Mestrado em Enfermagem Comunitária
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Recent Submissions
- Caminhar para o Bem-estar na adolescenciaPublication . Calado, Kathleen; Monterroso, Ligia; Rodrigues, JorselinaO presente relatório surge no âmbito do estágio desenvolvido no 2º ano curricular do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária com Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. Com base no planeamento em saúde, e em linha com os objetivos de aprendizagem estipulados, pretende-se apresentar de forma descritiva e reflexiva, o percurso de aquisição de competências sustentadas na natureza da enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública através da análise, do registo e da partilha dos processos de saúde/doença, da definição das estratégias de intervenção e do enquadramento da prática com a evidência científica. Enquanto metodologia, foi efetuada uma análise documental através de sites oficiais e de bases de dados científicos de acesso livre e gratuito, com primeira seriação através da leitura dos títulos, seguidamente dos resumos e por fim, do texto integral. Procedeu-se ainda à realização de um estudo através da aplicação de um instrumento de recolha de dados, de forma a validar as necessidades da população-alvo e assim, delinear um projeto de intervenção ajustado. O estudo identificou a prevalência da ansiedade na fase da adolescência, sobretudo no sexo feminino. Os fatores de risco revelaram um aumento gradual ao longo da idade. Posto isto, foi delineado um projeto de intervenção direcionado aos adolescentes do 5º ano curricular em contexto escolar intitulado “Caminhar para o Bem-Estar” a fim de potenciar o seu bem-estar aumentando a literacia em saúde e fortificando as competências socioemocionais.
- Gestão das emoções em idade pre-escolar en contexto de promoção de saude.Publication . Pires, Susete; Monterroso, LigiaA aquisição precoce de competências socioemocionais traz benefícios significativos, mostrando a literatura que crianças que regulam bem suas emoções tendem a apresentar maior competência social e académica. Os enfermeiros da Saúde Escolar, têm uma posição privilegiada para desenvolver atividades de promoção da saúde e prevenção da doença. Foi realizada uma Scoping Review cuja a questão foi: As estratégias de gestão de emoções desenvolvidas por enfermeiros contribuem para a promoção de saúde em crianças em idade pré-escolar? Das evidências obtidas verificou-se que os projetos desenvolvidos com crianças em idade pré-escolar, melhoram desempenho escolar e desenvolvimento cognitivo. Baseado no Planeamento em Saúde, foi desenvolvido um Projeto de intervenção, segundo modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, cujos objetivos foram conhecer e analisar o perfil de competências emocionais dos profissionais de educação dos jardins de infância de um agrupamento de escolas. Os resultados apontam para Competência Emocional geral de nível moderado, revelador da necessidade de se desenvolver projetos nesta área.
- Promoção do bem-estar dos profissionais de saúde na Unidade de Cuidados na ComunidadePublication . Simoes, Sara; Rosa, MartaO bem-estar relacionado com o trabalho é uma das temáticas mais fraturantes de uma sociedade. O trabalho é uma parcela que ocupa grande parte do dia-à-dia da população em idade ativa. Este trabalho quer demonstrar a necessidade emergente da necessidade de valorização do bem-estar profissional dos trabalhadores da área da saúde e como isso influencia diretamente os cuidados de enfermagem prestados à população, bem como, o seu bem-estar individual e coletivo enquanto classe trabalhadora e que contribui para o funcionamento da sociedade. Assim sendo, como futura Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, quero demonstrar como é fulcral o papel do enfermeiro centrado na promoção o bem-estar dos profissionais de saúde. Este relatório de estágio assenta na metodologia de planeamento em saúde, descrevendo através dela o ensino clínico desenvolvido numa unidade de Cuidados na Comunidade de um ACES da área de Lisboa e Vale do Tejo. Esta descrição, é também, suportada conceptualmente pelo Modelo de Sistemas enquadrado por Betty Neuman (2011) que demonstra como a temática se desenvolve e interage com todas as suas componentes.
- Sobrecarga do Cuidador Informal: O Relato numa Unidade de Cuidados Continuados na ComunidadePublication . Antunes, Mariana; Afonso, Catarina; Reis, AlcindaAs alterações demográficas, resultam numa população envelhecida e em situação de dependência, aumentando a necessidade de cuidados de longa duração, de institucionalização e de cuidadores informais. O cuidador informal é alguém da rede social da pessoa a quem presta cuidados. O ato de cuidar reveste-se de grande complexidade, podendo conduzir à sobrecarga. A intitucionalização, em Unidades de Cuidados Continuados (UCC), pode ser recurso para os cuidadores na gestão da sobrecarga. Pretendeu-se “Avaliar o nível de sobrecarga do cuidador informal da pessoa internada em contexto de cuidados continuados”, tratando-se de um estudo misto, não experimental, de cariz exploratório e descritivo. Para caracterizar a sobrecarga autopercecionada, realizaram-se entrevistas e aplicou-se a Escala de Sobrecarga do Cuidador (ESC), a cinco cuidadoras de pessoas internadas numa UCC. As cuidadoras apresentam um nível de sobrecarga intenso e a sua autoperceção da sobrecarga caracteriza-se pela gestão do cansaço, traduzida na gestão de responsabilidades, expectativas e apoios.
- Capacitação dos pais na diversificação alimentar do lactente: intervenção do enfermeiro comunitarioPublication . Amaro, Sandra; Godinho, CelesteEste relatório de estágio do Mestrado em Enfermagem, na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, pretende apresentar o projeto de intervenção comunitário desenvolvido, com recurso à metodologia de planeamento em saúde e aquisição das inerentes competências de Enfermeiro Especialista. Este projeto foi direcionado para a diversificação alimentar no primeiro ano de vida da criança. Como modelo conceptual foi utilizada a Teoria das Transições de Meleis. Hábitos alimentares inadequados relacionam-se com o surgimento de doenças crónicas não transmissíveis, sendo imperativo intervir. (DGS, 2022). Desenvolveu-se uma Scoping Review com a questão: Qual a intervenção do enfermeiro na capacitação dos pais para a diversificação alimentar no primeiro ano de vida? Nas evidências obtidas identificou-se a importância das intervenções de enfermagem comunitária na capacitação dos pais do lactente, sustentando o projeto de intervenção. Os resultados deste projeto demonstram o seu impacto positivo, traduzido num aumento de conhecimento dos pais sobre o tema.
- Capacitação dos pais na gestão da febre em contexto domiciliario, no primeiro ano de vidaPublication . Simão, Patricia; Godinho, CelesteA transição para a parentalidade exige um conjunto de transformações e adaptações suscetíveis de causar desequilíbrio e vulnerabilidade numa família. À luz do modelo de Meleis a febre na criança pode ser interpretada como um evento crítico desencadeador de instabilidade no processo de transição. A febre gera aos pais receio, ansiedade e é um motivo de recurso frequente e indevido aos serviços de urgência. O enfermeiro deverá ser um elo promotor de condições facilitadoras neste processo, desenvolvendo intervenções orientadas para a capacitação dos pais/cuidadores. Com base na metodologia de Planeamento em Saúde foi desenvolvido um projeto de intervenção cujo objetivo visa a “Capacitação dos pais na gestão da febre em contexto domiciliário no primeiro ano de vida”, mobilizando como estratégia a Educação para a Saúde. Os resultados demonstram o contributo positivo na capacitação dos pais, evidenciando a relevância dos Projetos de Intervenção Comunitária e de Saúde Pública no empoderamento comunitário.
- Pevençao das infeções associadas aos cuidados de saúde em equipas de cuidados continuados integrados.Publication . Lopes, Beatriz; Monterroso, LigiaEste relatório de estágio descreve o trabalho desenvolvido para obtenção do grau de mestre em Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública. Na prestação de cuidados identifica-se a problemática das infeções do trato urinário (ITU) numa comunidade alvo de cuidados domiciliários em cuidados continuados integrados. Tem como objetivos: aplicar e refletir sobre o projeto de prevenção e controlo das ITU e desenvolver competências específicas. Utilizou-se a metodologia do Planeamento em Saúde e o Modelo de Sistemas de Betty Neuman, com análise de dados pelo SPSS®. Através de uma «Scoping Review», emergiram estratégias como entrevistas a enfermeiros, consultas de processos e sessões formativas. O projeto aumentou o conhecimento dos enfermeiros sobre fatores e estratégias de prevenção e controlo de ITU. O enfermeiro especialista contribuiu na educação e sensibilização, implementação de protocolos, vigilância, monitorização, investigação e colaboração interdisciplinar.
- Literacia em saúde dos Cuidadores Informais: avaliação através do European health literacy survey em português (HLS-EU-PT) numa Unidade de Saúde FamiliarPublication . Antunes, Carina; Spinola, Ana; Godinho, CelesteA literatura refere que baixos níveis de literacia em saúde (LS) estão associados a um maior número de internamentos, uma maior procura e utilizações dos serviços de urgência e uma menor promoção da saúde, com implicações na gestão de recursos e nos ganhos em saúde. O estudo teve como objetivo avaliar o nível de literacia em saúde dos cuidadores informais (CI) de uma unidade de saúde familiar; caracterizar os domínios da LS percecionados pelos CI e identificar as práticas de cuidar do enfermeiro, que promovem a LS dos CI. Como metodologia foi realizado um estudo exploratório-descritivo com uma abordagem mista, utilizando-se como instrumentos de avaliação, o HLS-EU-PT validado para a população portuguesa e entrevistas semi-diretivas. Constatou-se uma perceção muito positiva dos CI face à prática de cuidar dos enfermeiros, na promoção da sua LS, verificando-se simultaneamente que a maioria dos participantes no estudo revelam níveis de LS preocupantes.
- Educar para a sexualidade com alunos do 9º ano: um programa de intervenção em modo digitalPublication . Bispo, Sandra; Madeira, Ana SpinolaA adolescência é uma fase da vida caracterizada por diversas mudanças, físicas, psicológicas, emocionais e sociais, tornando-se fulcral a abordagem da Educação Sexual ao nível da comunidade escolar. As atividades do Programa Nacional Saúde Escolar visam capacitar o indivíduo a ser próativo no processo de vida e de saúde. As evidências reforçam a importância da Educação para a saúde, na adolescência em ambiente escolar e da temática sexualidade. O objetivo do projeto visa promover a capacitação dos alunos do 9º ano para uma vivência segura e saudável da sexualidade, atendendo à situação de pandemia por Covid 19, mobilizaram-se estratégias de educação à distância, com recurso às plataformas digitais para o desenvolvimento das atividades de educação para a saúde. O Planeamento em Saúde o modelo Conceptual de Betty Neuman foram guias orientadores para o planeamento e intervenção das atividades de enfermagem comunitária. Os resultados demonstram uma avaliação positiva da metodologia implementada. Adolescence is a stage of life characterized by several changes, physical, psychological, emotional, and social making the approach to Sex Education at the level of the school community crucial. The National School Health Program activities aim to enable individuals to be proactive in the process of life and health. The evidence reinforces the importance of education for health, in adolescence in the school environment, and the sexuality theme. The objective of the intervention project is to promote the training of 9th grade students for a safe and healthy experience of sexuality, due to the Covid 19 pandemic situation, distance education strategies were implemented, using digital platforms for the development of health education activities. Health Planning and Betty Neuman's Conceptual Model were guidelines for the planning and intervention of community nursing activities. The results demonstrate a positive evaluation of the implemented methodology.
- Capacitar para cuidar perante a pandemia SARS-CoV-2: Intervenção de enfermagem comunitária ao cuidador formal.Publication . Coelho, Rui; Santos, Maria IreneCapacitar para cuidar perante a pandemia SARS-CoV-2: Intervenção de Enfermagem Comunitária ao cuidador formal A situação pandémica atual, provocada pelo Coronavírus 2019, trouxe consigo desafios excecionais à Saúde Pública a nível mundial, despoletando a necessidade de desenvolvimento de competências nos cidadãos, capacitando-os para a adoção de medidas preventivas e protetoras, numa ótica de prevenção e promoção da saúde. O cuidador formal, prestador de cuidados, maioritariamente dirigidos à população idosa, surge assim como foco com necessidade de investimento nesta área. Este relatório descreve o percurso desenvolvido no estágio, que decorreu numa Unidade de Cuidados na Comunidade, seguindo a metodologia do Planeamento em Saúde, suportado conceptualmente pelo Modelo de Sistemas de Betty Neuman (2011). Do diagnóstico efetuado, foram hierarquizadas as prioridades de intervenção, a partir das quais foi desenvolvido o projeto de intervenção comunitária “Capacitar para cuidar perante a pandemia SARS-CoV-2”. As atividades desenvolvidas permitiram contribuir diretamente para a formação dos profissionais, contribuindo para o fortalecimento da linha de defesa dos Sistemas contra a SARS-CoV-2. Enabling to care for the SARS-CoV-2 pandemic: Community Nursing Intervention to the formal caregiving The current pandemic situation, caused by Coronavirus 2019, has brought with it exceptional challenges to Public Health worldwide, triggering the need to develop skills in citizens, enabling them to adopt preventive and protective measures, in a perspective of prevention and promotion of health. The formal caregiver, care provider, mostly directed to the elderly population, thus appears as a focus with need for investment in this area. This report describes the path developed in the internship, which took place in a Community Care Unit, following the Health Planning methodology, conceptually supported by the Systems Model of Betty Neuman (2011). From the diagnosis made, the intervention priorities were ranked, from which the community intervention project “Enabling to care in the face of the SARS-CoV-2 pandemic” was developed. The activities carried out made it possible to directly contribute to the training of professionals, contributing to the strengthening of the System´s line of defense against SARS-CoV-2.