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Advisor(s)
Abstract(s)
: Numa perspetiva humanista do empreendedorismo, na linha de Maslow, e
dentro dos estudos das ciências sociais e do comportamento em educação, o
presente estudo tem como objetivo central analisar no campo da temática do
empreendedorismo e da educação para o empreendedorismo o impacto do
voluntariado feminino para a Autorrealização Humana na questão de género
selecionada em particular. O estudo de tipo quantitativo baseou-se nos dados
recolhidos através de uma amostra de 549 sujeitos (feminino; idade 75-84), residentes
em Portugal, com a aplicação de um inquérito sociodemográfico e da Escala de
Satisfação com a Vida, Likert 5 pontos, 5 itens (Pavot & Diener, 1993). Questão
de partida: Qual a relação entre a escala (ESV) com a variável experiência de
voluntariado em estudo? Os dados revelaram impacto entre satisfação pessoal atual,
com a variável voluntariado praticado ao longo da vida, na linha do tempo. O estudo
aponta para diferenças estatisticamente significativas (p<0.001) para perceção de
satisfação com a vida e voluntariado desenvolvido. Na estatística descritiva e Testes
t: relações entre depressão versus perceção de satisfação com a vida e o género t= -
5.063; p=0.000 conclui-se a importância do empreendedorismo feminino, voluntariado
organizado, especificamente, praticado em vários projetos de economia social ou 3º
setor, para a posterior perceção de satisfação com a vida feminina em idades
avançadas, constituindo-se um fator protetor para a qualidade de vida e
autorrealização numa componente cognitiva dos indivíduos. Espera-se, assim, num
futuro próximo, dar continuidade a este trabalho dentro desta temática emergente e
sugerir também futuros estudos.
Description
Keywords
educação satisfação terceiro setor ONGD feminino voluntariado Maslow
Citation
Galinha, S.A. (2024). Participação em projetos de voluntariado organizado ao longo da vida e percepção da satisfação com a vida – contributos para o empreendedorismo no feminino. In J. Jardim & E. Rodrigues (Org.) Educação empreendedora e cidadania: Novos paradigmas para um futuro colaborativo. (pp.475-482). SkillsResearch. ISBN 978-989-35651-2-4.