Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária by Title
Now showing 1 - 10 of 85
Results Per Page
Sort Options
- Abandono escolar em São Tomé e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento localPublication . Cruz, Evaldo da Graça da; Dias, Paulo; Silva, Perpétua SantosO presente trabalho, intitulado “Abandono escolar em São Tome e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento local”, desenvolvido no quadro do mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, tem como objetivo geral conhecer as causas e as consequências do abandono escolar na região das Praias em São Tomé e Príncipe, conhecer a relação existente entre abandono escolar e subdesenvolvimento local, as políticas locais para promoção de formação extraescolar e diminuição do abandono escolar. Do ponto de vista metodológico, foi desenvolvida uma abordagem mista, combinando técnicas e procedimentos do tipo qualitativo e quantitativo – análise documental, realização de entrevistas e aplicação de questionários – tomando como campo de observação os territórios de Praia Gamboa, Cruz, Lochinga e Diogo Nunes. Foi possível concluir que o abandono escolar (interrupção precoce do ciclo de estudos) é uma problemática com múltiplas causas (individuais, familiares, organizacionais e comunitárias), que afeta negativamente os alunos, os seus familiares, a instituição escolar, bem como os seus territórios de inserção. Tem consequências ao nível do desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, ao nível do seu bem-estar individual e social e, também, ao nível do desenvolvimento comunitário, com projeção nacional. Os resultados a que chegamos permitem evidenciar a necessidade de as entidades governamentais locais e nacionais, apoiadas pelos parceiros de desenvolvimento, continuarem a envidar esforços no sentido de erradicar fenómenos de abandono escolar, constituindo equipas de trabalho multidisciplinares, com a participação das comunidades locais e nas quais devem ser incluídos técnicos do trabalho socioeducativo, trabalhando em conjunto na capacitação pedagógica de professores, aumentar e equipar instituições educativas, melhorar o currículo escolar, desenvolver iniciativas formativas formais e informais, empoderar e aumentar a autoestima de alunas e alunos.
- Adequação das respostas sociais no envelhecimentoPublication . Melro, Ana Rita da Mota; Pappámikail, LiaCom implicações a nível global, o envelhecimento demográfico apresenta-se como um dos principais fenómenos do século XXI, evidenciando um conjunto de novas exigências e transformações sociais na sociedade portuguesa. Perante uma realidade cada vez mais envelhecida, é necessário que haja uma adaptação dos serviços e respostas sociais existentes, às atuais e futuras caraterísticas populacionais, permitindo a garantia do bem-estar e qualidade de vida dos mais velhos. Sendo este um dos grupos populacionais em situação de risco face à pobreza e exclusão social e considerando o estágio desenvolvido no Núcleo Distrital de Santarém da EAPN PT, é objeto de intervenção e estudo neste documento a adequação das respostas sociais no envelhecimento, sendo recolhidos os indicadores sociais relativos ao distrito, articulados com a análise dos momentos de focus group realizados, das entrevistas e questionário aplicados aos profissionais representantes das Misericórdias, IPSS e Segurança Social. Enquanto estágio também de caráter investigativo, objetivou-se colaborar na redação do documento de recomendações da EAPN PT, a ser concedido às entidades decisoras e à comunicação social. Destaca-se o planeamento da atividade central neste sentido, referente à concretização do evento IV Encontro de Dirigentes, implicando a sua preparação uma série de procedimentos e contando com a participação de 16 oradores convidados e 56 participantes. Procurando promover a reflexão e o debate sobre os principais desafios que se impõe às instituições sociais e respetiva sustentabilidade, convidaram-se técnicos, dirigentes e outros profissionais à partilha de iniciativas e estratégias de intervenção que permitissem a melhoria dos serviços prestados e a sua capacitação na resposta às reais especificidades da população.
- Ajuda de Mãe: ações que transformam vidasPublication . Mateus, Nádia Dally; Ferreira, TatianaO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Tem como tema “Associação Ajuda de Mãe: Ações que transformam vidas” e analisa o papel desta associação como rede de apoio a mulheres grávidas e mães em situação de vulnerabilidade. A Associação Ajuda de Mãe é uma Associação de Solidariedade Social com estatuto de utilidade pública que desenvolve diversos trabalhos no âmbito social e presta apoio a famílias socialmente desfavorecidas. As mães e seus bebês são acolhidos e acompanhados por uma equipa multidisciplinar e por voluntários. Este acompanhamento vai além do apoio material e econômico prestado pela associação, compreendendo também a dimensão laboral e formativa. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, com base no estudo de caso do Gabinete da Ajuda de Mãe de Santarém (GAMS), com a interseção de várias técnicas, desde a análise documental de relatórios da associação à observação participante e realização de entrevistas com as mães que frequentam ou frequentaram GAMS e o projeto de empreendedorismo social ReUse by Ajuda de Mãe, nomeadamente o ateliê de costura. Essas entrevistas são narrativas de vida das mulheres acompanhadas pela associação, relatando as suas experiências e vivências da gravidez e maternidade em situação de vulnerabilidade e o impacto que o apoio institucional prestado pelo GAMS teve nas suas vivências da maternidade.
- Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: ensino médio integrado em alimentos do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafiosPublication . Branco, Marina Lima Carvalho; Dias, PauloEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória que investigou as visões de variados atores da comunidade escolar sobre as causas e os desafios do alto índice de retenção do Ensino Médio Integrado em Alimentos do Instituto Federal de Brasília - IFB - campus Gama, a fim de contribuir para as discussões referentes ao problema na busca de soluções e assim sair do discurso do fracasso escolar de forma a transformá-lo em um discurso de sucesso. Seu objetivo central foi compreender os fatores psicossociais relacionados com a retenção escolar atribuídos pelos atores da instituição de ensino. Para tanto, partiu-se da concepção de sujeito como um ser sócio histórico cultural, ou seja, o processo de construção do conhecimento ocorre através da interação do sujeito histórico situado com o ambiente sociocultural onde vive. São apresentadas as visões da gestão do campus, dos docentes, dos discentes e dos técnicos administrativos que compõem a equipe multidisciplinar da Coordenação de Assistência Estudantil do campus. Para alcançar tais objetivos, realizou-se a contextualização da concepção de sujeito a qual essa pesquisa parte do pressuposto, a contextualização do histórico do fracasso/sucesso escolar e do Ensino Médio no Brasil e do Ensino Médio Integrado em Alimentos.Esta pesquisa constitui estudo exploratório, sustentado no método de pesquisa qualitativo sendo escolhido o estudo de caso como estratégia investigativa. Foi realizada análise documental dos dados do Registro Acadêmico, entrevistas e análise de conteúdo das mesmas. A análise das entrevistas permitiu detectar as convergências e divergências dos pontos de vista dos atores da comunidade escolar, percebeu-se que ainda as causalidades apontadas pelos entrevistados do fracasso estão centradas no estudante e que não são percebidos os problemas sociais enquanto relacionados ao desempenho estudantil.
- Aprendizagem entre pares como estratégia de permanência e êxito nos Cursos Técnicos no Campus BrasíliaPublication . Sousa, Diana Angélica Carvalho de; Dias, Paulo; Silva, Maria Cristina Madeira daEssa dissertação trata da pesquisa que tem por objetivo principal identificar as estratégias utilizadas entre os estudantes para contribuir com o processo de ensino aprendizagem entre os pares nos cursos técnicos do campus Brasília do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB. Para isso contou com a participação dos estudantes selecionados no programa denominado monitoria nos anos de 2017 e 2018, monitores, e os estudantes por eles assistidos. Dentro desse recorte 15 estudantes monitores e 10 estudantes assistidos foram submetidos a procedimento de inquérito por entrevista semiestruturada utilizando a metodologia qualitativa. Os dados obtidos foram analisados com base na análise de conteúdo de forma a conhecer as estratégias e as contribuições da atividade entre os pares para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. Constatou-se que as principais contribuições relacionam-se ao aprimoramento das habilidades sociais, promoção da autonomia, autorregulação da aprendizagem, motivação para persistir no curso e cooperação. A partir disso foi construída uma proposta de intervenção socioeducacional voltada para a melhoria contínua e pleno aproveitamento desse programa como importante recurso para valorização dos processos de ensino aprendizagem.
- Avaliação do impacto do auxílio permanência presencial na vida dos discentes do Instituto Federal de Brasília: um estudo de caso do Campus SamambaiaPublication . Meneses, Luana Rodrigues de Lima; Delgado, Luísa; Santos, CarolinaEsta dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém, refere-se a uma pesquisa sobre o auxílio permanência presencial no Instituto Federal de Brasília - IFB campus Samambaia, que teve como objetivo analisar o impacto e o papel do auxílio permanência presencial na promoção da permanência dos discentes do IFB campus Samambaia em situação de vulnerabilidade social. Diante da desigualdade social brasileira, no âmbito educacional, evidenciou-se a necessidade da Assistência Estudantil, com vistas à democratização do ensino. No que se refere a Assistência Estudantil, dentre os Programas de Permanência do campus Samambaia, a pesquisadora optou por estudar o Auxílio Permanência Presencial, pois é o que tem a maior expressividade no campus em relação a quantidade de alunos atendidos. Esse auxílio dá apoio financeiro aos estudantes que estão em situação de vulnerabilidade social, para que o estudante tenha condições de arcar com as despesas de transporte, material didático, alimentação, dentre outras, conseguindo, assim, permanecer no curso. O auxílio permanência presencial faz parte de uma política pública que visa reduzir os efeitos da desigualdade e incluir cidadãos, atuando no âmbito da justiça social. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, realizado por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se como métodos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e questionários semiestruturados, aplicados aos estudantes que foram contemplados no 2º semestre de 2016 com o auxílio permanência presencial. Os resultados apontaram para a importância do auxílio permanência presencial na vida dos discentes em situação de vulnerabilidade social, pois promove a igualdade de oportunidades e torna o processo educacional mais justo e equânime. A assistência estudantil se tornou, portanto, um mecanismo para o cumprimento do direito social a educação com a finalidade de colaborar com a ruptura dos obstáculos e com a superação dos problemas que podem interferir no desempenho dos estudantes, colaborando assim com a permanência e o bom desempenho acadêmico.
- Bairro «Salazar» (1948 a 1974) - Bairro «16 de Março» (1974 a 2011): história e estórias de um bairroPublication . Rodrigues, Emília Isabel Grilo; Vidigal, LuísO recente desaparecimento do Bairro “Salazar”/“Bairro 16 de Março” e o realojamento dos moradores foram o motivo da realização deste trabalho. O ideário do Estado Novo reunido na trilogia, Deus, Pátria e Família, princípios defendidos por Salazar através da “Política do Espírito” tendo por base uma política de obras públicas vigorosas, e tal como em todos os regimes fascistas, sentiu a necessidade, e tal como já vinha do século XIX construir o Espaço de Identidade através de uma Arquitetura Portuguesa, que tinha como meio primordial para o seu enraizamento a família, a escola, o local de trabalho e o local de lazer. Porque a arquitetura enforma o viver quotidiano, informaria também o “espírito” E o nosso Bairro “Salazar” é um testemunho dessa época. Tentar compreender as vivências desta população face à vida e demolição do bairro, assim como ao realojamento, justificar os modos de apropriação e de organização dos novos espaços domésticos e envolventes, a satisfação habitacional e as atitudes face ao processo, a dimensão das memórias profissionais, domésticas, históricas, políticas, culturais, sociais, escolares. Os resultados obtidos revelam que os moradores daquele Bairro, fosse ele “Salazar ou 16 de Março”, sentiam-se uma família e viam-se como tal. Tinham laços fortes dentro e fora do bairro e sentiam-se integrados cidade. Os que foram realojados em casas arrendadas e distribuídos pela cidade, são os mais satisfeitos e os que melhor se integraram. Os que foram, quase em bloco, para o novo bairro são os que tiveram maiores dificuldades de adaptação. Gostam das casas e mantêm o apoio dos vizinhos antigos mas a diversidade e a multiculturalidade é um fator que levantou e levanta problemas de adaptação. Sendo que os intervenientes principais são pessoas, algumas com uma longevidade extraordinária e com estórias de vida ritmadas ao longo da história do país e da cidade, não poderíamos ficar somente circunscritos às fontes arquivísticas quando tínhamos pela frente um capital humano extraordinário
- Bullying no ensino superior diálogos com educação social e educação em direitos humanos : reflexões para intervençãoPublication . Albernaz, Ana Cristina do Nascimento Peres; Seixas, Sónia; Silva, Maria Cristina daO bullying é forma de violência que está presente em diversos espaços educacionais. A maioria dos estudos sobre o assunto estão centrados no Ensino Fundamental e no Médio. No Ensino Superior, segundo autores estudados, há uma lacuna de estudos, embora alguns pesquisadores afirmem a existência desse tipo de violência também nesse contexto. Diante disso, esta pesquisa adentrou esse campo na tentativa de compreendê-lo nesse nível de ensino. A hipótese da existência de bullying no nível superior foi baseada em autores que a defendem como algo que existe em todos os espaços educacionais, inclusive no Ensino Superior, mas com formatações diferentes das encontradas nos outros níveis. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, quanti-qualitativa, com aplicação de questionário na primeira parte da pesquisa empírica e entrevista na segunda. A amostra foi constituída de forma aleatória simples por 43% dos estudantes que cursavam Licenciatura em Biologia no Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina no segundo semestre de 2015 e aceitaram participar da pesquisa. Assim, foi composta de 56 educandos. Para a entrevista, aproximadamente 10% desse total participou. Os resultados obtidos ratificaram a existência de bullying no Ensino Superior, a necessidade de intervenção com a possibilidade de articulação de elementos da Educação Social e da Educação em Direitos Humanos.
- Burnout e satisfação como suporte social em cuidadores formais da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de SantarémPublication . Cunha, Bruno Alexandre Santos Gaspar da; Pappámikail, Lia
- Capacitação e inclusão laboral de um sujeito com diferença funcional intelectual na equoterapia do IFB CampusPlanaltina-DFPublication . Cavalcante, Maria Goretti Martins de Oliveira; Vieira, Denise; Delgado, LuísaOptou-se nesse trabalho pelo método de pesquisa de intervenção com a finalidade de capacitar um indivíduo com DFI para sua atuação no serviço de auxiliar-guia. Nesse processo de pesquisa o objetivo principal se limitou à capacitação profissional desse indivíduo com DFI, bem como intervir para viabiliazar sua inclusão laboral no próprio ambiente de trabalho onde foi articulada sua capacitação profissional, o setor da Equoterapia do IFB campus Planaltina-DF. Para viabilizar essa inclusão laboral, optamos como meio facilitador de contratação do indivíduo, a empresa terceirizada que presta serviço para o IFB campus Planaltina-DF. Essa empresa terceirizada é uma prestadora de serviços contratada pela instituição IFB, possui funcionários com variadas funções prestando serviços em todos setores da instituição. Desse modo, acredita-se que essa empresa seja o caminho ideal para incluir esse indivíduo com DFI em seu quadro de funcionários, permitindo que o mesmo aplique suas habilidades laborativas no setor da Equoterapia na função de auxiliar-guia. Observa-se que por meio da pesquisa interventiva a pesquisadora teve oportunidade de interagir direta e pontualmente com a equipe de professores, indivíduo pesquisado e o ambiente de trabalho equoterápico, permitindo aprimorar a prática educacional equoterápica diariamente desenvolvendo a teoria e a prática de trabalho do auxiliar-guia com análise, intervenção e avaliação dos conhecimentos que fundamentaram essa proposta de capacitação e inclusão laboral. Os resultados analisados demonstram que a equoterapia do IFB campus Planaltina apresenta condições suficientes para capacitar e incluir um indivíduo com DFI em seu ambiente de trabalho.