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Advisor(s)
Abstract(s)
Segundo Brilha (2005), o património geológico compreende as ocorrências geológicas naturais
que possuem inegável valor científico, educativo, cultural turístico ou outros.
Este conceito relaciona-se com a geodiversidade, isto é, a variedade de ambientes geológicos,
fenómenos e processos ativos, que são a base para a vida na Terra. Tais fenómenos originam
as paisagens, as rochas, os minerais, os fósseis, os solos e outros depósitos superficiais (Brilha,
2005). Por sua vez, a geodiversidade manifesta-se em geossítios, os quais, segundo o mesmo
autor, são ocorrências de formações geológicas bem demarcadas geograficamente, que
contêm grande valor a nível científico, pedagógico, cultural, turístico ou outro. Exemplos
desses geossítios são os vulcões, os afloramentos rochosos e os conjuntos de fósseis.
De acordo com Brilha et al. (2013), o património geológico também implica a geoconservação,
cujo principal objetivo é a conservação e preservação da geodiversidade. Além disto, inclui
ainda o ordenamento do território, a política educativa e o turismo da natureza. Nesta linha
de pensamento, surge o conceito de geoética, que explicita o código de conduta para os
geólogos seguirem e tomarem as melhores decisões, de modo a proteger os geossítios e, por
sua vez, a geodiversidade.
Os geoparques Mundiais da UNESCO tem dado um grande contributo para a proteção do
património geológico. Um Geoparque Mundial da UNESCO é “uma área única e unificada onde
locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa conceção holística
de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.” (Comissão Nacional da UNESCO /
Ministério dos Negócios Estrangeiros, s.d.) Um Geoparque Mundial da UNESCO aproveita o
seu património geológico, juntamente com outros aspetos do património natural e cultural da
região, para sensibilizar e educar sobre questões essenciais que a sociedade enfrenta, como a
utilização sustentável dos recursos do planeta, a mitigação das mudanças climáticas e a
redução do impacto das catástrofes naturais (Comissão Nacional da UNESCO / Ministério dos
Negócios Estrangeiros, s.d.).
O Arouca Geopark, território classificado como Geoparque Mundial da UNESCO, desde 2009,
é um espaço natural com um património geológico rico que abrange todo o concelho de
Arouca. Este território alcança uma área de, aproximadamente, 328km2, na qual se podem
observar diferentes geossítios, percorrendo diversos roteiros. No Arouca Geopark podem-se observar paisagens típicas da região, tais como afloramentos de granitos e de xistos, assim
como cristas quartzíticas. Neste guião são explorados os seguintes pontos de interesse
geológicos, que fazem parte da constituição dos 41 geossítios existentes no Arouca Geopark:
Pedras parideiras, Coleção de fósseis do Museu das Trilobites, Icnofósseis de Cabanas Longas,
Frecha da Mizarela e Pedras Boroas do Junqueiro.
Relativamente à proposta de trabalho outdoor, esta é destinada ao 7.º ano de escolaridade e
surge no âmbito da componente de currículo/disciplina de Ciências Naturais. Este documento
é destinado ao professor e complementa o guião do aluno, pois engloba informações teóricas
relacionadas com a pré-saída, a saída (paragens) e a pós-saída, assim como uma proposta de
correção dos exercícios presentes no documento destinado ao aluno. Por sua vez, o guião do
aluno inicia-se com informações sobre a atividade, às quais se sucedem tarefas que permitem
aplicar as aprendizagens adquiridas durante cada paragem do trabalho de campo. Este guião
termina com um momento de autoavaliação.
Salienta-se que os materiais estão disponíveis em formato editável, para que se possam
adaptar às características das turmas.
Description
Keywords
ciências da natureza geoparque atividade outdoor recurso educativo
Pedagogical Context
Citation
Cavadas,B., Linhares,E., Antunes,A.F., Leonardo, A.R., Vicente, J., Fernades,M. & Anselmo,M. (2024, março). CreativeLab_Sci&Math | Atividade outdoor no Arouca Geopark | 7.º ano | Ciências Naturais. OER Commons. Casa das Ciências. Edulog - Fundação Belmiro de Azevedo. https://www.casadasciencias.org/recurso/9133.
Publisher
Casa das Ciências. Edulog - Fundação Belmiro de Azevedo