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- Fatores que contribuem para o consumo de tabaco na mulher grávida - Revisão Sistemática da LiteraturaPublication . Candido, Anabela; André, Clara; Santiago, Conceição; Dias, Hélia; Cruz, Olimpia; Carreira, Teresa Margarida; Amendoeira, JoséIntrodução O consumo de tabaco, como determinante de saúde, está muitas vezes associado a comportamentos evitáveis. Quando falamos do consumo de tabaco na gravidez, este assume particular relevância pelo comprometimento da saúde e bem-estar materno-fetal estando associado a prematuridade, restrição de crescimento fetal e aumento das taxas de morbilidade e mortalidade perinatal e infantil. Objetivo Identificar fatores que contribuem para o consumo de tabaco na mulher grávida Metodologia Na Revisão Sistemática da Literatura (SLR) realizada, pelo método PI[C]OD, com a questão: Que instrumentos permitem a caracterização do consumo de tabaco na mulher grávida? A pesquisa de artigos científicos ocorreu na interface-EBSCOhost de 2003-2013. Dos 59 artigos identificados, selecionaram-se 11 que cumpriam os critérios de seleção. Resultados Como instrumentos que permitem determinar fatores que contribuem para o consumo de tabaco na mulher grávida identificámos três no âmbito da Depressão, dois relacionados com o Stress e 6 associados a diferentes domínios. Da análise realizada emergiram quatro categorias: Dados Sociodemográficos (idade, habilitações, raça/etnia, co-habitantes e nível socioeconómico); Literacia sobre tabagismo (conhecimento sobre o Impacto do consumo de tabaco e da exposição ao fumo de tabaco para mulher, feto e recém-nascido); Saúde reprodutiva (vigilância pré-concecional, pré-natal e pós-parto); Saúde mental (violência sobre as mulheres, outros consumos, stress e depressão). Conclusão Os resultados encontrados nesta SLR conduziram-nos a uma síntese de fatores que contribuem para o consumo de tabaco na mulher grávida, com contributos sustentados para a elaboração de um instrumento de colheita de dados que permita a caracterização do consumo de tabaco na mulher grávida e futura intervenção na comunidade.
- Conceptualizations of sustainability in Portuguese higher education:roles, barriers and challenges toward sustainabilityPublication . Aleixo, Ana Marta; Leal, Susana; Azeiteiro, Ulisses MirandaAlthough sustainability in HEI has been studied for over twenty years, relatively little is known about the status of its implementation in the Portuguese HEIs. Few studies have investigated higher education for sustainable development (HESD) in Portugal and none have addressed how sustainability is interpreted and implemented in Portuguese HEIs, the role of HESD, and the related challenges and obstacles they face.
- UN decade of education for sustainable development:perceptions of portuguese’s higher education institutionsPublication . Aleixo, Ana Marta; Azeiteiro, Ulisses Miranda; Leal, SusanaThis poster shows partial results of a cross-sectional research project investigating the perceptions of stakeholders of four Portuguese Higher Education Institutions about the importance of integration Sustainable Development (SD) in Higher Education Institutions (HEIs).
- Towards sustainability through higher education:sustainable development incorporation into Portuguese higher education institutionsPublication . Aleixo, Ana Marta; Azeiteiro, Ulisses Miranda; Leal, SusanaThe studies about SD in HEIs are still scarce in Portugal, and there is no known study that refers to existing practices in Portuguese’s HEIs (Madeira, 2008). Tauchen and Brandli (2006) published a study where they systematized the different procedures for environmental management system implementation, based on good practices, including practices of the Portuguese HEIs, but it only studied the environmental dimension.
- Auditoria financeira e as práticas de manipulação de resultados:estudo empírico nas sociedades não financeirasPublication . Pereira, Agostinho; Alves, Maria do CéuA presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre a auditoria financeira e manipulação de resultados, para as sociedades não financeiras portuguesas cotadas na Euronext Lisbon no período 2005-2011. A metodologia baseia-se num modelo econométrico de Butler et al. (2004). Concluímos pela existência de uma associação estatisticamente significativa entre os accruals discricionários e a opinião de auditoria e que quanto maior for a independência e competência do auditor maior será a qualidade da auditoria. Contributos da investigação: adiciona a qualidade da auditoria ao modelo e, permite uma melhor compreensão dos efeitos de um mecanismo de controlo sobre a manipulação.
- Brincar e crescer no mundo da saúde - os riscos de álcoolPublication . Ramos, Ana; Santos, Irene; André, ClaraA intervenção do estágio a que se refere este relatório foi realizada com crianças que frequentavam o 3º ano de escolaridade. A iniciação das crianças no mundo do álcool é um dos principais problemas da sociedade moderna, podendo levar a um uso descontrolado destas substâncias e tornar-se um dos principais problemas de saúde pública. O tema da prevenção do consumo do álcool nesta faixa etária surgiu, numa primeira fase, da necessidade reportada pelos professores, os quais referem que tanto rapazes como raparigas iniciam o consumo de bebidas alcoólicas entre os 10 e os 13 anos de idade. A atualização do diagnóstico de situação já existente neste contexto confirmou esta realidade. Tendo por base a revisão da literatura, desenvolveu-se um programa de educação para a saúde com as crianças em contexto escolar. A avaliação da intervenção sugere a importância da estratégia da EpS na prevenção do consumo do álcool na infância e a relevância da precocidade da mesma. The traineeship intervention referred on this report was conducted with children attending the 3rd grade. The initiation of children into the world of alcohol is one of the main problems of modern society and can lead to uncontrolled use of these substances and evolve into a major public health problem. The issue of the prevention of alcohol consumption in this age group came, initially, from the need reported by teachers who observed that both boys and girls start the consumption of alcoholic beverages between the ages of 10 and 13 years old. Updating the diagnosis of the existing situation in this context confirmed this reality. Based on the literature review, a health education program for school children was developed. The evaluation of the intervention suggests the importance of the EpS strategy in the prevention of childhood alcohol consumption and the importance of its precocity.
- Waist-to-height ratio is independently related to whole and central body fat, regardless of the waist circumference measurement protocol, in non-alcoholic fatty liver disease patientsPublication . Pimenta, Nuno; Cortez-Pinto, Helena; Melo, Xavier; Silva-Nunes, José; Sardinha, Luís; Santa-Clara, HelenaBackground: Waist-to-height ratio (WHtR) has been reported as a prefer-able risk related body fat (BF) marker, although no standardised waistcircumference measurement protocol (WCmp) has been proposed. Thepresent study aimed to investigate whether the use of a different WCmpaffects the strength of relationship between WHtR and both whole andcentral BF in non-alcoholic fatty liver disease (NAFLD) patients.Methods: BF was assessed with dual energy X-ray absorptiometry (DXA) in28 NAFLD patients [19 males, mean (SD) 51 (13) years and nine females,47 (13) years]. All subjects also underwent anthropometric evaluationincluding height and waist circumference (WC) measurement using fourdifferent WCmp (WC1, minimal waist; WC2, iliac crest; WC3, mid-distancebetween iliac crest and lowest rib; WC4, at the umbilicus) and WHtR wascalculated using each WC measurements (WHtR1, WHtR2, WHtR3 andWHtR4, respectively). Partial correlations were conducted to assess the rela-tion of WHtR and DXA assessed BF.Results: All WHtR were particularly correlated with central BF, includingabdominal BF (r = 0.80, r = 0.84, r = 0.84 and r = 0.78, respectively, forWHtR1, WHtR2, WHtR3 and WHtR4) and central abdominal BF (r = 0.72,r = 0.77, r = 0.76 and r = 0.71, respectively, for WHtR1, WHtR2, WHtR3and WHtR4), after controlling for age, sex and body mass index. There wereno differences between the correlation coefficients obtained between allstudied WHtR and each whole and central BF variable.Conclusions: Waist-to-height ratio was found a suitable BF marker in thepresent sample of NAFLD patients and the strength of the relationshipbetween WHtR and both whole and central BF was not altered by usingdifferent WCmp in the present sample of NAFLD patients.
- O insucesso em matemática no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio IFB- Campus PlanaltinaPublication . Ferreira, Mírian Emília Nunes da Silva; Colaço, Susana; Fernandes, Silvia Dias da CostaO presente trabalho teve como objetivo analisar os fatores de sucesso/insucesso no componente curricular de matemática no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Brasília no campus Planaltina. Procurou também averiguar, os impactos causados pela reprovação dos estudantes nas suas vidas e consequentemente dos seus familiares. As informações foram obtidas através de análise documental do boletim escolar dos alunos, da realização de questionários aos alunos matriculados no terceiro ano, no ano de 2015 e de entrevistas semiestruturadas aos professores que lecionam aulas de matemática no campus Planaltina. Em relação aos fatores de sucesso, relacionados com os alunos, estes apresentam o seu empenho, como principal fator na aprendizagem de matemática, citam também a competência e empenho do professor e o interesse prático dos temas abordados. Já os docentes apontam o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno, os pré-requisitos e a própria empatia com a matéria como fatores de sucesso na disciplina. No que diz respeito aos fatores de sucesso relacionados com os professores, os alunos mencionam a sua competência e empenho, enquanto os docentes referem à necessidade de uma avaliação e acompanhamento mais individualizado aos alunos e a realização de formação dos professores em aspetos relacionados com o ensino-aprendizagem da matemática. As principais causas do insucesso nesta disciplina apontadas pelos alunos e professores foram, por um lado, o trabalho e o envolvimento dos alunos durante as aulas e por outro a metodologia e recursos utilizados pelo professor. Além disso, os professores apontaram também como fator de insucesso a deficiência dos pré-requisitos necessários no conteúdo trabalhado e também a empatia com a matéria. As principais formas para combater o insucesso na disciplina de matemática assinaladas pelos alunos e pelos professores estão relacionadas com a melhoraria do empenho do aluno em contexto de sala de aula e também passa pela utilização de estratégias e recursos diversificados. Os professores mencionam também que um acompanhamento mais individualizado e a criação de grupos de estudo poderá ser uma forma de ajudar a colmatar o insucesso. Por último, em relação ao impacto da reprovação, foi possível concluir que para grande parte dos alunos que participaram da pesquisa não houve alteração na sua vida pessoal, mas que a sua família se manifestou triste e desapontada. Alguns estudantes referem que não obtiveram apoio por partes dos seus colegas, pelo contrário, o que pode vir no futuro ser um fator de exclusão. Palavras chaves: Fatores
- O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Cláudia Sofia Silva; Cardona, Maria JoãoO presente Relatório de Estágio integra e reflete experiências e vivências resultantes de um percurso de aprendizagens efetuadas no decorrer dos estágios decorridos na Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico no decorrer de quatro semestres. Numa primeira parte é apresentada a contextualização dos estágios e a reflexão do desenvolvimento pessoal e investigativo. De seguida é feita uma contextualização teórica do percurso investigativo, de modo a aprofundar o conhecimento sobre pedagogia diferenciada e sobre o modo como os docentes do 1º e 2º ciclo do ensino básico a concretizam na sua prática pedagógica. Recorrendo a um processo de entrevistas a docentes de ambos os ciclos de modo a verificar o que os mesmos entendem por pedagogia diferenciada e como procedem na aplicação da mesma no decorrer das suas aulas. Por último, uma análise reflexiva de todo o trabalho, onde se pretende refletir sobre as respostas dos docentes fazendo-o uma análise comparativa com estudos realizados sobre o tema.
- A oralidade no 2º ciclo – Como potenciar o desenvolvimento da compreensão e expressão oral?Publication . Crespo, Elisabete Rosa; Teixeira, Madalena; Novo, CristinaO Relatório aqui apresentado é o reflexo de um percurso realizado em dois anos de Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. O trabalho é constituído pela descrição, reflexão e fundamentação das práticas pedagógicas vividas e desenvolvidas em contexto de estágio e por uma questão investigativa que teve a sua origem no decorrer da prática. O estudo em causa centra-se na questão da Oralidade no 2º ciclo do Ensino Básico e nas estratégias que podem potenciar o seu desenvolvimento. Os resultados da pesquisa mostraram que a Oralidade deve ser planificada tal como a escrita, que a Compreensão e Expressão Oral não devem ser descuradas em sala de aula e que as Tecnologias de Informação e Comunicação podem e devem ter um papel relevante no desenvolvimento da Oralidade.