Browsing by resource type "text"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Os Fundamentos Económicos do Desenvolvimento Sustentável e a Coesão Regional:O Papel da Economia Social e da Economia de ProximidadePublication . Oliveira, PedroO Desenvolvimento Sustentável constitui um dos desafios centrais da economia contemporânea, exigindo uma abordagem crítica às teorias do crescimento e às estratégias de desenvolvimento regional. Este manual apresenta uma sistematização das principais correntes do pensamento económico, analisando a sua relação com os desafios da sustentabilidade, com especial ênfase no papel das organizações da economia social como catalisador de inovação e transformação territorial.
- Prevenção das infecções associadas aos cuidados de saúde em equipas de Cuidados continuados Iintegrados.Publication . Beatriz Simões LopesEste relatório de estágio descreve o trabalho desenvolvido para obtenção do grau de mestre em Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública. Na prestação de cuidados identifica-se a problemática das infeções do trato urinário (ITUs) numa comunidade alvo de cuidados domiciliários em cuidados continuados integrados. Tem como objetivos: aplicar e refletir sobre o projeto de prevenção e controlo das ITU e desenvolver competências específicas. Utilizou-se a metodologia do Planeamento em Saúde e o Modelo Sistémico de Neuman, com análise de dados pelo SPSS®. Através de uma «Scoping Review», emergiram estratégias como entrevistas a enfermeiros, consultas de processos e sessões formativas. O projeto aumentou o conhecimento dos enfermeiros sobre fatores e estratégias de prevenção e controlo de ITUs. O enfermeiro especialista contribuiu significativamente na educação e sensibilização, implementação de protocolos, vigilância, monitorização, investigação e colaboração interdisciplinar.
- Promoção do inicio precoce da amamentação durante o contato pele-a-pelePublication . Marita Carla Correia BentoCom a elaboração do presente documento, pretende-se espelhar o percurso realizado no sentido da aprendizagem, aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. O ambiente de cuidados em que decorre o parto e o pós-parto imediato tem profundas implicações no estabelecimento do início precoce da amamentação. Amamentar o recém-nascido durante a primeira hora de vida dá-lhe melhores hipóteses de sobreviver, crescer e desenvolver todo o seu potencial. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica encontra-se numa posição privilegiada para promover a fisiologia do parto e cuidados respeitosos após o nascimento, equilibrando o protagonismo da mulher/família e facilitando o início precoce da amamentação, aumentado a sua probabilidade de sucesso e a qualidade dos cuidados em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. O ciclo reprodutivo, gravídico e puerperal pauta-se pela constante necessidade de adaptação da mulher/casal/família aos estímulos físicos, emocionais, psicológicos e sociais que encerra, pelo que, o percurso formativo aqui demonstrado foi norteado pela Teoria de Grande Alcance de Callista Roy, no seu Modelo Adaptativo. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma Scoping Review, segundo as orientações do Joanna Briggs Institute Manual for Evidence Synthesis, com objetivo de mapear a evidência científica existente acerca das intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica para a promoção do início precoce da amamentação, durante o contacto pele-a-pele. Foi, ainda, realizado um estudo primário, qualitativo, exploratório e descritivo, visando identificar e descrever as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica para a promoção do início precoce da amamentação, assim como explorar a sua perceção acerca das implicações destas intervenções nos cuidados prestados. Os resultados obtidos sugerem que o parto eutócico e a realização do contacto pele-a-pele imediato estão estreitamente relacionados com o início precoce da amamentação, seguidos de práticas de cuidados como a presença da pessoa significativa, a manutenção da privacidade e a realização de procedimentos durante o contacto pele-a-pele. As intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica passam pela promoção da fisiologia do parto e pós-parto imediato, facilitação do contacto pele-a-pele ininterrupto e independentemente da via do parto, manutenção das condições ambientais favoráveis e apoio emocional e/ou físico à mulher, até à concretização da primeira mamada espontânea do RN.
- Promoção do inicio precoce da amamentação durante o contato pele-a-pelePublication . Marita Carla Correia BentoRESUMO Com a elaboração do presente documento, pretende-se espelhar o percurso realizado no sentido da aprendizagem, aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. O ambiente de cuidados em que decorre o parto e o pós-parto imediato tem profundas implicações no estabelecimento do início precoce da amamentação. Amamentar o recém-nascido durante a primeira hora de vida dá-lhe melhores hipóteses de sobreviver, crescer e desenvolver todo o seu potencial. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica encontra-se numa posição privilegiada para promover a fisiologia do parto e cuidados respeitosos após o nascimento, equilibrando o protagonismo da mulher/família e facilitando o início precoce da amamentação, aumentado a sua probabilidade de sucesso e a qualidade dos cuidados em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. O ciclo reprodutivo, gravídico e puerperal pauta-se pela constante necessidade de adaptação da mulher/casal/família aos estímulos físicos, emocionais, psicológicos e sociais que encerra, pelo que, o percurso formativo aqui demonstrado foi norteado pela Teoria de Grande Alcance de Callista Roy, no seu Modelo Adaptativo. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma Scoping Review, segundo as orientações do Joanna Briggs Institute Manual for Evidence Synthesis, com objetivo de mapear a evidência científica existente acerca das intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica para a promoção do início precoce da amamentação, durante o contacto pele-a-pele. Foi, ainda, realizado um estudo primário, qualitativo, exploratório e descritivo, visando identificar e descrever as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica para a promoção do início precoce da amamentação, assim como explorar a sua perceção acerca das implicações destas intervenções nos cuidados prestados. Os resultados obtidos sugerem que o parto eutócico e a realização do contacto pele-a-pele imediato estão estreitamente relacionados com o início precoce da amamentação, seguidos de práticas de cuidados como a presença da pessoa significativa, a manutenção da privacidade e a realização de procedimentos durante o contacto pele-a-pele. As intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica passam pela promoção da fisiologia do parto e pós-parto imediato, facilitação do contacto pele-a-pele ininterrupto e independentemente da via do parto, manutenção das condições ambientais favoráveis e apoio emocional e/ou físico à mulher, até à concretização da primeira mamada espontânea do RN.
- Recomendações para a Promoção do Bem-Estar Digital nas EscolasPublication . Cosmi, Nada; Simão, Ana Margarida Veiga; Monteiro, Angélica; Lázaro, Cecília; Magalhães, Ceestino; Ponte, Cristina; Patrão, Ivone; Brites, Maria José; Lucas, Margarida; Ferreira, Pedro; Pereira, Sara; Silva, Sofia Marues da; Seixas, Sónia; Seixas, Sónia Raquel; Castro, TeresaEm 2020, a União Europeia (UE) lançou o Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) – Reconfigurar a educação e a formação para a era digital – numa iniciativa política que pretende apoiar a adaptação dos sistemas de ensino dos Estados-Membros à designada era digital, e no sentido de assegurar uma educação digital de elevada qualidade, inclusiva e acessível na Europa: Em Portugal está em curso um Programa de Digitalização para as Escolas, com vista à integração transversal das tecnologias digitais nas áreas curriculares dos ensinos básico e secundário, que visa contribuir para o desenvolvimento das competências digitais dos alunos. Assim, além do acesso a equipamentos e a conectividade, os alunos dos ensinos básico e secundário, das escolas da rede pública de Portugal Continental, têm a oportunidade de beneficiar da inovação e da integração do digital em contexto educativo, sobretudo do valor acrescentado que aquele pode trazer não só em termos pedagógicos, para a melhoria da qualidade das aprendizagens, mas também como adjuvante à formação de cidadãos aptos a lidarem com os desafios presentes e futuros. Atualmente, é consensual que o uso de diversas ferramentas digitais e o acesso à Internet têm um papel fundamental na vida dos alunos, independentemente da faixa etária, sendo utilizadas como meios de comunicação, socialização, lazer, aprendizagem e de realização de tarefas. No entanto, importa considerar o impacto que a sua utilização pode ter no bem-estar de todos, e ter presente quais são as oportunidades e os riscos associados à utilização dos dispositivos digitais, particularmente pelas crianças e pelos jovens. Este guião pretende apoiar os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/Ena) na definição de estratégias de implementação de medidas que contribuam para que os dispositivos digitais sejam utilizados de forma equilibrada, permitindo a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e o desenvolvimento das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Este documento disponibiliza um breve levantamento de oportunidades e de riscos do uso do digital, bem como um conjunto de recomendações para o bem-estar digital nas escolas a serem adotadas e adaptadas de acordo com as especificidades de cada contexto educativo.