from 31 male professional soccer players was obtained via an optical tracking system. Results showed that during the IP phase, playing position emerged as the only significant predictor for both HSRIP and SDIP. Wingers showed the highest HSRIP compared to centre-backs who exhibited the lowest values (p < 0.001, ES = 4.19). Similar data were found for SDIP (p < 0.001, ES = 3.30). HSROP was significantly affected by both ranking difference (β = -0.039, p = 0.001) and match location (β = 0.369, p = 0.001). HSROP decreases as the ranking difference increases and tends to be higher during away matches (p = 0.001, ES = 0.24). SDOP was affected by both ranking difference (β = -0.023, p = 0.001) and match location (β = 0.166, p = 0.001) and decreased as the ranking difference increased. SDOP was also higher during away matches (p = 0.001, ES = 0.23). Additionally, a significant interaction was found between playing position and ranking difference (β = 0.005, p = 0.010). Lower ranking differences correspond to higher SDOP values. In conclusion, these findings highlight that by applying these IP and OP insights into practical coaching strategies, teams can potentially enhance individual physical performance and adaptability across different match situations and seasons.
- Severe Injuries of Former Portuguese Football Players: a Post-Career Burden?Publication . Teixeira, Eduardo; Silva, Carlos; Romero, Félix; Miguel, Mauro; Vicente, António; Teixeira, Eduardo Filipe; de Lima e Cunha Hopffer Romero, Félix Luís; da Conceição Miguel, Mauro; Pedro Andrade Vicente, António: Background/Objectives: Football players have a high injury risk due to the physical demands of their profession, which can negatively affect their quality of life (QoL) in the long term. The aim of this study is to characterize the severe injuries that former Portuguese football players suffered throughout their professional careers and investigate the resulting impacts on the physical domain of QoL after retirement. Methods: This study includes 84 former Portuguese football players (48.8 ± 8.2 years) who underwent reform between 1988 and 2018 and played in professional leagues (15.2 ± 3.2 years of career duration), namely, first division leagues (n = 43) and secondary division leagues (n = 41). Quantitative and qualitative interview data are used by a validated interview guide and from results of the physical domain obtained by the application of the World Health Organization Quality of Life questionnaire (WHOQOL-Bref). Results: Former players had 2.1 ± 1.5 severe injuries throughout their careers. The most common injuries involve the knee (47.5%) and foot/ankle (17.2%), with the anatomical area of the knee as the most likely to require surgical intervention (60%). The association between tactical-positional status and the incidence of severe injuries is significant, with defenders sustaining less severe injuries throughout their careers. This study found a statistically significant linear model (F(1.82) = 8.089, p < 0.006) that explains 7.9% of the variation in the physical domain of QoL (R2ajuste = 0.079). For each severe injury sustained throughout a career, there is an estimated decrease of 2.7 values in QoL perception in the physical domain. Conclusions: The higher the number of severe injuries sustained during a career, the lower the perception of QoL in the physical domain of former players in their post-career. These findings highlight the need to optimize training programs and injury prevention and recovery protocols for long-term QoL improvement in the physical domain of football players.
- Observação e análise individual de atletas de futebol de formação: uma proposta metodológicaPublication . Elias, Pedro Miguel da Costa; Teixeira, EduardoO presente documento consiste num Relatório de Estágio referente à época desportiva/ano letivo 2023/2024, que visa a obtenção do Grau de Mestre em Treino Desportivo. Este Relatório aborda a Intervenção Profissional no contexto de Estágio, relativamente às tarefas, funções e ao enquadramento na Equipa Técnica e no Clube, onde foi desempenhado o cargo de Treinador-Analista. Este documento aborda pormenorizadamente as tarefas e funções desempenhadas ao nível da Observação e Análise, Planeamento, Processo de Treino e Competição. É também realizada uma proposta metodológica referente à Observação e Análise Individual das Atletas, criando uma relação direta entre o Processo de Treino e a Competição. Neste sentido, foi desenvolvido um Modelo de Observação e Análise Individual das Atletas, que visa englobar uma análise completa e abrangente das capacidades das atletas e dos pontos a melhorar, tal como uma monitorização da evolução das mesmas ao longo da época. O objetivo deste Modelo de Observação e Análise Individual é permitir aos Treinadores construir uma base de dados individual das atletas, acompanhar a evolução das mesmas e utilizar esta ferramenta para uma comunicação objetiva com as jogadoras.
- Análise de Custos do Seguimento de Pacemakers:Comparação entre Modalidade Presencial e à Distância em Beneficiários de Transporte Não Urgente numa Unidade Local de Saúde E.P.EPublication . João Rodrigo Martins Neves Oliveira; Oliveira, Sandra; Martins, VítorA saúde digital contribui para a democratização dos cuidados em contexto ético, seguro e sustentável. A monitorização remota permite o seguimento à distância de dispositivos cardíacos implantáveis. Os utentes com pacemakers anti bradicardia são o maior grupo e, simultaneamente, com menor acesso a esta tecnologia, pela controversa relação custo-benefício, sendo o custo dos equipamentos e adaptação das organizações e recursos, barreiras à implementação alargada. Em oposição, o transporte comparticipado ascendeu, só em 2023 em Portugal, a aproximadamente 81 milhões de euros. Pretendeu-se aferir a viabilidade financeira do seguimento à distância de utentes com pacemaker, numa unidade local de saúde, contrapondo os custos do transporte não urgente comparticipado, com o investimento nos equipamentos da consulta remota, e aferir a satisfação e aceitação deste seguimento. Realizaram-se 41 questionários a utentes/familiares da consulta de pacemaker com transporte comparticipado. Projetaram-se custos entre o protocolo presencial a cada 6 meses, e outro protocolo com consulta presencial a cada 2 anos e à distância a cada 6 meses, durante a longevidade expectável dos dispositivos. Com uma redução de visitas presencias prevista de 74%, o seguimento à distância permitiria poupanças globais de 373 euros/doente (21.2%) com a comparticipação máxima (p=0.01151). As poupanças ascendem até aos 33.3% correspondendo a 764 euros/doente (p=0.0002742) para distâncias > 60km (ida e volta) em utentes com comparticipação máxima que recorrem a ambulância. O seguimento à distância de pacemakers pode assim ser uma alternativa financeiramente viável com elevada aceitação e satisfação (88%).
- Pediatric Teledentistry Consultation in Primary Health Care:Portuguese Parents’ PerceptionPublication . Célia Maria Lima Moreira; Martins, Henrique Manuel Gil; Oliveira, SandraEm Portugal, a prevalência de patologia oral na população infantil e juvenil é ainda preocupante, encontrando-se o acesso a cuidados de saúde oral limitado a algumas idades ou dependente de serviços privados. As tecnologias digitais têm emergido como uma solução promissora na medicina, inclusive na saúde oral, facilitando o acesso e reduzindo custos sem comprometer a qualidade dos serviços. A evidência demonstra inúmeras vantagens da teleconsulta pediátrica de saúde oral, com a aceitação parental sendo um fator crucial para sua adoção mais ampla. Contudo, a literatura sobre a perceção dos pais é escassa, tornando essencial entender e avaliar as suas opiniões para a implementação efetiva de novos serviços. Esta dissertação investiga as perceções dos pais inscritos na Unidade de Saúde Familiar Almada do ACES Almada Seixal, sobre a teleconsulta pediátrica de saúde oral. Disponibilizaram-se dois questionários online sendo o primeiro acedido antes da teleconsulta e o segundo questionário três meses após a intervenção, responderam a ambos 122 pais. Da análise, constata-se que, a totalidade dos inquiridos nunca utilizou a teleconsulta pediátrica de saúde oral e havia um desconhecimento geral sobre facilidade, utilidade e confiabilidade. Após a intervenção, observou-se uma atitude positiva em todas as dimensões avaliadas e um elevado nível de satisfação, realçando-se que na globalidade, os pais adotariam referencialmente a teleconsulta pediátrica de saúde oral. Em Portugal, à semelhança de outros países, torna-se necessário guidelines na área da telessaúde oral, que garantam a qualidade e eficácia dos cuidados, bem como um maior envolvimento dos pais e sociedade civil na promoção e apoio a estas iniciativas.
- Dignidad para la calidad de vida y educacionPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Calvo, Sonia; Duarte, SusanaLa intervención de un equipo multidisciplinario en un contexto de educación ha demostrado ser, según la literatura, un valor agregado en la prevención, detección y creación de estrategias de apoyo a personas que, en algún momento de su trayectoria escolar, extraescolar o a lo largo de su vida, requieren de un apoyo específico. Además la Educación tiene como objetivo proporcionar una educación de calidad, reduciendo las desigualdades; fomentar ciudades y comunidades sostenibles; y asociaciones para implementar los objetivos recomendados por la ONU.
- A responsabilidade social nas instituições de ensino superior e a promoção da inclusão na sociedade digital: um caso de estudo de capacitação digital dos estudantes PALOP do Instituto Politécnico de SantarémPublication . Oliveira, Ana Filipa Martins Neves; Barbas, Maria Potes; Messias, Inês; Oliveira, Ana Filipa Martins NevesO contexto deste trabalho centra-se essencialmente nos estudantes oriundos do Países Africanos de Lingua Oficial Portuguesa que frequentam o Instituto Politécnico de Santarém, nas suas dificuldades de integração e de competências digitais, tendo como ponto de partida o projeto JUMP TO IPSantarém. Este é um projeto constituido por módulos de integração, implementado com estudantes de 1º ano de mestrado. No âmbito da Responsabilidade Social e de forma a promover a inclusão destes estudantes, este estudo apresenta uma proposta de módulos de integração/formação, que responde às especificidades destes estudantes. Considerando o seu contexto e objetivos esta investigação, é um estudo de caso. Sendo o estudo aplicado em contexto real, foi escolhida uma abordagem qualitativa, em que a recolha de dados foi feita através de um grupo focal e entrevistas semiestruturadas a vários agentes educativos. Os resultados demostram que a capacitação digital é uma barreira à integração destes estudantes, mas que existem outras, como as financeiras, as culturais e as linguísticas, que para eles são prioritárias e talvez por esta razão, não priviligiem esta questão. A proposta de módulos de integração/formação que resulta deste estudo procura dar resposta à barreira de capacitação digital, e assim ajudar a melhorar as condições de integração destes estudantes.