Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
677.23 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A conceção da aprendizagem de uma língua como uma ímpar oportunidade em
termos experienciais e culturais constitui-se como um dos principais denominadores comuns
das nossas práticas de ensino, em sala de aula, em geral, e em aulas de português como língua
não materna, em universidades da América do Norte, mais em particular. A escrita de textos
para um destinatário real é, precisamente, uma das possibilidades a que já recorremos, para
tornar (mais) motivador e significativo o processo de aprendizagem da língua, explorando se as potencialidades decorrentes da própria interação entre a escrita e a leitura e da
monitorização processual. Nesta nossa contribuição, apresentaremos, precisamente, os
nossos modos de atuação em dois projetos de escrita criativa, desenvolvidos em aulas de
português como língua adicional no Canadá, e com destinatários reais – alunos de diferentes
países lusófonos -, implicando tal uma verdadeira socialização dos escritos. A forma
empenhada como os aprendentes se envolveram, ativamente, na elaboração dos contos, e
que também exploraremos, bem como os progressos escriturais evidentes asseguram a
importância destas atividades.
Description
Keywords
escrita criativa português língua não materna feedback formativo, projetos de escrita interação leitura-escrita
Citation
Graça, L. & Cardoso, I. (2022). A escrita criativa em aulas de português como língua não materna. 5.º Congresso Internacional “Pelos Mares da Língua Portuguesa”. UA, Departamento de Língua e Culturas, 4, 5 e 6 de maio de 2022
Publisher
UA Editora – Universidade de Aveiro