Browsing by Issue Date, starting with "2024-03"
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- O efeito das culturas de cobertura no controlo de infestantesPublication . Calha, I. M.; Amaral, A.As culturas de cobertura são plantas introduzidas como culturas intercalares na rotação/sucessão cultural que podem fornecer diferentes serviços dos ecossistemas. Podem contribuir para reduzir a biomassa das infestantes e a sua abundância nas culturas de primavera, particularmente no início do ciclo cultural. No entanto, a eficiência desta tecnologia depende de vários fatores sendo um dos principais a cuidadosa seleção de espécies que melhor se enquadram no sistema cultural.
- The relationships between distances covered above generic andrelative speed thresholds by male soccer players in EnglishPremier League matches across two competitive seasons.The effects of positional demands and possessionPublication . Kavanagh, Ronan; Michele, Rocco Di; Oliveira, Rafael; McDaid, Kevin; Rhodes, David; Morgans, RylandThe aims of this study were to: a) examine the relationships between high-intensity distances covered above generic and relative speed thresholds in English Premier League (EPL) matches across two consecutive seasons and b) analyze the effects of playing position and team possession. Sixteen elite male soccer players (seven defenders, six midfielders and three forwards) participated in this study (age 27.8 ± 3.5 years, height 183.7 ± 5.4 cm, body mass 83.9 ± 7.1 kg). An Optical Tracking System was used to collect the following variables: total distance covered; high-speed running distance (HSRD) (> 5.5 m/s); high-intensity running distance (HIRD) (5.5–7 m/s); sprint distance (> 7 m/s); total distance covered above Maximal Aerobic Speed (MAS); distance covered > 85% peak speed (PS); and distance > 30% Anaerobic Speed Reserve (ASR). All measures were analyzed as whole match totals and as distances covered in the periods of the team in possession (TIP), opponent team in possession (OTIP), and ball out of play (BOP). Analysis by position based on defenders, midfielders and forwards was also performed. Distance > 30% ASR was almost perfectly correlated with HSRD (r = 0.98), while distances > MAS were highly correlated with both HIRD (r = 0.91) and HSRD (r = 0.91), and distance > 85% PS were highly correlated with SD (r = 0.70). Although the generic and relative speed thresholds show almost perfect correlation, the differences between HSRD, HIRD and distance > MAS indicate that players may be exposed to more HIRD when using relative thresholds.
- Cenário de aprendizagem: Bugs! Investigando o mundo dos insetosPublication . Saraiva, André; Quintino, Claudina; Peres, Eurico; Gonçalves, Noeme; Cavadas, BentoEste cenário de aprendizagem visa sensibilizar para a importância dos insetos e do seu papel na sustentabilidade da Terra (Pedroso et al 2018 GTEC, 2017 através de experiências práticas, criativas e inovadoras Baseia se nas abordagens STEAM, Outdoor learning (aprendizagem ao ar livre e concretiza se em diferentes ambientes de aprendizagem Neste cenário, os insetos são o tema geral, mobilizado em tarefas diversificadas nas quais os alunos são convidados a explorar, num ambiente outdoor, o papel dos insetos nos ecossistemas, estudar os sons produzidos por estes e investigar a sua função na sustentabilidade do planeta.
- Livro de resumos - Inovação no Ensino da Matemática e das CiênciasPublication . Cavadas, Bento (ed.lit.); Linhares, Elisabete (ed.lit.); Martins, M. Clara( ed.lit.); Correia, Marisa (ed.lit.); Mestrinho, Nelson (ed.lit.); Branco, Neusa Cristina Vicente (ed.lit.); Santos, Raquel ed.lit.); Colaço, Susana (ed.lit.); Ribeirinha, Teresa (ed.lit.)O Encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 (IEMC 2024)” realiza-se nos dias 15 e 16 de março de 2024 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IPSantarém). Este evento científico decorre do trabalho que os docentes do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da ESE-IPSantarém têm vindo a desenvolver no âmbito do projeto CreativeLab_Sci&Math. A 3.ª edição do evento centra-se na inovação em educação em matemática e ciências, decorrente de práticas interdisciplinares colaborativas, do uso de tecnologias digitais, da exploração de ambientes educativos inovadores e diferentes contextos associados à formação integral do aluno, como a educação para o desenvolvimento sustentável. Nesse evento será também promovida a reflexão sobre o futuro da formação de professores de matemática e de ciências. O encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024” pretende constituir-se como um espaço de partilha e discussão de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, tendo como objetivos: • Divulgar práticas, recursos educativos e projetos de inovação, nacionais ou internacionais, no ensino presencial ou a distância da matemática ou das ciências, nos diferentes níveis de ensino; • Promover a reflexão crítica sobre abordagens educativas interdisciplinares na formação inicial e contínua de educadores e professores; • Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, colaboração e inovação pedagógica em matemática e ciências; • Compreender as potencialidades dos ambientes educativos inovadores no ensino da matemática e das ciências; • Discutir as implicações das inteligências artificiais no ensino da matemática e das ciências. O Encontro envolve dinâmicas diversificadas, como sessões plenárias, sessões práticas e simpósios de comunicações, prevendo-se a existência de momentos presenciais e a distância. Tem como destinatários estudantes de licenciatura e mestrado, educadores, professores, formadores de professores e outros profissionais interessados nesta temática.
- CreativeLab_Sci&Math: BAD Plastics | Poluição por plásticos de uso únicoPublication . Antunes, Ana; Leonardo, Ana; Santos, Joana; Fernandes, Mariana; Anselmo, Marta; Cavadas, Bento; Branco, NeusaNeste trabalho apresenta-se um relato de prática concretizado entre as UC de Didática das Ciências Físicas e Naturais I e de Didática da Matemática I, do curso de Mestrado em Ensino do 1 º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2 º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Essas UC procuram envolver os futuros professores em práticas interdisciplinares durante a sua formação. Um exemplo dessas práticas é a proposta de trabalho CreativeLab_Sci&Math BAD Plastics que, no ano letivo 2023/24, explorou a poluição por plásticos de uso único, através da abordagem STEAM. As participantes foram cinco futuras professoras. O trabalho, enquadrado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos, também procurou promover o desenvolvimento de competências de sustentabilidade nos futuros professores, em conformidade com as orientações da GreenComp.
- Biodiversidade na escola: conceções e capacitação dos alunos para a ação no 1.ºCEBPublication . Antunes, Ana; Linhares, ElisabeteA biodiversidade contempla a diversidade de espécies existentes no nosso planeta e inclui a diversidade genética dentro de uma dada espécie e a diversidade dos ecossistemas onde habitam. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 pretende prevenir ameaças à biodiversidade, garantir a conservação, restauração e uso sustentável dos ecossistemas terrestres. A educação deve conseguir dar resposta a estas necessidades prementes, através de abordagens pedagógicas que promovam nos alunos princípios de sustentabilidade e os capacitem a agir de forma responsável. O presente estudo de caso qualitativo foi realizado com uma turma do 3.º ano do ensino básico com 25 alunos de um agrupamento de escolas de Santarém e teve como objetivo: identificar as conceções dos alunos do 1.º CEB sobre o tema da biodiversidade. O foco desta comunicação centra-se na análise de conteúdo realizada à narrativa elaborada pelos alunos antes e depois de uma intervenção centrada na temática da biodiversidade (a proposta envolveu: análise de um cartoon, visualização de vídeos e sua discussão, reflexão sobre o problema da perda de biodiversidade e a identificação de seres vivos no recreio da escola) que culminou com uma ação promovida pelos alunos. A ação consistiu na construção e colocação de um comedouro para aves contribuindo para a biodiversidade do local. A narrativa pretendia aceder às conceções dos alunos sobre o que entendiam por biodiversidade e qual a sua importância verificando-se que os alunos têm ideias pouco profundas sobre biodiversidade. As conceções dos alunos parecem não ter alterado muito, podendo explicar-se pelas dificuldades que apresentam em se expressar por escrito e o espaço de tempo da intervenção não ter sido suficiente para aprofundar essas aprendizagens. Conclui-se que estes alunos precisam de contactar mais com a biodiversidade, nomeadamente com atividades no exterior para melhor compreenderem o conceito e a importância da sua conservação.
- A influencia da preparação para o parto e parentalidade no empoderamento da mulher no cuidadado ao recem-nascido e na amamentação.Publication . Paixão, Liane; Santiago, ConceiçãoA finalidade deste estudo foi analisar o empoderamento da mulher, na tentativa de responder à questão: de que forma a Preparação para o Parto e Parentalidade influencia o empoderamento da mulher nos cuidados ao recém-nascido e na amamentação? Como objetivo pretendeu-se analisar a importância da Preparação para o Parto e Parentalidade no empoderamento da mulher, nos cuidados ao recém-nascido e na amamentação e, caracterizar a frequência da Preparação para o Parto e Parentalidade e a capacitação para resolução de problemas. Realizou-se um estudo descritivo e exploratório, de cariz qualitativo, utilizando a entrevista semiestruturada, aplicada a dez mulheres entre a 4ª semana e o 6º mês, após o parto. Trataram-se os dados segundo a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Concluiu-se que há consciencialização das grávidas sobre a falta de conhecimentos, relativamente à gravidez e pós-parto, nomeadamente nos cuidados ao bebé e amamentação, levando à necessidade de aquisição de conhecimentos. Os conteúdos abordados, na Preparação para o Parto e Parentalidade, são cruciais para o empoderamento da grávida, salientando-se a importância de ser composta por aulas teóricas e práticas, para uma capacitação mais eficiente. Segundo as participantes, conseguiram aplicar os conhecimentos adquiridos e utilizar as estratégias fornecidas, o que foi crucial para o sucesso na amamentação e para a capacitação nos cuidados ao bebé. Referem também ganhos psicológicos como redução de ansiedade, tranquilidade, segurança, confiança e sensação de bem-estar. Palavras – chave: Amamentação; Cuidados ao recém-nascido; Empoderamento; Enfermeiro
- CreativeLab_Sci&Math | Atividade outdoor no Arouca Geopark | 7.º ano | Ciências NaturaisPublication . Antunes, Ana Filipa; Leonardo, Ana Rita; Vicente, Joana; Fernandes, Mariana; Anselmo, Marta; Cavadas, Bento; Linhares, ElisabeteSegundo Brilha (2005), o património geológico compreende as ocorrências geológicas naturais que possuem inegável valor científico, educativo, cultural turístico ou outros. Este conceito relaciona-se com a geodiversidade, isto é, a variedade de ambientes geológicos, fenómenos e processos ativos, que são a base para a vida na Terra. Tais fenómenos originam as paisagens, as rochas, os minerais, os fósseis, os solos e outros depósitos superficiais (Brilha, 2005). Por sua vez, a geodiversidade manifesta-se em geossítios, os quais, segundo o mesmo autor, são ocorrências de formações geológicas bem demarcadas geograficamente, que contêm grande valor a nível científico, pedagógico, cultural, turístico ou outro. Exemplos desses geossítios são os vulcões, os afloramentos rochosos e os conjuntos de fósseis. De acordo com Brilha et al. (2013), o património geológico também implica a geoconservação, cujo principal objetivo é a conservação e preservação da geodiversidade. Além disto, inclui ainda o ordenamento do território, a política educativa e o turismo da natureza. Nesta linha de pensamento, surge o conceito de geoética, que explicita o código de conduta para os geólogos seguirem e tomarem as melhores decisões, de modo a proteger os geossítios e, por sua vez, a geodiversidade. Os geoparques Mundiais da UNESCO tem dado um grande contributo para a proteção do património geológico. Um Geoparque Mundial da UNESCO é “uma área única e unificada onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa conceção holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.” (Comissão Nacional da UNESCO / Ministério dos Negócios Estrangeiros, s.d.) Um Geoparque Mundial da UNESCO aproveita o seu património geológico, juntamente com outros aspetos do património natural e cultural da região, para sensibilizar e educar sobre questões essenciais que a sociedade enfrenta, como a utilização sustentável dos recursos do planeta, a mitigação das mudanças climáticas e a redução do impacto das catástrofes naturais (Comissão Nacional da UNESCO / Ministério dos Negócios Estrangeiros, s.d.). O Arouca Geopark, território classificado como Geoparque Mundial da UNESCO, desde 2009, é um espaço natural com um património geológico rico que abrange todo o concelho de Arouca. Este território alcança uma área de, aproximadamente, 328km2, na qual se podem observar diferentes geossítios, percorrendo diversos roteiros. No Arouca Geopark podem-se observar paisagens típicas da região, tais como afloramentos de granitos e de xistos, assim como cristas quartzíticas. Neste guião são explorados os seguintes pontos de interesse geológicos, que fazem parte da constituição dos 41 geossítios existentes no Arouca Geopark: Pedras parideiras, Coleção de fósseis do Museu das Trilobites, Icnofósseis de Cabanas Longas, Frecha da Mizarela e Pedras Boroas do Junqueiro. Relativamente à proposta de trabalho outdoor, esta é destinada ao 7.º ano de escolaridade e surge no âmbito da componente de currículo/disciplina de Ciências Naturais. Este documento é destinado ao professor e complementa o guião do aluno, pois engloba informações teóricas relacionadas com a pré-saída, a saída (paragens) e a pós-saída, assim como uma proposta de correção dos exercícios presentes no documento destinado ao aluno. Por sua vez, o guião do aluno inicia-se com informações sobre a atividade, às quais se sucedem tarefas que permitem aplicar as aprendizagens adquiridas durante cada paragem do trabalho de campo. Este guião termina com um momento de autoavaliação. Salienta-se que os materiais estão disponíveis em formato editável, para que se possam adaptar às características das turmas.
- SOS BiodiversidadePublication . Linhares, Elisabete; Nobre, Sílvia; Neto, Beatriz; Cunha, Luísa; Mendes, EmaA presente oficina, dinamizada por estudantes de Educação Ambiental e Turismo de Natureza, procurou abordar a proteção da vida terrestre do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável -15, que visa a conservação, recuperação e gestão sustentável dos ecossistemas terrestres, combatendo desertificação, reduzindo degradação de habitats, integrando valores e biodiversidade no planeamento nacional/local e promovendo a reflorestação. Destaca-se a desflorestação, que resulta na perda de habitat e biodiversidade. A oficina procurou sensibilizar as crianças sobre as consequências dessa realidade, com o objetivo de consciencializar o público sobre estas problemáticas ambientais. O público-alvo foi formado por alunos do 3.º ano de uma escola pública do distrito de Santarém, com idades compreendidas entre os sete e oito anos de idade. A oficina consistiu na simulação de um episódio de desflorestação, através da realização do tradicional jogo das cadeiras adaptado à temática. Destaca-se a personagem do lenhador e a caracterização das espécies de aves e árvores autóctones. Foi possível verificar que as crianças foram bastante participativas, envolvendo-se no jogo realizado sobre a desflorestação e as consequências da mesma. Considera-se que o jogo promoveu uma interação positiva entre as crianças através das questões colocadas e pela partilha de situações do quotidiano vivenciadas com a família. A dinamização da oficina permitiu às estudantes de Educação Ambiental e Turismo de Natureza aprender a lidar com crianças desta faixa etária e a sair da zona de conforto. Concomitantemente, procurou-se educar o público-alvo em relação à problemática ambiental explorada na oficina. Concluise que esta dinâmica foi bastante importante, não só para quem dinamizou a oficina, mas também para as crianças aprenderem mais, e de forma lúdica, sobre a importância de se respeitar o ambiente.
- BioArte a partir de uma fábula: construção de uma cadeia alimentar em plasticina [Poster presentation].Publication . Nobre, Sílvia; Linhares, Elisabete; Casanova, Joana; Cíntia, Rosa; Pereira, TomásAs cadeias alimentares são representações gráficas que ilustram as relações alimentares entre diferentes organismos num ecossistema. Cada espécie desempenha um papel específico na cadeia, contribuindo para a regulação das populações, a distribuição eficiente de recursos e a resiliência do ecossistema diante de mudanças ambientais. O desequilíbrio dos ecossistemas ocorre quando algum dos seus elementos é reduzido em quantidades, adicionado ou subtraído. Estas mudanças podem originar efeitos na cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema. A abordagem desta temática revela-se de grande importância na educação, formação e na sensibilização das crianças. Dada esta relevância, a dinamização de uma oficina com o 1.º CEB revelou-se como pertinente para sensibilizar e promover um entendimento em relação a estas problemáticas ambientais. Participaram da presente oficina 24 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública da cidade de Santarém. A oficina pedagógica envolveu a leitura de uma fábula cuja temática se centrou na abordagem do funcionamento de uma cadeia alimentar. Foi proposto aos alunos a construção de uma cadeia alimentar, como forma de consolidação dos conhecimentos adquiridos através da fábula, utilizando as personagens do conto construídas em plasticina, e setas exemplificativas das relações alimentares. A recolha de dados envolveu os registos efetuados pelas crianças, fotografias da atividade e vídeos. Os alunos demonstraram interesse e entusiasmo pela atividade e as intervenções que realizaram permitiram verificar que compreenderam a importância da conservação dos seres vivos de cada nível trófico para que possa haver equilíbrio ecológico. No que respeita ao impacto desta atividade na formação dos futuros educadores ambientais, permitiu promover competências relacionadas com o planeamento, dinamização e avaliação de atividades orientadas para um determinado público-alvo.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »