Livros e capítulos de livros_ESES
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Livros e capítulos de livros_ESES by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 134
Results Per Page
Sort Options
- Um estudo sobre a educação de infância no distrito de SantarémPublication . Cardona, Maria João; Alves, Maria Madalena; Luís, Helena; Costa, Fernando; Gonçalves Camacho, António George; Pereira, Idalina; Hamido, Gracinda; Rodrigues, IsabelProjeto de caracterização da Educação Pré-Escolar no distrito de Santarém - PROCEP
- A narrativa na promoção da igualdade de género: contributos para a educação pré- escolarPublication . Da Silva, Ana; Araújo, Dina; Luís, Helena; Rodrigues, Isabel; Escourido, Sofia; Rosário, Manuela; Cardona, Maria João; Campiche, Pedro e Jean; Tavares, Teresa-ClaudiaO papel e desenvolvimento da educação pré-escolar esteve intima- mente ligado a evolução do papel social das mulheres e a sua entrada no mundo do trabalho, mas a sua importância não pode ser entendida apenas como resposta a essa ou outras necessidades sociais. 0 seu potencial educativo foi sendo gradualmente reconhecido sendo a frequência de instituições de educação pré-escolar valorizada pela sua importância no desenvolvimento da criança e pela relevância do seu papel na sua futura integração escolar e na sua formação para a cidadania.
- Um estudo sobre educação de infância no distrito de SantarémPublication . Cardona, Maria João; Alves, Maria Madalena; Luís, Helena; Costa, Fernando; Gonçalves Camacho, António George; Pereira, Idalina; Hamido, Gracinda; Rodrigues, IsabelEm Portugal a educação das crianças antes da sua entrada para o ensino obrigatório sempre ocupou um lugar muito específico e diferenciado em relação aos outros níveis de ensino. Tendo evoluído sem obedecer a uma política educativa previamente definida, a educação de infância tem- se caracterizado por uma grande heterogeneidade, tanto em relação à rede institucional como em relação à formação de educadores.
- Agressividade dos alunos e comportamentos de saúde: dois fenómenos transversais em educaçãoPublication . Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta MarruazO presente trabalho apresenta alguns resultados obtidos, no domínio da agressividade e comportamentos de saúde, numa amostra de 680 jovens dos 12 aos 17 anos que frequentam o 3º Ciclo em estabelecimentos de ensino público na zona da grande Lisboa. Procurou-se caracterizar os alunos consoante o seu grau de agressividade (mais agressivos e menos agressivos) e verificar a eventual associação com alguns indicadores de saúde, nomeadamente comportamentos de risco (consumo de substâncias como o álcool, tabaco e drogas ilegais), saúde mental (depressão, sintomas físicos e psicológicos) e factores de protecção (relação com o corpo e prática desportiva). Observaram-se diferenças significativas entre ambos os grupos nas três dimensões de saúde abordadas. Os alunos mais agressivos manifestam mais comportamentos de risco (superior consumo de tabaco, álcool e haxixe) e mais sintomas físicos e psicológicos, enquanto os alunos menos agressivos manifestam mais comportamentos de protecção da saúde (prática desportiva).
- Educação de infância. Formação e desenvolvimento profissionalPublication . Cardona, Maria JoãoNesta pesquisa procurou analisar-se a forma como a evolução das políticas educativas condicionou a história do grupo profissional das educadoras/educadores de infância. O estudo foi realizado em Santarém, considerando as características da rede institucional existente e das profissionais e dos profissionais de educação de infância que trabalham no distrito. Utilizando o método biográfico com um grupo de educadoras que realizaram a sua formação nas últimas décadas, em diferentes tipos de escolas de formação, foi feito um estudo do seu desenvolvimento profissional, analisando o percurso formativo e a forma como viveram a evolução das políticas educativas que caracterizaram os últimos anos. As várias questões analisadas, durante esta pesquisa, tornam evidente que a indefinição que tem caracterizado as políticas educativas definidas para a infância se repercute a vários níveis, nomeadamente na forma como é vivenciado o desenvolvimento profissional das educadoras/educadores de infância.
- Explorar o SPSS em contexto educativoPublication . Silva, Francisco; Barbas, Maria Potes; Silva, Liliana
- Educação de infância: formação e desenvolvimento profissionalPublication . Cardona, Maria JoãoEsta publicação corresponde a uma versão resumida da tese de doutoramento que incluí em Dezembro de 2021. Este foi realizado na sequência de outras pesquisas que têm tido em comum a preocupação em chegar a um conhecimento mais aprofundado da realidade da educação de infância Portuguesa.
- Estudo do meio: propostas de investigação sobre o ambiente naturalPublication . Reis, Pedro
- Sequências e funçõesPublication . Ponte, João Pedro da; Matos, Ana; Branco, Neusa Cristina VicenteEste conjunto de materiais de apoio constitui uma sugestão de organização do ensino-aprendizagem proporcionada ao professor para os tópicos de Sequências e regularidades e Funções, habitualmente ensinados no 7.º ano de escolaridade.
- Álgebra no ensino básicoPublication . Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa Cristina Vicente; Matos, AnaO presente livro constitui um material de apoio ao trabalho dos professores do ensino básico no âmbito da Álgebra, abordando os temas Álgebra e pensamento algébrico, orientações curriculares para o ensino da álgebra, relações, sequências e regularidades, símbolos e expressões algébricas, equações do 1.º grau, funções, sistemas de equações, equações do 2.º grau e inequações.