Escola Superior de Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Educação by Title
Now showing 1 - 10 of 1361
Results Per Page
Sort Options
- À descoberta com frascos e garrafasPublication . Reis, Pedro
- À descoberta da meteorologiaPublication . Reis, Pedro
- À descoberta de minhocas e caracóisPublication . Reis, Pedro
- À descoberta do marPublication . Reis, Pedro
- Abandono escolar em São Tomé e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento localPublication . Cruz, Evaldo da Graça da; Dias, Paulo; Silva, Perpétua SantosO presente trabalho, intitulado “Abandono escolar em São Tome e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento local”, desenvolvido no quadro do mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, tem como objetivo geral conhecer as causas e as consequências do abandono escolar na região das Praias em São Tomé e Príncipe, conhecer a relação existente entre abandono escolar e subdesenvolvimento local, as políticas locais para promoção de formação extraescolar e diminuição do abandono escolar. Do ponto de vista metodológico, foi desenvolvida uma abordagem mista, combinando técnicas e procedimentos do tipo qualitativo e quantitativo – análise documental, realização de entrevistas e aplicação de questionários – tomando como campo de observação os territórios de Praia Gamboa, Cruz, Lochinga e Diogo Nunes. Foi possível concluir que o abandono escolar (interrupção precoce do ciclo de estudos) é uma problemática com múltiplas causas (individuais, familiares, organizacionais e comunitárias), que afeta negativamente os alunos, os seus familiares, a instituição escolar, bem como os seus territórios de inserção. Tem consequências ao nível do desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, ao nível do seu bem-estar individual e social e, também, ao nível do desenvolvimento comunitário, com projeção nacional. Os resultados a que chegamos permitem evidenciar a necessidade de as entidades governamentais locais e nacionais, apoiadas pelos parceiros de desenvolvimento, continuarem a envidar esforços no sentido de erradicar fenómenos de abandono escolar, constituindo equipas de trabalho multidisciplinares, com a participação das comunidades locais e nas quais devem ser incluídos técnicos do trabalho socioeducativo, trabalhando em conjunto na capacitação pedagógica de professores, aumentar e equipar instituições educativas, melhorar o currículo escolar, desenvolver iniciativas formativas formais e informais, empoderar e aumentar a autoestima de alunas e alunos.
- Abelhas STEM: trabalho interdisciplinar entre a matemática e as ciências para a exploração da forma do favoPublication . Cavadas, Bento; Branco, NeusaEm 2021, no número 159 da Revista Educação e Matemática, publicámos um artigo intitulado Abelhas STEM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar entre a matemática e as ciências no 2.º ciclo (Cavadas et al., 2021). Nesse artigo foi apresentado o relato de uma proposta de trabalho interdisciplinar, envolvendo a Matemática e as Ciências Naturais, que consistiu na exploração das características dos alvéolos de um favo (figura 1), baseada numa análise a duas dimensões, de modo a serem identificadas as vantagens da forma hexagonal que se observa nos alvéolos. Essa proposta de trabalho foi concretizada com alunos do 2.º ciclo. O presente artigo centra-se na segunda parte da proposta de trabalho Abelhas STEM, dando assim continuidade ao anterior. É agora apresentada a exploração da forma tridimensional dos alvéolos, para se melhor compreender a estrutura do favo.
- A abordagem à educação sexual nos manuais escolares do 1º CEBPublication . Pereira, Diana Raquel Barroso; Cavadas, BentoO presente relatório final foi efetuado no âmbito do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e é constituído por duas partes. A primeira descreve o percurso profissionalizante nos diversos estágios realizados, dando destaque a aspetos da prática implementada em cada um deles considerados relevantes para reflexão e análise. Em primeiro lugar, apresenta-se o trabalho desenvolvido no 1.º CEB nas diversas áreas e posteriormente uma análise da intervenção no 2.º CEB. Por sua vez, a segunda parte diz respeito a uma componente investigativa, cujo objetivo principal se centra no modo como a temática da educação sexual foi apresentada em manuais do 1.º CEB. Para isso, foi solicitado à Direção Geral da Educação uma listagem dos manuais das editoras mais selecionados no ano letivo de 2012/2013 do 1.º CEB no âmbito do Estudo do Meio. O objeto de estudo da presente investigação foram os dois manuais mais selecionados. A análise de cada um tem como base um quadro organizado por categorias, subdivididas em subcategorias. No que se refere às categorias, estas foram definidas através das temáticas prescritas na Portaria n.º196-A/2010. Por sua vez, as subcategorias foram definidas a partir do documento Organização Curricular e Programas (2004) e, ainda, a partir da leitura flutuante de alguns manuais escolares do 1.º CEB de Estudo do Meio. Depois foi realizada uma análise de conteúdo comparativa da forma como cada manual escolar explora determinada categoria/subcategoria. Como principais resultados podemos salientar que, no geral, foram cumpridos os objetivos para a Educação Sexual prescritos no documento regulador da prática, Organização Curricular e Programas (ME-DEB, 2004), no entanto, constataram-se diferenças significativas no modo como cada manual escolar do mesmo nível de escolaridade explora essas temáticas.
- Uma abordagem à indisciplina no 1º ciclo do ensino básico: a influência do diálogo e da reflexão sobre situações dilemáticas no pensamento ético dos alunosPublication . Lourenço, Ana Rita Flora; Uva, MartaO presente Relatório de Estágio reflete o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte relaciona-se com a Prática Supervisionada e com as atividades que foram desenvolvidas ao longo dos estágios, quer no contexto pré-escolar, quer no contexto de 1º Ciclo. A segunda parte, apresenta um trabalho de pesquisa, de caráter qualitativo e com características de estudo de caso. O estudo teve como principal objetivo conhecer a influência que as estratégias de diálogo e reflexão em torno de situações problemáticas e dilemáticas desempenham no desenvolvimento do pensamento ético dos alunos, nomeadamente no que diz respeito às situações de conflito e indisciplina. A escola, além de ajudar a tornar as crianças mais inteligentes, deve ajudá-las a tornarem-se melhores. Para isso, os professores, como todos os agentes educativos, devem procurar desenvolver estratégias que possibilitem a resolução de conflitos, e, sobretudo, estratégias que procurem evitá-los. Desta forma, podemos considerar que o diálogo e a reflexão apresentam-se como estratégias eficazes para orientar os alunos para a resolução de conflitos.
- Abordagem ao conceito de densidade com recurso a simulações:uma experiência na formação de professoresPublication . Correia, MarisaCom o intuito de promover a aprendizagem do conceito de densidade de futuros educadores e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, implementou-se uma abordagem didática com recurso a uma simulação computacionais. A proposta didática, aqui descrita, compreendeu ainda a realização de trabalho laboratorial do tipo investigativo.
- Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professoresPublication . Martins, Clara; Correia, MarisaA formação inicial de professores e educadores do século XXI deve contemplar abordagens pedagógicas inovadoras, numa perspetiva cada vez mais interdis-ciplinar e promotora do desenvolvimento de áreas STEM (Science, Technolo-gy, Engineering and Mathematics). Nesta comunicação analisamos as perspetivas de futuros professores sobre a implementação de atividades STEM após a realização de duas atividades no âmbito de unidades curriculares da licenciatura em educação básica e após a planificação e dinamização de atividades para/com crianças do 1.º ciclo. Este estudo segue um paradigma interpretativo, com uma abordagem qualitati-va. Os dados foram recolhidos a partir da análise documental das produções dos estudantes, da observação de aulas durante a realização de atividades STEM e implementação de atividades desenvolvidas pelos estudantes e uma entrevista de grupo focado. Os resultados sugerem que os futuros professores estão sensibilizados para a importância de promover de forma articulada aprendizagens no âmbito de diferentes áreas, são capazes de refletir sobre as condições favoráveis à prática do professor, mas também reconhecem constrangimentos e referem dificulda-des que têm subjacente o seu próprio conhecimento pedagógico e científico.