Mestrado em Enfermagem Comunitária
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- Estrategias de emporwerment familiar no cuidar à pessoa com Diabetes: olhar e intervir sistemicamentePublication . Borges, Liliana Isabel; Amendoeira, José; Silva, MárioAs mudanças no perfil demográfico, a emergência das doenças crónicas traduzem novas necessidades, sendo determinante o papel dos cuidados de saúde primários com ênfase na autonomia dos cidadãos na resolução dos seus problemas de saúde. Face ao regime terapêutico na diabetes, os sistemas familiares são considerados elementos que operam num quadro complexo e mutável de interações com o contexto sociocultural que os envolve. A conceptualização da família alicerçada no pensamento sistémico, centra‐se tanto no sistema familiar quanto nos sistemas individuais, dando ênfase à interação e reciprocidade entre os membros (FRIEDMAN, 1998). O Empowerment Familiar centra‐se nas potencialidades do sistema, como motor de desenvolvimento de capacidades de forma autónoma, participativa e responsável, contribuindo para a melhoria do nível de saúde dos seus membros. Este percurso cruza duas linhas orientadoras: a prática baseada na evidência e o planeamento em saúde. Numa perspetiva de integração no estágio realizado, realizou‐se previamente uma Revisão Sistemática de Literatura com base na seguinte questão: De que forma a negociação como estratégia de Empowerment Familiar (I) influencia a Pessoa com Diabetes (P) na Gestão ao Regime Terapêutico (O)? Foram analisados, após um percurso validado, quatro artigos que emergiram da busca em bases de dados científicas. Durante o projeto de intervenção implementado, utilizaram‐se estratégias de empowerment emergidas da evidência científica com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências das famílias no sentido de melhorar a gestão do regime terapêutico, baseadas sobretudo em processos de negociação e comunicação. Os achados científicos encontrados revelam que projetos estruturados como o desenvolvido, são instrumentos prioritários no cuidar à pessoa com diabetes. Perspetiva‐se neste percurso, o desenvolvimento de uma Enfermagem capaz de alicerçar a sua intervenção numa prática baseada na evidência, correspondendo a necessidades reais das famílias, através do planeamento em equipas interdisciplinares e multissectoriais e promovendo a participação ativa da comunidade. Demography changes and the emergence of chronic diseases are translated in new needs, in which is essential the role of primary health care with emphasis on citizen’s responsiveness in solving their health problems. Faced with the therapeutic regimen in diabetes, family systems are considered as elements that operate in a changing and complex picture of interactions with the socio cultural context that surrounds them. The conceptualization of family grounded in systems thinking, focuses in the family system and individual systems, emphasizing the interaction and reciprocity between members (FRIEDMAN, 1998). The Family Empowerment allows efforts on the system skills to develop capabilities in an autonomous, participative and responsible way, contributing to the health improvement of its members. This route crosses two orientation lines: the evidence‐based practice and health planning. This methodology contributed to the mobilization of scientific evidence in the project development. Integrated in the clinical learning practice for specialist degree, was previously structured a Systematic Literature Review based on the following question: How does the negotiation as a strategy for Family Empowerment (I) influences the Person with Diabetes (R) in is Disease Therapeutic Management (O)?Four articles that emerged in search of scientific databases were analyzed after a valid course. During the intervention, were used strategies of empowerment emerged from scientific evidence, with the aim to promote skills development of families to improve the management of therapeutic regimen, based mainly on negotiation and communication processes. The scientific findings reveal that structured projects such as the one developed, are priority instruments in diabetes care. In this perspective the meaning key is the development of nursing practice evidence‐based, matching real needs of the families through health planning in multidisciplinary health care teams, promoting all community active participation.
- A formação pelos pares: um contributo para melhorar a avaliação das necessidades dos utentesPublication . Gonçalves, Ana Cristina; Barroso, Isabel; Rosa, MartaA população está mais consciente dos seus direitos no que diz respeito à defesa da saúde, refletindo-se num maior grau de exigência e simultaneamente os contextos sociais e profissionais estão em constante desenvolvimento. Neste sentido emerge a necessidade dos enfermeiros atualizarem os seus conhecimentos, mobilizando-os, com o intuito da autovalorizarão, otimização de recursos e evolução qualitativa dos resultados. Como forma de obter um nível mais elevado de qualificação que permita dar respostas mais eficazes às necessidades de saúde das populações, torna-se relevante o desenvolvimento profissional contínuo dos enfermeiros. A formação em serviço é uma das estratégias de atualização, no contexto de trabalho desde que sejam abrangidos todos os intervenientes do processo de cuidados, que vá ao encontro das necessidades dos formandos, dos objetivos da unidade/equipa e também da instituição. A Educação pelos Pares é considerada uma estratégia que aliada à formação em serviço leva a ganhos em saúde tanto para os enfermeiros como para os utentes e para a instituição. Esta estratégia abrange membros experientes e de apoio num grupo específico, estimulando a mudança no comportamento entre os elementos desse mesmo grupo. Também leva à mobilização dos vários tipos de saberes, emergindo no processo de cuidados, a centralidade na pessoa. Ao mobilizar o Modelo Teórico de Enfermagem de Betty Neuman, permitiu olhar para o sujeito de cuidados numa perspetiva sistémica, pois a análise e a avaliação da situação integra o sujeito de cuidados e família como parceiros de cuidados. Os resultados do desenvolvimento do estágio, implícitos neste relatório, revelam que após as sessões de formação elaboradas aos pares, foram efetuadas mudanças das práticas dos enfermeiros cujos resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem significaram ganhos em saúde para os utentes, no que se refere à satisfação das necessidades destes, e para a equipa que consumiu menos recursos humanos e materiais. The population is more aware of their rights regarding the protection of health, reflecting a higher level of care and both social contexts and professionals are in constant development. In this sense emerges the need for nurses update their knowledge, mobilizing them in order of self-worth resource optimization, and the qualitative results. In order to obtain a higher level of qualification that allows better address the health needs of populations, it becomes relevant continuous professional development of nurses. In-service training is an update of the strategies in the context of work since covered all players in the process of care that meets the needs of learners, the objectives of the unit / team and also the institution. Peer education is considered a strategy that combined with the in-service training leads to health gains both for nurses, for users and for the institution. This strategy includes experienced members and supports a specific group, encouraging behavior change among the elements of the group. It also leads to the mobilization of various kinds of knowledge, emerging in the process of care, the centrality of the person. By mobilizing the Theoretical Model of Nursing Betty Neuman, allowed to look at the subject of care in a systemic perspective, because the analysis and assessment of integrating the subject of care and family as partners in care. The results of the development stage, implicit in this report reveal that after the training sessions designed to peers, changes were made from the practice of nurses whose results sensitive to nursing care meant health gains for users, with regard to satisfaction these needs, and the team that consumed less human and material resources.
- Educar: um pilar na prevenção da recidiva de Ùlceras VenosasPublication . Inacio, Cristina; Barroso, Isabel; Fifueiredo, Maria do CarmoA evolução da Enfermagem como ciência pressupõe desenvolvimento e aperfeiçoamento do conhecimento e competências. O presente relatório baseou-se na revisão sistemática da literatura como suporte à prática baseada na evidência e nos resultados sensíveis para Enfermagem através da implementação de um projeto de intervenção na comunidade e respetivo relatório de estágio, procurando compreender de que forma o enfermeiro intervém em educação para a saúde na prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas em pessoas idosas. Este relatório de estágio está inserido no plano de estudos do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária e foi desenvolvido na UCC/UCSP de Alenquer. Objetivo: Desenvolver competências pessoais e profissionais através da reflexão sistemática da prática profissional, baseadas em evidência científica, Refletir sobre intervenções de enfermagem conducentes a resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem; Metodologia: Na realização deste trabalho, a formulação da pergunta teve como base a estratégia em formato PI(C)O: “Qual a intervenção do enfermeiro em educação para a saúde na prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas, em pessoas idosas?” Numa amostra de sete artigos, foram selecionados três, retirados da plataforma EBSCO, nas bases de dados CINAHL e MEDLINE. Resultados: A análise dos artigos revelou que a educação para a saúde é um elemento essencial para a prevenção de recidivas de úlceras venosas crónicas na promoção de uma vivência/convivência com uma doença crónica, que pode ser bastante limitante e depressora, Verificou-se que a úlcera venosa consome bastantes recursos na sociedade. A educação para a saúde pode ser uma forma de melhorar essa situação, sendo a prevenção uma forma de diminuir esses encargos evitando o reaparecimento das úlceras. Através do estágio na comunidade foi possível perceber a intervenção do enfermeiro em educação para a saúde da pessoa idosa. Neste estágio verificaram-se ganhos em saúde, onde se apuraram mudanças de comportamento. Essa mudança foi sustentada através do modelo transteórico do comportamento, averiguando-se que a maioria dos participantes passou para um estadio de preparação, iniciando o processo de mudança. Conclusões: No estágio, ressaltou sobretudo a necessidade de haver maior produção de conhecimento científico sobre as recidivas de úlceras venosas crónicas. SUMMARY The evolution of nursing as a science requires the development and improvement of knowledge and skills. This report was based on a systematic literature review to support evidence-based practice and nursing outcomes through the implementation of an intervention project in the community, seeking to understand the role of the nurse in health education towards the prevention of the recurrence of chronic venous ulcers in the elderly. This internship report in included in the study plan of the first master course in Community Nursing and it was developed at the UCC/UCSP de Alenquer. Aim of the study: To develop personal and professional skills through a systematic analysis of an evidence-based professional practice. Reflecting on the nursing interventions that lead to results sensitive to nursing care; Methodology: In this work, the formulation of the research question was based on the PI(C)O format: "What is the nurse intervention nurse in health education to prevent the recurrence of chronic venous ulcers in the elderly?" From a sample of seven articles, three were selected from the MEDLINE and CINAHL databases, searched using the EBSCO platform. Results: The analysis of the selected texts revealed that health education, combined with other factors, is an essential element for the prevention of recurrence of chronic venous ulcers and the adaptation to a chronic illness that can be quite limiting and depressing, as the venous disease. Considering that the venous ulcer consumes enough resources to society, the health education can be a way to improve this situation and to reduce these costs by preventing the recurrence of ulcers. It was evident, during the clinical practice in the community, the intervention of the nurse in health education for the elderly, the group with the greatest prevalence of these chronic wounds. Through behavioral changes, health outcomes were achieved. This change was supported by the transtheoretical model of behavior, as most participants came to a stage of preparation, starting the process of change. Conclusions: Through the completion of this placement, the need for greater production of cientific knowledge on the recurrence of chronic venous ulcers was highlighted.
- Empoderamento em Enfermagem Comunitaria. Análise de um contextoPublication . Benardino, Dina; Barroso, Isabel; Figueiredo, Maria do CarmoEste relatório reflete a aprendizagem efetuada durante a unidade curricular estágio e relatório que decorreu na Unidade de Cuidados na Comunidade do Cartaxo. Apresenta-se em duas partes: análise reflexiva das atividades desenvolvidas em enfermagem comunitária; e o projeto de intervenção implementado. O projeto teve como ponto de partida a questão: “Como se implementa o Empoderamento no contexto da prática clínica em Enfermagem Comunitária? Usou a perspetiva de BETTY NEUMAN (1995), de NOLA PENDER (2002), e de LAVERACK (2008) para empoderamento comunitário. Projeto de natureza investigativa que utilizou uma abordagem qualitativa com caráter exploratório, tendo mobilizado na construção do seu corpus, a revisão sistemática da literatura, assim como a observação participante e a entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. O esquema de análise integrou a conceptualização do empoderamento na prática de enfermagem comunitária, entendendo-o como suporte básico das conclusões: O sistema cliente indivíduo/família emerge no centro do processo de cuidados; O enfermeiro surge no processo de cuidados em dois polos, a prática normativa/ habitus instituído e a prática reflexiva/ contextual com desconstrução do habitus. A organização dos cuidados é contextual, onde se valorizam as interações de caráter reparatório; A interação entre o enfermeiro e o sistema cliente é influenciada pela literacia deste, assim como a sua participação no seu processo de saúde; Dos métodos e instrumentos utilizados pelo enfermeiro como estratégia de abordagem para o resultado, salientam-se a liderança, a negociação, o trabalho de equipa e a mediação, sendo esta última quase exclusiva do EEECSP; O tipo de relação estabelecido entre enfermeiro e cliente é potenciador da participação/não participação deste no processo de cuidados; Especificidades de um contexto ou de uma equipa fica a questão…, certo é que são especificidades da enfermagem comunitária, onde a implementação do empoderamento comunitário permanece uma prática em construção. ABSTRACT This report reflects the learning done during the course and report stage which took place at the Community Care Unit of Cartaxo. It is presented in two parts: the reflective analysis of the activities in community health nursing, and the intervention project implemented. The project had as its starting point the question: "How do nurses implement Empowerment in the context of clinical practice in Community Nursing? He used the perspetive of BETTY NEUMAN (1995), NOLA Pender (2002) for nursing and Laverack (2008) for community empowerment. The investigative nature of the project used a qualitative exploratory approach, having mobilized in building its corpus the systematic review of the literature as well as the participant observation and semi-structured interviews as methods of data collection. A analysis scheme was constructed and considered part of the conceptualization of empowerment in community nursing practice in analysis, understanding it as basic support of the findings: The client system individual / family emerges at the center of care; The nurse comes in the care process into two poles, the normative practice / habitus instituted and the reflective practice / context sensitive deconstruction of the habitus; The organization of care is contextual, which are valued reparatory interactions; The interaction between nurse and client system is influenced by the literacy of this system, as well as the participation in the process of health; Of the methods and tools used by nurses as a strategy for approaching the outcome, show leadership, negotiation, teamwork and mediation (almost exclusively by EEECSP); The type of relationship established between nurse and the client system look out the potential participation / non-participation in the process of care; Specifics of a context or a team…, are certain are those specifics of community health nursing, where the implementation of community empowerment remains a practice in construction.
- As necessidade dos cuidadores familiares no cuidar de pessoas idosas: o contributo da visita domiciliáriaPublication . Simão, Claudia Sofia; Barroso, Isabel; Rosa, MartaAo longo do estágio contemplado no Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária de 2009/2011, a que se reporta este registo, procurei avaliar as necessidades/dificuldades dos cuidadores familiares de pessoas idosas em situação de dependência, planear, executar e avaliar os resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem. Deste modo, emergiu o desenvolvimento do presente relatório, como meio de reflexão e análise da prática baseada na evidência, com o intuito de alcançar as competências de Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública. Com a elaboração deste trabalho, pretende-se refletir sobre um tema com marcadas implicações na enfermagem, e na eficácia dos cuidados prestados na comunidade, ou seja, a visita domiciliária. O objetivo do estudo consiste em compreender se a visita domiciliária enquanto estratégia de intervenção de enfermagem, influencia as necessidades dos cuidadores familiares no cuidar de pessoas idosas em situação de dependência. Como metodologia, foi efetuada, após a formulação da pergunta PI[C]O, uma pesquisa na EBSCO (CINAHL Plus with Full Text e MEDLINE with Full Text), da qual foram selecionados 5 artigos de um total de 18 e sujeitos a uma análise reflexiva. Tendo em conta o estágio desenvolvido e a revisão sistemática da literatura, constatou-se que os cuidados prestados às pessoas idosas dependentes pelos cuidadores familiares acarretam repercussões físicas, psicológicas e sociais, das quais advêm necessidades/dificuldades, sendo de destacar as necessidades de informação e formação e as necessidades de apoio psicossocial, que inclui a solidão e o stress/sobrecarga do cuidador familiar. É com esta perspetiva, que em suma, a visita domiciliária é descrita como uma estratégia de intervenção de enfermagem fundamental nos cuidados à comunidade, a qual permite dar resposta às necessidades/dificuldades dos cuidadores familiares de pessoas idosas dependentes. Throughout the internship covered during the master's degree in Community Nursing in 2009/2011, to which this relates to, I tried to assess the needs/difficulties of family caregivers of elderly people in a dependent situation, plan, implement and evaluate the sensitive results to nursing care. This way, this report was developed, as a way of reflection and analysis, with a practice based on evidence, in order to achieve the Nurse Specialist skill in Community Nursing and Public Health. By preparing this work, it wants to reflect on a theme that has implications in nursing, and the effectiveness of care in the community, which is, the home care service. The objetive of the study is to understand whether the home care service as a strategy for nursing intervention, influences the needs of family caregivers in caring for the elderly in a situation of dependency. As a methodology, was made, after the formulation of the question PI[C]O, a search in EBSCO (CINAHL Plus with Full Text and MEDLINE with Full Text), of which five items were selected from a total of 18 and subjected to a reflective analysis. Having regard to the developed internship and systematic literature review, it was found that the care of dependent elderly people by family caregivers cause physical, psychological and social effects, which arise needs/difficulties, most notably the need for information and training and the need for psychosocial support, including loneliness and stress/family caregiver burden. With this approach, to sum up, the home care service is described as a nursing intervention strategy of fundamental care in the community, which satisfies the needs/difficulties of family caregivers of dependent elderly people.
- O cuidador da pessoa idosa dependente: necessidades de educaçãoPublication . Martins, Luisa; Barroso, Isabel; Rosa, Marta
- Educação para a saúde da pessoa com diabetes na adesão ao regime terapêuticoPublication . Vitorino, Paula; Amendoeira, José; Silva, MárioA construção de uma ciência é assente na sua evidência, e o caminho da Enfermagem não poderá ser outro senão o de uma profissão cujas práticas se fundamentem em conhecimento científico. As intervenções de enfermagem têm um papel importante como promotor educativo, e é por isso uma força necessária no atual panorama na educação em saúde, em que as doenças crónicas, são uma realidade crescente e uma preocupação. A adesão ao regime terapêutico é um foco de atenção dos enfermeiros e uma necessidade que emerge da avaliação da pessoa com diabetes, no auto-cuidado ao regime terapêutico, com particular destaque no âmbito da promoção de doenças crónicas, nomeadamente na diabetes tipo II. A não adesão representa uma sobrecarga económica com um enorme impacto na saúde e qualidade de vida das pessoas. O presente documento reflete o trabalho desenvolvido no estágio II com recurso à Educação para a Saúde na pessoa com diabetes através do projeto “caminhar para o equilíbrio”, apresenta ainda o desenvolvimento metodológico da prática baseada na evidência, (PBE), na análise reflexiva do que se entende como intervenção de enfermagem. Como resultados da avaliação do projeto podemos verificar que a totalidade dos participantes (9), diminuíram os seus valores de glicemia capilar, no entanto só poderemos considerar que um participante atingiu os valores normoglicémicos, (91mg/dl), 5 dos participantes alteraram os seus hábitos relacionados com o exercício físico, quanto aos hábitos alimentares atualmente, 6 fazem seis refeições por dia, e 3, fazem 5 refeições por dia, sendo que inicialmente tínhamos 4 pessoas que faziam um total de quatro refeições por dia, e apenas uma pessoa fazia 6 refeições/dia. De referir ainda que 4 participantes reduziram o peso, 4 mantiveram o peso e apenas 1 participante aumentou o peso em relação à avaliação inicial. Através do projeto de intervenção na comunidade foi possível a perceção da importância da intervenção de enfermagem a nível da educação para a saúde. O recurso à revisão sistemática permitiu enriquecer o mesmo, complementando a prática diária com o conhecimento científico. The construction of a science is base on it´s evidence, and the path of Nursing cannot be any other than that of a profession whose practises are founded on scientific knowledge. Nursing interventions play an important role as an educational promoter, and is for that reason a necessary force in the actual panorama of health education, where chronic illnesses are a growing reality and source of worry. The patients commitment to the therapeutical regime is a centrepoint of nurse´s attention and a need that arises from the evaluation of a person suffering from diabetes, in self-help of the therapeutical regime, with particular focus in the area of caring for chronical illnesses, namely diabetes type II. The patient´s non committal represents an economic expense with an enormous impact on people´s health and quality of life. We developed, in the II Stage, a project towards understanding how the education towards health in the person with diabetes through the project “walking towards balance”, with the methodological development of the practice based on evidence (PBE) with the Systematic Revision of Literature, in the reflexive analysis of what is understood as nurse intervention. As result of the Systematic Revision of Literature and with the established protocol, 10 articles from the databases CINAHL and MEDLINE were considered, through the EBSCO platform. The referred studies fundamentally sustain the relationship between education towards health and the improvement of the quality indicators, and all refer in their conclusions the importance of nursing in the adoption of strategies of change in the acceptance of the therapeutical regime, namely of medication, food and physical exercise. Through the community intervention project it was possible to perceive the importance of nursing intervention at the health education level. The use of systematic revision allowed it´s enrichment, complementing the daily practice with scientific knowledge.
- Empowerment dos adolescentes na alimentação saudavelPublication . Simões, Eva; Barroso, Isabel; Spínola, AnaO presente relatório insere-se no Curso de Mestrado de Enfermagem de Saúde Comunitária, na opção estágio de natureza profissional objeto de relatório final. Pretende o mesmo, dar visibilidade à intervenção de enfermagem comunitária desenvolvida e às estratégias mobilizadas durante o estágio na Unidade de Cuidados na Comunidade de Coruche para aquisição de competências de enfermeira especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública. Dando cumprimento às etapas do processo de planeamento em saúde, foi desenvolvido um projeto de intervenção de enfermagem comunitária num grupo de adolescentes do 12ºano da Escola Secundária de Coruche para promover o seu empowerment na alimentação saudável, utilizando como estratégias principais a educação pelos pares e a criação de ambientes favorecedores de escolhas alimentares saudáveis. No sentido de enquadrar a prática clínica de enfermagem na evidência mais atual, e porque o percurso formativo se suporta na via indutiva, procurou-se, pela metodologia científica da revisão sistemática da literatura, procurar a melhor evidência para permitir, potenciar e incentivar o desenvolvimento do empowerment dos adolescentes na alimentação saudável. A análise dos artigos selecionados revelou a prática de conjugação de estratégias educacionais e ambientais em projetos de promoção do empowerment dos adolescentes na alimentação saudável, através de intervenções que estimulem o desenvolvimento de competências individuais e sociais que lhes permitam tomar decisões conscientes e positivas face à sua saúde e à da sua comunidade. São estas estratégias de eleição para o enfermeiro especialista desenvolver em parceria com os adolescentes. This report is part of the Master's Degree in Community Health Nursing, in the option of an internship with a final report. It intends to give visibility to the intervention of community nursing carried out and to the strategies used during the internship in Coruche’s Community Care Unit to acquire the skills of specialist nurse in community nursing and public health. To implement the stages of health planning, we developed an intervention project for community nursing in a group of adolescents in the 12th grade of Coruche’s Secondary school to promote their empowerment on healthy diet, using as main strategies peer education and the creation of environments that favor healthy food choices. In order to frame the clinical practice of nursing in the most current evidence, and because the training path supports itself in the inductive way, we sought, through the scientific methodology of systematic review of literature, the best evidence to enable, empower and encourage the development of empowerment of adolescents on healthy eating. The analysis of the selected articles revealed the practice of combining educational strategies and environmental projects for the promotion of empowerment of adolescents on healthy eating, through interventions that encourage the development of individual and social skills that enable them to make informed decisions and positive view of their health and of their community. These are the strategies of choice for the specialist nurse to develop in partnership with the adolescents.
- Gestão do regime terapêutico: dificuldades dos cuidadores familiares à pessoa com demência (Alzheimer) com contexto domiciliárioPublication . Vitorino, Madalena; Amendoeira, José; Silva, MárioO predomínio das pessoas com demência constitui um problema actual do homem da sociedade, sendo considerado um dos principais problemas de saúde pública com peso social importante, não só pela sua dimensão mas pela forma como afecta aqueles que o rodeiam. A família não deve ser excluída do processo de cuidados, faz parte integrante da vida da pessoa. Compreender as dificuldades expressas por estes familiares no âmbito da gestão do regime terapêutico á pessoa com Doença de Alzheimer e de como vivem esta experiencia do cuidar, foi o mote deste trabalho. A prática baseada na evidência pretende maximizar a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados às famílias visando a maior evidência científica. A enfermagem avançada, produtora de resultados sensíveis às pessoas cuidadas, assenta numa reflexão na acção e sobre acção inquirindo: “Quais as dificuldades sentidas pelas famílias, na gestão do regime terapêutico á pessoa com demência (Alzheimer) em contexto domiciliário?”. Foi utilizada a metodologia PICO (Population, Intervention, Comparation e Outcomes). Foram analisados, após um percurso validado, três artigos científicos que emergiram nas bases de dados: CINHAL e MEDLINE. As dificuldades dos familiares cuidadores no âmbito da gestão terapêutica á pessoa com doença de Alzheimer, não é só um problema que se traduz em resultados negativos de saúde, constitui um custo acrescido para as organizações de saúde. Factores individuais, familiares e sociais influenciam o processo de gestão terapêutica de forma negativo ou positiva. Compreender e identificar estes factores precocemente, no sentido de serem controlados aquando da definição das estratégias de cuidar assegura resultados benéficos. Reflectir nesta problemática centrada na família cuidadora ao doente de Alzheimer realça o papel dos enfermeiros de saúde comunitária nas suas funções promotoras de saúde, dinamizadores e interlocutores nas diferentes parcerias com as entidades existentes potenciando os seus recursos. ABSTRACT The prevalence of people with mental diseases is a current problem of mankind in society, being regarded as a major public health problem with considerable social weight, due not only to its size, but also the way it affects those around the patients. The family should not be excluded from the care process, as it forms an integral part of the patient's life. To understand the difficulties expressed by these relatives in the context of management of the therapeutic regime of a patient with Alzheimer’s and how they live this experience of caring was the theme of this work. Evidence-based practice seeks to maximise the quality of nursing care providethe families with a view to greater scientific evidence. Advanced nursing, generating tangible results for patients nursed, is based on reflection in action and on action, asking: “What are the difficulties experienced by the families in the management of the therapeutic regime of a patient with a mental disease (Alzheimer’s) in the context of home care?”. The PICO (Population, Intervention, Comparison and Outcomes) methodology was used. After a validated approach, three scientific articles from the databases CINHAL and MEDLINE were analysed. The difficulties experienced by the relatives who provide care in the context of the therapeutic management of a patient with Alzheimer’s are not merely a problem that yields negative health outcomes, but represents an increased cost for health organisations. Individual, family and social factors influence the therapeutic management process in a beneficial or adverse way. Understanding and identifying these factors at an early stage, in the sense of controlling them upon defining the care strategies, ensures positive results. Reflection on this issue, focused on the family taking care of a patient with Alzheimer’s, highlights the role of community health nurses as health facilitators, triggering and acting as interfaces with the various partnerships with the existing entities, thereby maximising their resources.
- Empowerment dos adolescentes numa sexualidade saudável e responsavelPublication . Apolinário, Ana; Barroso, Isabel; Spínola, AnaO relatório que se apresenta, descreve o estágio realizado, no âmbito do curso de Mestrado de Enfermagem de Saúde Comunitária, na opção da realização de um estágio profissional, cujo título é o empowerment dos adolescentes numa sexualidade saudável e responsável, A sua estrutura pretende dar visibilidade à intervenção de enfermagem comunitária desenvolvida na unidade de cuidados na comunidade de Coruche para a aquisição de competências de enfermeira especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública. Descreve as oportunidades de aprendizagem, que favoreceram o desenvolvimento de competências no âmbito do planeamento em saúde, através da implementação de um projeto de intervenção de saúde comunitária num grupo de adolescentes que frequentavam o ensino profissional na escola profissional de Coruche. Prioriza a área da educação sexual como um determinante em saúde, desenvolve a promoção do empowerment dos adolescentes para uma sexualidade saudável e responsável, através de intervenções de enfermagem, utilizando metodologias dinâmicas centradas no adolescente e no grupo. O enquadramento teórico e metodológico utilizado teve por base o modelo ecológico de Bronfenbrenner, e o modelo de enfermagem de Betty Neuman. Para enquadrar a prática clinica de enfermagem desenvolvida na evidência mais atual, recorreu-se à metodologia científica da revisão sistemática da literatura, para assim permitir e potenciar o desenvolvimento do empowerment dos adolescentes para uma sexualidade saudável e responsável. A análise dos artigos selecionados revelou que a educação sexual só é eficaz se os técnicos utilizarem estratégias inovadoras e dinâmicas, permitindo assim o desenvolvimento do pensamento crítico do adolescente, levando-o a escolher o comportamento mais seguro e responsável. Os programas educativos nesta área devem contemplar sempre a família e o ambiente sócio-cultural em que o adolescente está inserido, mas para serem eficazes devem respeitar as seguintes etapas: levantamento das necessidades de formação, planeamento, execução e avaliação. ABSTRACT The report shows that, describes the stage performed under the Master course in Community Health Nursing, the option of conducting a traineeship whose title is the empowerment of adolescent sexuality in a healthy and responsible The structure aims to give visibility to the intervention of community nursing care unit developed in Coruche community to acquire skills of nurse specialist in community nursing and public health. Describes learning opportunities, which favored the development of skills within the health planning, through implementation of a project of community health intervention in a group of adolescents attending vocational school professional Coruche. Prioritizes the area of sex education as a determinant in health, develops promoting empowerment of teens to healthy sexuality and responsible, through nursing interventions using dynamic methodologies focused on teen and the group. The theoretical and methodological framework used was based on the ecological model of Bronfenbrenner and nursing model of Betty Neuman. To frame the clinical practice of nursing developed in the most current evidence, appealed to the scientific methodology of the systematic literature review, thus enabling the development and enhance the empowerment of teens to healthy sexuality and responsible. The analysis of the selected articles revealed that sex education is only effective if the technicians use innovative strategies and dynamic, allowing the development of critical thinking teenager, leading him to choose the most safe and responsible behavior. Educational programs in this area should always include the family and socio-cultural environment in which the adolescent is inserted, but to be effective must comply with the following steps: training needs assessment, planning, implementation and evaluation.