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Caminhar para o Bem-estar na adolescencia

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Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito do estágio desenvolvido no 2º ano curricular do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária com Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. Com base no planeamento em saúde, e em linha com os objetivos de aprendizagem estipulados, pretende-se apresentar de forma descritiva e reflexiva, o percurso de aquisição de competências sustentadas na natureza da enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública através da análise, do registo e da partilha dos processos de saúde/doença, da definição das estratégias de intervenção e do enquadramento da prática com a evidência científica. Enquanto metodologia, foi efetuada uma análise documental através de sites oficiais e de bases de dados científicos de acesso livre e gratuito, com primeira seriação através da leitura dos títulos, seguidamente dos resumos e por fim, do texto integral. Procedeu-se ainda à realização de um estudo através da aplicação de um instrumento de recolha de dados, de forma a validar as necessidades da população-alvo e assim, delinear um projeto de intervenção ajustado. O estudo identificou a prevalência da ansiedade na fase da adolescência, sobretudo no sexo feminino. Os fatores de risco revelaram um aumento gradual ao longo da idade. Posto isto, foi delineado um projeto de intervenção direcionado aos adolescentes do 5º ano curricular em contexto escolar intitulado “Caminhar para o Bem-Estar” a fim de potenciar o seu bem-estar aumentando a literacia em saúde e fortificando as competências socioemocionais.
This report is the result of the internship carried out in the 2nd year of the Master's Degree in Community Nursing - Community Health and Public Health Nursing, between october 2023 and february 2024. Based on health planning, and in line with the stipulated learning objectives, the aim is to present, in a descriptive and reflective way, the journey of acquiring skills based on the nature of community health and public health nursing through the analysis, recording and sharing of health/disease processes, the definition of intervention strategies and the framing of practice with scientific evidence. As part of the methodology, a documentary analysis was carried out through official websites and free scientific databases, first by reading the titles, then the abstracts and finally the full text. A study was also carried out using a data collection instrument, in order to validate the needs of the target population and thus outline an adjusted intervention project. The study identified the prevalence of anxiety in adolescence, especially in females. The risk factors showed a gradual increase with age. This being the case, an intervention project was designed for adolescents in the 5th year of the curriculum in a school context entitled “Walking to Well-Being” in order to boost their well-being by increasing health literacy and strengthening socio-emotional skills.

Description

Relatório de estagio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Comunitária

Keywords

Adolescencia Ansiedade Promoção da Saúde Mindfulness

Citation

Calado, K. (2024). Caminhar para o Bem-estar na adolescencia. Santarem. Escola Superior de Saude

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