| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 935.57 KB | Adobe PDF | 
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A dimensão investigativa deste texto tem como foco a temática da educação para a saúde, 
com especial atenção à sua relevância no contexto pós-pandemia. O objetivo principal foi 
analisar as dificuldades e oportunidades de aprendizagem vivenciadas pelos participantes 
do estudo neste cenário, sendo esta pesquisa realizada no âmbito do Mestrado em Educa ção Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através deste estudo, procurou se entender de que forma a pandemia impactou o desenvolvimento e as aprendizagens 
das crianças, ao mesmo tempo que se exploraram as perceções dos adultos sobre a pan demia e a importância da promoção da educação para a saúde nas instituições educativas, 
especialmente no contexto do ensino Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este 
estudo de natureza qualitativa e exploratória teve como propósito analisar a influência da 
pandemia no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças, além de explorar as per ceções dos adultos sobre o impacto da pandemia e a relevância de uma educação para a
saúde. Complementarmente, foi realizado um estudo de caso para investigar as perceções 
das crianças acerca da pandemia e compreender de que forma as práticas de educação 
para a saúde podem contribuir para o desenvolvimento de competências, atitudes e valo res. O estudo revelou a existência de desafios no desenvolvimento das crianças, nomea damente a nível social, afetivo e linguístico. Por outro lado, identificaram-se como opor tunidades o reforço dos laços familiares e a adaptação a novas formas de trabalho. As 
atividades desenvolvidas permitiram às crianças compreender aspectos importantes sobre 
a propagação e prevenção de doenças, promovendo, assim, a aquisição de conhecimentos 
e comportamentos associados à saúde.
Description
Keywords
 dificuldades e oportunidades de aprendizagem   pandemia   promoção da educação para a saúde   Pré-escolar   1.º Ciclo do Ensino Básico   estudo de caso 
Pedagogical Context
Citation
Gomes,A. & Linhares,L.(2024). Impactos da pandemia na aprendizagem infantil: oportunidades para a educação para a saúde. In M. J. Cardona & E. Linhares (org), Trajetórias  investigativas na  educação pré-escolar  e ensino básico (p.p. 89-107). Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
