Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O que pode falhar nas fusões e aquisições:estudo de caso, Barraqueiro SGPS, S.A.Publication . Oliveira, Diana Cátia ConstantinoTendo em conta a conjuntura global, é cada vez mais recorrente por parte das empresas a opção pelas Fusões e Aquisições, como estratégia de crescimento e posicionamento no mercado tanto a nível nacional como internacional. Este aspeto deve-se a inúmeros fatores, seja pelo aumento de posicionamento no setor de atividade, seja pela busca da maximização do valor da empresa ou pela redução de custos que a operação possa proporcionar. Nesta investigação pretende-se analisar se os fatores de falha de Fusões e Aquisições recorrendo ao estudo de caso, em concreto do Grupo Barraqueiro que conta com mais de um século de história e entre fusões e aquisições já soma mais de quarenta operações, ao longo de todo esse tempo. Além da sua história e apetência para estes tipos de estratégias é importante referir também a importância da sua atuação e a componente social que representa, sobretudo em Portugal. Como forma de sustentar esta investigação, foram feitos dois tipos de abordagens aos funcionários, por um lado foram entrevistadas pessoas que intervêm diretamente nos processos do grupo, com poder ativo sobre as decisões, na ótica de adquirente, e foram inquiridas pessoas que têm vindo a acompanhar os processos de Fusão e Aquisição das empresas a que pertencem, numa ótica de adquirida. Das conclusões que poderão reter-se desta investigação, destaca-se o facto de no Grupo Barraqueiro serem apontados vários fatores de falha de Fusões e Aquisições e de ser notória a vontade de aprender com a experiência e reverter efeitos negativos em futuros processos. Esta investigação poderá ser do interesse das empresas que pretendam enveredar por este tipo de estratégias de crescimento, como forma de salvaguarda relativamente ao que se poderá constituir como entrave às Fusões e Aquisições.
- Curso técnico integrado em artesanato na modalidade Proeja: avaliando ações de intervenção para apoio à permanência dos estudantesPublication . Oliveira, Rosana Maria de Noronha; Cardona, Maria JoãoReconhecendo o elevado índice de evasão de estudantes do Curso Técnico Integrado em Artesanato do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o presente estudo, visando à definição de um plano de intervenção, teve o objetivo principal de analisar as ações realizadas pelas coordenações da área de ensino da instituição para promover a permanência dos/as estudantes no curso. Nesse sentido, procurou-se identificar o perfil dos/as estudantes matriculados no curso e identificar as ações promovidas pelas diversas coordenações, procurando avaliar as que mais favorecem a permanência dos/as estudantes no curso. Paralelamente foram recolhidas sugestões para a melhoria do atendimento aos estudantes. A recolha de dados foi de caráter qualitativo (análise documental e entrevista semiestruturada). Os resultados da pesquisa evidenciam que cada coordenação desenvolve uma ação específica no apoio aos estudantes, envolvendo ações diversas que se completam por meio de atividades ministradas na sala de aula e em todo o processo educacional. Apesar de as coordenações reconhecerem que as ações desenvolvidas contribuem para a permanência dos estudantes, foi possível perceber lacunas, problemas e dificuldades apontadas pelos entrevistados nomeadamente nos aspetos que envolvem organização logística e estrutural, bem como uma articulação entre todos os envolvidos. A partir das limitações identificadas, o presente estudo propõe um plano de ação, o Procedimento Operacional Padrão (POP), como forma de uniformizar as metodologias a serem desenvolvidas para melhoria do atendimento aos estudantes.
- Um olhar sobre a violência doméstica na mulher idosaPublication . Pão-Duro, Natália de Jesus Costa Oliveira; Delgado, LuísaA violência na intimidade atualmente é uma das preocupações, porque afeta mulheres e homens de todo o mundo, mas mais mulheres de forma isolada. Também faz parte da chamada questão social, revelando formas de dominação e opressão desencadeadoras de conflitos. A violência na intimidade, x que geralmente se denomina de “violência doméstica”, é mundialmente considerada como uma violação de direitos humanos. Neste estudo objetivamos clarificar os fatores associados à violência doméstica na mulher idosa, bem como perceber se as crenças das mulheres idosas, vítimas de violência doméstica, são um fator de risco. Assente numa metodologia de caráter qualitativo, entrevistaram-se quatro mulheres idosas, vítimas de violência doméstica, de forma a compreender os motivos que as levaram a ter casamentos duradouros com violência e a identificar qual o perfil dos agressores. Com base nos dados recolhidos, entendeu-se que as mulheres mantiveram-se nestas relações x pelos filhos e por vergonha do que os outros pudessem pensar, uma vez que sociedade em que viveram, bem como a sua educação primária, não via a violência doméstica como um problema, mas sim como um ato normal entre os casais. Por um lado, estas mulheres sentem-se culpadas de toda a sua vida ter sido vivida num ciclo de violência doméstica, minimizando por vezes alguns episódios. Por outro lado, não tinham conhecimento do funcionamento das entidades de 1ª linha e de como estas as podiam ter ajudado, mas sabem atualmente da sua existência.Conclui-se que muito há a fazer no apoio a vítimas de violência, devido ao facto de muitas destas idosas não terem conhecimento acerca dos procedimentos para por fim à violência vivida. Seria muito mais positivo que as medidas adotadas por estas entidades não fossem tanto de caráter remediativo, ou seja, se as medidas de afastamento fossem deliberadas em tempo útil, as vítimas não teriam que recorrer a casas abrigo ou a casas de familiares. Estas sentem a solidão, necessitando de alguém que, de uma forma amiga e solidária, as possa escutar, compreender e ajudar.