Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Formando futuros professores no domínio da escrita: modos de trabalho numa unidade curricular de escrita académica

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta proposta de apresentação e análise de atividades pedagógicas de leitura e escrita, desenvolvidas num mestrado de habilitação para a docência, ancora‐se no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo, seguindo os pressupostos de uma “sequência de ensino”, reconceptualizada pelo grupo ProTextos – Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos (Pereira & Cardoso, 2013). Trata‐se de um dispositivo didático flexível, inspirado na “sequência didática” (Dolz, Noverraz, & Schneuwly, 2004) e entendido como um conjunto de tarefas orientadas para o ensino sistemático de um género textual, privilegiando‐se um trabalho de leitura para desconstrução de um exemplar do género – o texto mentor –, em articulação com a produção textual. Neste processo, acentua‐se a relevância da aprendizagem colaborativa e do papel essencial do professor de evidenciar e levar a conceptualizar algumas das construções linguísticas e discursivas do género textual em foco. Este modo de trabalho patenteia identificação com outras correntes de ensino da escrita por géneros que põem a tónica na escrita como atividade social, bem como integra a dimensão processual e a relação pessoal com a escrita (Cardoso, Lopes, Pereira & Ferreira, 2019; Pinto, 2014, 2018).

Description

Keywords

escrita académica interacionismo sociodiscursivo modo de verbalização relatório de investigação sequência de ensino

Citation

Pinto, M. O. & Cardoso, I. (2023). Formando futuros professores no domínio da escrita: modos de trabalho numa unidade curricular de escrita académica. ENDA 3 – Encontro Nacional sobre Discurso Académico. Lisboa, 7-8 de setembro. https://sites.ipleiria.pt/3enda2023/

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CELGA‐ILTEC / CLUNL