Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária by advisor "Delgado, Luísa"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação do impacto do auxílio permanência presencial na vida dos discentes do Instituto Federal de Brasília: um estudo de caso do Campus SamambaiaPublication . Meneses, Luana Rodrigues de Lima; Delgado, Luísa; Santos, CarolinaEsta dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém, refere-se a uma pesquisa sobre o auxílio permanência presencial no Instituto Federal de Brasília - IFB campus Samambaia, que teve como objetivo analisar o impacto e o papel do auxílio permanência presencial na promoção da permanência dos discentes do IFB campus Samambaia em situação de vulnerabilidade social. Diante da desigualdade social brasileira, no âmbito educacional, evidenciou-se a necessidade da Assistência Estudantil, com vistas à democratização do ensino. No que se refere a Assistência Estudantil, dentre os Programas de Permanência do campus Samambaia, a pesquisadora optou por estudar o Auxílio Permanência Presencial, pois é o que tem a maior expressividade no campus em relação a quantidade de alunos atendidos. Esse auxílio dá apoio financeiro aos estudantes que estão em situação de vulnerabilidade social, para que o estudante tenha condições de arcar com as despesas de transporte, material didático, alimentação, dentre outras, conseguindo, assim, permanecer no curso. O auxílio permanência presencial faz parte de uma política pública que visa reduzir os efeitos da desigualdade e incluir cidadãos, atuando no âmbito da justiça social. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, realizado por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se como métodos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e questionários semiestruturados, aplicados aos estudantes que foram contemplados no 2º semestre de 2016 com o auxílio permanência presencial. Os resultados apontaram para a importância do auxílio permanência presencial na vida dos discentes em situação de vulnerabilidade social, pois promove a igualdade de oportunidades e torna o processo educacional mais justo e equânime. A assistência estudantil se tornou, portanto, um mecanismo para o cumprimento do direito social a educação com a finalidade de colaborar com a ruptura dos obstáculos e com a superação dos problemas que podem interferir no desempenho dos estudantes, colaborando assim com a permanência e o bom desempenho acadêmico.
- Capacitação e inclusão laboral de um sujeito com diferença funcional intelectual na equoterapia do IFB CampusPlanaltina-DFPublication . Cavalcante, Maria Goretti Martins de Oliveira; Vieira, Denise; Delgado, LuísaOptou-se nesse trabalho pelo método de pesquisa de intervenção com a finalidade de capacitar um indivíduo com DFI para sua atuação no serviço de auxiliar-guia. Nesse processo de pesquisa o objetivo principal se limitou à capacitação profissional desse indivíduo com DFI, bem como intervir para viabiliazar sua inclusão laboral no próprio ambiente de trabalho onde foi articulada sua capacitação profissional, o setor da Equoterapia do IFB campus Planaltina-DF. Para viabilizar essa inclusão laboral, optamos como meio facilitador de contratação do indivíduo, a empresa terceirizada que presta serviço para o IFB campus Planaltina-DF. Essa empresa terceirizada é uma prestadora de serviços contratada pela instituição IFB, possui funcionários com variadas funções prestando serviços em todos setores da instituição. Desse modo, acredita-se que essa empresa seja o caminho ideal para incluir esse indivíduo com DFI em seu quadro de funcionários, permitindo que o mesmo aplique suas habilidades laborativas no setor da Equoterapia na função de auxiliar-guia. Observa-se que por meio da pesquisa interventiva a pesquisadora teve oportunidade de interagir direta e pontualmente com a equipe de professores, indivíduo pesquisado e o ambiente de trabalho equoterápico, permitindo aprimorar a prática educacional equoterápica diariamente desenvolvendo a teoria e a prática de trabalho do auxiliar-guia com análise, intervenção e avaliação dos conhecimentos que fundamentaram essa proposta de capacitação e inclusão laboral. Os resultados analisados demonstram que a equoterapia do IFB campus Planaltina apresenta condições suficientes para capacitar e incluir um indivíduo com DFI em seu ambiente de trabalho.
- Conhecer para melhor intervir - Diagnóstico institucionalPublication . Meireles, Marisa Silva; Delgado, LuísaOs contextos de intervenção social são hoje em dia cada vez mais exigentes, tornando evidente que as Organizações Não Governamentais (ONG) do Terceiro Sector, como a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), têm de acompanhar as complexas transformações sociais das sociedades, de forma a garantir a qualidade dos serviços e respostas sociais que prestam. A investigação subjacente a este relatório partiu da necessidade da Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, local onde o estágio curricular foi desenvolvido, repensar e reorganizar a operacionalização do atendimento social dentro das suas estruturas. Neste sentido, através da investigação desenvolvida, pretendeu-se realizar um diagnóstico institucional que permitisse a identificação das principais forças e fragilidades da instituição ao nível dos processos organizacionais no âmbito do atendimento social. Enquanto estágio assente na metodologia investigação-ação, objetivou contribuir para uma reflexão sustentada sobre as equipas técnicas, procedimentos e ferramentas das ONG, procedendo-se à recolha de informação através de questionário aplicados às várias estruturas de intervenção local da CVP. Esta investigação contribuiu para uma maior compreensão das dinâmicas inerentes ao processo de intervenção social desenvolvido por uma ONG e para traçar algumas recomendações que consideramos importantes para otimizar as respostas sociais disponibilizadas à sociedade civil. A análise de resultados evidencia que a intervenção desenvolvida pelas estruturas locais da CVP ainda não atingiu o auge das suas potencialidades, reforçando a ideia de que é necessário empreender um processo interno de melhoria dos serviços de atendimento, através da promoção de práticas estratégicas que fomentem a exploração de sinergias e a construção de objetivos comuns.
- Estudo das razões da persistência dos estudantes no Campus São Sebastião e a relação desse fenómeno com suas trajetórias escolaresPublication . Modesto, Ana Luísa Knop Henriques; Delgado, LuísaEssa tese trata da pesquisa que tem como objetivo principal analisar as razões que levam os estudantes a realizarem e concluírem vários cursos no Campus São Sebastião, do Instituto Federal de Brasília. Para isso, contou com a participação de estudantes que ingressantes do ano de 2016 e que já haviam concluído, no mínimo, dois outros cursos no Campus. Com esse perfil, nove estudantes, todas mulheres, foram identificadas e, assim, submetidas ao procedimento de inquérito por entrevista semiestruturada utilizando, então a metodologia qualitativa. Os dados foram analisados com base na análise de entrevistas aprofundadas e histórias de vida, de forma a conhecer os motivos diretamente por elas mencionados como favoráveis à persistência nos cursos, mas também aqueles identificados nas entrelinhas dos discursos, chamados de razões adjacentes. Constatou-se que as principais razões que justificam a persistência dessas estudantes nos cursos está no que elas vivenciaram durante a trajetória escolar, na relação construída com o CSSB e com os professores e a perspectiva de atuação profissional. Mas também se constatou que a proximidade da residência com o Campus, o apoio familiar, o fato de terem poucos filhos, os conhecimentos construídos, a aplicabilidade deles na rotina pessoal e profissional, e, por fim, as políticas institucionais, em especial aquelas voltadas para o seguimento de um itinerário formativo, verticalização do ensino e aproveitamento de estudos também se mostraram como importantes fatores. A partir disso, foi construída uma proposta de intervenção socioeducacional voltada para o incremento das razões destacadas como relevantes, bem como para uma permanência consciente em favorecimento de uma educação profissional qualificada, integrada e complementar.
- A implantação do currículo integrado no Curso Técnico em Serviços Públicos na Modalidade EJA do CED 02 do CruzeiroPublication . Medeiros, Tereza Alice Amaro; Delgado, LuísaEsta dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária apresenta os resultados da pesquisa sobre o processo de implantação do Currículo Integrado do Curso Técnico em Serviços Públicos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertado no Centro Educacional 02 do Cruzeiro (CED 02 do Cruzeiro), uma unidade de ensino pública localizada em Brasília, Distrito Federal - DF. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou-se da análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), bem como de documentos oficiais norteadores, para compreender e verificar a organização curricular e as especificidades do curso ofertado; observação participante, para conhecer o lócus da pesquisa e os processos desenvolvidos nas reuniões pedagógicas coletivas; e realização de entrevista semiestruturada com docentes, vice-diretor, coordenador pedagógico e estudantes do curso, para analisar quais foram suas percepções em relação à implantação do curso e à forma como ele foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre. Desta forma, podemos concluir que o PPC foi construído com base nos diplomas legais e dentro de um modelo de gestão participativa. Ficou claro que a ocorrência das dificuldades e questionamentos acerca da organização curricular do curso se devem, principalmente, ao fato de o curso ser novo. Percebeu-se a necessidade de haver um maior entendimento sobre os pressupostos de Currículo Integrado e Formação Integrada em prol do aprimoramento do curso. Apesar disso, o estudo apontou que a implantação do curso foi desenvolvida de maneira satisfatória e diversas ações pedagógicas e interdisciplinares foram identificadas como condições imprescindíveis para a efetivação do Currículo Integrado, tais como o comprometimento da equipe escolar a partir de um trabalho em conjunto, resultando num grupo de estudantes entusiasmado e dedicado, bem como a importância das reuniões pedagógicas coletivas, vistas como importantes momentos destinados às orientações, discussões e reflexões sobre o planeamento do curso. Ficou evidente que a construção coletiva de um Currículo Integrado na modalidade EJA possibilitou ofertar uma educação integral unitária e significativa aos estudantes. A pesquisa também revelou o papel social do curso, na medida em que objetiva formar sujeitos autônomos, críticos e profissionais capazes de realizar o trabalho com ética, qualidade e responsabilidade social.
- A medida do rendimento social de inserção na ótica de um conjunto de indivíduos beneficiáriosPublication . Carvalho, Carla Alexandra dos Santos; Delgado, LuísaO Rendimento Social de Inserção é uma medida da política social ativa com vista ao combate à pobreza e à exclusão social. O presente estudo pretende ser um contributo para apelar à reflexão sobre a aplicação e os resultados da mesma. O facto de ser a Técnica Responsável por um Centro Comunitário permitiu-me um contacto de proximidade com os indivíduos e famílias que beneficiam desta medida sendo que esta envolvência direta tornou-me particularmente sensível e interessada na compreensão de todas as dificuldades e carências que afetam o seu quotidiano. A relação de confiança estabelecida foi o ponto inicial para este estudo com o qual se pretende verificar qual a implicação que os beneficiários do RSI têm na implementação da própria medida. As metodologias de investigação adotadas centraram-se numa abordagem qualitativa, com recurso à aplicação de um inquérito por entrevista a cada um dos sete beneficiários, conversas informais, análise documental e observação direta. Através da realização da presente investigação pudemos aferir que a amostra do estudo se sente desprotegida no que respeita ao trabalho técnico de acompanhamento desenvolvido bem como, existe ausência de negociação nos Contratos de Inserção.
- A medida socioeducativa de semiliberdade e seu potencial transformador : estudo de caso realizado em uma unidade feminina do Distrito FederalPublication . Fonseca, Alessandra do Carmo; Delgado, Luísa; Silva, Maria Cristina daA presente pesquisa teve por objetivo investigar a relação que as adolescentes em conflito com a lei estabeleceram com a unidade socioeducativa e como essa relação poderá contribuir para a reconstrução de suas vidas. Mesmo com muitos avanços legais e educacionais, o ensino para as adolescentes em conflito com a lei precisa ter uma maior visibilidade. O modelo teórico-metodológico adotado foi de natureza qualitativa, por meio da observação participante e de entrevistas semiestruturadas realizadas a partir da metodologia de História Oral Temática. A análise das entrevistas foi realizada através da técnica de análise de conteúdo categorial. Por meio da análise foi identificado que o primordial para a efetividade da medida socioeducativa foi a relação estabelecida entre as socioeducandas e a unidade socioeducativa. Foi esta relação que contribuiu para a reconstrução da trajetória de vida delas, relação esta subsidiada por vários aparatos: o acolhimento, o acesso à educação, o acesso ao estágio, o contato positivo entre a família e a unidade, as normas de convivência da unidade, o estímulo à autoavaliação e à profissionalização das adolescentes infratoras. Com esta pesquisa esperamos discutir e fornecer mais informações sobre a Educação no Sistema Socioeducativo e seus desdobramentos, explicitando a complexidade desta temática principalmente sobre as medidas privativas e restritivas de liberdade feminina. Esperamos contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que considerem mais adequadamente as especificidades do Sistema Socioeducativo e também as características peculiares das adolescentes.
- Um olhar sobre a violência doméstica na mulher idosaPublication . Pão-Duro, Natália de Jesus Costa Oliveira; Delgado, LuísaA violência na intimidade atualmente é uma das preocupações, porque afeta mulheres e homens de todo o mundo, mas mais mulheres de forma isolada. Também faz parte da chamada questão social, revelando formas de dominação e opressão desencadeadoras de conflitos. A violência na intimidade, x que geralmente se denomina de “violência doméstica”, é mundialmente considerada como uma violação de direitos humanos. Neste estudo objetivamos clarificar os fatores associados à violência doméstica na mulher idosa, bem como perceber se as crenças das mulheres idosas, vítimas de violência doméstica, são um fator de risco. Assente numa metodologia de caráter qualitativo, entrevistaram-se quatro mulheres idosas, vítimas de violência doméstica, de forma a compreender os motivos que as levaram a ter casamentos duradouros com violência e a identificar qual o perfil dos agressores. Com base nos dados recolhidos, entendeu-se que as mulheres mantiveram-se nestas relações x pelos filhos e por vergonha do que os outros pudessem pensar, uma vez que sociedade em que viveram, bem como a sua educação primária, não via a violência doméstica como um problema, mas sim como um ato normal entre os casais. Por um lado, estas mulheres sentem-se culpadas de toda a sua vida ter sido vivida num ciclo de violência doméstica, minimizando por vezes alguns episódios. Por outro lado, não tinham conhecimento do funcionamento das entidades de 1ª linha e de como estas as podiam ter ajudado, mas sabem atualmente da sua existência.Conclui-se que muito há a fazer no apoio a vítimas de violência, devido ao facto de muitas destas idosas não terem conhecimento acerca dos procedimentos para por fim à violência vivida. Seria muito mais positivo que as medidas adotadas por estas entidades não fossem tanto de caráter remediativo, ou seja, se as medidas de afastamento fossem deliberadas em tempo útil, as vítimas não teriam que recorrer a casas abrigo ou a casas de familiares. Estas sentem a solidão, necessitando de alguém que, de uma forma amiga e solidária, as possa escutar, compreender e ajudar.
- A política de assistência estudantil do Instituto Federal de Brasília: perceção e avaliação dos alunos beneficiários e seus reflexos nas vidas académica e pessoalPublication . Júnior, Rudimar Machado Sousa; Delgado, LuísaEsta dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, do Instituto Politécnico de Santarém, refere-se a uma pesquisa realizada com os alunos beneficiários da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Brasília (IFB). A Política de Assistência Estudantil do IFB foi instituída após a promulgação do Decreto que regulamentou o Programa Nacional de Assistência Estudantil, abrangendo os Institutos Federais. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a Política de Assistência Estudantil do IFB na perspectiva dos alunos beneficiários, analisando como eles percebem e avaliam essa política e os reflexos que o recebimento dos benefícios causam em suas vidas acadêmica e pessoal. Trata-se de uma pesquisa de metodologia mista e como técnica de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado, que foi aplicado aos estudantes bolsistas. Nos resultados desta pesquisa observou-se, que na percepção dos alunos beneficiários da Política de Assistência Estudantil do IFB, os benefícios recebidos causam reflexos positivos tanto na vida acadêmica quanto na vida pessoal dos alunos.
- Projeto Anima - Melhor CuidarPublication . Costa, Soraia Filipa Sousa da; Delgado, LuísaO trabalho descreve o desenvolvimento do Projeto ANIMA – Melhor Cuidar, no Serviço de Apoio Domiciliário da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros, cujo âmbito passou por um programa de campo destinado a idosos. Para a sua concretização, foram desenvolvidas visitas domiciliárias com vista à atualização dos processos individuais dos utentes. Nelas, foram averiguadas as informações necessárias para a seleção dos participantes, percebendo-se quem poderia beneficiar do projeto tendo em conta alguns critérios (isolamento e solidão; falta de estimulação física e cognitiva; benefício do cuidador e utente com resposta a curto prazo). Numa última análise, foram selecionados cinco utentes para intervir, considerando as suas necessidades e também as das suas famílias. Pretendeu-se com isto ajudar utentes e famílias num estimular das suas capacidades físicas e cognitivas.