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- The complex evaluation of the impact of covid-19 pandemic at universities:a soft computing approachPublication . Zapletal, Frantisek; Hudec, Miroslav; Svana, Milos; Chytilova, Lucie; Hlavacek, Karel; Lokaj, Ales; Urbanek, Anna; Glova, Jozef; Samartinho, João; Rodrigues, Cristina; Guonason, StefanThe COVID-19 pandemic impacted the educational process since the teaching process has been forced to go online in many countries. This enforced change revealed the weaknesses and strengths of the national educational systems and particular institutions. This article aims to analyse the impact of COVID-19 at selected European universities and assess the satisfactionof students, teachers, IT staff and management. This study is unique for its systematicity and complexity – it aggregates the opinions of all interested groups of stakeholders, distinguishes several time periods (before, during and after the pandemic), and allows the respondents to express hesitance in their evaluation. The evaluation model uses fuzzy sets to capture the uncertainty and to aggregate the opinions of different stakeholder groups. The empirical results show that most of the satisfaction development is the same or similar for all institutions examined. Then, the pandemic strongly influenced the satisfaction of all stakeholder groups at the universities examined. This impact was mostly negative, however, several lessons learnt have been revealed. Therefore, it was shown that it is highly beneficial to include these aspects to obtain a reliable picture of overall satisfaction.
- Modelo Pedagógico para o Ensino a Distância e Modelo do Campus virtual (versão 1.0 _ setembro de 2023)Publication . Loureiro, Ana; Messias, Inês; Rocha, DinaNuma sociedade global em acelerado processo de transição digital, o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) está fortemente empenhado em adequar as suas práticas e modelos pedagógicos às reais aspirações e necessidades das novas gerações de estudantes. Neste sentido, constitui-se como um objetivo institucional relevante, o desenvolvimento de um ecossistema de ensino e aprendizagem digital avançado que aponte à transformação digital do IPSantarém, à luz da exploração das potencialidades das tecnologias digitais inteligentes. Este ecossistema de ensino e aprendizagem digital não se constituiu apenas como uma modalidade alternativa de ensino. Representa também uma resposta a um ensino mais inclusivo permitindo o acesso ao ensino superior a mais estudantes, incluindo aqueles que, por alguma razão, possam não ter possibilidades frequentar o ensino presencial. Por outro lado, a maior diversidade, e flexibilidade, das metodologias de ensino a distância estimula a personalização dos percursos educativos e a adequação aos ritmos de aprendizagem e condicionantes de cada estudante, essenciais para garantir a adesão dos públicos mais adultos a um processo contínuo de aprendizagem ao longo da vida. O modelo pedagógico para o ensino a distância foi desenvolvido pelo grupo de trabalho do eixo EaD do projeto SAMA #eCapacitar - Capacitar para a inclusão digital nas áreas de negócio do IPSantarém, assente no mais atual conhecimento técnico, científico e pedagógico, implicando, desta forma, uma política integrada de formação e capacitação docente para a educação digital. Este processo de transformação digital no ensino será, sem dúvida, um grande desafio para toda a comunidade académica do IPSantarém. No entanto, acredito que com toda a dedicação, vocação e paixão do nosso corpo docente, juntamente com o comprometimento dos nossos estudantes e de toda a comunidade académica, todos os desafios serão superados. Agradeço ao grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento deste modelo, por toda a persistência e pelo importante contributo que dão para o IPSantarém, assim como a todos os quantos contribuíram para a sua melhoria através dos seus contributos e reflexões que fizeram chegar durante o processo de consulta aos orgânicos das escolas superiores do IPSantarém. Considerando que se trata de um processo integrado, envolvente e dinâmico, com fortes implicações no desenvolvimento e aprofundamento da excelência que se pretende para o IPSantarém, convido todos os membros da nossa comunidade académica a juntarem-se a esta iniciativa, contribuindo para moldar o futuro do nosso Instituto e garantindo que o IPSantarém continue a ser uma referência de inovação, inclusão e excelência no ensino superior.
- Are male soccer players accumulating sufficient load across varying microcycle structures? Examining the load, wellness and training/match ratios of a professional teamPublication . Oliveira, Rafael; Canário-Lemos, Rui; Morgans, Ryland; Peixoto, Rafael; Vilaça-Alves, José; BRITO, JOÃO PAULOProfessional soccer involves varying numbers of training sessions and matches each week, which can influence load distribution. Understanding the exact distribution may allow appropriate load periodisation and planning for players. Thus, this study aimed to (i) compare accumulated load and wellness between weeks with different numbers of training sessions and (ii) compare training/match ratio (TMr) of external and internal load between weeks with different numbers of training sessions. Ten players with a minimum of 45 minutes of weekly match-play were analysed over 16 weeks. The microcycle structures consisted of three (3dW), four (4dW), five (5dW) and six (6dW) training sessions plus match-day per week. The following measures were used for analysis: duration, fatigue, quality of sleep, muscle soreness, stress, mood, rating of perceived exertion (RPE), session-RPE (s-RPE), high-speed running distance (HSR), sprint distance (SPD), number of accelerations (ACC) and decelerations (DEC). Accumulated wellness/load were calculated by adding all training and match sessions, while TMr was calculated by dividing accumulated load by match data. The main results showed that accumulated wellness and load were significantly different, with moderate to very large effect sizes, except regarding mood, duration, s-RPE, SPD during 5dW vs. 6dW and s-RPE, HSR, SPD, ACC and DEC during 3dW vs. 4dW (all p > 0.05). Moreover, 6dW was significantly higher than 4dW regarding TMr of duration (p < 0.05, moderate effect size), RPE, HSR and SPD (all p < 0.05 with very large effect sizes) and for 3dW of HSR and ACC (p < 0.05 with very large effect sizes). This study showed that 5dW and 6dW had higher training measures than 3dW or 4dW. Additionally, higher wellness was presented in the microcycles with higher training frequencies. These findings suggest that physical load and wellness were not adjusted according to the number of training sessions within a microcycle.
- Avaliação genómica nas espécies pecuáriasPublication . Carolino, Nuno; Silva, F.S.; Sousa, C.O.; Jacob, P.; Bacalhau, N.; Vitorino, Andreia; Vicente, António; Carolino, Inês
- Formando futuros professores no domínio da escrita: modos de trabalho numa unidade curricular de escrita académicaPublication . Pinto, M. O.; Cardoso, InêsEsta proposta de apresentação e análise de atividades pedagógicas de leitura e escrita, desenvolvidas num mestrado de habilitação para a docência, ancora‐se no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo, seguindo os pressupostos de uma “sequência de ensino”, reconceptualizada pelo grupo ProTextos – Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos (Pereira & Cardoso, 2013). Trata‐se de um dispositivo didático flexível, inspirado na “sequência didática” (Dolz, Noverraz, & Schneuwly, 2004) e entendido como um conjunto de tarefas orientadas para o ensino sistemático de um género textual, privilegiando‐se um trabalho de leitura para desconstrução de um exemplar do género – o texto mentor –, em articulação com a produção textual. Neste processo, acentua‐se a relevância da aprendizagem colaborativa e do papel essencial do professor de evidenciar e levar a conceptualizar algumas das construções linguísticas e discursivas do género textual em foco. Este modo de trabalho patenteia identificação com outras correntes de ensino da escrita por géneros que põem a tónica na escrita como atividade social, bem como integra a dimensão processual e a relação pessoal com a escrita (Cardoso, Lopes, Pereira & Ferreira, 2019; Pinto, 2014, 2018).
- A sequência de ensino como estratégia de articulação entre a competência (meta)linguística e a produção escrita do texto de opinião no ensino secundário.Publication . Pereira, T.; Moreno, A.; Cardoso, InêsA escrita argumentativa é uma das atividades mais complexas que os alunos realizam no final da escolaridade obrigatória. O grau de exigência desta aprendizagem explica “a necessidade da atenção contínua que lhe é conferida” (Rodrigues, 2020, p. 296). Uma das fontes de dificuldades textuais mais correntes, apontada em provas avaliativas (Rodrigues & Silvano, 2015), refere‐se ao plano da coesão textual e à conexão entre as partes do texto. Isto também indicia a falta de mobilização dos conhecimentos linguísticos, previsivelmente adquiridos pelos alunos, para resolverem estes problemas de escrita. Deste modo, considerando que é impossível escrever sem se envolver em atividades linguísticas em algum nível (Myhill & Jones, 2015), os géneros mais formais necessitam de ser aprendidos de modo sistemático na escola. Neste processo, é fulcral que estas atividades linguísticas sejam desenvolvidas de forma reflexiva (Gombert, 1992) e consciente, possibilitando um controle da linguagem na produção escrita (Vygotsky, 2001). Portanto, articular o domínio da gramática com o domínio da escrita seria uma forma de ativar os recursos linguísticos necessários à construção do texto, já que ensinar e aprender a escrever também requer reflexão sobre a linguagem e seus usos formais (Dolz, 2020).
- A liderança transformacional e intervenção técnico-pedagógica no futebol de formaçãoPublication . Martinho, Rúben José Veríssimo; Teixeira, Eduardo; Chicau, CarlaO presente relatório está integrado na unidade curricular de Estágio e visa a obtenção do grau de Mestre em Treino Desportivo – Especialização em Futebol do Mestrado em Treino Desportivo da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. O Estágio foi realizado no Caldas Sport Clube, escalão de Juvenis B (Sub-17), na função de treinador principal. Na Parte I deste relatório são descritas globalmente as funções exercidas durante na qualidade de líder do processo técnico-pedagógico, ao nível do planeamento, operacionalização e controlo de treino e jogo, e que se prolongaram durante 10 meses, 108 unidades de treino e 33 jogos. Atendendo à importância da liderança transformacional no desporto, na Parte II deste relatório realizou-se um estudo sobre as relações entre o estilo de liderança transformacional e o clima motivacional, a coesão de grupo, o desengajamento moral e a potência da equipa. O estudo contemplou uma amostra de 83 atletas, dos 14 aos 19 anos, de quatro equipas diferentes (uma de Sub-17 A, duas de Sub-17 B e uma de Sub-19), tendo sido aplicados questionários para avaliação das variáveis em 2 momentos distintos da época, de forma a realizar uma análise longitudinal. Realizámos a análse estatística ao nível da descrição e correlação entre as variáveis nos dois momentos, bem como a evolução do primeiro para o segundo momento. Como principais resultados detetámos que a liderança tem correlação positiva com o clima motivacional para a tarefa, com a coesão para a tarefa e com a potência da equipa nos dois momentos; que a liderança não tem correlação negativa com o clima motivacional orientado para o ego nem com o desengajamento moral; e que do primeiro para o segundo momento houve evolução significativa no clima motivacional para o ego, na coesão para a tarefa e na potência da equipa.
- Acute: chronic workload ratio and training monotony variations over the season in professional soccer: a systematic reviewPublication . Rico-González, Markel; González Fernández, Francisco Tomás; Oliveira, Rafael; Clemente, Filipe ManuelAcute: chronic workload ratio (ACWR) and training monotony have been criticized as injury risk predictors. Therefore, the use of intensity measures should be oriented to understand the variations of intensity across the season. The aim of this systematic review is to summarize the main evidence about the ACWR and training monotony variations over the season in professional soccer players. The search was made in PubMed, SPORTDiscus, and FECYT according to the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses guidelines. From the 225 studies initially identified, 27 were fully reviewed, and their outcome measures were extracted and analyzed. Existing literature revealed a variety of designs, ACWR and training monotony ranges, variables assessed and durations of the studies. Overall, the range values for ACWR were 0.4–3.39 AU, while those focused on monotony were 0.49–5.7 AU. Regarding ACWR, the ratios located around 0.85–1.25 could predict lower risk values and ratios around ≥1.50 could predict higher risk values. On the contrary, with respect to training monotony, the ratios are approximately between 0.5 and 2.00 (low values in the preseason and low competition weeks and high values when soccer players are in highly scheduled competition weeks). Nevertheless, ACWR and training monotony methods should be addressed and considered based on their real value before using this indicator to reduce injury risk. In fact, the data did not conclusively define injured and non-injured players. For this reason, utilizing standardized approaches will allow for more precise conclusions about professional soccer players.
- Contributo para avaliação agronómica de 6 clones de pereira RochaPublication . Filipe, Carla Pereira Martinho; Paulo, Ana Maria AmbrósioNeste trabalho pretendemos perceber as diferenças existentes em seis clones de pereira ‘Rocha’ (o clone N2, clone O, clone 4A, clone 4C, clone 6 e o clone Sem Carepa). Os clones selecionados foram os mais produtivos dos últimos 5 anos. O consumidor preocupa-se cada vez mais com a segurança alimentar e em consumir produtos de qualidade. Para o produtor existe cada vez mais uma preocupação em ter grandes produções, mas cada vez mais, vemos produtores preocupados com a qualidade da sua produção. Com este trabalho pretendemos perceber quais dos clones em estudo têm melhor qualidade, melhor produção e pretende-se também avaliar a sensibilidade dos diferentes clones às principais pragas e doenças da pereira ‘Rocha’ com particular incidência ao fogo bacteriano (Erwinia amylovora Burril) e à estenfiliose (Stemphylium vesicarium Wallr. E. Simmons), para que se possa reduzir a utilização de fitofármacos. Este estudo foi realizado no INIAV, I.P. – Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade (Polo de Inovação do INIAV, em Alcobaça), na parcela denominada como Olival Fechado. Foram observadas quatro árvores de cada clone, à exceção do clone 6, onde apenas foram observadas três árvores. Para perceber a capacidade produtiva de cada clone quando são polinizadas com o pólen de outras cultivares ou com o próprio pólen, ensaiaram-se 4 modalidades (testemunha, corimbo isolado com saco e flores castradas, corimbo isolada e corimbo polinizado manualmente) e avaliou-se a qualidade dos frutos provenientes de cada modalidade. Em cada modalidade por clone foi nomeado um fruto para avaliar semanalmente o crescimento do mesmo. Através da medição inicial e final do diâmetro do tronco foi comparado o vigor entre clones. Procedeu-se ainda à monitorização por clone de duas doenças importantes na pereira ‘Rocha’, a estenfiliose e fogo bacteriano. O comportamento da fenologia foi efetuado semanalmente através da escala BBCH. Efetuaram-se ainda as diferenças dos seis clones segundo os descritores CPVO.iii A qualidade dos frutos por modalidade e por clone foi avaliada tendo por base uma amostra de 10 frutos. Este estudo revelou que o clone N2 parece ter uma maior tendência para a partenocarpia que os restantes. O clone 6 foi o que apresentou maior crescimento do tronco o que aparenta ser o mais vigoroso. Em relação às doenças o clone Sem Carepa foi o que apresentou menor presença de folhas com estenfiliose, no entanto surgiu nos frutos. O clone que iniciou a floração mais cedo foi o clone 6. O clone mais produtivo foi o clone 4A. O clone Sem Carepa, como o próprio nome indica, foi dos clones em estudo onde há uma menor quantidade de carepa na superfície do fruto.
- As tarefas do treinador de guarda-redes numa equipa de futebolPublication . Silva, Francisco Santos; Fernandes, RenatoSegundo o Programa da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Desporto, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, o Estágio contribuirá para um dos principais objetivos do Mestrado, a formação especializada e o conhecimento científico no contexto profissional do desporto. O Estágio decorreu na entidade acolhedora Centro Desportivo de Fátima (CDF) e o estagiário integrou a equipa técnica como Treinador de GR do escalão de Juvenis, equipa “A”, em Futebol. Intervindo na sua área de especialização o treino desportivo de guarda-redes (GR), tinha como objetivo geral descrever as prinicpais tarefas do treinador de GR integrado na equipa técnica do escalão acima referido. Foram identificados dois problemas principais para investigação e análise, no que respeita às funções do treinador de GR. O primeiro começa na definição do microciclo de treino, analisando todas as ações do GR em jogo, para perceberem quais os momentos de jogo mais realizados em competição, e desta forma ser possivel definir o microciclo de treino ajustado aos momentos que acontecem mais em competição, preparando os GR´s o para aquilo que é o jogo. Segundo problema identificado e após revisão de literatura, foi identificar qual a carga interna e externa que os GR´s de futebol de formação têm no treino e jogo. Este ponto ganha ainda mais relevância por ser algo único e esclusivo na formação, por não existirem muitos estudos com dados de carga interna e externa em GR de formação. O presente trabalho estará divido em três partes, a primeira de descrição das terefas como treinador de GR e coordenador de GR da formação e duas outras na base da investigação e análise de dados, que correspondem aos problemas anteriormente apresentados. A segunda parte refere-se ao estudo quantitativo das ações realizadas em jogo pelos GR através do sistema de observação SOTDGRJ. A terceira parte relaciona-se com estudo sobre análise do impacto da carga interna realizando a recolha de dados através da Perceção Subjetiva de Esforço (PSE), Índice de Hooper (IH), e Cardiofrequencímetro e a recolha da carga externa através do sistema de Global Positioning System (GPS). Este estudo fornece novos dados sobre a carga física realizada por jovens GR durante uma temporada competitiva. Estudos futuros devem considerar os diferentes tipos de exercícios de treino (por exemplo, força, velocidade, reação e resistência) para fornecer melhores práticas de gerenciamento de carga para treinadores e sua equipe.