Browsing by Issue Date, starting with "2018-03-01"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudo das razões da persistência dos estudantes no Campus São Sebastião e a relação desse fenómeno com suas trajetórias escolaresPublication . Modesto, Ana Luísa Knop Henriques; Delgado, LuísaEssa tese trata da pesquisa que tem como objetivo principal analisar as razões que levam os estudantes a realizarem e concluírem vários cursos no Campus São Sebastião, do Instituto Federal de Brasília. Para isso, contou com a participação de estudantes que ingressantes do ano de 2016 e que já haviam concluído, no mínimo, dois outros cursos no Campus. Com esse perfil, nove estudantes, todas mulheres, foram identificadas e, assim, submetidas ao procedimento de inquérito por entrevista semiestruturada utilizando, então a metodologia qualitativa. Os dados foram analisados com base na análise de entrevistas aprofundadas e histórias de vida, de forma a conhecer os motivos diretamente por elas mencionados como favoráveis à persistência nos cursos, mas também aqueles identificados nas entrelinhas dos discursos, chamados de razões adjacentes. Constatou-se que as principais razões que justificam a persistência dessas estudantes nos cursos está no que elas vivenciaram durante a trajetória escolar, na relação construída com o CSSB e com os professores e a perspectiva de atuação profissional. Mas também se constatou que a proximidade da residência com o Campus, o apoio familiar, o fato de terem poucos filhos, os conhecimentos construídos, a aplicabilidade deles na rotina pessoal e profissional, e, por fim, as políticas institucionais, em especial aquelas voltadas para o seguimento de um itinerário formativo, verticalização do ensino e aproveitamento de estudos também se mostraram como importantes fatores. A partir disso, foi construída uma proposta de intervenção socioeducacional voltada para o incremento das razões destacadas como relevantes, bem como para uma permanência consciente em favorecimento de uma educação profissional qualificada, integrada e complementar.