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- CUIDAR COM MÚSICA - INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MATERNA E OBSTÉTRICA, NA PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DA MULHER, NO TRABALHO DE PARTO.Publication . Rosado, Ana; Cruz, OlimpiaO uso da música no trabalho de parto, constitui uma poderosa ferramenta na promoção do bem-estar da mulher. Consiste num método não farmacológico e uma intervenção autónoma da enfermagem, que vai enriquecer a prestação de cuidados do EESMO, contribuindo para uma experiência de parto positiva. Com o objetivo de mapear a evidência científica sobre o uso da música, como cuidado, na promoção do bem-estar da mulher no trabalho de parto, foi realizada uma Scoping Review partindo da questão “Quais as vantagens do uso da música, como cuidado, no trabalho de parto?”. Na pesquisa realizada na EBSCOhost obtiveram-se 9 artigos, dos quais emergiram temáticas pertinentes relativamente ao uso da música no trabalho de parto. Os resultados apontam como vantagens: alívio da dor/ desconforto; promoção do relaxamento; redução da ansiedade/ stress; e bem-estar físico e psicológico. Face à existência de pouca evidência científica de origem portuguesa, sugere-se um aprofundamento do tema ao nível da investigação bem como da formação.
- Os Fundamentos Económicos do Desenvolvimento Sustentável e a Coesão Regional:O Papel da Economia Social e da Economia de ProximidadePublication . Oliveira, PedroO Desenvolvimento Sustentável constitui um dos desafios centrais da economia contemporânea, exigindo uma abordagem crítica às teorias do crescimento e às estratégias de desenvolvimento regional. Este manual apresenta uma sistematização das principais correntes do pensamento económico, analisando a sua relação com os desafios da sustentabilidade, com especial ênfase no papel das organizações da economia social como catalisador de inovação e transformação territorial.
- A influencia dos mitos e crenças no trabalho de parto e partoPublication . Rodrigues, Elsa; Cruz, OlimpiaA cultura desempenha um papel significativo nas crenças, mitos, atitudes e práticas em torno trabalho de parto e parto. Estudar a interação entre a cultura e a experiência trabalho de parto e parto pode ajudar a entender melhor as necessidades e preocupações específicas das mulheres grávidas em diferentes contextos culturais. Foi realizada uma Scoping Review com o objetivo de mapear a evidência científica sobre a influência dos mitos e crenças no trabalho de parto e parto na perspetiva da mulher grávida, obtendo-se 5 artigos. Pela evidência científica obtida infere-se que é essencial reconhecer que as crenças e mitos em torno do trabalho de parto e parto variam amplamente entre as culturas e comunidades, e que o impacto específico depende da história, educação e experiências individuais da mulher grávida. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica deve estar ciente dessas influências culturais, respeitar e apoiar a mulher nas suas opções de parto, salvaguardando o bem-estar materno e fetal e promovendo uma experiência de parto positiva.
- Intervenções do Enfermeiro Especialista de Saúde Materna e Obstétrica na Prevenção do Trauma Perineal no 2º Estadio do Trabalho de PartoPublication . Costa, Ana; Dias, HeliaO trauma perineal no parto define-se como a perda de integridade dos tecidos devio a lesões na região genial durante o período expulsivo do trabalho de parto. Associa-se a diversas morbilidades a curto e/ou longo prazo na vida da mulher. Torna-se emergente a atualização da evidênia científica e a sua mobilização para a prática de cuidados, com o objetivo de uniformizar os cuidados especializados e promover os ganhos em saúde. O presente relatório tem como objetivo geral descrever e avaliar de forma individual, crítica e reflexiva as atividades desenvolvidas face aos objetivos propostos para o estágio IV, enquanto futura EEESMO. A partir da questão de revisão: “Quais as evidências relativas às intervenções do EEESMO na prevenção do trauma perineal no segundo estadio do trabalho de parto?” realizou-se uma Scoping Review, segundo as orientações do Joanna Briggs Institute. Utilizaram-se as plataformas: EBSCO e PubMed; literatura cinzenta: RCAAP e Scielo e, foram incluídos 11 artigos. As evidências científicas demonstram como intervenções do EEESMO na prevenção do trauma perineal no segundo estadio do trabalho de parto: técnica “Hands On”/Manobra de Ritgen, técnica “Hands Off”, aplicação de compressas quentes, aplicação de substâncias lubrificantes, promoção do puxo espontâneo, massagem perineal, proteção perineal manual, proteção perineal moderada e técnica “Please Squeeze”. É fulcral que o EEESMO investigue, reflita sobre a sua prática clínica, desenvolva competências e conhecimentos na prevenção do trauma perineal no 2º estadio do TP, mas, aliado a todas as intervenções surge a importância do EEESMO asseguar um ambiente seguro, promover o apoio contínuo e prestar cuidados individualizados às parturientes.
- Musicoterapia como estratégia adaptativa para o recem-nascido á vida extrauterinaPublication . Barros, Natalina; Guerra, AçucenaObjetivo: Mapear a evidência sobre os benefícios da musicoterapia para a adaptação do recém-nascido à vida extrauterina. Introdução: O feto desenvolve capacidades sensoriais, nomeadamente a audição, ainda durante a gestação sendo o ambiente intrauterino rico em estimulação acústica. O recém-nascido, após o nascimento é confortado pela audição destes sons, sendo o white noise um som que evoca o meio intrauterino. A musicoterapia produz efeitos benéficos na dor, conforto, choro e parâmetros vitais dos recém-nascidos como a regulação da frequência cardíaca e respiratória, promoção e indução do sono e fortalecimento da vinculação. Assim a estimulação musical pode ser aplicada para reduzir efeitos adversos e melhorar a adaptação dos recém-nascidos à vida extrauterina. Critérios de inclusão: Os participantes incluídos são os recém-nascidos. Os conceitos são musicoterapia; white noise; trabalho de parto; recém-nascido e vida extrauterina; e o contexto é “open”. Foram incluídos estudos em qualquer idioma, produzidos e publicados em qualquer país do mundo. Métodos: Foi realizada uma revisão segundo o protocolo de Scoping Review preconizado pelo Joanna Briggs Institute®. Os termos utilizados para a pesquisa foram: “Infant, Newborn”; “Music Therapy”; “White noise”; “Intrauterine Sounds”; “Delivery, Obstetric”; “Parturition”; “Labor, Obstetric”; “Intrapartum, Care”; “Postpartum Care” e “Postpartum”, nas bases de dados CINAHL Complete, Cochrane Central Register of Controlled Trials, MEDLINE Complete, MedicLatina, PubMed e Google Scholar em abril de 2023. A pesquisa, a análise, a extração e síntese dos dados foram realizadas pelas revisoras tendo sido excluídos os artigos que não cumpriam os critérios acima referidos. Resultados: A utilização da musicoterapia traz benefícios ao recém-nascido por melhorar a sua estabilidade hemodinâmica, traz benefícios comportamentais por melhorar o sono e choro e tem implicações benéficas na relação com melhoria do processo de vinculação, tudo situações que melhoram a sua adaptação à vida extrauterina. Conclusões: A musicoterapia é uma intervenção não invasiva, eficaz e económica que ajuda os enfermeiros na criação de um ambiente de promoção da saúde, bem-estar e conforto que pode ser recomendada como um método alternativo, seguro e não farmacológico para reduzir o stress e melhorar o bem-estar materno-fetal e neonatal ajudando o recém-nascido na sua adaptação à vida extrauterina.
- Prevenção das infecções associadas aos cuidados de saúde em equipas de Cuidados continuados Iintegrados.Publication . Beatriz Simões LopesEste relatório de estágio descreve o trabalho desenvolvido para obtenção do grau de mestre em Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública. Na prestação de cuidados identifica-se a problemática das infeções do trato urinário (ITUs) numa comunidade alvo de cuidados domiciliários em cuidados continuados integrados. Tem como objetivos: aplicar e refletir sobre o projeto de prevenção e controlo das ITU e desenvolver competências específicas. Utilizou-se a metodologia do Planeamento em Saúde e o Modelo Sistémico de Neuman, com análise de dados pelo SPSS®. Através de uma «Scoping Review», emergiram estratégias como entrevistas a enfermeiros, consultas de processos e sessões formativas. O projeto aumentou o conhecimento dos enfermeiros sobre fatores e estratégias de prevenção e controlo de ITUs. O enfermeiro especialista contribuiu significativamente na educação e sensibilização, implementação de protocolos, vigilância, monitorização, investigação e colaboração interdisciplinar.
- Promoção do inicio precoce da amamentação durante o contato pele-a-pelePublication . Marita Carla Correia BentoRESUMO Com a elaboração do presente documento, pretende-se espelhar o percurso realizado no sentido da aprendizagem, aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. O ambiente de cuidados em que decorre o parto e o pós-parto imediato tem profundas implicações no estabelecimento do início precoce da amamentação. Amamentar o recém-nascido durante a primeira hora de vida dá-lhe melhores hipóteses de sobreviver, crescer e desenvolver todo o seu potencial. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica encontra-se numa posição privilegiada para promover a fisiologia do parto e cuidados respeitosos após o nascimento, equilibrando o protagonismo da mulher/família e facilitando o início precoce da amamentação, aumentado a sua probabilidade de sucesso e a qualidade dos cuidados em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. O ciclo reprodutivo, gravídico e puerperal pauta-se pela constante necessidade de adaptação da mulher/casal/família aos estímulos físicos, emocionais, psicológicos e sociais que encerra, pelo que, o percurso formativo aqui demonstrado foi norteado pela Teoria de Grande Alcance de Callista Roy, no seu Modelo Adaptativo. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma Scoping Review, segundo as orientações do Joanna Briggs Institute Manual for Evidence Synthesis, com objetivo de mapear a evidência científica existente acerca das intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica para a promoção do início precoce da amamentação, durante o contacto pele-a-pele. Foi, ainda, realizado um estudo primário, qualitativo, exploratório e descritivo, visando identificar e descrever as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica para a promoção do início precoce da amamentação, assim como explorar a sua perceção acerca das implicações destas intervenções nos cuidados prestados. Os resultados obtidos sugerem que o parto eutócico e a realização do contacto pele-a-pele imediato estão estreitamente relacionados com o início precoce da amamentação, seguidos de práticas de cuidados como a presença da pessoa significativa, a manutenção da privacidade e a realização de procedimentos durante o contacto pele-a-pele. As intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica passam pela promoção da fisiologia do parto e pós-parto imediato, facilitação do contacto pele-a-pele ininterrupto e independentemente da via do parto, manutenção das condições ambientais favoráveis e apoio emocional e/ou físico à mulher, até à concretização da primeira mamada espontânea do RN.
- Promoção do inicio precoce da amamentação durante o contato pele-a-pelePublication . Marita Carla Correia BentoCom a elaboração do presente documento, pretende-se espelhar o percurso realizado no sentido da aprendizagem, aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. O ambiente de cuidados em que decorre o parto e o pós-parto imediato tem profundas implicações no estabelecimento do início precoce da amamentação. Amamentar o recém-nascido durante a primeira hora de vida dá-lhe melhores hipóteses de sobreviver, crescer e desenvolver todo o seu potencial. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica encontra-se numa posição privilegiada para promover a fisiologia do parto e cuidados respeitosos após o nascimento, equilibrando o protagonismo da mulher/família e facilitando o início precoce da amamentação, aumentado a sua probabilidade de sucesso e a qualidade dos cuidados em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. O ciclo reprodutivo, gravídico e puerperal pauta-se pela constante necessidade de adaptação da mulher/casal/família aos estímulos físicos, emocionais, psicológicos e sociais que encerra, pelo que, o percurso formativo aqui demonstrado foi norteado pela Teoria de Grande Alcance de Callista Roy, no seu Modelo Adaptativo. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma Scoping Review, segundo as orientações do Joanna Briggs Institute Manual for Evidence Synthesis, com objetivo de mapear a evidência científica existente acerca das intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica para a promoção do início precoce da amamentação, durante o contacto pele-a-pele. Foi, ainda, realizado um estudo primário, qualitativo, exploratório e descritivo, visando identificar e descrever as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica para a promoção do início precoce da amamentação, assim como explorar a sua perceção acerca das implicações destas intervenções nos cuidados prestados. Os resultados obtidos sugerem que o parto eutócico e a realização do contacto pele-a-pele imediato estão estreitamente relacionados com o início precoce da amamentação, seguidos de práticas de cuidados como a presença da pessoa significativa, a manutenção da privacidade e a realização de procedimentos durante o contacto pele-a-pele. As intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica passam pela promoção da fisiologia do parto e pós-parto imediato, facilitação do contacto pele-a-pele ininterrupto e independentemente da via do parto, manutenção das condições ambientais favoráveis e apoio emocional e/ou físico à mulher, até à concretização da primeira mamada espontânea do RN.
- Recomendações para a Promoção do Bem-Estar Digital nas EscolasPublication . Cosmi, Nada; Simão, Ana Margarida Veiga; Monteiro, Angélica; Lázaro, Cecília; Magalhães, Ceestino; Ponte, Cristina; Patrão, Ivone; Brites, Maria José; Lucas, Margarida; Ferreira, Pedro; Pereira, Sara; Silva, Sofia Marues da; Seixas, Sónia; Seixas, Sónia Raquel; Castro, TeresaEm 2020, a União Europeia (UE) lançou o Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) – Reconfigurar a educação e a formação para a era digital – numa iniciativa política que pretende apoiar a adaptação dos sistemas de ensino dos Estados-Membros à designada era digital, e no sentido de assegurar uma educação digital de elevada qualidade, inclusiva e acessível na Europa: Em Portugal está em curso um Programa de Digitalização para as Escolas, com vista à integração transversal das tecnologias digitais nas áreas curriculares dos ensinos básico e secundário, que visa contribuir para o desenvolvimento das competências digitais dos alunos. Assim, além do acesso a equipamentos e a conectividade, os alunos dos ensinos básico e secundário, das escolas da rede pública de Portugal Continental, têm a oportunidade de beneficiar da inovação e da integração do digital em contexto educativo, sobretudo do valor acrescentado que aquele pode trazer não só em termos pedagógicos, para a melhoria da qualidade das aprendizagens, mas também como adjuvante à formação de cidadãos aptos a lidarem com os desafios presentes e futuros. Atualmente, é consensual que o uso de diversas ferramentas digitais e o acesso à Internet têm um papel fundamental na vida dos alunos, independentemente da faixa etária, sendo utilizadas como meios de comunicação, socialização, lazer, aprendizagem e de realização de tarefas. No entanto, importa considerar o impacto que a sua utilização pode ter no bem-estar de todos, e ter presente quais são as oportunidades e os riscos associados à utilização dos dispositivos digitais, particularmente pelas crianças e pelos jovens. Este guião pretende apoiar os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/Ena) na definição de estratégias de implementação de medidas que contribuam para que os dispositivos digitais sejam utilizados de forma equilibrada, permitindo a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e o desenvolvimento das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Este documento disponibiliza um breve levantamento de oportunidades e de riscos do uso do digital, bem como um conjunto de recomendações para o bem-estar digital nas escolas a serem adotadas e adaptadas de acordo com as especificidades de cada contexto educativo.