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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta proposta de apresentação e análise de atividades pedagógicas de leitura e escrita,
desenvolvidas num mestrado de habilitação para a docência, ancora‐se no quadro do
Interacionismo Sociodiscursivo, seguindo os pressupostos de uma “sequência de ensino”,
reconceptualizada pelo grupo ProTextos – Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos
(Pereira & Cardoso, 2013). Trata‐se de um dispositivo didático flexível, inspirado na
“sequência didática” (Dolz, Noverraz, & Schneuwly, 2004) e entendido como um conjunto
de tarefas orientadas para o ensino sistemático de um género textual, privilegiando‐se um
trabalho de leitura para desconstrução de um exemplar do género – o texto mentor –, em
articulação com a produção textual. Neste processo, acentua‐se a relevância da
aprendizagem colaborativa e do papel essencial do professor de evidenciar e levar a
conceptualizar algumas das construções linguísticas e discursivas do género textual em
foco. Este modo de trabalho patenteia identificação com outras correntes de ensino da
escrita por géneros que põem a tónica na escrita como atividade social, bem como integra
a dimensão processual e a relação pessoal com a escrita (Cardoso, Lopes, Pereira &
Ferreira, 2019; Pinto, 2014, 2018).
Description
Keywords
escrita académica interacionismo sociodiscursivo modo de verbalização relatório de investigação sequência de ensino
Citation
Pinto, M. O. & Cardoso, I. (2023). Formando futuros professores no domínio da escrita: modos de trabalho numa unidade curricular de escrita académica. ENDA 3 – Encontro Nacional sobre Discurso Académico. Lisboa, 7-8 de setembro. https://sites.ipleiria.pt/3enda2023/
Publisher
CELGA‐ILTEC / CLUNL