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- Importância do tempo de recreio: papel do educador(a)/professor(a) no tempo de brincar ao ar livrePublication . Rangel, Carolina Isabel dos Reis Moreira; Luís, HelenaO presente relatório final de Prática de Ensino Supervisionada, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém. Do mesmo, fazem parte todo o meu percurso ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma componente investigativa que teve por base, por um lado, as observações realizadas durante estas práticas e, por outro, o meu interesse pela temática. Esta investigação partiu, essencialmente, na minha segunda Prática, em contexto de jardim de infância. Relativamente à primeira parte deste relatório, inserem-se as caracterizações de cada contexto educativo onde realizei a minha Prática: contexto de Creche, Jardim de infância e 1º ciclo, onde relato as experiências e vivências que considero mais significativas, tanto a nível pessoal, como a nível profissional, que me enriqueceram enquanto pessoa e enquanto futura educadora/professora. Na segunda parte deste documento, tem lugar a componente investigativa, onde aborda o tema do brincar na Educação Infantil, mais concretamente, a importância do brincar na criança e, consequentemente, o papel do adulto enquanto esta brinca livremente, durante o tempo de recreio. Para o estudo da temática acima referida, realizei observação naturalista nos três contextos, nomeadamente, Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo, em que não fui participante. Deste modo, fiz registos de observação em duas salas diferentes de cada um dos três contextos, durante dois dias em cada delas, com o objetivo de conhecer o papel do educador(a)/professor(a), durante este momento do dia, na parte da manhã e na parte da tarde. A discussão de resultados centrou-se em analisar as diferentes dimensões relativas ao papel do adulto enquanto a criança brinca e, de que forma, estas influenciam ou não a ligação entre o brincar e a aprendizagem. Portanto, foi notório que na maioria dos casos observados o(a) educador(a)/professor(a), demonstrou um papel não participante ou observador/participante ativo, sendo que somente num caso, o papel do adulto obedeceu às três categorias de observador, participante ativo e catalisador.
- Avaliação do impacto do auxílio permanência presencial na vida dos discentes do Instituto Federal de Brasília: um estudo de caso do Campus SamambaiaPublication . Meneses, Luana Rodrigues de Lima; Delgado, Luísa; Santos, CarolinaEsta dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém, refere-se a uma pesquisa sobre o auxílio permanência presencial no Instituto Federal de Brasília - IFB campus Samambaia, que teve como objetivo analisar o impacto e o papel do auxílio permanência presencial na promoção da permanência dos discentes do IFB campus Samambaia em situação de vulnerabilidade social. Diante da desigualdade social brasileira, no âmbito educacional, evidenciou-se a necessidade da Assistência Estudantil, com vistas à democratização do ensino. No que se refere a Assistência Estudantil, dentre os Programas de Permanência do campus Samambaia, a pesquisadora optou por estudar o Auxílio Permanência Presencial, pois é o que tem a maior expressividade no campus em relação a quantidade de alunos atendidos. Esse auxílio dá apoio financeiro aos estudantes que estão em situação de vulnerabilidade social, para que o estudante tenha condições de arcar com as despesas de transporte, material didático, alimentação, dentre outras, conseguindo, assim, permanecer no curso. O auxílio permanência presencial faz parte de uma política pública que visa reduzir os efeitos da desigualdade e incluir cidadãos, atuando no âmbito da justiça social. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, realizado por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se como métodos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e questionários semiestruturados, aplicados aos estudantes que foram contemplados no 2º semestre de 2016 com o auxílio permanência presencial. Os resultados apontaram para a importância do auxílio permanência presencial na vida dos discentes em situação de vulnerabilidade social, pois promove a igualdade de oportunidades e torna o processo educacional mais justo e equânime. A assistência estudantil se tornou, portanto, um mecanismo para o cumprimento do direito social a educação com a finalidade de colaborar com a ruptura dos obstáculos e com a superação dos problemas que podem interferir no desempenho dos estudantes, colaborando assim com a permanência e o bom desempenho acadêmico.
- A importância da utilização de recursos materiais na leitura das históriasPublication . Simão, Inês Gaspar; Rodrigues, PatriciaO presente relatório surge no enquadramento da minha prática supervisionada em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, cujo tema de investigação se centra n’ “A importância da utilização de recursos materiais na leitura das histórias”. Desta forma, o presente relatório teve como principal objetivo pesquisar a importância que os recursos materiais têm na hora da leitura ou contação de histórias. A utilização de uma metodologia de natureza qualitativa durante a investigação permitiu que durante a prática o amadurecimento do tema fosse gradual e a necessidade de planeamento de novas atividades fosse igualmente crescente. O relatório está dividido em duas secções, a primeira parte destina-se à descrição dos estágios e das atividades desenvolvidas em cada um. A segunda parte refere-se ao trabalho de investigação feito sobre o tema acima referido.