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- Crianças em reclusão com as mães. Quotidiano social e educativo no Estabelecimento Prisional de TiresPublication . Pinto, Lia Ana Rodrigues Marques; Silva, Perpétua SantosA presente Dissertação de mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Santarém, intitula-seCrianças em reclusão com as mães – Quotidiano Social e Educativo no Estabelecimento Prisional de Tires. Com o objetivo de conhecer o quotidiano das crianças que vivem em reclusão com as mães, identificando a existência e qualidade das respostas sociais e educativas que lhes são dadas, recorremos metodologicamente a uma abordagem qualitativa, com observação direta no local das suas rotinas diárias. Para obter informações e coletar dados que não seriam possíveis apenas através da observação e da análise documental, foram realizadas entrevistas semiestruturadas às mães de forma a obter a perspetiva das mesmas em relação ao quotidiano e respostas existentes. Os dados recolhidos foram posteriormente analisados com o intuito de podermos tecer e contribuir com algumas linhas orientadoras para o desenvolvimento de uma intervenção que contribua para o enriquecimento do quotidiano destas crianças e as suas mães durante o período de reclusão. Acreditamos desta forma que a Educação Social, como área de intervenção, assume-se como essencial para o questionamento, a reflexão, responsabilização e transformação do mundo e da realidade que nos rodeia (Carvalho e Baptista, 2004).
- Projeto Anima - Melhor CuidarPublication . Costa, Soraia Filipa Sousa da; Delgado, LuísaO trabalho descreve o desenvolvimento do Projeto ANIMA – Melhor Cuidar, no Serviço de Apoio Domiciliário da Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros, cujo âmbito passou por um programa de campo destinado a idosos. Para a sua concretização, foram desenvolvidas visitas domiciliárias com vista à atualização dos processos individuais dos utentes. Nelas, foram averiguadas as informações necessárias para a seleção dos participantes, percebendo-se quem poderia beneficiar do projeto tendo em conta alguns critérios (isolamento e solidão; falta de estimulação física e cognitiva; benefício do cuidador e utente com resposta a curto prazo). Numa última análise, foram selecionados cinco utentes para intervir, considerando as suas necessidades e também as das suas famílias. Pretendeu-se com isto ajudar utentes e famílias num estimular das suas capacidades físicas e cognitivas.