Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 85
Results Per Page
Sort Options
- Percursos e trajetórias de beneficiários de RSI: transitoriedade e fatalismoPublication . Frade, AndreiaA dissertação de mestrado apresentada é um estudo realizado com beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) que pretende dar a conhecer as suas trajetórias de vida e percecionar contextos de pobreza e exclusão social. O contato com estes beneficiários foi feito através da European Anti-Poverty Network (EAPN), núcleo de Santarém, que é parceira/mediadora neste estudo e efetua a articulação com as três equipas protocoladas de RSI do concelho de Santarém. Confronta a realidade atual com o impacto das alterações da revisão do regime jurídico e da lei da condição de recursos do RSI com o decreto-lei n.º 133/2012 de 27 de junho. Com a análise dos resultados pretende-se verificar as mudanças significativas nos contextos familiares e sociais. As políticas sociais existentes e as metodologias de intervenção utilizadas são também importantes para compreender os resultados obtidos e verificar se existe ou não uma aplicação eficaz e o que pode efetivamente mudar.- The following dissertation is a study of the beneficiaries and seeks to present their backgrounds and life trajectories and to understand contexts of poverty and social exclusion. The contact with these beneficiaries was done through the European Anti-Poverty Network (EAPN), Santarém section (a partner/mediator) and this study makes the link with the three RSI teams fielded at Santarém’s municipality. This study aims to confront the current reality with the impact of the changes in the revision of the resources legal law of RSI with the Decree-law nb. 133/2012 of 27 June. Through the analysis of results it is intended to show verify the significant changes in family and social contexts. The existing social policies and intervention methodologies used are also important to understand the results and to check if they are efficient or not and what can really change.
- Percursos e trajetórias de beneficiários de RSI : transitoriedade e fatalismoPublication . Frade, Andreia; Pappamikail, Lia; Reis, RicardinaA dissertação de mestrado apresentada é um estudo realizado com beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) que pretende dar a conhecer as suas trajetórias de vida e percecionar contextos de pobreza e exclusão social. O contato com estes beneficiários foi feito através da European Anti-Poverty Network (EAPN), núcleo de Santarém, que é parceira/mediadora neste estudo e efetua a articulação com as três equipas protocoladas de RSI do concelho de Santarém. Confronta a realidade atual com o impacto das alterações da revisão do regime jurídico e da lei da condição de recursos do RSI com o decreto-lei n.º 133/2012 de 27 de junho. Com a análise dos resultados pretende-se verificar as mudanças significativas nos contextos familiares e sociais. As políticas sociais existentes e as metodologias de intervenção utilizadas são também importantes para compreender os resultados obtidos e verificar se existe ou não uma aplicação eficaz e o que pode efetivamente mudar.
- Vivências e Representações Sociais dos Idosos sobre a Sexualidade na Terceira e Quarta Idade: Estudo de CasoPublication . Feliciano, AnaO presente estudo é centrado nas vivências e representações sociais dos idosos sobre a sexualidade na terceira e quarta idade, inscrito no paradigma qualitativo, estudo de caso, exploratório e etnográfico, descritivo simples, através do qual se pretende compreender a resposta à questão de que forma os homens e as mulheres com idade igual ou superior a 70 anos vivenciam a sua sexualidade e quais as representações sociais no âmbito designado?. O locus de estudo abrange oito indivíduos de ambos os sexos, do centro de dia “Cantinho do Idoso”, em Alpiarça, com idades compreendidas entre os 70 e os 95 anos, cuja orientação sexual, explicita, é heterossexual. Como instrumentos metodológicos de recolha de dados, foi usado o diário de bordo, o inquérito biográfico e a entrevista semi-estruturada, num procedimento confidencial, de anonimato e relacional, sujeitos posteriormente a uma análise de conteúdo. Preliminarmente houve uma vasta pesquisa bibliográfica. Os principais resultados do nosso estudo apontam que sexualidade para os idosos maioritariamente transcende a relação sexual. Os resultados dos depoimentos mostraram que as vivências nos idosos (as) e a sexualidade são manifestadas a de forma diversa desde os sentimentos, relações de amizade, cumplicidade e intimidade dos parceiros. As mulheres vivenciam a sexualidade de forma diferente. Os resultados indicam que o género feminino valoriza predominantemente a dimensão afectiva e emocional comparativamente aos sujeitos do género masculino inquiridos que manifestam desejo sexual, através da satisfação pessoal. O processo de envelhecimento foi bem vivenciado pelos entrevistados, até ao momento que foram envelhecendo e ficaram sem os cônjuges. Todos os idosos revelaram sentir a ausência dos parceiro/as e sentirem-se um pouco tristes e sozinhos. Estes transmitiram que o amor não é para os jovens, mas sim para todos; demonstraram não terem preconceito em falar sobre a temática e consideram a actividade sexual um complemento da sexualidade que diminui com a velhice, mas não está ausente. Estes resultados obtidos nesta investigação contribuem para uma intervenção sociocomunitária profissionalmente informada e competente no domínio da educação e saúde com este público-alvo e/ou numa abordagem sistémica e institucional. Ressalta a importância de futuros estudos na matéria inter e transdisciplinarmente, pela actualidade e pertinência que este tema e esta problemática assumem na sociedade de hoje.
- Mulheres Avieiras - porta-vozes da memória de um povoPublication . Véstia, Maria de Lurdes Pinto da Silva Farinha Morgado; Vidigal, LuísO objectivo deste estudo é o de caracterizar os significados que orientaram a identificação de mulheres Avieiras enquanto grupo de Porta-vozes da memória do seu povo. Para tal, realizámos entrevistas individuais a duas mulheres, idosas, de diferentes comunidades. Gravámos as entrevistas e trabalhámos os dados recolhidos, integralmente transcritos, que foram submetidos a várias leituras e a uma análise temática dialógica, que resultou na construção de significados das histórias de vida de cada uma, e finalmente cerzimos as duas histórias. Os resultados apurados indicaram que: 1) as histórias das informantes estavam fortemente ligadas a histórias de vida da família e da comunidade, assim como a diferentes noções de tempo e espaço; 2) Estas mulheres transformam-se em Porta-vozes a partir do momento em que são reconhecidas enquanto repositórios e transmissoras de saberes, fazeres e saberes-fazer da comunidade Avieira. Podemos dizer que as identificações como Porta-vozes da Memória Avieira foram construídas pelos dinamismos que estas mulheres desenvolveram nas suas vidas, nas suas famílias e nas suas comunidades.
- Bairro «Salazar» (1948 a 1974) - Bairro «16 de Março» (1974 a 2011): história e estórias de um bairroPublication . Rodrigues, Emília Isabel Grilo; Vidigal, LuísO recente desaparecimento do Bairro “Salazar”/“Bairro 16 de Março” e o realojamento dos moradores foram o motivo da realização deste trabalho. O ideário do Estado Novo reunido na trilogia, Deus, Pátria e Família, princípios defendidos por Salazar através da “Política do Espírito” tendo por base uma política de obras públicas vigorosas, e tal como em todos os regimes fascistas, sentiu a necessidade, e tal como já vinha do século XIX construir o Espaço de Identidade através de uma Arquitetura Portuguesa, que tinha como meio primordial para o seu enraizamento a família, a escola, o local de trabalho e o local de lazer. Porque a arquitetura enforma o viver quotidiano, informaria também o “espírito” E o nosso Bairro “Salazar” é um testemunho dessa época. Tentar compreender as vivências desta população face à vida e demolição do bairro, assim como ao realojamento, justificar os modos de apropriação e de organização dos novos espaços domésticos e envolventes, a satisfação habitacional e as atitudes face ao processo, a dimensão das memórias profissionais, domésticas, históricas, políticas, culturais, sociais, escolares. Os resultados obtidos revelam que os moradores daquele Bairro, fosse ele “Salazar ou 16 de Março”, sentiam-se uma família e viam-se como tal. Tinham laços fortes dentro e fora do bairro e sentiam-se integrados cidade. Os que foram realojados em casas arrendadas e distribuídos pela cidade, são os mais satisfeitos e os que melhor se integraram. Os que foram, quase em bloco, para o novo bairro são os que tiveram maiores dificuldades de adaptação. Gostam das casas e mantêm o apoio dos vizinhos antigos mas a diversidade e a multiculturalidade é um fator que levantou e levanta problemas de adaptação. Sendo que os intervenientes principais são pessoas, algumas com uma longevidade extraordinária e com estórias de vida ritmadas ao longo da história do país e da cidade, não poderíamos ficar somente circunscritos às fontes arquivísticas quando tínhamos pela frente um capital humano extraordinário
- Representações sociais das educadoras das IPSS's sobre supervisão pedagógicaPublication . Lopes, Isabel Maria Mocho Costa; Cardona, Maria JoãoO presente estudo enquadra-se no paradigma qualitativo e visa analisar as diferenças e semelhanças das representações sociais das educadoras de infância das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) sobre a supervisão pedagógica. Pretende verificar-se a subjetividade das representações sobre a supervisão pedagógica, e a forma como a emergência deste conceito se traduz na adequação das práticas ou no desenvolvimento e implementação deste tipo de processo. O enquadramento teórico pretende ser adequado apresentando e definindo os principais conceitos, nomeadamente: representações sociais, identidade grupal e profissional e diferentes estudos ligados à supervisão pedagógica. É uma temática que se cruza nos nossos percursos de educadoras e supervisoras e transformou esta viagem numa viagem de investigação-aprendizagem. Para a operacionalização do estudo foram utilizados diferentes instrumentos de recolha de informação, permitindo desta forma articular o quadro conceptual com os testemunhos recolhidos. Este estudo permitiu o aumento do conhecimento e abriu caminho a um conjunto de recomendações que se consideram relevantes para a implementação e desenvolvimento de processos supervisivos neste tipo de contexto.
- «Cidadania em Movimento» - Projeto de iIntervenção socioeducativa no bairro Las Palmeras em Córdoba, EspanhaPublication . Santos, Mariana; Silva, Perpétua SantosO presente Projeto de Intervenção enquadra-se no curso de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação de Santarém. No último semestre do curso foi realizado um estágio curricular no âmbito do Programa de Mobilidade Erasmus que decorreu ao longo de três meses na Associação Estrella Azahara, localizada no bairro Las Palmeras na cidade de Córdoba (Espanha). Esta Associação desenvolve o seu trabalho em duas áreas de intervenção específicas: Área Socioeducativa (destinada a crianças e jovens) e Área Sociolaboral (dedicada à inclusão de adultos no mercado de trabalho) e tem como principal objetivo trabalhar para a promoção socioeducativa de crianças, adolescentes e adultos da cidade e, particularmente, do bairro Las Palmeras. Durante o período de estágio, enquadrado na Área Socioeducativa, foi realizado o diagnóstico de necessidades, tendo sido utilizadas diversas técnicas de recolha de informação qualitativa, como a entrevista, conversas informais, elaboração de grelhas de observação, diário de campo, observação direta e participante e pesquisa e análise documental. Identificado um conjunto de necessidades, foi desenhado o Projeto de Intervenção Socioeducativa “Cidadania em Movimento”, tendo como público-alvo as crianças que frequentam a Área Socioeducativa. Os objetivos deste projeto baseiam-se na promoção da Educação para a Cidadania nas crianças da Área Socioeducativa trabalhando temáticas como Educação Financeira, Educação para os Direitos Humanos, Educação Ambiental, Educação para a Paz e Educação Rodoviária. Ao desenvolver um conjunto de atividades relacionadas com estas temáticas, cumulativamente serão trabalhadas questões comportamentais, de responsabilização, de relacionamento interpessoal, de desenvolvimento da capacidade de argumentação e diálogo. O desenvolvimento deste projeto irá promover ainda a diversificação das atividades na linha de ação de Ócio e Tempo Livre existente na Associação. Na execução do projeto, com vista a atingir os objetivos propostos, será utilizada como ferramenta a Animação Sociocultural na abordagem das diferentes temáticas que a Cidadania engloba. Salientamos ainda o papel do Educador Social em contextos de exclusão social e intervenção a nível escolar e educativo, comprovando a importância da praxis deste profissional enquanto mediador social e agente de mudança.
- As lojas sociais como estruturas de apoio aos indivíduos em situação de vulnerabilidade económicaPublication . Santos, Ana; Pappámikail, LiaA presente dissertação insere-se numa investigação exploratória sobre as lojas sociais em Portugal. As lojas sociais, apesar de estarem direcionadas a indivíduos em situação de vulnerabilidade económica, são espaços físicos destinados a diferentes tipos de clientes, na medida em que têm regulamentos e formas de funcionamento que divergem entre si. O que as carateriza é o fato de estarem inseridas num espaço físico de tipo comercial, com horário de funcionamento e atendimento. A investigação envolve um conjunto de temas teóricos e empíricos, que se relacionam com o estado em que se encontra a população mais vulnerável e informa a tipologia das lojas sociais, que, para além de servirem como um apoio para os indivíduos em situação de pobreza, poderão também servir de recurso alternativo para todos os que pretendem adquirir bens a melhores preços. O conhecimento acerca do fenómeno das lojas sociais passou por um percurso de investigação composto por várias fases, iniciado por uma pesquisa exploratória em torno dos conceitos-chave e complementada por uma investigação empírica, assente na recolha de dados e na observação, permitindo assim a aquisição de um conjunto de informações reais e atuais. Sendo que os educadores sociais poderão adotar estratégias de ação que permitam resolver os problemas sociais do público que procura as lojas sociais, numa última fase, procurou-se esclarecer qual seria o potencial papel do educador social nas lojas sociais emergindo este como um possível mediador e agente impulsionador da mudança e de mentalidades, apoiando-se nos seus princípios éticos e deontológicos e baseados numa relação de proximidade.
- Necessidades sociais de idosos em diferentes contextos de inserção : estudo comparativo na cidade de Samora CorreiaPublication . Caneira, Paula; Silva, Perpétua SantosO presente trabalho enquadra-se no curso de mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação de Santarém e aborda o tema do envelhecimento da população, fenómeno crescente nas sociedades atuais que representa para muitos idosos uma etapa da vida associada a situações de vulnerabilidade e de exclusão social. Consideramos, por isso, que corresponde a um âmbito de atuação importante no domínio da educação social e sobre o qual importa refletir. Com o presente estudo procuramos conhecer e distinguir necessidades sociais de idosos em diferentes contextos de inserção (Lar de Idosos, Centro de Dia e comunidade) na cidade de Samora Correia, equacionando a atuação do Educador Social neste domínio. O estudo segue uma metodologia quantitativa, de carácter exploratório, procurando comparar os grupos observados – abrange cento e três indivíduos, nomeadamente vinte e um no contexto Lar de Idosos, vinte e cinco em Centro de Dia e cinquenta e sete na comunidade, aos quais foi aplicado um inquérito por questionário. Complementarmente, foi também realizada pesquisa documental. A partir da informação recolhida, foram identificadas quatro áreas-problema (Solidão/Isolamento Social; Envelhecimento Ativo/Ocupação do Tempo; Formação de Profissionais; Combate ao preconceito e estereótipos), relativamente às quais se refletiu sobre possibilidades de atuação do Educador Social.
- Fatores de influência na evasão escolar : um estudo de caso em três cursos técnicos subsequentes do Campus Brasília do Instituto Federal de BrasíliaPublication . Silva, Juana; Dias, Paulo; Silva, Maria CristinaEsta dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, do Instituto Politécnico de Santarém, refere-se a uma pesquisa sobre evasão escolar, que objetivou identificar e problematizar os principais fatores de influência nos processos de abandono e de permanência escolar de estudantes em cursos Técnicos Subsequentes de Nível Médio (Técnicos de Eventos, de Informática e de Serviços Públicos) do Campus Brasília, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB. A pesquisa é essencialmente qualitativa e apresenta metodologia mista, com a utilização de questionários semiestruturados e entrevistas semidiretivas aplicados a estudantes concluintes e evadidos dos cursos estudados. Nos resultados percebeu-se que fatores internos e externos ao estudante o influenciam mutuamente no processo de evadir e de permanecer, sendo o que determina a saída do estudante é a forma com que ele reage às circunstâncias adversas, sua capacidade de persistência e de adaptação a elas.