Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
957.94 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com o objetivo de compreender as perceções dos profissionais de educação sobre a Edu cação Ambiental e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na
sua prática pedagógica, bem como de analisar como a Educação Ambiental/Educação
para o Desenvolvimento Sustentável é implementada nas escolas para promover os ODS
e contribuir para a sua concretização, realizou-se um estudo qualitativo. Este estudo en volveu educadores e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), bem como
crianças de uma sala de Pré-Escolar e de uma turma de 4.º ano. As narrativas recolhidas
permitiram identificar tanto o trabalho desenvolvido como as perceções dos participantes
relativamente à prática e à promoção dos ODS. O documento organiza-se em quatro par tes: o enquadramento teórico, onde se contextualiza o estudo à luz da revisão da literatura
sobre a temática; a metodologia, com a descrição e fundamentação das opções metodoló gicas e caracterização dos participantes; os resultados, que apresentam os dados recolhi dos através da triangulação dos instrumentos em alinhamento com os objetivos do estudo;
e as considerações finais, onde se sintetizam as principais conclusões alcançadas.
Description
Keywords
ODS educação ambiental prática pedagógica 1.º Ciclo do Ensino Básico pré-escolar
Citation
Pereira, M. & Linhares, E. (2024). Educação ambiental e ODS: uma abordagem pedagógica para o JI e 1.º CEB. In M.J.Cardona & E. Linhares(ed.lit.), Trajetórias investigativas na educação pré-escolar e ensino básico, (p.p.166-180). Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação