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- Futuro incerto e transição para a vida adulta: as novas gerações diante do projeto de vidaPublication . Pappámikail, LiaNeste capítulo, inspirado pela conferência proferida num gratificante encontro em Belo Ho rizonte em julho de 2019, pretende alinhavar-se algumas reflexões sobre juventude e sobre os dilemas e tensões causados pelo(s) futuro(s) incertos. Se incertos eram à época da conferência, mais incertos são hoje à data da publicação. Com efeito, o primeiro resultado do convite que me foi endereçado pela organização do encontro, foi um processo autorreflexivo sobre o meu próprio percurso de vida. Não por mero efeito de empatia, embora este seja, na minha perspectiva, um exercício necessário ao processo de construção do conhecimento sociológico em geral, e acerca da incerteza face ao futuro em particular, se pretendemos captar os sentidos e significados que estes assuntos têm para os atores que os vivem hoje, mas porque o tema da incerteza me é caro, uma vez que eu simultaneamente vivi e estudei os processos e transições sobre as quais me propuseram refletir, e o meu futuro enquanto jovem fosse, para mim, tão incerto como o dos jovens que hoje nos ocupam o pensamento e reflexão. Senti, pois, necessidade de buscar nesse percurso pessoal os ingredientes de experiência vivida, de investigação produzida, de reflexão socioló gica, para cozinhar este contributo, dando conta, na primeira pessoa, do lugar dos conceitos/ processos sociais de precariedade e incerteza, entre outros. Esta constitui, assim, a primeira paragem deste capítulo. Num segundo momento, proponho-me então a enveredar pelo caminho do lugar do futuro nos estudos de juventude, na medida em que este é um debate global do ponto de vista teórico, não obstante as (re)configurações permanentes da relação dos jovens (dentro da sua infinita diversidade) com o futuro, por via daquilo que se convencionou chamar de transições para a vida adulta e que são, veremos, plurais e sensíveis ao contexto, às estruturas de constrangimentos e oportunidades, e às conjunturas econômicas e culturais. Porque é importante conhecer os traços gerais que caracterizam os jovens, elencam-se, num terceiro ponto, algumas principais tendências que marcam a juventude contemporânea a nível global, embora a diferentes tempos e ritmos. Por fim, para terminar, dedicamos algu mas reflexões ao lugar do futuro e da incerteza na vida dos jovens, procurando contornar o risco de adotar uma perspectiva adultocêntrica e a-histórica, com vista a permitir dar conta dos sentidos atribuídos pelos jovens ao futuro, e também ao presente, onde se constroem percursos de vida e (não) se desenham planos. Este percurso permitir-nos-á sublinhar que a juventude, muitas vezes perspectivada (social e politicamente) como una, representada como se de um grupo social de fronteiras definidas e culturalmente homogéneo se tratasse, não é, como esclareceu Bourdieu (2002 [1980]), mais do que uma palavra.
- 2nd International Congress on 21st Century Literacies: book of abstractsPublication . Loureiro, Ana (ed.lit.); Rocha, Dina (ed.lit.); Messias, Inês (ed.lit.); Oliveira, Nuno Ricardo (ed.lit.); Lopes, Rui (ed.lit.)The 2nd International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2022) intends to promote literacy in different areas of knowledge as part of the right to education, as well as a foundation for individuals’ empowerment and inclusive development in low density and cross-borders territories, allowing a greater literacy of these populations, thus contributing to a positive differentiation of these territories. The ICCL2022 will provide an opportunity to rethink the fundamental importance of literacy as a booster to the development and integration of these populations in the challenges of the coming decades. Several themes will be addressed, namely: digital, financial, environmental, quantitative, scientific, and emotional literacies, as well as literacy in the fields of health and management, STEM, reading and libraries, cinema, media, education, and arts, but not limited to. The meeting will provide a forum for discussion and debate of ideas with interest to the scientific community in general. With this meeting new scientific collaborations among colleagues, namely new collaborations in master’s and PhD projects are expected.
- Fonseca anamnestic index for screening temporomandibular disorders:reliability to discriminate muscular from intra-articular disordersPublication . São João, Ricardo; Cardoso, Henrique J.; Sanz, David; Ângelo, David F.Introduction - Temporomandibular disorders (TMD) are a set of musculoskeletal and/or articular conditions that affect respectively the masticatory musculature and/or the temporomandibular joint (TMJ) complex. TMD is the most common nondental cause of orofacial pain and have a negative impact on the patient's daily life. The two main origins of pain in this region are considered to be due to intra-articular or masticatory muscle changes. Actually, the diagnosis of TMD is largely based on the patient's symptoms, as pain in TMJ and surrounding muscles, difficulty in opening the mouth, and other complaints such aspresence of clicking in the joint, malocclusion and headaches.The Fonseca Anamnestic Index (FAI) is a TMD patient-reported questionnaire, quick and easy to administer, based in signs and symptoms with 10 questions, used in recent years to classify the severity of TMD. Objectives - The presented study aimed to screen the FAI accuracy to discriminate different types of TMD: intra-articular (AD), Masticatory Muscular Disorders (MMD), or the presence of both typologies
- Student’s digital transformation during higher education: entrance and exit digital profilePublication . Messias, Inês; Loureiro, AnaDigital technology has entered almost all areas of our daily lives to the point that we call our own society the Digital one. In the last 2 years with the impact of the COVID-19 pandemic, that has forced most of us to work from our homes, connecting online, this aspect of growing more digital has accelerated. This transition to remote work reminded us, once more, of the need to empower students with the required digital skills, or e-skills, to enter the labour market that “demands highly skilled people” [1], to perform lifelong learning, and to help answering the call of the European Commission’s Digital Compass targets of developing digital competences until 2030. This paper is the first part of an ongoing research that aims to understand the Higher Education (HE) Students’ Digital Profile when they enter HE, and then assess if their existing digital profile is correspondent to the labour market´s ideal profile when they finish their studies. This research also and foremost aims to design a research model for Student’s Digital Profile, providing us with the opportunity to assess this on a yearly basis, to the students that enter HE and the ones that are finishing their studies, helping Higher Education Institutions perceive if their studies’ syllabus are adequate to empower students with the needed workforce digital competences each specific field of expertise requires. As this study is correspondent to the first part of this research, this paper will focus on the literature review and research methodology that will lead us to our first results.
- A consulta de ato único, perfil dos seus utentes e contributos para a tomada de decisão em contexto hospitalarPublication . Correia, Filipe; São João, Ricardo; Vieira, ElsaA Consulta de Ato Único-CAU prestada no Ambulatório Programado de Alta Resolução do Hospital Distrital de Santarém (HDS-EPE) foi pioneira em Portugal possibilitando ao utente que no mesmo dia e local seja observado por um profissional de saúde, realize caso necessário os exames complementares que permitam umdiagnóstico preciso e/ou realize procedimentos cirúrgicos de menor complexidade, após o qual regressará a casa já com tratamento ou proposta terapêutica. Dado o caráter inovador da CAU, encontrando a nível europeu à data da sua implementação paralelismo apenas em Espanha, os autores do estudo desenvolveram um questionário que permitiu retratar o perfil sociodemográfico dos seus utilizadores, sua autoestima, bem como o seu seu grau de satisfação com o serviço em 26 itens afetos a 5 domínios, a saber: acesso/admissão aos cuidados de saúde (AcAd), qualidade dos cuidados prestados (QuCa), instalações (Fa), satisfação (Sa) e recetividade à CAU (Re).Os referidos itens foram avaliados numa escala tipo Likert de cinco pontos onde é aferida a Importância (nada importante a muito importante) e Desempenho (nada satisfeito a muito satisfeito) experenciada pelo utente, informação essa que com base na Análise Importância-Desempenho [1] irá permitir aos decisores hospitalares identificar e avaliar que atributos experienciados pelos utentes deverão ser elevados/priorizados, reduzidos, mantidos ou eliminados na formulação de uma estratégia que vise a maximização da satisfação na ótica desses utentes.
- PARENTALIDADE E TRANSEXUALIDADE: Cuidar do Homem Transgénero durante a conceção, Gravidez, parto e puerpérioPublication . Pereira, Susete; Dias, HéliaOs indivíduos transgénero desejam muitas vezes a paternidade e podem efetivamente experienciar a gravidez, parto e puerpério, torna-se por isso premente compreender esta nova realidade emergente e saber se os profissionais de saúde, nomeadamente se os EEESMO, se encontram capacitados para prestar cuidados de qualidade de forma individualizada, adequada e inclusiva a estes indivíduos. Realizou-se uma Scoping Review, segundo a metodologia Joanna Briggs Institute e partindo da questão “Quais são as evidências na área da saúde sobre o cuidar do homem transgénero durante a conceção, gravidez, parto e puerpério?”. Da pesquisa efetuada na plataforma EBSCO – Host, foram selecionados quatro artigos, que foram posteriormente analisados. Os resultados ilustram que existem muito pouca informação científica acerca da saúde reprodutiva dos homens transgénero e que é necessária mais investigação no que diz respeito aos cuidados de enfermagem prestados aos homens transgénero durante a conceção, gravidez, parto e puerpério.
- Contributo das oficinas artísticas mensurado pela escala de autoestima de RosenbergPublication . Ferreira, Carla; Coelho, Teresa; São João, RicardoA prevalência anual das perturbações psiquiátricas afeta mais de um quinto da população portuguesa. Esta prevalência é a segunda mais alta a nível europeu. Sabendo-se da existência da relação entre a autoestima e as doenças mentais, é necessário trabalhar a autoestima. Conhecer a autoestima das pessoas com doença mental (DM) é relevante para o processo de ajuda e, para tal, foi utilizada a escala de autoestima de Rosenberg, desenvolvida pelo próprio e apresentada como uma medida unidimensional do nível de autoestima, sendo igualmente o marco teórico em que se fundamentou o presente estudo. O projeto INcluir-OficINas Para Todos e Para Cada Um assenta na criação de “oficinas artísticas” com as quais se pretende potenciar as competências pessoais, relacionais e artísticas dos participantes e, consequentemente, aumentar a aceitação e reconhecimento do valor das pessoas com DM pela comunidade, minimizando assim o estigma e a exclusão social. Destaca-se como objetivo principal na presente investigação determinar a existência de impacto das oficinas INcluir na autoestima dos participantes. Trata-se de um estudo quasi-experimental, constituído por participantes adultos de ambos os sexos. Foram criados dois grupos: o grupo de controlo, constituído por participantes que não frequentaram as oficinas artísticas, e o grupo experimental, que frequentou as oficinas. Foi utilizada a escala de autoestima de Rosenberg para mensurar os níveis de autoestima. Como principais resultados, destaca-se a melhoria estatisticamente significativa ao nível da autoestima dos participantes nas oficinas artísticas e, desta forma, uma influência na sua saúde global.
- Descripción de la escritura colaborativa en línea para la elaboración de un informe de resolución de problemas por ABP en biologia.Publication . Lillo, Emmy Gonzalez; Cardoso, Inês; Pereira, Luísa ÁlvaresLa escritura colaborativa en línea en la aplicación de la metodología Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) ha sido poco estudiada. De manera frecuente, la investigación especializada en el área da cuenta de los beneficios que este método ofrece para la adquisición de conocimientos, pero son menos las investigaciones que abordan los componentes solidarios del trabajo en equipo desarrollado digitalmente y los aprendizajes lingüísticos y discursivos del género producto de la resolución del problema. En esta tesis doctoral se presentan tres estudios de caso con el objetivo general de explorar la escritura colaborativa del género informe de resolución de problemas como resultado de la aplicación de la metodología Aprendizaje Basado en Problemas en el contexto de la Biología: dos de una universidad española y uno de una universidad chilena. Los participantes son estudiantes de primer año de áreas afines a la Biología y sus profesores.
- Quantification of Pre-Season and In-Season Training Intensity across an Entire Competitive Season of Asian Professional Soccer PlayersPublication . Nobari, Hadi; Ramachandran, Akhilesh Kumar; Brito, João; Oliveira, RafaelThe aim of this study was to quantify the training load in two microcycles (Ms) from pre- and another two from in-season and to analyze playing position influences on the load experienced by professional soccer players. Nineteen Asian athletes, including four central defenders, four wide defenders, six central midfielders, three wide midfielders, and two strikers participated in this study. The micro-electromechanical system was used to collect training duration, total distance, and data from Zone 1 (0–3.9 km·h−1), Zone 2 (4–7.1 km·h−1), Zone 3 (7.2–14.3 km·h−1), Zone 4 (14.4–19.7 km·h−1), and Zone 5 (>19.8 km·h−1), heart rate maximum (HRmax), and average (HRavg). The load was reduced on the last day of the Ms, with the exception of Zone 5, in M1, where higher values were found on the last day. Significant differences were observed between central and wide defenders for distance covered in Zone 4 (effect-size: ES = −4.83) in M2 and M4 (ES = 4.96). Throughout all the Ms, a constant HRmax (165–188 bpm) and HRavg (119–145 bpm) were observed. There was a tendency to decrease the load on the last day of the Ms. In general, there were higher external training loads in Ms from the pre-season than in-season. Wide defenders and wide midfielders showed higher distances covered with high-intensity running.
- Dispositivos didáticos orientados para o ensino-aprendizagem de géneros textuais no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).Publication . Jorge, Noémia; Cardoso, InêsNas últimas décadas, na disciplina de Português, o ensino da leitura, da oralidade e da escrita tem sido orientado por abordagens metodológicas que valorizam a dimensão processual (Coelho et al., 2001/2002; Reis, 2009; Buescu et al., 2012, 2015; Buescu et al., 2014, ME-DGE, 2018) e progressivamente mediadas pela noção de género textual (Buescu et al., 2012, 2015; Buescu et al. 2014; ME-DGE, 2018). Esta orientação não será alheia a uma crescente investigação e formação em Didática (Pereira & Cardoso, 2013a), em que se tem assistido à testagem, implementação e adaptação de dispositivos didáticos que contribuam para o desenvolvimento das capacidades de compreensão e de produção textuais dos alunos do ensino básico e secundário, tendo em conta quer a dimensão processual da leitura, da oralidade e da escrita, quer a noção de género textual.
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