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- Collaborative writing to transform and improve the narrative quality of primary school students: challenges and opportunities.Publication . Cardoso, Inês; Graça, Luciana; Coimbra, Rosa Lídia; Pereira, Luísa ÁlvaresCollaborative writing has long been used and recognized as a very important pedagogical tool leading students to explicit their grammatical and textual choices, deepening their linguistic knowledge. However, since there is still very little research on this topic with early school year students, it is important to develop knowledge about the transposition of grammar into writing from an early age, about the students' own development in this domain, and the quality of their texts.
- Géneros argumentativos e atual panorama legal: ensino de texto de opinião no 3.ºciclo do ensino básicoPublication . Lemos, Lúcia; Cardoso, Inês; Coimbra, Rosa LídiaNo atual contexto educativo, com as Aprendizagens essenciais, o Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e as Áreas de competências do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, há orientações que salientam a importância da reflexão sobre a língua para a usar adequadamente, compreender e produzir ações de linguagem conscientes. Como docentes apercebemo-nos da importância dada aos géneros argumentativos, em que destacamos o texto de opinião, um género muito requerido ao longo da escolaridade, e sobre o qual o grupo ProTextos – Ensino e aprendizagem da escrita de textos - tem algum material divulgado, sobretudo para os primeiros seis anos de escolaridade. E
- Formar para incluir: um programa nacional de capacitação de formadoresPublication . Piscalho, Isabel; Colaço, Susana; Pappámikail, Lia; Correia, Marisa; Cardoso, InêsNeste artigo, dar-se-á conta da experiência de construção e implementação de um programa de capacitação, com base nos resultados do seu processo de avaliação, em particular os inquéritos por questionário preenchidos pelos formandos. Esta experiência resultou de um conjunto de opções, centradas no princípio de coconstrução de um processo formativo que incluiu a aferição da sua pertinência no quadro da promoção da qualidade e eficiência do sistema de educação e formação, designadamente no que concerne à problematização e disponibilização de instrumentos para a concretização de uma escola plenamente organizada, em todas as suas dimensões, numa perspetiva inclusiva. Abordar-se-ão dois eixos fundamentais: i. produção de recursos de apoio à educação inclusiva, concebidos na ótica da capacitação de docentes, numa perspetiva não prescritiva, mas no sentido da reflexão, da tomada de decisão consciente e da adoção de práticas educativas com suporte efetivo no conhecimento disponível; ii. reforço do investimento na capacitação de docentes - incluindo, naturalmente, os que presentemente desempenham funções de administração - em matéria de equidade, segundo critérios de inclusão e justiça escolar, por forma a contribuir para o reconhecimento das dimensões política, ética e deontológica do exercício profissional de funções públicas, para o apoio à ação das escolas, nomeadamente, para a promoção de ambientes educativos e de práticas mais inclusivas.
- Formando futuros professores no domínio da escrita: modos de trabalho numa unidade curricular de escrita académicaPublication . Pinto, M. O.; Cardoso, InêsEsta proposta de apresentação e análise de atividades pedagógicas de leitura e escrita, desenvolvidas num mestrado de habilitação para a docência, ancora‐se no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo, seguindo os pressupostos de uma “sequência de ensino”, reconceptualizada pelo grupo ProTextos – Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos (Pereira & Cardoso, 2013). Trata‐se de um dispositivo didático flexível, inspirado na “sequência didática” (Dolz, Noverraz, & Schneuwly, 2004) e entendido como um conjunto de tarefas orientadas para o ensino sistemático de um género textual, privilegiando‐se um trabalho de leitura para desconstrução de um exemplar do género – o texto mentor –, em articulação com a produção textual. Neste processo, acentua‐se a relevância da aprendizagem colaborativa e do papel essencial do professor de evidenciar e levar a conceptualizar algumas das construções linguísticas e discursivas do género textual em foco. Este modo de trabalho patenteia identificação com outras correntes de ensino da escrita por géneros que põem a tónica na escrita como atividade social, bem como integra a dimensão processual e a relação pessoal com a escrita (Cardoso, Lopes, Pereira & Ferreira, 2019; Pinto, 2014, 2018).
- Termos metalinguísticos e operações de natureza gramatical na escrita colaborativa dos alunos do ensino básicoPublication . Barbeiro, Luís Filipe; Pereira, Luísa Álvares; Calil, Eduardo; Cardoso, Inês: La escritura colaborativa presenta la posibilidad de hacer explícita en la interacción la referencia a las unidades lingüísticas y las operaciones de (re)formulación. Este estudio tiene por objetivo comprender la activación de los términos metalingüísticos durante la colabo ración para la producción de textos e identificar la naturaleza de las operaciones que se realizan. Metodológicamente, los datos se recogieron mediante grabación audiovisual en un contexto de aula, en dos momentos de la escolarización (2º y 4º grado) de los mismos participantes. El análisis se centró en la aparición de términos y dominios metalingüísticos y en la naturaleza discursiva o gramatical de las operaciones de (re)formulación. Los resultados muestran el predominio de los dominios de la ortografía y la puntuación y de las operaciones de naturaleza discursiva en los dos niveles de educación y la ampliación de los términos metalingüísticos en el 4º grado. A pesar de este predominio, los resultados también revelan el potencial de la escritura en colaboración para activar la explicitación de los conocimientos metalingüísticos en asociación con las operaciones de (re)formulación. Este potencial puede reforzarse con las explicaciones del profesor durante el proceso y con actividades que retomen las opciones y decisiones de naturaleza gramatical tomadas durante el proceso
- A escrita criativa em aulas de português como língua não maternaPublication . Graça, Luciana; Cardoso, InêsA conceção da aprendizagem de uma língua como uma ímpar oportunidade em termos experienciais e culturais constitui-se como um dos principais denominadores comuns das nossas práticas de ensino, em sala de aula, em geral, e em aulas de português como língua não materna, em universidades da América do Norte, mais em particular. A escrita de textos para um destinatário real é, precisamente, uma das possibilidades a que já recorremos, para tornar (mais) motivador e significativo o processo de aprendizagem da língua, explorando se as potencialidades decorrentes da própria interação entre a escrita e a leitura e da monitorização processual. Nesta nossa contribuição, apresentaremos, precisamente, os nossos modos de atuação em dois projetos de escrita criativa, desenvolvidos em aulas de português como língua adicional no Canadá, e com destinatários reais – alunos de diferentes países lusófonos -, implicando tal uma verdadeira socialização dos escritos. A forma empenhada como os aprendentes se envolveram, ativamente, na elaboração dos contos, e que também exploraremos, bem como os progressos escriturais evidentes asseguram a importância destas atividades.
- Mobilização da competência plurilingue em materiais de português como língua não materna: um estudo de duas gramáticas pedagógicas.Publication . Ferreira, Teresa; Melo-Pfeifer, Sílvia; Cardoso, Inês
- Descripción de la escritura colaborativa en línea para la elaboración de un informe de resolución de problemas por ABP en biologia.Publication . Lillo, Emmy Gonzalez; Cardoso, Inês; Pereira, Luísa ÁlvaresLa escritura colaborativa en línea en la aplicación de la metodología Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) ha sido poco estudiada. De manera frecuente, la investigación especializada en el área da cuenta de los beneficios que este método ofrece para la adquisición de conocimientos, pero son menos las investigaciones que abordan los componentes solidarios del trabajo en equipo desarrollado digitalmente y los aprendizajes lingüísticos y discursivos del género producto de la resolución del problema. En esta tesis doctoral se presentan tres estudios de caso con el objetivo general de explorar la escritura colaborativa del género informe de resolución de problemas como resultado de la aplicación de la metodología Aprendizaje Basado en Problemas en el contexto de la Biología: dos de una universidad española y uno de una universidad chilena. Los participantes son estudiantes de primer año de áreas afines a la Biología y sus profesores.
- Lucha contra las especies invasoras: prácticas STEAM y conservación de la biodiversidadPublication . Costa, S. L.; Rodrigues, M.; Martins, F.; Lopes, J. B.; Sá-Pinto, X.; Cardoso, Inês; Costa, C.Las especies invasoras son una de las principales amenazas para la conservación de la biodiversidad en todo el mundo; Portugal no es una excepción. Es esencial cambiar las actitudes y el comportamiento de la población, minimizando la introducción, dispersión y establecimiento de estas especies. La escuela puede contribuir a fomentar comportamientos proambientales en los estudiantes y, cuando está abierta a la comunidad, en otros agentes educativos como las familias. Este artículo informa sobre una práctica pedagógica STEAM que articula Ciencia con la Literatura. En esta intervención, los estudiantes analizan las amenazas a la biodiversidad por la presencia de especies invasoras. Este estudio se realizó en un contexto interdisciplinario en el que los estudiantes aprendieron y promovieron acciones de sensibilización comunitaria para la protección del medio ambiente y la erradicación de invasoras.
- Dispositivos didáticos orientados para o ensino-aprendizagem de géneros textuais no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).Publication . Jorge, Noémia; Cardoso, InêsNas últimas décadas, na disciplina de Português, o ensino da leitura, da oralidade e da escrita tem sido orientado por abordagens metodológicas que valorizam a dimensão processual (Coelho et al., 2001/2002; Reis, 2009; Buescu et al., 2012, 2015; Buescu et al., 2014, ME-DGE, 2018) e progressivamente mediadas pela noção de género textual (Buescu et al., 2012, 2015; Buescu et al. 2014; ME-DGE, 2018). Esta orientação não será alheia a uma crescente investigação e formação em Didática (Pereira & Cardoso, 2013a), em que se tem assistido à testagem, implementação e adaptação de dispositivos didáticos que contribuam para o desenvolvimento das capacidades de compreensão e de produção textuais dos alunos do ensino básico e secundário, tendo em conta quer a dimensão processual da leitura, da oralidade e da escrita, quer a noção de género textual.