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- A Transdisciplinaridade na Construção das Aprendizagens - Contributos de um Projeto Erasmus+Publication . Caseiro, Helena; Silva, Ana; Torres, Ana; Rosa, MartaIntrodução – Na continuidade do projeto Erasmus+ Exprax , que permitiu através da simulação implementar boas práticas na educação em saúde e que culminou com a elaboração de um Manual de Formação de Formadores em simulação, emerge o Projeto Transdisciplinary – Learning in Healthcare Education, cujos objetivos são melhorar a qualidade e eficácia da educação para a saúde, concebendo um modelo de atividades transdisciplinares e através do intercâmbio de boas práticas entre os parceiros, apoiar a adoção de uma abordagem inovadora da transdisciplinaridade. Objetivo – Partilhar o projeto Erasmus+ Transdisciplinary – Learning in Healthcare Education Materiais e Métodos – Na primeira reunião as entidades parceiras partilharam e discutiram problemáticas, objetivos, atividades e funções de cada parceiro, tendo efetuado a análise das necessidades e competências. Atualmente estão a preparar a primeira Learning/teaching Training Activities que irá decorrer na semana de 10 a 16 de março. As atividades preveem a mobilidade de professores e estudantes em diferentes fases do projeto. Resultados – Os resultados previstos são a criação de um modelo de aprendizagem transdisciplinar para o ensino em saúde, de um manual sobre como organizar atividades transdisciplinares e uma coleção de 12 modelos de atividades transdisciplinares e respetivos planos (6 teóricas e 6 práticas). Conclusão – A importância do desenvolvimento de competências que capacitem os estudantes a trabalhar em equipa e a ter uma visão abrangente dos contextos da prática é fundamental. Este modelo de ensino/aprendizagem transdisciplinar promove uma compreensão integrada da realidade, sendo que a partilha de conhecimentos transdisciplinares permite equacionar soluções partilhadas na resolução de problemas.
- Projeto EduApp - Inovação Digital no ensino/aprendizagem na área da Saúde em Resposta aos Desafios da Pandemia 2020Publication . Torres, Ana; Silva, Ana; Caseiro, Helena; Rosa, MartaIntrodução: O Projeto EduApp surgiu como uma resposta proactiva aos desafios educativos decorrentes da pandemia de 2020, centrando-se essencialmente na área da saúde. O projeto visou a criação de um ambiente digital abrangente, disponibilizando recursos educativos e ferramentas de comunicação. Objetivos: Aumentar o acesso a recursos digitais de saúde através de uma coleção online de cursos em vídeo, tutoriais e avaliações. Desenvolver as competências pedagógicas digitais de professores de saúde, formando-os na pedagogia da aprendizagem eletrónica e da aprendizagem mista, bem como criando recursos específicos para as suas disciplinas. Materiais e métodos: O projeto envolveu gestão, divulgação, desenvolvimento de resultados e eventos de formação, todos dedicados ao domínio da saúde. As atividades incluíram a análise das necessidades, criação de cursos e tutoriais, desenvolvimento da aplicação EduApp, formação de professores e acompanhamento do processo de implementação. Resultados: Os resultados incluem a criação de uma biblioteca digital com recursos digitais, tutoriais e cursos em formato vídeo para a área da saúde, e uma aplicação personalizada para facilitar a comunicação. Conclusões: O projeto EduApp atingiu os seus objetivos ao fornecer soluções sustentáveis para a digitalização da educação no domínio da saúde. A combinação de recursos digitais e formação pedagógica específica no domínio da saúde contribuiu para superar os desafios identificados, preparando as instituições para lidarem eficazmente com futuros eventos disruptivos na área da saúde. Relevância para a Enfermagem de Saúde Comunitária ou Enfermagem de Saúde Pública: O projeto EduApp está relacionado com a Enfermagem de Saúde Comunitária ou de Saúde Pública através da abordagem digital e de métodos inovadores de ensino/aprendizagem na área da saúde. Referências https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2020-1-RO01-KA226-VET-095728 https://eduapp-project.eu/
- Formar para incluir: um programa nacional de capacitação de formadoresPublication . Piscalho, Isabel; Colaço, Susana; Pappámikail, Lia; Correia, Marisa; Cardoso, InêsNeste artigo, dar-se-á conta da experiência de construção e implementação de um programa de capacitação, com base nos resultados do seu processo de avaliação, em particular os inquéritos por questionário preenchidos pelos formandos. Esta experiência resultou de um conjunto de opções, centradas no princípio de coconstrução de um processo formativo que incluiu a aferição da sua pertinência no quadro da promoção da qualidade e eficiência do sistema de educação e formação, designadamente no que concerne à problematização e disponibilização de instrumentos para a concretização de uma escola plenamente organizada, em todas as suas dimensões, numa perspetiva inclusiva. Abordar-se-ão dois eixos fundamentais: i. produção de recursos de apoio à educação inclusiva, concebidos na ótica da capacitação de docentes, numa perspetiva não prescritiva, mas no sentido da reflexão, da tomada de decisão consciente e da adoção de práticas educativas com suporte efetivo no conhecimento disponível; ii. reforço do investimento na capacitação de docentes - incluindo, naturalmente, os que presentemente desempenham funções de administração - em matéria de equidade, segundo critérios de inclusão e justiça escolar, por forma a contribuir para o reconhecimento das dimensões política, ética e deontológica do exercício profissional de funções públicas, para o apoio à ação das escolas, nomeadamente, para a promoção de ambientes educativos e de práticas mais inclusivas.
- A Dançaterapia no alivio da dor durante o trabalho de partoPublication . Couto, Claudia; Palma, SaraA dançaterapia é classificada como um método não farmacológico eficaz para o alívio da dor na mulher em trabalho de parto. O Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, por ser o profissional mais presente durante o trabalho de parto é considerado o mais apto para a aplicação de medidas não farmacológicas para o alívio da dor, como a dançaterapia. Foi realizada uma Scoping Review com o intuito de mapear a evidência científica existente sobre os efeitos da dançaterapia no alívio da dor durante o trabalho de parto, respondendo à questão de revisão “Qual o efeito da dançaterapia no alívio da dor durante o trabalho de parto?”. Os estudos analisados evidenciam ser um método eficaz no alívio da dor e promoção de conforto. Reforçam ainda o impacto positivo que tem na satisfação da experiência de parto e no bem-estar materno-fetal. Pelos benefícios que a dançaterapia apresenta recomenda-se a sua aplicabilidade nos cuidados de rotina prestados pelo Enfermeiro Especialista de Saúde Materna e Obstétrica à mulher/casal/pessoa significativa. Sugere-se a realização de estudos relativamente a esta temática, abrangendo o segundo estádio do trabalho de parto e a sua aplicabilidade em Portugal.
- Angler’s preferences, perceptions and practices regarding non-native freshwater fishPublication . Banha, F.; Gago, João; Margalejo, D.; Feijão, J.; Casals, F.; Anastácio, P.M.; Ribeiro, F.It is globally recognized that freshwater anglers can have a decisive role in promoting fish introductions. The aim of this study was to analyze fresh water anglers’ actions and perceptions regarding fish introductions, comparing two distinct situations, one with recently arrived non-natives fishes and another with older fish introductions, using the Iberian Peninsula as a case study. To achieve this goal, a bilingual survey was implemented on-line in Portugal and Spain and in person (direct inquiries) in two Iberian regions: Lower Ebro (older fsh introductions) in Spain; and Lower Tagus (recent fish introductions) in Portugal. Results showed spatial diferences in perceptions and actions, namely about the target species, awareness of the impact of non-native fishes, fish introductions reported and proportion of anglers that wanted new fish species. In the Ebro river there is a high percentage of foreign anglers, higher awareness of fish introduction impact and lower introduction rates reported than in the Tagus river. However, popularity of non-native species like European catfish, was higher in the Ebro. In general, although risk behaviors such as use of fish as life bait was of low prevalence for both countries (approx. 5%), it corresponds to large numbers of fish being introduced. Our conservative estimates revealed 273,600 events of bait discharge per year. Regarding the intentional introductions, we estimated a total of 140,000 intentional introduction (illegal) events per year. These findings may help to improve monitoring, awareness and fisheries management programs led by governmental agencies.
- Do Projeto Exprax ao Projeto CBTS - Criando pontes através do Erasmus+Publication . Silva, Ana; Rosa, Marta; Torres, Ana; Caseiro, HelenaIntrodução - O projeto Erasmus+ Exprax foi criado com o objetivo de identificar, testar e implementar boas práticas na educação em saúde, relacionadas com a simulação, resultando na criação de um Manual de Formação de Formadores em simulação, ferramenta para coadjuvar a formar outros professores/formadores interessados em organizar atividades de simulação e um compêndio de boas práticas. Decorrente deste, surge o projeto CBTS - Competências Baseadas na Formação e Simulação na Educação em Saúde, no qual se pretende sensibilizar para simulação como método de aprendizagem, criar e implementar um modelo de portfólio Eletrônico e desenvolver os 17 Objetivos de Desenvolvimento sustentável. Objetivo – Dar a conhecer o projeto Erasmus+ CBTS Materiais e Métodos – Está a ser desenvolvido nos diferentes países parceiros, um diagnóstico de situação relativamente ao desenvolvimento da simulação enquanto prática pedagógica, utilização de portfólios eletrónicos e relação prática com os ODS, através de entrevistas a professores e questionários a estudantes e professores. Seguir-se-ão sessões de formação de professores, mobilidades de estudantes e o desenvolvimento de modelos de portfólio eletrónico e atividades de simulação. Resultados – Os resultados esperados centram-se na criação de um e-portfólio integrado para apoiar a monitorização e avaliação dos estudantes em atividades de simulação em contexto de escola e de estágio. A fim de ajudar os professores a integrar a simulação, o projeto criará um conjunto de atividades de simulação a rentabilizar no âmbito da saúde e um guia da melhor forma de mobilizar os ODS na educação em saúde. Conclusão – A importância da simulação neste contexto é cada vez mais valorizada, sendo que os recursos e ferramentas que a sistematizem são fundamentais na prática de professores e estudantes.
- Intercâmbio de Boas Práticas para a Excelência: Melhorar o ensino dos cuidados de saúde através da simulação e da cooperação internacional - ExpraxPublication . Rosa, Marta; Silva, Ana; Torres, Ana; Caseiro, HelenaIntrodução: O projeto visava elevar a qualidade do ensino dos cuidados de saúde através de atividades de simulação e do intercâmbio de boas práticas. Com a colaboração de instituições parceiras, o objetivo era satisfazer as necessidades de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo, proporcionando simultaneamente aos estudantes uma experiência internacional enriquecedora. Objetivos: Os objetivos incluíam o reforço da cooperação entre as organizações parceiras, a identificação e implementação de boas práticas na simulação de cuidados de saúde, a criação de um Manual de Formação de Formadores e o desenvolvimento de um compêndio de boas práticas. Materiais e Métodos: O projeto foi dividido em atividades como a gestão, a divulgação, o desenvolvimento dos resultados, as ações de formação e as mobilidades para os estudantes. Foram criados um manual de formação, um compêndio de boas práticas, um curso de formação e um vídeo para os alunos que integra a simulação na aprendizagem. Resultados: Os resultados tangíveis incluem um manual eletrónico de formação de formadores, um compêndio de boas práticas, um curso de formação e um vídeo de demonstração. Os resultados intangíveis incluem o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais e a transferência de boas práticas. Conclusões: O projeto atingiu os seus objetivos, promovendo a colaboração, a partilha de conhecimentos e a integração efetiva de métodos de ensino da saúde, realçando a importância da cooperação internacional e da simulação como ferramentas eficazes na formação dos profissionais de enfermagem, recebendo o selo de boa prática da Comissão Europeia. Referências https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2019-1-RO01-KA202-064007 https://exprax.eu/
- Match running performance is influenced by possession and teamformation in an English Premier League teamPublication . Morgans, Ryland; Radnor, John; Fonseca, Jose; Haslam, Chris; King, Matthew; Rhodes, Dave; Żmijewski, Piotr; Oliveira, RafaelThe aim of this study was to examine the possession (very low, low, high, and very high), team formation (3-5-2 and 4-3-3) and position (centre-backs, full-backs, centre midfielders, attacking midfielders, and centre forwards) on match load across two consecutive seasons in elite soccer. Twenty-seven English Premier League outfield players were recruited. Data was monitored through an 18 Hz Global Positioning System and a 25 Hz semi-automated camera tracking system, respectively, and all variables were analysed per minute. Main effects for formation on total distance (TD) (p = 0.006; η2 = 0.010), high-speed running (HSR) (p = 0.009; η2 = 0.009), number of high metabolic load (HML) efforts (p = 0.004; η2 = 0.011) were observed. In addition, there were significant interaction effects with formation×possession on TD (p < 0.001; η2 = 0.043), HSR (p = 0.006; η2 = 0.018), sprinting (p < 0.001; η2 = 0.030), HML efforts (p < 0.001; η2 = 0.035), accelerations (p < 0.001; η2 = 0.025). From the position-specific analysis, only the running performance of centre-backs was affected by formation or positional factors. These results indicate that formation and possession can have a significant impact on TD, HSR, and HML distance. Furthermore, players performed more high-intensity efforts in 3-5-2 than 4-3-3 formation. These findings suggest that coaches can evaluate running performance in the context of formation and possession and tailor tactical strategies to optimise physical performance.
- Welfare of rainbow trout at slaughter: integrating behavioural, physiological, proteomic and quality indicators and testing a novel fast-chill stunning methodPublication . Saraiva, J.L.; Faccenda, F.; Cabrera-Álvarez, M.J.; Povinelli, M.; Hubbard, P.C.; Cerqueira, M.; Farinha, Ana Paula; Secci, G.; Tignani, M.V.; Pulido Rodriguez, L.F.; Parisi, G.A critical point in the life of a captive fish is the final stages of production, not only in welfare terms but also due to effects on meat quality, carcass appearance and derived economic impacts. The most common method to slaughter fish is by asphyxia either in ice-water or in the open air. In humane slaughter procedures, however, a stunning method needs to be implemented to render the fish immediately unconscious (within one second) until death. The objective of this research was to evaluate and compare the effectiveness and welfare effects of four types of stunning methods in rainbow trout (O. mykiss): cold shock by fast-chilling as a novel method, where the fish were immersed in liquid water at −8 °C, asphyxia (as the currently used method), electrical stunning, and anaesthesia with MS-222. We used a total of 176 trout (mean weight 524 ± 138 g), combining behavioural (individual swimming activity, equilibrium, opercular movement and eye-roll), physiological (heart rate and electrocardiogram amplitude) and circulating (plasma cortisol and osmolality) indicators with brain proteomic signatures. We also analysed the effects on fillet shelf-life and quality in each method (rigor mortis, water content, fillet colour, pH and ATP degradation). Anaesthesia effectively induced unconsciousness, with regular and strong heartbeat and low cortisol. Quality indicators were the best among all the methods assessed. Electric shock was found to be an effective and irreversible method for inducing unconsciousness, with strong heartbeat and large variation in cortisol response and quality indicators similar to anaesthesia. On the contrary, asphyxia presented indicators of poor welfare (e.g., long-lasting consciousness throughout the slaughter process, high cortisol levels), with very low flesh quality parameters. Fast-chilling also resulted in extreme signs of stress (intense mucus release, haemorrhage and no loss of consciousness), low ATP content and the worst proteomic signatures, along with an early onset and resolution of rigor mortis (6 and 48 h, respectively). Our results reinforce the idea that electric stunning is a promising humane method to stun farmed trout. In contrast, the fast-chilling method showed very poor results both in welfare and in quality, indicating that it is not a viable humane alternative to asphyxia. Moreover, the proteome analysis provided valuable insights into the brain mechanisms of rainbow trout at slaughter, offering potential fine-scale biomarkers of welfare.
- Economia solidária:desenvolvimento social e sustentável do município de Niterói / RJPublication . Rangel, Daniele Lemos; Oliveira, PedroA presente investigação desenvolve o estudo para detectar como acontece no dia a dia a economia solidária do município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Ela tem como objetivo responder a pergunta de partida: “Até que ponto a economia solidária local impulsiona e contribui para o desenvolvimento socioeconômico de forma justa e sustentável para o município de Niterói/RJ?”. E o objeto do estudo é contextualizado através de um enquadramento teórico que se estruturou com pesquisas bibliográficas, documentais e a coleta de dados através das entrevistas, realizadas nos meses de junho e julho de 2023, com os atores envolvidos ou stakeholders na economia solidária da Prefeitura Municipal de Niterói (representada pela Subsecretaria de Economia Solidária), o Fórum da Economia Solidária de Niterói (FES/NIT), o espaço público de referência “Casa de Economia Solidária Paul Singer” e o Circuito Arariboia de Feiras Artesanais da Economia Solidária, para o aprofundamento da investigação. É possível verificar que, sem a co-gestão de cada órgão ou ator atuante, a economia solidária de Niterói não aconteceria, dando destaque principalmente ao papel do FES/NIT. O trabalho de pesquisa aponta que um bom planejamento da economia solidária local, com ajuda dos gestores públicos e os seus stakeholders, é de extrema necessidade para o desenvolvimento dos empreendimentos solidários e que os incentivos e apoios, através das políticas públicas existentes, servem para atender necessidades da população de Niterói, principalmente os mais vulneráveis.