Browsing by resource type "lecture"
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- Alguns aspetos oficiais da dieta mediterrânica e a opinião de um consumidor “necessitado”Publication . Raimundo, AntónioAnálise de aspetos oficiais referentes à dieta mediterrânica em Portugal
- Análise morfo-funcional e parâmetros genéticos na raça LusitanaPublication . Vicente, António
- Anamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping reviewPublication . Reis, Alcinda; Spinola, Ana; Pinto, M. Rosario; Amendoeira, JoséA prática clínica com famílias migrantes coloca desafios aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes autores nacionais e internacionais. Na anamnese cultural os profissionais procuram identificar elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, visando a promoção da adesão e da continuidade aos cuidados propostos.
- Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicasPublication . Maia E Carmo, TeresaTrata-se do relato e reflexão acerca da atividade interdisciplinar de base digital realizada no âmbito da formação de professores do Ensino Básico, entre as unidades curriculares Comunicar em Língua Portuguesa (CLP) e Ciências Físicas e Químicas (CFQ). Perante a prática transmedia de que os estudantes são já nativos, como enquadrar essa experiência por vezes apenas intuitiva em objetivos de aprendizagem que contribuam para a literacia digital em contexto educacional? E como ligar matérias tão díspares como a proficiência comunicativa na Língua Portuguesa e nas Ciências Físicas e Químicas? Partindo do interesse recente pela ciência forense, uma área interdisciplinar que envolve física, biologia, química, matemática e várias outras ciências de fronteira com o objetivo de dar suporte à investigação judiciária, muito potenciado pela abundância de séries televisivas em que o assunto é central, criámos uma atividade didática que consistiu na investigação em torno de um caso de homicídio fictício. De um lado (CLP), os alunos tinham de praticar a construção de uma narrativa credível, com construção de personagens, intriga e determinados vestígios que, do outro (CFQ), aprenderiam a analisar em laboratório. O exercício estruturou-se em quatro etapas, que culminaram num «Julgamento» em tribunal, onde cada grupo assumiu papéis diferentes (cientista forense, procurador, advogado de defesa ou júri), aprofundando as suas competências de discurso argumentativo. O facto de todas as etapas se desenvolverem através de plataformas digitais envolveu desafios para discentes e docentes que nos permitem equacionar algumas das questões que hoje se colocam com mais acuidade no processo de formação de futuros professores em interação com as Humanidades Digitais.
- Collaborative writing to transform and improve the narrative quality of primary school students: challenges and opportunities.Publication . Cardoso, Inês; Graça, Luciana; Coimbra, Rosa Lídia; Pereira, Luísa ÁlvaresCollaborative writing has long been used and recognized as a very important pedagogical tool leading students to explicit their grammatical and textual choices, deepening their linguistic knowledge. However, since there is still very little research on this topic with early school year students, it is important to develop knowledge about the transposition of grammar into writing from an early age, about the students' own development in this domain, and the quality of their texts.
- Comunicação digital, educação e cidadania global: um novo paradigma e um casoPublication . Maia e Carmo, TeresaEste ensaio ― no sentido que Montaigne lhe deu, de “aproximação a um tema” ― apresenta algumas propostas de pensamento acerca da temática “Comunicação Digital, Educação e Cidadania Global: um novo paradigma”, assim como a partilha de um caso em que usamos as tecnologias digitais para fins educativos. No caso, a plataforma Facebook, com estudantes de 1º e 2º Ciclo das disciplinas de Atelier de Jornalismo e Jornalismo, da Licenciatura e do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, respetivamente, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, em Portugal. O tema de fundo é estudar e avaliar os impactos do uso de TIC (tecnologias de informação e comunicação) na Educação, como contributo para uma cidadania plena nos moldes contemporâneos. O enquadramento: epistemologicamente, é feito a partir do campo científico das Ciências da Comunicação; geográfica e socialmente, a partir de uma perspectiva europeia; em termos de objeto, foca-se no ensino superior.
- Construção de Materiais Didáticos em PLE: Desafios partilhadosPublication . Cardoso, Inês; Ferreira, Teresa; Melo-Pfeifer, SílviaNesta mesa-redonda, pretende-se discutir os desafios associados à criação de materiais de PLE. Nestes tempos tão particulares, a elaboração de recursos didáticos diferenciados pode ser uma tarefa muito desafiadora, na medida em que, por um lado, proliferam recursos e, por outro, há novas realidades culturais e sociais de que é preciso dar conta. Os participantes vão apresentar os recursos que criaram recentemente, desde manuais a sites e gramáticas, ao mesmo tempo que problematizam o percurso de elaboração destes mesmos materiais.
- Crise económica de 1929/Crise iniciada em 2007:uma abordagem históricaPublication . Freitas, PedroFatores da prosperidade americana dos Anos 20 do Século XX (“Loucos Anos 20”) ; Causas e consequências da Crise Económica de 1929 ; Políticas Económicas e Sociais para Combater a Grande Depressão nos Anos 30 ; Comparar a Crise Iniciada em 2007 com a Crise Económica de 1929.
- O cuidar e o prestador de cuidadosPublication . Amendoeira, José
- Data Science com RPublication . São João, RicardoEste seminário tem como objetivo explicar o conceito e aplicabilidade da linguagem de programação R no contexto de Data Science
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »