Escola Superior de Educação
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Browsing Escola Superior de Educação by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Aprender a escrever para ensinar: o papel da regulação do processo de escrita num projeto de aprendizagem e serviçoPublication . Graça, Luciana; Oliveira, Ana Luísa; Almeida Cardoso, Maria Inês; Rauber, André Luiz
- Brincar e Aprender- O que escapa aos Adultos?Publication . Luís, HelenaA partir da teoria de João dos Santos apresenta-se uma reflexão sobre a relação entro o brincar e aprender em Educação de Infância.
- Conceções das crianças do jardim de infância sobre seres vivos: práticas pedagógicas e sustentabilidadePublication . Alves, Andreia Sofia Silva; Linhares, ElisabeteO presente relatório insere-se na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O trabalho é dividido em duas partes: a primeira aborda os estágios realizados em creche e jardim de infância, refletindo criticamente sobre as aprendizagens e práticas pedagógicas. A segunda parte foca o percurso investigativo, analisando as conceções das crianças sobre os seres vivos e a sua conexão com os valores de sustentabilidade. A abordagem qualitativa do estudo, baseou-se na observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental, registo fotográfico e notas de campo. Os resultados indicam que a maioria das crianças têm conceções adequadas acerca dos seres vivos, e que ao longo do tempo, foram desenvolvendo valores de sustentabilidade. As entrevistas revelaram que os familiares transmitem medos que afetam a preservação ambiental e que os espaços escolares restringem a exploração dos habitats, limitando as experiências educativas das crianças.
- As conceções das crianças sobre os alimentos e as consequências para o corpo dos alimentos que ingeremPublication . Lourenço, Lara Gomes; Cavadas, BentoO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Investigação na Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB). Estruturado em duas partes principais, o relatório aborda, na primeira secção, uma análise reflexiva sobre a prática de ensino desenvolvida em três contextos de estágio diferentes: Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB. Nesta parte, são apresentadas breves caracterizações das instituições, das turmas envolvidas e da prática pedagógica realizada em cada uma delas. A segunda parte do relatório foca-se na componente investigativa, desenvolvida com alunos do Jardim de Infância e do 1.º CEB, sob o título: “As conceções das crianças sobre os alimentos e as consequências para o corpo dos alimentos que ingerem”. Esta seção contempla o enquadramento teórico, a metodologia aplicada, a caracterização dos participantes, os instrumentos e técnicas de recolha de dados, bem como a apresentação e discussão dos resultados obtidos. As conclusões do estudo revelam que as crianças do Jardim de Infância têm maior facilidade em identificar os alimentos que consomem quando estes apresentam características menos processadas, enquanto os alunos do 1.º CEB demonstram uma compreensão sobre os efeitos dos alimentos no funcionamento do corpo. Por fim é apresentada uma reflexão final sobre todo o percurso académico.
- Conceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre os danos e a proteção dos ecossistemasPublication . Branco, Neusa; Colaço, Susana; Linhares, ElisabeteA biodiversidade é um conceito chave em biologia que engloba toda a variedade de formas de vida e a diversidade dos ecossistemas, os quais estão estreitamente interligados. A proteção e a recuperação dos ecossistemas são cruciais para a preservação da biodiversidade. No Teacher Academy Project - Teaching Sustainability (TAP TS), os ecossistemas e a biodiversidade são explorados num módulo sobre educação para a sustentabilidade, intitulado One Earth | As minhas ações para proteger a biodiversidade!”. Neste poster são apresentados os resultados de uma tarefa exploratória para alunos do 1 º Ciclo do Ensino Básico 1 º CEB) focada na biodiversidade e ecossistemas. Os seis alunos que participaram foram convidados a: ● Representar um ecossistema com blocos de construção e a descrevê-lo; ● Identificar possíveis danos no equilíbrio do ecossistema e as suas causas; ● Propor ações para proteger e recuperar o ecossistema. Ao criarem ecossistemas e debaterem ameaças como a poluição e a desflorestação, os alunos propuseram soluções como a reciclagem e a sensibilização para a proteção da natureza. Conclui-se que esta atividade pode contribuir para os alunos mobilizarem a sua criatividade, desenvolverem valores de sustentabilidade, bem como o conhecimento interdisciplinar a fim de prever futuros alternativos, de modo a assegurar a proteção dos ecossistemas.
- Conceções dos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico sobre o lobo-ibéricoPublication . Lopes, Joana Margarida Lobato; Cavadas, Bento; Rodrigues, PatriciaO relatório de estágio em apreço divide-se em duas partes. A primeira parte apresenta o percurso da Prática de Ensino Supervisionada nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, explorando as abordagens, as atividades e as experiências vivenciadas durante os períodos de estágio. A segunda parte apresenta um trabalho de investigação sobre as conceções dos alunos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o lobo-ibérico, que visou compreender as perceções e os conhecimentos dos alunos desses níveis de ensino sobre o lobo-ibérico, uma espécie de grande relevância ecológica e cultural em Portugal, antes e após uma intervenção educativa. A recolha de dados concretizou-se com a aplicação de questionários administrado em dois momentos (um antes da intervenção e outro após a intervenção) para melhor avaliar as conceções dos alunos sobre o tema em estudo. Além desse instrumento de recolha de dados, foram, ainda, analisados textos produzidos pelos alunos sobre o lobo-ibérico, permitindo, por conseguinte, uma análise mais profunda e abrangente dos dados. Os dados recolhidos foram analisados tanto de forma qualitativa quanto quantitativa. A análise qualitativa centrou-se na apreciação conteudística dos textos produzidos pelos alunos e nas respostas abertas dos questionários. A análise quantitativa focou-se nas respostas fechadas dos questionários, permitindo medir as alterações nos conhecimentos e nas atitudes dos alunos relativamente ao lobo-ibérico. Foi possível concluir, através da investigação concretizada, que os alunos desenvolveram o seu conhecimento científico acerca do lobo-ibérico como consequência da intervenção educativa e da produção de textos de escrita criativa.
- O contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, Maria ClaraNeste artigo apresenta-se uma pesquisa desenvolvida sobre o contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A definição da problemática emergiu das experiências vivenciadas na prática de ensino supervisionada por uma futura professora, que ao constatar que a educação em ciências e, em particular, a realização de atividades de investigação era pouco frequente, decidiu implementar este tipo de estratégia em contexto de estágio no 4.º ano do 1.º CEB, de forma a estudar as suas potencialidades, nomeadamente as vantagens da sua articulação com outras áreas de conteúdo em que os alunos sentiam mais dificuldades de aprendizagem. Tratando-se de uma investigação de natureza qualitativa, para a recolha de dados recorreu-se à observação participante e à análise documental. Para iniciar a análise de dados considerou-se fundamental examinar o caráter investigativo das cinco atividades práticas implementadas, o contexto de aplicação e a articulação com outras áreas de conteúdo, para posteriormente confrontar com o desempenho dos alunos. Os resultados evidenciaram uma melhoria no preenchimento e uso correto dos guiões de registo das atividades práticas, na realização das tarefas que compreendem uma investigação, e na aprendizagem dos conteúdos. Em relação à interdisciplinaridade, os resultados indicam que, quando articulada com atividades significativas para os alunos, esta pode beneficiar o encadeamento das tarefas e fomentar o interesse durante as atividades. Os resultados apontam ainda para a evolução dos conhecimentos da futura professora sobre como planificar atividades práticas de cariz investigativo e interdisciplinar, e o papel do professor durante a sua implementação. Para o efeito, foi essencial a análise reflexiva das atividades implementadas e a identificação das dificuldades dos alunos. Este processo de ação/reflexão propiciou ainda a análise das suas próprias conceções acerca do ensino e da aprendizagem, contribuindo para a melhoria da sua prática profissional.
- Contributos da abordagem STEAM no ensino e aprendizagem em crianças de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Lopes, Beatriz Isabel Azevedo; Correia, MarisaO presente relatório visa apresentar uma metodologia de ensino-aprendizagem inovadora, a Educação STEAM, partindo de contextos reais e realizando atividades interdisciplinares, seguindo a metodologia Inquiry-Based Learning (IBL). Da prática emergiu a problemática de investigação “Contributos da abordagem STEAM no ensino e aprendizagem em crianças de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico”, sendo delineados os objetivos de estudo: (i) identificar estratégias promotoras de STEAM nas atividades das crianças (ii) analisar de que forma a abordagem STEAM, promove as aprendizagens das crianças no pré-escolar e no 1.º CEB; (iii) investigar as perceções dos alunos, sobre as potencialidades e os desafios, da abordagem STEAM. O estudo segue uma abordagem qualitativa, compreendendo de que forma a abordagem STEAM contribui na aprendizagem dos alunos. Os dados apresentados foram recolhidos através de entrevistas e questionários aos participantes. Analisando os resultados, a abordagem STEAM, no Pré-Escolar e no 1.º CEB, revelou-se eficaz, promovendo o desenvolvimento de competências e aprendizagens.
- Contributos sobre o pensamento computacional na formação inicial de professores: Uma experiência com o Scratch para o 1.º CicloPublication . Branco, Neusa; Barros, Paula MariaO pensamento computacional é assumido como uma competência do século XXI, ganhando reflexo nas revisões curriculares dos últimos anos em diversos países. Em Portugal, o pensamento computacional surge como uma das capacidades matemáticas transversais nas Aprendizagens Essenciais de Matemática de 2021. Este artigo apresenta um estudo de natureza exploratória que visa conhecer o contributo do trabalho de futuras professoras dos primeiros anos com o Scratch para a sua prática futura no 1.º ciclo do ensino básico, num contexto de formação que integra a aprendizagem da Geometria e Medida e o desenvolvimento do pensamento computacional. Participam no estudo quatro futuras professoras que frequentam mestrados que habilitam para a docência no 1.º ciclo do ensino básico. Os resultados evidenciam o reconhecimento das futuras professoras de oportunidades de integração do conhecimento matemático e de práticas do pensamento computacional com a realização e discussão da tarefa “A horta da turma”, de desafios na gestão da aula e de dificuldades dos alunos, que conseguem antecipar. A realização dessa tarefa com recurso ao Scratch permite identificar a articulação entre práticas do pensamento computacional e a aprendizagem de tópicos matemáticos específicos, como sendo o perímetro e a área de retângulos.
- CreativeLab_Sci&Math | Atividade outdoor no Arouca Geopark | 7.º ano | Ciências NaturaisPublication . Antunes, Ana Filipa; Leonardo, Ana Rita; Vicente, Joana; Fernandes, Mariana; Anselmo, Marta; Cavadas, Bento; Linhares, ElisabeteSegundo Brilha (2005), o património geológico compreende as ocorrências geológicas naturais que possuem inegável valor científico, educativo, cultural turístico ou outros. Este conceito relaciona-se com a geodiversidade, isto é, a variedade de ambientes geológicos, fenómenos e processos ativos, que são a base para a vida na Terra. Tais fenómenos originam as paisagens, as rochas, os minerais, os fósseis, os solos e outros depósitos superficiais (Brilha, 2005). Por sua vez, a geodiversidade manifesta-se em geossítios, os quais, segundo o mesmo autor, são ocorrências de formações geológicas bem demarcadas geograficamente, que contêm grande valor a nível científico, pedagógico, cultural, turístico ou outro. Exemplos desses geossítios são os vulcões, os afloramentos rochosos e os conjuntos de fósseis. De acordo com Brilha et al. (2013), o património geológico também implica a geoconservação, cujo principal objetivo é a conservação e preservação da geodiversidade. Além disto, inclui ainda o ordenamento do território, a política educativa e o turismo da natureza. Nesta linha de pensamento, surge o conceito de geoética, que explicita o código de conduta para os geólogos seguirem e tomarem as melhores decisões, de modo a proteger os geossítios e, por sua vez, a geodiversidade. Os geoparques Mundiais da UNESCO tem dado um grande contributo para a proteção do património geológico. Um Geoparque Mundial da UNESCO é “uma área única e unificada onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa conceção holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.” (Comissão Nacional da UNESCO / Ministério dos Negócios Estrangeiros, s.d.) Um Geoparque Mundial da UNESCO aproveita o seu património geológico, juntamente com outros aspetos do património natural e cultural da região, para sensibilizar e educar sobre questões essenciais que a sociedade enfrenta, como a utilização sustentável dos recursos do planeta, a mitigação das mudanças climáticas e a redução do impacto das catástrofes naturais (Comissão Nacional da UNESCO / Ministério dos Negócios Estrangeiros, s.d.). O Arouca Geopark, território classificado como Geoparque Mundial da UNESCO, desde 2009, é um espaço natural com um património geológico rico que abrange todo o concelho de Arouca. Este território alcança uma área de, aproximadamente, 328km2, na qual se podem observar diferentes geossítios, percorrendo diversos roteiros. No Arouca Geopark podem-se observar paisagens típicas da região, tais como afloramentos de granitos e de xistos, assim como cristas quartzíticas. Neste guião são explorados os seguintes pontos de interesse geológicos, que fazem parte da constituição dos 41 geossítios existentes no Arouca Geopark: Pedras parideiras, Coleção de fósseis do Museu das Trilobites, Icnofósseis de Cabanas Longas, Frecha da Mizarela e Pedras Boroas do Junqueiro. Relativamente à proposta de trabalho outdoor, esta é destinada ao 7.º ano de escolaridade e surge no âmbito da componente de currículo/disciplina de Ciências Naturais. Este documento é destinado ao professor e complementa o guião do aluno, pois engloba informações teóricas relacionadas com a pré-saída, a saída (paragens) e a pós-saída, assim como uma proposta de correção dos exercícios presentes no documento destinado ao aluno. Por sua vez, o guião do aluno inicia-se com informações sobre a atividade, às quais se sucedem tarefas que permitem aplicar as aprendizagens adquiridas durante cada paragem do trabalho de campo. Este guião termina com um momento de autoavaliação. Salienta-se que os materiais estão disponíveis em formato editável, para que se possam adaptar às características das turmas.