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Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária

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  • Inclusão dos alunos migrantes nas escolas do 1º ciclo do município de Alcobaça
    Publication . Pereira, Daniela Alexandra Machado; Ferreira, Tatiana
    presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do 2º ano de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, resulta do estágio curricular realizado na Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA). O tema do trabalho, e no qual se baseou o estágio realizado, trata-se da inclusão dos alunos migrantes nas escolas de 1º ciclo do município. As pesquisas que suportaram o enquadramento teórico e o diagnóstico realizado, assentam nas trajetórias migratórias e na evolução da presença dos alunos migrantes nas escolas, assim como nas políticas educativas inerentes a esta temática. A metodologia utilizada segue a abordagem qualitativa, tendo como recurso a recolha de dados sobre a rede educativa do município e a realização de entrevistas ao chefe de Divisão de Educação e Juventude da CMA, aos diretores de agrupamento de escolas e professores das escolas de 1º ciclo do concelho de Alcobaça. De acordo com o diagnóstico e análise de dados realizados, foi possível percecionar quais as principais dificuldades das escolas na inclusão dos alunos migrantes nos seus estabelecimentos. Assim, ao longo do estágio, foi possível experienciar e compreender a relevância do profissional de Educação Social no levantamento de problemas e a elaboração de propostas de intervenção para a resolução e a prevenção dos mesmos.
  • Ajuda de Mãe: ações que transformam vidas
    Publication . Mateus, Nádia Dally; Ferreira, Tatiana
    O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Tem como tema “Associação Ajuda de Mãe: Ações que transformam vidas” e analisa o papel desta associação como rede de apoio a mulheres grávidas e mães em situação de vulnerabilidade. A Associação Ajuda de Mãe é uma Associação de Solidariedade Social com estatuto de utilidade pública que desenvolve diversos trabalhos no âmbito social e presta apoio a famílias socialmente desfavorecidas. As mães e seus bebês são acolhidos e acompanhados por uma equipa multidisciplinar e por voluntários. Este acompanhamento vai além do apoio material e econômico prestado pela associação, compreendendo também a dimensão laboral e formativa. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, com base no estudo de caso do Gabinete da Ajuda de Mãe de Santarém (GAMS), com a interseção de várias técnicas, desde a análise documental de relatórios da associação à observação participante e realização de entrevistas com as mães que frequentam ou frequentaram GAMS e o projeto de empreendedorismo social ReUse by Ajuda de Mãe, nomeadamente o ateliê de costura. Essas entrevistas são narrativas de vida das mulheres acompanhadas pela associação, relatando as suas experiências e vivências da gravidez e maternidade em situação de vulnerabilidade e o impacto que o apoio institucional prestado pelo GAMS teve nas suas vivências da maternidade.
  • Fatores condicionantes do insucesso e abandono escolar no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico - estudo numa Região da Guiné-Bissau
    Publication . N´Cuga, Augusto Cudon; Dias, Paulo; Silva, Perpétua
    A presente dissertação visa a conclusão do curso de mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Intitulado “Fatores condicionantes do Insucesso e Abandono escolar no 1º e no 2º ciclo do Ensino Básico – estudo numa Região da Guiné-Bissau”, este trabalho pretende identificar os principais fatores que condicionam e provocam insucesso e abandono escolar na Guiné-Bissau, baseado em um estudo de caso na região de Biombo, especificamente no setor de Safim, tendo como objetivos específicos: conhecer a estrutura do sistema educativo guineense; caraterizar o insucesso e abandono escolar no estabelecimento escolar do 1º e 2º ciclo Safim-Sede e identificar os fatores que condicionam estes fenómenos sociais e educativos. Para colheita de dados ou informações, seguimos uma metodologia do tipo qualitativo, com análise documental e realização de entrevistas. Foi possível concluir que os fatores que provocam o insucesso e o abandono escolar na Região de Biombo, são numerosos, dos quais, se destacaram os seguintes: condição de pobreza e dificuldades socioeconómicas; gravidez e casamento precoce; instabilidade política com reflexos no setor educativo; assimetrias regionais e de género no acesso à educação; infraestruturas escolares inadequadas; condições de trabalho e formação pedagógica dos professores, a para de questões culturais e de fraca relação entre as escolas e as famílias associada a baixos níveis de escolaridade dos pais.
  • Relação família e escola: o uso de aplicativo de acompanhamento e monitoramento escolar
    Publication . Fonseca, Daniella Ferreira de Oliveira; Pappámikail, Lia
    O presente estudo teve como propósito investigar o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação como mediadoras na tríade escola-estudante-família, considerando o uso de aplicativos de acompanhamento e monitoramento escolar. A intenção é avaliar, utilizando a revisão da literatura e um estudo exploratório, se estes aplicativos contribuem ou não como facilitadores do diálogo, da aproximação e do estreitamento de laços dessa tríade. A metodologia utilizada é o estudo de casos e envolve técnicas de pesquisa qualitativa, entrevistas semiestruturadas. Foram conduzidas dezoito entrevistas, distribuídas entre oito estudantes e seus respectivos familiares, bem como a direção de duas Instituições escolares. A abordagem buscou captar perspectivas de famílias, estudantes e membros da direção escolar. Observou-se, através da análise dos dados recolhidos, a importância e a necessidade do estreitamento desses laços e a contribuição para a formação, segurança e a melhora dos resultados acadêmicos, diante da necessidade de terem suporte familiar nas atividades diárias acadêmicas, evidenciando o papel ativo e fundamental da escola na moderação, cuidado e acolhimento. A pesquisa conduzida identificou ainda a necessidade de composição de recursos e estratégias para não apenas estabelecer parcerias entre escola e família, mas também para permear um vínculo de cumplicidade e apoio aos estudantes, respeitando a sua individualidade. O objetivo é acompanhá-los de modo a permitir seu crescimento e desenvolvimento com autonomia e responsabilidade, garantindo o respeito aos seus anseios e limites. Isso visa criar um ambiente de empatia e amparo, ao mesmo tempo em que potencializa suas habilidades para alcançarem uma formação saudável e extensiva.
  • Abandono escolar em São Tomé e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento local
    Publication . Cruz, Evaldo da Graça da; Dias, Paulo; Silva, Perpétua Santos
    O presente trabalho, intitulado “Abandono escolar em São Tome e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento local”, desenvolvido no quadro do mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, tem como objetivo geral conhecer as causas e as consequências do abandono escolar na região das Praias em São Tomé e Príncipe, conhecer a relação existente entre abandono escolar e subdesenvolvimento local, as políticas locais para promoção de formação extraescolar e diminuição do abandono escolar. Do ponto de vista metodológico, foi desenvolvida uma abordagem mista, combinando técnicas e procedimentos do tipo qualitativo e quantitativo – análise documental, realização de entrevistas e aplicação de questionários – tomando como campo de observação os territórios de Praia Gamboa, Cruz, Lochinga e Diogo Nunes. Foi possível concluir que o abandono escolar (interrupção precoce do ciclo de estudos) é uma problemática com múltiplas causas (individuais, familiares, organizacionais e comunitárias), que afeta negativamente os alunos, os seus familiares, a instituição escolar, bem como os seus territórios de inserção. Tem consequências ao nível do desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, ao nível do seu bem-estar individual e social e, também, ao nível do desenvolvimento comunitário, com projeção nacional. Os resultados a que chegamos permitem evidenciar a necessidade de as entidades governamentais locais e nacionais, apoiadas pelos parceiros de desenvolvimento, continuarem a envidar esforços no sentido de erradicar fenómenos de abandono escolar, constituindo equipas de trabalho multidisciplinares, com a participação das comunidades locais e nas quais devem ser incluídos técnicos do trabalho socioeducativo, trabalhando em conjunto na capacitação pedagógica de professores, aumentar e equipar instituições educativas, melhorar o currículo escolar, desenvolver iniciativas formativas formais e informais, empoderar e aumentar a autoestima de alunas e alunos.
  • Transições para a parentalidade: permanências e mudanças
    Publication . Marques, Ana Cristina Baltazar Puim; Delgado, Luísa
    A presente dissertação do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Santarém, tem como objeto de estudo um conjunto de casais heterossexuais que estão a vivenciar transições para a parentalidade. A partir da análise de algumas dimensões pessoais, familiares e sociais da vida dos casais, tem-se como objetivo explorar transições para a parentalidade na situação de primeiro, segundo e terceiro filho, relativamente às motivações, expectativas e sentimentos que os pais formulam. Procura-se compreender as alterações ocorridas na estrutura económica, profissional e conjugal, e caracterizar o impacto que um filho pode ter na relação pai-mãe-primogénito e pai-mãe-filhos. A operacionalização do estudo passou pela adoção de uma metodologia qualitativa, seis casais responderam a uma entrevista semiestruturada, num total de doze entrevistas, recolhidos do Projeto Fathering e de uma creche. Os casais foram entrevistados individualmente e as suas respostas foram submetidas à análise qualitativa de conteúdo. Os resultados permitem aferir: a concretização de um projeto de parentalidade resulta de uma combinação de motivações, maioritariamente, intrínsecas; as expectativas de ser pai e mãe são de ordem afetiva; as modificações ocorridas na dinâmica familiar são ajustadas e direcionadas ao novo ser, existindo um esforço adaptativo para manter a relação conjugal e a ligação afetiva com o primogénito; o primogénito manifesta comportamentos de exteriorização (dependência e independência) perante os cuidados e atenção prestados pelos pais ao irmão mais novo.
  • Mediação de conflitos na intervenção comunitária: a propósito das disputas sobre posse de terra numa região da Guiné-Bissau
    Publication . Biai, Lassana; Silva, Perpétua Santos
    O presente trabalho, realizado no quadro do mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, intitula-se “Mediação de conflitos na intervenção comunitária: a propósito das disputas sobre posse de terra numa região da Guiné-Bissau”. A pesquisa empírica foi desenvolvida na Guiné-Bissau, Região do Biombo, junto de comunidades que têm vivido este tipo de conflitos, muito comuns no país, tendo como objetivo compreender os contornos do fenómeno e identificar causas e fatores que originam os confrontos e de que forma têm vindo a ser resolvidos. Como finalidade última deste trabalho, procuramos refletir sobre possibilidades de ação e linhas de intervenção socioeducativa que possam contribuir para pôr fim ou reduzir significativamente os confrontos e as formas de violências que lhe estão associadas, resultando, muitas vezes, em perdas de vida humanas. Recorreu-se a uma metodologia do tipo qualitativo, mobilizando como técnicas de recolha de informação a observação direta e participante, a realização de entrevistas a informadores privilegiados e a recolha e análise documental. Foi possível perceber que, relacionando-se com a questão das heranças, as causas do fenómeno radicam em dimensões de natureza cultural e étnica, jurídica e administrativa, comercial e financeira, levando a situações de desordem, incoerência, incumprimento das regras e das leis estabelecidas, que contribuem fortemente para criar um clima e ambiente conflituoso entre pessoas singulares, entidades, tabancas e, até, entre famílias. Apresentamos uma proposta de intervenção socioeducativa e comunitária, centrada nos princípios norteadores da mediação sociocultural e seguindo uma metodologia de projeto, que considere que embora os conflitos pela posse de terra seja um dos aspetos fundamentais apontados, existem muitas outras questões que não podem ser descuradas para uma intervenção eficaz – a instabilidade política, a pobreza, a exclusão social, má administração da justiça, corrupção, são apenas alguns exemplos).
  • O Papel da Fundação Fé e Cooperação- FEC no desenvolvimento da educação na Guiné-Bissau: um estudo de caso
    Publication . Embaló, Amadú; Silva, Perpétua Santos
    O presente trabalho foi realizado no quadro do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém – Portugal. Tendo como tema “O Papel da Fundação Fé e Cooperação – FEC no desenvolvimento da educação na Guiné-Bissau: um estudo de caso”, faz uma abordagem ao papel desta Organização não Governamental no desenvolvimento da educação na Guiné-Bissau. Temos como objetivos, conhecer a perspetiva desta ONG em relação aos principais problemas do setor educativo na Guiné-Bissau, identificar as suas formas de intervenção na área educativa, os principais constrangimentos e oportunidades que percebe no setor, quais as condições de trabalho dos formadores da FEC e os seus principais fatores motivacionais no desempenho das suas funções. Do ponto de vista metodológico e técnico, seguimos uma abordagem qualitativa com o desenvolvimento de análise documental e a realização de entrevistas a informadores privilegiados. Foi possível compreender a existência de múltiplas fragilidades no setor da educação na Guiné-Bissau, desde fortes assimetrias na distribuição da rede escolar, profundas desigualdades geográficas e de género, necessidades de capacitação dos professores e demais agentes educativos, carreiras profissionais pouco motivadoras, baixas taxas de conclusão e, embora com progressos, uma educação que ainda não atingiu nem os patamares de qualidade almejados, nem a universalidade prevista na Constituição do país. Concluímos que todas estas fragilidades são, no entanto, encaradas como espaços de oportunidade de melhoria com a finalidade de atingir uma educação para todos; sendo neste sentido que a FEC tem vindo a desenvolver a sua ação, em particular no setor da educação, mas transversalmente em diferentes domínios como a cultura, a produção de materiais pedagógicos, a proteção das crianças, a capacitação e empoderamento das populações, a cidadania e manutenção da paz, concebendo, implementando e avaliando um conjunto diversificado de projetos de intervenção socioeducativa em conjunto com o Governo local e diferentes parceiros de cooperação no âmbito da ajuda externa ao desenvolvimento.
  • Entendimento dos fatores protetores em sujeitos jovens - Contributos para a mediação numa abordagem sistémica
    Publication . Espinho, Helena Maria da Silva Ferraz Miguel; Galinha, Sónia
    Pelo fato da sociedade atual enfrentar novos desafios e a predominância de riscos durante a juventude, a educação de qualidade solicita um olhar sistémico. Estudo: quantitativo com o objetivo de identificar o entendimento dos jovens quanto aos seus fatores protetores. Aplicado “Inventário de Auto-Relato sobre Direitos de Adolescentes” (adaptado de Souza, 2008; 2012) N=230; 12-18 anos; 48,7% masc.; 50,4% fem. e não binário 0,87%, na Região de Lisboa e Vale do Tejo. Os resultados permitem observar posicionamento em Saúde, Alimentação, Serviços jurídicos, Lazer, Proteção contra a negligência e prevenção do uso de substâncias aditivas, Identidade e documentação, Livre associação e participação em organizações estudantis, Liberdade de opinião e expressão e participação em contexto escolar e familiar, Acesso a informação apropriada, Proteção contra a violência física, Proteção contra a violência sexual e autodeterminação sexual, Privacidade, Proteção contra à discriminação religiosa e racial. Defendemos estudo aleatório e formação para a mediação nos contextos.
  • O Insucesso e o abandono escolar no ensino básico de Fulacunda na Região de Quinara na Guiné-Bissau
    Publication . Sanca, Fidel Oliveira; Tavares, Teresa Claudia; Beirante, David
    A presente dissertação é um estudo de caso onde procuramos, por um lado, analisar quais os principais fatores que influenciam o insucesso e o abandono escolar no ensino básico de Fulacunda na Guiné-Bissau, e por outro, avaliar o impacto ao nível da intervenção comunitária da ONG Effective Intervention, no domínio da educação na mesma região, comparando-o com as práticas e os resultados obtidos pela escola pública. Em termos metodológicos, e de acordo com os nossos objetivos, as técnicas usadas conjugam uma abordagem de pendor qualitativo com algumas técnicas quantitativas, por forma a levar a cabo a análise documental, o inquérito por questionários e as entrevistas semi diretiva. Da análise de alguns dos fatores que contribuem para o fracasso do ensino no país e a intervenção feita no sentido de ultrapassar a situação, pretendemos dar algumas sugestões, tanto a nível pedagógico como a nível social, que possam contribuir para combater o flagelo do insucesso e abandono escolar na Guiné-Bissau.