Mestrado em Enfermagem Comunitária
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- Brincar e crescer no mundo da saúde - os riscos de álcoolPublication . Ramos, Ana; Santos, Irene; André, ClaraA intervenção do estágio a que se refere este relatório foi realizada com crianças que frequentavam o 3º ano de escolaridade. A iniciação das crianças no mundo do álcool é um dos principais problemas da sociedade moderna, podendo levar a um uso descontrolado destas substâncias e tornar-se um dos principais problemas de saúde pública. O tema da prevenção do consumo do álcool nesta faixa etária surgiu, numa primeira fase, da necessidade reportada pelos professores, os quais referem que tanto rapazes como raparigas iniciam o consumo de bebidas alcoólicas entre os 10 e os 13 anos de idade. A atualização do diagnóstico de situação já existente neste contexto confirmou esta realidade. Tendo por base a revisão da literatura, desenvolveu-se um programa de educação para a saúde com as crianças em contexto escolar. A avaliação da intervenção sugere a importância da estratégia da EpS na prevenção do consumo do álcool na infância e a relevância da precocidade da mesma. The traineeship intervention referred on this report was conducted with children attending the 3rd grade. The initiation of children into the world of alcohol is one of the main problems of modern society and can lead to uncontrolled use of these substances and evolve into a major public health problem. The issue of the prevention of alcohol consumption in this age group came, initially, from the need reported by teachers who observed that both boys and girls start the consumption of alcoholic beverages between the ages of 10 and 13 years old. Updating the diagnosis of the existing situation in this context confirmed this reality. Based on the literature review, a health education program for school children was developed. The evaluation of the intervention suggests the importance of the EpS strategy in the prevention of childhood alcohol consumption and the importance of its precocity.
- Caminhar para o Bem-estar na adolescenciaPublication . Calado, Kathleen; Monterroso, Ligia; Rodrigues, JorselinaO presente relatório surge no âmbito do estágio desenvolvido no 2º ano curricular do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária com Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. Com base no planeamento em saúde, e em linha com os objetivos de aprendizagem estipulados, pretende-se apresentar de forma descritiva e reflexiva, o percurso de aquisição de competências sustentadas na natureza da enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública através da análise, do registo e da partilha dos processos de saúde/doença, da definição das estratégias de intervenção e do enquadramento da prática com a evidência científica. Enquanto metodologia, foi efetuada uma análise documental através de sites oficiais e de bases de dados científicos de acesso livre e gratuito, com primeira seriação através da leitura dos títulos, seguidamente dos resumos e por fim, do texto integral. Procedeu-se ainda à realização de um estudo através da aplicação de um instrumento de recolha de dados, de forma a validar as necessidades da população-alvo e assim, delinear um projeto de intervenção ajustado. O estudo identificou a prevalência da ansiedade na fase da adolescência, sobretudo no sexo feminino. Os fatores de risco revelaram um aumento gradual ao longo da idade. Posto isto, foi delineado um projeto de intervenção direcionado aos adolescentes do 5º ano curricular em contexto escolar intitulado “Caminhar para o Bem-Estar” a fim de potenciar o seu bem-estar aumentando a literacia em saúde e fortificando as competências socioemocionais.
- Capacitação da pessoa idosa na prevenção de acidentes domésticosPublication . Angelo, Catarina; Santos, IreneOs acidentes domésticos são um grave problema de saúde pública, em Portugal e no Mundo, com grande impacto nos sistemas de saúde e de proteção social mas, também, com consequências importantes na vida pessoal e familiar das vítimas. Existem, atualmente, estratégias preventivas que comprovaram ser eficazes na redução do número e do impacto dos acidentes, tornando-os, em grande parte, evitáveis. A enfermagem comunitária assume um papel fundamental na capacitação das pessoas idosas para o desenvolvimento de competências de autocuidado na prevenção de acidentes domésticos. A intervenção de enfermagem comunitária foi desenvolvida na Unidade de Cuidados na Comunidade de Torres Vedras – Pólo Maxial, no período de Fevereiro a Julho de 2012, com um grupo de 112 pessoas idosas, com a finalidade de obter ganhos em saúde pela capacitação das mesmas na prevenção de acidentes domésticos. Foi, assim, dada continuidade ao estágio I através da intervenção num diagnóstico de enfermagem, priorizado do diagnóstico de saúde da comunidade do Ramalhal. Como metodologia seguiu-se o Planeamento em Saúde, segundo IMPERATORI, GIRALDES e TAVARES, e como referenciais teóricos, o Modelo de Sistemas de NEUMAN e a Teoria de Enfermagem do Défice de Autocuidado de OREM. Foi também utilizada a revisão sistemática de literatura como suporte à prática baseada na evidência. Foram desenvolvidas estratégias de formação e educação para a saúde dirigidas a grupos, monitorização do risco de queda e visitas domiciliárias preventivas, por meio de parcerias intersetoriais, com resultados sensíveis à ação de enfermagem. A intervenção comunitária desenvolvida contribuiu para o reconhecimento da importância da educação para a saúde e do estabelecimento de parcerias no processo de capacitação das pessoas idosas na prevenção de acidentes domésticos, possibilitando o desenvolvimento de competências especializadas no âmbito da enfermagem comunitária. Home accidents are a serious public health problem in Portugal and worldwide, with great impact on health systems and social protection but also with important consequences in personal and family life of victims. Currently, there are preventive strategies that have proven to be effective in reducing the number and impact of accidents, making them largely preventable. The community nursing plays a key role in enabling older people to develop skills of self-care in the prevention of domestic accidents. Community nursing intervention was developed in the Community Care Unit of Torres Vedras - Pole Maxial, in the period February to July 2012, with a group of 112 elderly people, in order to obtain health gains by training them on the prevention of domestic accidents. Was given continuity to stage I through intervention in a nursing diagnosis, prioritized form the diagnosing community health in Ramalhal. The methodology followed was Health Planning, according IMPERATORI, GIRALDES and TAVARES, and the as theoretical model, the Model of Systems by NEUMAN and Nursing Theory of Self-Care Deficit, by OREM. It was also used a systematic review of the literature as supporting evidence-based practice. Strategies have been developed for training and health education directed at groups, monitoring fall risk and preventive home visits, through intersectorial partnerships, with sensitive results to nursing action. The community intervention developed has contributed to the recognition of the importance of health education and the establishment of partnerships in the training/empowering of the elderly in the prevention of domestic accidents, enabling the development of expertise within the nursing community.
- Capacitação dos pais na diversificação alimentar do lactente: intervenção do enfermeiro comunitarioPublication . Amaro, Sandra; Godinho, CelesteEste relatório de estágio do Mestrado em Enfermagem, na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, pretende apresentar o projeto de intervenção comunitário desenvolvido, com recurso à metodologia de planeamento em saúde e aquisição das inerentes competências de Enfermeiro Especialista. Este projeto foi direcionado para a diversificação alimentar no primeiro ano de vida da criança. Como modelo conceptual foi utilizada a Teoria das Transições de Meleis. Hábitos alimentares inadequados relacionam-se com o surgimento de doenças crónicas não transmissíveis, sendo imperativo intervir. (DGS, 2022). Desenvolveu-se uma Scoping Review com a questão: Qual a intervenção do enfermeiro na capacitação dos pais para a diversificação alimentar no primeiro ano de vida? Nas evidências obtidas identificou-se a importância das intervenções de enfermagem comunitária na capacitação dos pais do lactente, sustentando o projeto de intervenção. Os resultados deste projeto demonstram o seu impacto positivo, traduzido num aumento de conhecimento dos pais sobre o tema.
- Capacitação dos pais na gestão da febre em contexto domiciliario, no primeiro ano de vidaPublication . Simão, Patricia; Godinho, CelesteA transição para a parentalidade exige um conjunto de transformações e adaptações suscetíveis de causar desequilíbrio e vulnerabilidade numa família. À luz do modelo de Meleis a febre na criança pode ser interpretada como um evento crítico desencadeador de instabilidade no processo de transição. A febre gera aos pais receio, ansiedade e é um motivo de recurso frequente e indevido aos serviços de urgência. O enfermeiro deverá ser um elo promotor de condições facilitadoras neste processo, desenvolvendo intervenções orientadas para a capacitação dos pais/cuidadores. Com base na metodologia de Planeamento em Saúde foi desenvolvido um projeto de intervenção cujo objetivo visa a “Capacitação dos pais na gestão da febre em contexto domiciliário no primeiro ano de vida”, mobilizando como estratégia a Educação para a Saúde. Os resultados demonstram o contributo positivo na capacitação dos pais, evidenciando a relevância dos Projetos de Intervenção Comunitária e de Saúde Pública no empoderamento comunitário.
- A capacitação em enfermagem comunitária - contexto da prestação de cuidados por atendimento telefónicoPublication . Costa, Andreia; Barroso, IsabelO presente relatório decorre dos estágios realizados no Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde (CASNS) especificamente no contexto da Linha de Saúde Pública no âmbito do Mestrado em Enfermagem Comunitária onde se desenvolveu o projeto de intervenção comunitária na sequência do diagnóstico de necessidades dos enfermeiros que desenvolvem a sua atividade em contexto da Linha Saúde Pública (LSP) da Direção-Geral da Saúde (DGS). O atendimento da Linha Saúde Pública caracteriza-se por um atendimento anual de cerca de 45 mil contactos telefónicos efetuado por 75 enfermeiros. O trabalho teve como grupo de intervenção comunitária os enfermeiros que intervêm de forma inovadora pela prestação de cuidados por via do atendimento telefónico à pessoa que permanecendo no seu domicílio e que face à perceção de um problema de saúde carece de aconselhamento e, eventualmente, de encaminhamento para serviços de saúde. Assim, teve inicialmente como objetivo conhecer as necessidades percecionadas pelos enfermeiros da Linha de Saúde Pública de modo a intervir de forma ajustada e direcionada a uma necessidade real percecionada pelo grupo, seguido dos objetivos próprios a cada etapa do planeamento em saúde (definição de objetivos, prioridades, estratégias, atividades e avaliação da intervenção). No âmbito da intervenção comunitária “Formação +Linha” definiu-se como objetivo geral: Capacitar o grupo de enfermeiros da Linha Saúde Pública para aquisição de segurança no desempenho das suas práticas por via da satisfação da necessidade identificada ao nível da formação em áreas específicas da saúde pública. A opção metodológica reporta-se ao planeamento em saúde na medida em que é considerado como um instrumento de trabalho relevante na ativação das competências do enfermeiro especialista de enfermagem comunitária (Portugal, 2011). A população em estudo foram os 75 enfermeiros da Linha de Saúde Pública. A recolha de dados no que se refere à etapa do diagnóstico de situação decorreu em janeiro de 2014 utilizando um inquérito construído para o efeito cujas questões decorreram da revisão sistemática da literatura através de artigos obtidos em bases de dados internacionais. Relativamente à colheita de dados inerente à avaliação esta decorreu em maio e junho de 2014. Os resultados obtidos com a realização do diagnóstico de situação permitiram identificar as principais necessidades percecionadas pelo grupo estudado, dos quais se destacam que 96,6% referiu necessidade de Formação, considerando os resultados obtidos foram fixadas prioridades de intervenção de acordo com a hierarquia nas necessidades percecionadas pelos enfermeiros estudados, pelo que o trabalho prosseguiu dando continuidade no sentido do planeamento de intervenções ao nível da formação. Importa destacar que a grande maioria (98,4%) dos enfermeiros da LSP referiram-se satisfeitos com a formação. No que se refere à perceção dos enfermeiros que participaram na formação de acordo com a perceção de necessidade de formação por área de formação verificou-se que as três áreas mais referidas foram a área da Saúde Mental, seguida das Doenças Transmissíveis e da Saúde da Mulher integrando assim a proposta para o plano anual de formação. 8 A intervenção exposta no presente relatório relevou na promoção da saúde do grupo estudado pela mobilização do conceito do empowerment que viabilizou a aquisição de competências com o propósito da melhoria do controlo que cada pessoa possa deter sobre a sua saúde e que este integra o domínio das competências do enfermeiro especialista em saúde comunitária. Considera-se ainda que poderá contribuir para a melhoria dos cuidados prestados à população portuguesa e ao cumprimento dos objetivos da LSP, em linha com os princípios do serviço nacional de saúde e das políticas de saúde. ABSTRACT This report follows the stages held at the Care Center of the National Health Service (CASNS) specifically in the context of the Public Health Line as part of the Masters in Community Nursing where he developed the design of community intervention following the diagnosis of needs of nurses that develop their activity in the context of Public Health Line (LSP) of the Directorate General for Health (DGS). The Public Health service line is characterized by an annual attendance of about 45 000 telephone contacts made by 75 nurses. The work was dedicated to a group nurses involved in innovative ways for providing care via telephone call to the person staying in their homes and face the perception of a health problem needs counseling and possibly routing for health services. So, initially aimed to meet the needs referred by nurses Line of Public Health to intervene on an adjusted basis and addresses a real need referred by the group, followed by own every step of planning in health (setting goals, priorities, strategies, activities and evaluation of the intervention). The intervention "Training + Line" had as general goal: To train the group of nurses Public Health Line to acquire security in the performance of their practices through the satisfaction of need identified as training in specific areas of public health. The methodological choice relates to the health planning that it is considered as an instrument in the activation of relevant work skills of the specialist in community nursing (Portugal, 2011). The study population was 75 nurses Line of Public Health. The collection of data regarding the stage that the diagnosis of situation took place in january 2014 using a survey whose questions resulted from the systematic literature through articles obtained from international databases. Regarding data collection inherent in evaluation this took place in may and june 2014. The results obtained with the diagnosis of the situation allowed to identify the main needs referred by the group studied, among which are that 96.6% reported need for training, considering the results of intervention priorities were established according to the hierarchy of needs referred by the nurses studied, so the work continued towards continuing the planning of interventions in terms of training. Worth noting that the vast majority (98.4%) of the nurses reported the LSP were satisfied with the training. With regard to the perception of the nurses who participated in the training according to the perception of need for training by the training area it was found that the three most frequently mentioned areas were the area of Mental Health, then for Communicable Diseases and Women's Health thus integrating the proposal for the annual training plan. The intervention exposed in this report was relevant for the health promotion group studied throe the mobilization of the concept of empowerment that enabled the acquisition of skills for the purpose of improving the control that each person can hold on their health and that includes the area of skills the nurse specialist in community health. It is also considered that can contribute to the improvement of care to the Portuguese population and to meet the objectives of the LSP, in line with the principles of the National Health Service and health policies.
- Capacitar para cuidar perante a pandemia SARS-CoV-2: Intervenção de enfermagem comunitária ao cuidador formal.Publication . Coelho, Rui; Santos, Maria IreneCapacitar para cuidar perante a pandemia SARS-CoV-2: Intervenção de Enfermagem Comunitária ao cuidador formal A situação pandémica atual, provocada pelo Coronavírus 2019, trouxe consigo desafios excecionais à Saúde Pública a nível mundial, despoletando a necessidade de desenvolvimento de competências nos cidadãos, capacitando-os para a adoção de medidas preventivas e protetoras, numa ótica de prevenção e promoção da saúde. O cuidador formal, prestador de cuidados, maioritariamente dirigidos à população idosa, surge assim como foco com necessidade de investimento nesta área. Este relatório descreve o percurso desenvolvido no estágio, que decorreu numa Unidade de Cuidados na Comunidade, seguindo a metodologia do Planeamento em Saúde, suportado conceptualmente pelo Modelo de Sistemas de Betty Neuman (2011). Do diagnóstico efetuado, foram hierarquizadas as prioridades de intervenção, a partir das quais foi desenvolvido o projeto de intervenção comunitária “Capacitar para cuidar perante a pandemia SARS-CoV-2”. As atividades desenvolvidas permitiram contribuir diretamente para a formação dos profissionais, contribuindo para o fortalecimento da linha de defesa dos Sistemas contra a SARS-CoV-2. Enabling to care for the SARS-CoV-2 pandemic: Community Nursing Intervention to the formal caregiving The current pandemic situation, caused by Coronavirus 2019, has brought with it exceptional challenges to Public Health worldwide, triggering the need to develop skills in citizens, enabling them to adopt preventive and protective measures, in a perspective of prevention and promotion of health. The formal caregiver, care provider, mostly directed to the elderly population, thus appears as a focus with need for investment in this area. This report describes the path developed in the internship, which took place in a Community Care Unit, following the Health Planning methodology, conceptually supported by the Systems Model of Betty Neuman (2011). From the diagnosis made, the intervention priorities were ranked, from which the community intervention project “Enabling to care in the face of the SARS-CoV-2 pandemic” was developed. The activities carried out made it possible to directly contribute to the training of professionals, contributing to the strengthening of the System´s line of defense against SARS-CoV-2.
- Consulta de enfermagem: capacitação do cuidador informal da pessoa com GastrostomiaPublication . Silveira, MartinhaPerante a necessidade de resultados decorrentes das intervenções de enfermagem dirigidas ao cuidador informal da pessoa com gastrostomia, optou-se pela realização de um estudo ancorado na metodologia qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, cujo objetivo geral foi avaliar indicadores de resultados sensíveis decorrentes do processo de capacitação do cuidador informal do familiar com gastrostomia, desenvolvido pelo enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária. Os participantes foram intencionalmente selecionados, sendo os cuidadores informais alvo de ações de educação para a saúde realizados em consulta de Enfermagem. Recorreu-se à entrevista semiestruturada como instrumento de colheita de dados e à análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Como conclusão, percebeu-se que as estratégias educacionais mobilizadas pelo enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária, através de processos de cuidados individualizados dirigidos ao cuidador informal, promovem o processo de transição, oferecendo uma orientação contínua em consulta de enfermagem levando ao resultado de mestria nos cuidados à pessoa com Gastrostomia. In view of the need for results arising from nursing interventions aimed at the informal caregiver of the person with gastrostomy, it was decided to conduct a study based on the qualitative methodology, of the exploratory-descriptive type, whose general objective was to evaluate indicators of sensitive results resulting from the process training of the informal caregiver of the family with gastrostomy, developed by the specialist nurse in Community Nursing. Participants were intentionally selected, with informal caregivers being targeted by health education actions carried out in a nursing consultation. Semi-structured interviews were used as a data collection instrument and content analysis as a data analysis technique. As a conclusion, it was noticed that the educational strategies mobilized by the specialist nurse in Community Nursing, through individualized care processes directed to the informal caregiver, promote the transition process, offering continuous guidance in nursing consultation leading to the result of mastery in care to the person with Gastrostomy.
- O cuidador da pessoa idosa dependente: necessidades de educaçãoPublication . Martins, Luisa; Barroso, Isabel; Rosa, Marta
- Educação para a saúde como estratégia de promoção da vacinaçãoPublication . Costa, Isabel; Santos, IreneEste relatório apresenta o percurso de aprendizagem no âmbito da unidade curricular “Estágio e Relatório”, que decorreu na Direção-Geral de Saúde - na Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde, numa perspetiva de análise reflexiva da prática. As atividades desenvolvidas foram suportadas na evidência científica, através da seguinte questão PI[C]O: “Quais as estratégias que promovem a vacinação nas pessoas que a recusam?”. O impacto da vacinação na saúde pública é inestimável, sendo considerada, entre todas as medidas, a que melhor relação custo-efetividade tem evidenciado, bem como a que tem exercido maior efeito na redução da mortalidade e no crescimento populacional a nível mundial. É fundamental continuar a apostar num programa de vacinação coerente e sistemático, a nível mundial, contrariando os movimentos anti vacinação que têm surgido nos últimos anos. A promoção da literacia em saúde, capacitadora de compromisso e responsabilidade pessoal, numa perspetiva de bem comum, foram os objetivos norteadores deste percurso. This report details the learning process under the class “Estágio e Relatório”, that took place at the Directorate General for Health (DGS) - Preventive Services Directorate of Disease and Health Promotion (DSPDPS), under a reflexive practice analysis perspective. All the activities were supported by a scientific evidence, through the following question PI[C]O: “What strategies do promote vaccination for whom refuses it?”. The impact of vaccination in public health is invaluable. Under all the measures, it’s the one with the best cost-effectiveness relation and has the biggest contribution to world’s population growth and death mortality reduction. It’s mandatory to maintain the bet on a systematic and consistent vaccination program for all nations, in order to battle all the anti-vaccination movements that lately did arise. A Health literacy promotion, capable of raising engagements and personal commitments, under the perspective of a common good for all mankind, were the key processes for this route.