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- A medida do rendimento social de inserção na ótica de um conjunto de indivíduos beneficiáriosPublication . Carvalho, Carla Alexandra dos Santos; Delgado, LuísaO Rendimento Social de Inserção é uma medida da política social ativa com vista ao combate à pobreza e à exclusão social. O presente estudo pretende ser um contributo para apelar à reflexão sobre a aplicação e os resultados da mesma. O facto de ser a Técnica Responsável por um Centro Comunitário permitiu-me um contacto de proximidade com os indivíduos e famílias que beneficiam desta medida sendo que esta envolvência direta tornou-me particularmente sensível e interessada na compreensão de todas as dificuldades e carências que afetam o seu quotidiano. A relação de confiança estabelecida foi o ponto inicial para este estudo com o qual se pretende verificar qual a implicação que os beneficiários do RSI têm na implementação da própria medida. As metodologias de investigação adotadas centraram-se numa abordagem qualitativa, com recurso à aplicação de um inquérito por entrevista a cada um dos sete beneficiários, conversas informais, análise documental e observação direta. Através da realização da presente investigação pudemos aferir que a amostra do estudo se sente desprotegida no que respeita ao trabalho técnico de acompanhamento desenvolvido bem como, existe ausência de negociação nos Contratos de Inserção.
- Gestão por processos: desafios e perspetivas na diretoria de educação a distância da Rede Federal de Ensino no Distrito FederalPublication . Oliveira, Ana Cláudia Bernardes Vilarinho de; Barbas, Maria PotesCompreender os desafios e perspetivas da Gestão por Processos no âmbito da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília é o objeto desta investigação. O objetivo geral consistiu em investigar como transcorre a implantação do mapeamento dos fluxos dos processos no âmbito dessa Diretoria a partir da escuta dos intervenientes, tendo em vista que o aprimoramento constante das práticas de gestão é primordial no campo educacional. Os procedimentos metodológicos adotados incluem estudo de caso e utilização da pesquisa de natureza aplicada e exploratória. Optou-se pelo levantamento de fontes relacionadas à temática e análise bibliográfica e documental. Quanto à forma de abordagem, foi utilizada a investigação qualitativa e recorreu-se ao focus group como técnica de recolha de dados para validação do guião de entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com 13 gestores. Para a análise de conteúdo, investiu-se na utilização do software MAXQDA, que permitiu uma maior confiabilidade dos dados. As análises apontam à necessidade de uma visão integrada, necessidade de padronização dos processos e adequação da abordagem de gerenciamento BPM pois os colaboradores consideram que a resistência às mudanças é expressiva. Ao final, com base na análise pormenorizada dos resultados alcançados, foram identificados os contributos que transcorrem da implantação dessa disciplina gerencial. Assim, surgiu a proposta de um plano de intervenção que possibilitará à gestão o foco na melhoria contínua dos processos de forma estratégica, que possa refletir na qualidade do processo educacional e na prestação de serviços públicos que atendam os anseios da sociedade.