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- Capacitar para cuidar perante a pandemia SARS-CoV-2: Intervenção de enfermagem comunitária ao cuidador formal.Publication . Coelho, Rui; Santos, Maria IreneCapacitar para cuidar perante a pandemia SARS-CoV-2: Intervenção de Enfermagem Comunitária ao cuidador formal A situação pandémica atual, provocada pelo Coronavírus 2019, trouxe consigo desafios excecionais à Saúde Pública a nível mundial, despoletando a necessidade de desenvolvimento de competências nos cidadãos, capacitando-os para a adoção de medidas preventivas e protetoras, numa ótica de prevenção e promoção da saúde. O cuidador formal, prestador de cuidados, maioritariamente dirigidos à população idosa, surge assim como foco com necessidade de investimento nesta área. Este relatório descreve o percurso desenvolvido no estágio, que decorreu numa Unidade de Cuidados na Comunidade, seguindo a metodologia do Planeamento em Saúde, suportado conceptualmente pelo Modelo de Sistemas de Betty Neuman (2011). Do diagnóstico efetuado, foram hierarquizadas as prioridades de intervenção, a partir das quais foi desenvolvido o projeto de intervenção comunitária “Capacitar para cuidar perante a pandemia SARS-CoV-2”. As atividades desenvolvidas permitiram contribuir diretamente para a formação dos profissionais, contribuindo para o fortalecimento da linha de defesa dos Sistemas contra a SARS-CoV-2. Enabling to care for the SARS-CoV-2 pandemic: Community Nursing Intervention to the formal caregiving The current pandemic situation, caused by Coronavirus 2019, has brought with it exceptional challenges to Public Health worldwide, triggering the need to develop skills in citizens, enabling them to adopt preventive and protective measures, in a perspective of prevention and promotion of health. The formal caregiver, care provider, mostly directed to the elderly population, thus appears as a focus with need for investment in this area. This report describes the path developed in the internship, which took place in a Community Care Unit, following the Health Planning methodology, conceptually supported by the Systems Model of Betty Neuman (2011). From the diagnosis made, the intervention priorities were ranked, from which the community intervention project “Enabling to care in the face of the SARS-CoV-2 pandemic” was developed. The activities carried out made it possible to directly contribute to the training of professionals, contributing to the strengthening of the System´s line of defense against SARS-CoV-2.
- Atividades STEM no 1.º Ciclo – uma experiência na formação inicial de professoresPublication . Correia, Marisa; Clara Martins, Maria; Gonçalves Camacho, António GeorgeFace aos desafios globais do século XXI, tem-se defendido uma abordagem educativa que articule a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática (STEM), capaz de fomentar a literacia nestas áreas e de contribuir para o desenvolvimento de competências do século XXI: colaboração; pensamento crítico; criatividade; resolução de problemas; literacia digital. Contudo, vários desafios se colocam aos professores, nomeadamente, a integração dos conteúdos, a inclusão das práticas de engenharia e a utilização das tecnologias digitais sem ser como mero recurso. No 1.º Ciclo do Ensino Básico, estes desafios são acrescidos. Pretendemos apresentar uma atividade envolvendo conteúdos da Matemática, das Ciências Físico-Naturais e das Ciências Sociais, para o 3.º ano, do 1.º Ciclo, desenvolvida na formação inicial de professores. A atividade de caráter investigativo, assente no Modelo dos 6E, parte de um problema real; envolve a experimentação, a recolha e a interpretação de dados; e inclui a construção de uma bússola e a exploração do Google Maps®. A reflexão que os futuros professores fazem sugere que estes identificam vantagens na articulação entre as áreas STEM, estando conscientes de que o papel do professor é muito mais desafiante.
- Gestão do conhecimento em equipas de Enfermagem no Hospital Distrital de Santarém, EPE.Publication . Lopes, José; Amendoeira, José; São João, RicardoO objetivo da dissertação é o de compreender as práticas de gestão do conhecimento (GC) da equipa de enfermeiros no Hospital de Santarém, EPE. O modelo de análise utilizado foi o resultante da adaptação para o contexto grupal do modelo de GC de Cardoso (2008). É um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa com recurso ao instrumento Gestão do Conhecimento em Equipas, que permite avaliar seis dimensões e catorze subdimensões da GC grupal Apurou-se que as equipas estudadas valorizam maioritariamente os processos de criação e aquisição de conhecimento por via interna; a partilha e difusão de forma não intencional; a memorização interna tácita; a recuperação do conhecimento essencialmente ao nível dos processos instrumentais. A liderança e a dinâmica da equipa constituem catalisadores dos processos de conhecimento, ao contrário da organização. Quanto maior a valorização do papel da equipa, assim como do líder, como catalisador maior a valorização dos processos de atribuição de sentido ao conhecimento. Verificou-se que os padrões de conhecimento de enfermagem se manifestam nos processos de GC.
- Intra-season variations in workload parameters in Europe’s elite young soccer players: a comparative pilot study between starters and non-startersPublication . Martins, Alexandre D.; Oliveira, Rafael; Brito, João; Loureiro, Nuno; Querido, Sérgio M.; Nobari, HadiBackground: The main purpose of the current study was to compare the within-season variations of workload, training duration, acute/chronic workload ratio (ACWR), training monotony™, and training strain (TS) through session rating perceived exertion (s-RPE) between starters and non-starters. Methods: Seventeen under-17 European male soccer players (age, 16.2 0.3 y, height, 1.8 0.1 m; body mass, 66.5 4.0 kg) divided in two groups: nine starters and eight non-starters, were evaluated over 50 weeks throughout the season. Results: In general, there were load variations for all players during the full-season. RPE tended to decrease during in-season and RPE, training duration and s-RPE did not present significant differences between starters and non-starters. TM and TS presented lower values for starters in mesocycle (M) 4 and M11 compared to non-starters. TS presented lower values for starters in M4 and M11 compared to non-starters, while in M10 a higher value was found for starters when compared to non-starters. ACWR showed differences between starters and non-starters in two of the mesocycles. Conclusions: This study showed that some mesocycles provided higher load for non-starters. This information can alert coaches that non-starter players are likely to try too hard in training to demonstrate their abilities, leading to non-functional overreaching, overtraining syndrome, and then poor performance.
- Educar para a sexualidade com alunos do 9º ano: um programa de intervenção em modo digitalPublication . Bispo, Sandra; Madeira, Ana SpinolaA adolescência é uma fase da vida caracterizada por diversas mudanças, físicas, psicológicas, emocionais e sociais, tornando-se fulcral a abordagem da Educação Sexual ao nível da comunidade escolar. As atividades do Programa Nacional Saúde Escolar visam capacitar o indivíduo a ser próativo no processo de vida e de saúde. As evidências reforçam a importância da Educação para a saúde, na adolescência em ambiente escolar e da temática sexualidade. O objetivo do projeto visa promover a capacitação dos alunos do 9º ano para uma vivência segura e saudável da sexualidade, atendendo à situação de pandemia por Covid 19, mobilizaram-se estratégias de educação à distância, com recurso às plataformas digitais para o desenvolvimento das atividades de educação para a saúde. O Planeamento em Saúde o modelo Conceptual de Betty Neuman foram guias orientadores para o planeamento e intervenção das atividades de enfermagem comunitária. Os resultados demonstram uma avaliação positiva da metodologia implementada. Adolescence is a stage of life characterized by several changes, physical, psychological, emotional, and social making the approach to Sex Education at the level of the school community crucial. The National School Health Program activities aim to enable individuals to be proactive in the process of life and health. The evidence reinforces the importance of education for health, in adolescence in the school environment, and the sexuality theme. The objective of the intervention project is to promote the training of 9th grade students for a safe and healthy experience of sexuality, due to the Covid 19 pandemic situation, distance education strategies were implemented, using digital platforms for the development of health education activities. Health Planning and Betty Neuman's Conceptual Model were guidelines for the planning and intervention of community nursing activities. The results demonstrate a positive evaluation of the implemented methodology.
- Promoção da literacia em saúde sobre Diabetes Mellitus aos idososPublication . Mendes, Mónica; Rosa, MartaA Diabetes Mellitus é uma doença crónica, cuja prevalência tem aumentado de forma significativa na população idosa, causando elevada mortalidade a nível mundial. Os enfermeiros através da promoção da literacia em saúde podem capacitar os indivíduos a prevenir e a gerir a sua situação de saúde. Desenvolveu-se uma Scoping Review, com a questão: quais as intervenções de enfermagem na promoção da literacia em saúde sobre Diabetes Mellitus aos idosos? Nas evidências obtidas identificou-se a importância das intervenções educativas dos enfermeiros na prevenção e controlo da diabetes nos idosos. Tendo como base a metodologia do Planeamento em Saúde, foi elaborado o projeto de intervenção comunitária “Diabetes no Saka”, com o objetivo de promover a literacia em saúde na prevenção da Diabetes e suas complicações nos idosos com 65 ou mais anos, residentes num bairro social. Os resultados apontam para uma taxa de conhecimentos adquiridos igual ou superior a 98%, demonstrando o impacto positivo do projeto. Diabetes Mellitus is a chronic disease whose prevalence has increased significantly in the elderly population, causing high mortality worldwide. Nurses by promoting health literacy can empower individuals to prevent and manage their health situation. A Scoping Review was developed, with the question: what are the nursing interventions in promoting health literacy on Diabetes Mellitus for the elderly? The evidence obtained identified the importance of nurses' educational interventions in the prevention and control of diabetes in the elderly. Based on the Methodology of Health Planning, the community intervention project "Diabetes in Saka" was elaborated, with the objective of promoting health literacy in the prevention of diabetes and its complications in the elderly aged 65 years or older, living in a social neighborhood. The results point to a rate of acquired knowledge equal to or greater than 98%, demonstrating the positive impact of the project.
- Higienização das mãos e utilização de equipamentos de proteção individual nas assistentes operacionais - uma melhoria nos cuidados.Publication . Gil, Eduardo; Santos, Maria IreneAs Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde podem ser evitadas através da higienização das mãos. O enfermeiro é responsável pela capacitação e empoderamento da comunidade. A formação é essencial para promover aquisição de competências, aumentar a produtividade e a qualidade dos cuidados prestados. O recurso à revisão sistemática da literatura orientada pela questão: “Como promover a prevenção de infeções nos cuidados prestados pelas assitentes operacionais?” revelou estratégias para a capacitação. Tendo por base a metodologia do Planeamento em Saúde foi elaborado o diagnóstico de enfermagem segundo o Modelo Conceptual de Betty Neuman, “ameaça à linha de defesa das assitentes operacionais, relacionada com stressores intrapessoais por défice de conhecimentos e de formação”. A operacionalização do projeto “Capacitar Para Cuidar” através da realização de sessões de formação contribuiu para a capacitação das assitentes operacionais, na melhoria dos cuidados prestados, aquisição de competências pessoais e profissionais, adequadas à atividade profissional. Infections Associated with Health Care can be prevented through hand hygiene. The nurse is responsible for training and empowering the community. Training is essential to promote the skills acquisition, increase productivity and the quality of care provided. The use of systematic literature review guided by the question: "How to promote the prevention of infections in the care provided by operational assistants?" revealed strategies to training. Based on the Health Planning methodology, the nursing diagnosis was elaborated according to Betty Neuman Conceptual Model "threat to the line of defense of operational assistants, related to intrapersonal stressors due to lack of knowledge and training". The operationalization of the project “Empower to Care”, through training sessions contributed to the training of operational assistants in the improvement of the care provided, acquisition of personal and professional skills, appropriate to the professional activity.
- A arte da cozinha – projeto IN_CookingPublication . Ferreira, Carla; Castelo, Ana Mendes; Coelho, Teresa; São João, Ricardo; Agostinho, Nuno; Martins, Marisa; Almendra, MárciaIntrodução: O desenvolvimento de actividades para fins terapêuticos, nomeadamente Oficinas, revelou-se importante na reabilitação psicossocial de pessoas com doenças mentais. Objectivos: Avaliar e monitorizar o impacto do projecto IN_Cooking, uma iniciativa que visa fornecer soluções para a reabilitação psicossocial de pessoas que sofrem de doenças mentais através do desenvolvimento de competências culinárias. Métodos: No âmbito do projecto IN_Cooking, foi desenvolvido um estudo com 24 indivíduos monitorizados num serviço hospitalar de dia psiquiátrico que participaram nas Oficinas de Culinária durante 6 semanas, em grupos de 6 participantes. A Escala de Auto-Estima de Rosenberg (RSES), a Escala de Estigma AQ-9 na Doença Mental, e a Escala de Estigma Internalizado em Pessoas com Doença Mental (ISMI) foram aplicadas antes e depois da assiduidade do projecto. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas nos três resultados considerados: auto-estima, estigma de saúde mental e estigma internalizado. Conclusões: Os Workshops de Culinária revelaram-se uma estratégia terapêutica com um impacto positivo, com melhorias na auto-estima dos participantes, estigma de doença mental e auto-estigmatização.
- NEETs in Europe: from Plural (In)visibilities to Public PoliciesPublication . Vieira, Maria Manuel; Pappámikail, Lia; Ferreira, TatianaIn recent decades, a considerable amount of research on youth transitions (Brooks 2009; du Bois-Reymond and Chisholm 2006; Pais and Ferreira 2010) has pointed to the complexity of contemporary young people’s lives, as progression into adulthood has become increasingly prolonged, fragmented and largely unpredictable. More re cently, the high level of youth unemployment rates observed during the economic crisis became a matter of deep concern for political authorities at the global level (Bendit and Miranda 2015; Eurofound 2012; Inui 2005; Longo and Gallant 2016; Longle 2016; Henderson et al. 2017; Jacinto 2016).
- Promoção de estilos de vida saudável em criançasPublication . Pedrosa, SaloméPortugal é um dos países europeus com uma das mais elevadas taxas de prevalência de diabetes. Anteriormente a Diabetes Mellitus tipo II era associada a adultos, no entanto, atualmente, o aumento da obesidade nas crianças, conduziu ao aparecimento desta doença em grupos etários cada vez mais precoces, sendo o aumento da sua incidência em crianças de tal forma significativo, que é atualmente considerado um problema de saúde pública emergente. A base terapêutica consiste na promoção da saúde de crianças e famílias, com foco nas alterações comportamentais, sobretudo ao nível da alimentação e da prática de exercício físico. Os enfermeiros através da Promoção da Saúde podem capacitar os indivíduos a adotarem comportamentos saudáveis. Tendo como base a metodologia do Planeamento em Saúde, foi elaborado o Diagnóstico de Enfermagem segundo o modelo Conceptual de Betty Neuman, que levou à intervenção comunitária, com o Projeto “Promoção de estilos de vida saudável em crianças”, que teve como objetivos o aumento de conhecimentos relacionados com a Diabetes Mellitus tipo II, a Obesidade, e a adoção de comportamentos saudáveis em crianças, entre os 6 e os 12 anos de idade. Desenvolveu-se uma Scoping Review, com a questão: “Quais as intervenções de Enfermagem na prevenção da Diabetes Mellitus tipo II em crianças?”. Nas evidências obtidas identificou-se a importância das intervenções de enfermagem na Promoção da Saúde às crianças com obesidade. Os resultados demonstram o impacto positivo do projeto, revelando que houve aumento da prática de exercício físico, aumento da ingestão de frutas e verduras, com diminuição da ingestão de alimentos hipercalóricos. Portugal is one of the European countries with one of the highest prevalence rates of diabetes. Previously, type 2 Diabetes Mellitus was associated with adults, however, currently the increase in obesity in children led to the rise of this disease in younger age groups. The therapeutic basis consists of promoting the health of children and families, focusing on behavioral changes, especially in terms of diet and exercise. Based on the Health Planning methodology, the nursing diagnosis was prepared according to Betty Neuman's conceptual model, which led to the community intervention with the project "Promotion of healthy lifestyles in children", which aimed to increase knowledge related with type 2 Diabetes Mellitus, obesity and the adoption of healthy behaviours in children, between 6 and 12 years old. The results demonstrate the positive impact of the project, revealing that there was an increase in the practice of physical exercise, an increase in the consumption of fruits and vegetables, with a decrease in the consumption of hypercaloric foods.