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- As trajetórias de docentes negros no IFB: contribuições e desafios para um projeto inclusivoPublication . Santos, Mirian Colonna dos; Cardona, Maria João; Silva, Maria Cristina Madeira daO objetivo dessa dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém Portugal é analisar As Trajetórias de Docentes Negros1 do IFB: Contribuições e Desafios para um Projeto inclusivo. Uma das principais intenções da pesquisa foi estudar o número de docentes negros existentes no IFB (Instituto Federal de Brasília) e conhecer as suas trajetórias. A pesquisa teve como participantes três homens e três mulheres docentes do IFB. A partir das ideias de Guerra (2006) foram elaboradas as categorias para o estudo, recolha de dados e análise dos saberes docentes, trajetórias, dificuldades. A questão de investigação nos remeteu para uma pesquisa qualitativa, em que recorremos a questionários e entrevistas semiestruturadas. A realização deste trabalho permitiu encontros riquíssimos com os pensamentos e sentimentos dos docentes e das docentes da pesquisa, contactar com estes favoreceu uma aprendizagem sobre o tema trabalhado. Concluímos que os entrevistados e entrevistadas se sentiram muitas vezes prejudicados ou pouco valorizados devido à cor da sua pele. Ouvindo as questões sentidas e as sugestões dadas por estes docentes, no final do trabalho são apresentadas linhas de orientação para a implementação de um projeto mais inclusivo a nível do Instituto.
- A política de assistência estudantil do Instituto Federal de Brasília: perceção e avaliação dos alunos beneficiários e seus reflexos nas vidas académica e pessoalPublication . Júnior, Rudimar Machado Sousa; Delgado, LuísaEsta dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, do Instituto Politécnico de Santarém, refere-se a uma pesquisa realizada com os alunos beneficiários da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Brasília (IFB). A Política de Assistência Estudantil do IFB foi instituída após a promulgação do Decreto que regulamentou o Programa Nacional de Assistência Estudantil, abrangendo os Institutos Federais. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a Política de Assistência Estudantil do IFB na perspectiva dos alunos beneficiários, analisando como eles percebem e avaliam essa política e os reflexos que o recebimento dos benefícios causam em suas vidas acadêmica e pessoal. Trata-se de uma pesquisa de metodologia mista e como técnica de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado, que foi aplicado aos estudantes bolsistas. Nos resultados desta pesquisa observou-se, que na percepção dos alunos beneficiários da Política de Assistência Estudantil do IFB, os benefícios recebidos causam reflexos positivos tanto na vida acadêmica quanto na vida pessoal dos alunos.
- Observatório da responsabilidade social e instituições de ensino superiorPublication . Leal, SusanaNa comunicação apresentada ao seminário "Conhecimento, Valores e Competências na Responsabilidade Social” integrado na 2ª semana dos Hábitos Saudáveis, organizado pelos SAS do Instituto Politécnico de Santarém (23 de maio de 2018) aborda-se o impacto da responsabilidade social nas instituições de ensino superior e a criação do ORSIES : Observatório de responsabilidade social e Instituições de ensino superior.