Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.79 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
No contexto contemporâneo de acelerada transformação e enormes desafios que ao ensino se colocam, encetamos, justamente, por problematizar o modo como uma sociedade líquida reivindica uma atuação didática que, em posicionamento crítico e ativo, refunde a relação dos sujeitos com o saber — neste caso, a língua e a escrita — e reclame o(s) seu(s) sentido(s). Tratando-se o público-alvo em apreço de futuros educadores de infância e professores dos primeiros seis anos de escolaridade, urge uma didática da língua que, efetivamente, convoque uma (re)construção de sujeitos leitores e escritores, mais conscientes dos processos escriturais em diversos contextos, complexidade a que se alia o poder pessoal e social da escrita; em suma, mais intervenientes na sua relação com a escrita. Daremos conta, pois, das bases teóricas e metodológicas que nos levam a implementar um programa de leituras e escritas que aliem a vertente identitária à epistémica e do qual destacamos o kit metafórico. Esta ferramenta pedagógica dá-nos já indícios
de proporcionar uma trajetória vital e emotiva, restauradora da Memória, acomodando as hesitações e decisões próprias do processo escritural, aprendizagens e saberes, gerando contextos de criação de pensamento e inteligência metafóricos e socioemocionais e momentos (auto)reflexivos que permitem interpretar a Vida poliedricamente.
Description
Keywords
Didática da Língua Escrita Kit Metafórico Leitura Relação com a Escrita
Citation
Cardoso,I. & Matias,A. (2024). A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a língua. In J. Sousa, M.J. Santos, L.G. Magueta, M.S.P. Lopes & L. Birites, Emoções, Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participação em espaços educativos, 39-65pp. ISBN 978-989-40-2261-9