Mestrado em Educação Pré-Escolar
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- Concepções e Práticas de Avaliação de Professores de Ciências Físico-Químicas do Ensino BásicoPublication . Correia, MarisaEste estudo teve como objectivo identificar e caracterizar as concepções e práticas de avaliação de professores de Ciências Físico- Químicas do Ensino Básico e conhecer como estes integram a avaliação nas suas aulas. No contexto de uma recente mudança curricular, este estudo procura compreender as práticas dos professores e que concepção de ensino evidenciam, partindo do confronto entre os seus discursos e as suas práticas, e da articulação entre práticas de ensino e práticas de avaliação. Realizaram-se três estudos de caso, em que participaram professores com menos de três anos de serviço. A recolha de dados consistiu na observação naturalista de aulas, entrevistas semi-estruturadas e documentos fornecidos pelos participantes. Os resultados evidenciam duas concepções de avaliação das aprendizagens: avaliação da aprendizagem e avaliação para a aprendizagem. Um dos participantes evidencia uma concepção de avaliação da aprendizagem, valorizando uma avaliação de natureza sumativa. Os professores com uma concepção sobre avaliação para a aprendizagem promovem uma avaliação orientada para a melhoria das aprendizagens, valorizando o carácter formativo da avaliação. Relativamente às práticas avaliativas dos três participantes, verificou- se que os critérios de avaliação não são explicitados aos alunos, o feedback é pouco frequente e os alunos têm um papel reduzido no processo de avaliação. Todos os professores demonstram dificuldades na avaliação das competências atitudinais e processuais, sendo que, apenas um dos participantes elabora registos de observação para avaliar estas competências. Os testes constituem o principal instrumento de avaliação nas aulas dos professores participantes neste estudo, o que é coerente com uma concepção de ensino e aprendizagem ainda, marcadamente tradicional. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de formação dos professores a nível da avaliação. A formação inicial e contínua, assim como o trabalho em colaboração entre professores poderão ser determinantes para mudança e melhoria nas práticas de ensino dos professores.
- Prática pedagógica em educação de infânciaPublication . Bento, Filipa CostaO presente Relatório possui como grande objectivo efectuar uma síntese de todo o trabalho realizado durante um estágio que me facultou uma experiência rica e enriquecedora, profissional e pessoalmente, e também muito profícua, que me facultou um incontestável potencial, uma bagagem preciosa para o caminho a percorrer para e com as crianças, em direcção ao seu desenvolvimento íntegro, harmonioso e global. Uma edificação que nunca irá cessar, mas que só com alicerces robustos se pode erigir. E tenho a convicção que esses fundamentos me foram proporcionados neste estágio, onde se concretizou uma articulação eficaz entre conhecimentos científicos e prática pedagógica, iniciadora de um “saber Profissional” que nunca estará acabado mas que aqui se iniciou: “O saber profissional deverá ser perspectivado no diálogo entre os conhecimentos científicos, a acção pedagógica e a acção ética” (PIRES, 2007, p. 95). Será efectuada a apresentação desse trajecto percorrido em contexto de Creche, durante o primeiro semestre, e de Jardim de Infância, ao longo do segundo. Não pretendo efectuar apenas uma descrição do que foi realizado mas, e principalmente, uma exposição analítica e crítica de todo o processo decorrido. Ou seja, das actividades desenvolvidas, desde as cuidadosamente planificadas e orientadas, às habituais mas tão importantes tarefas da rotina, do trabalho executado, dos Projectos implementados, sua elaboração, aplicação e avaliação. Este será um Relatório que visa também uma análise do ponto de vista de enriquecimento profissional e de crescimento das crianças. Ou seja, dois crescimentos de pequeninos que se querem grandes: o verdadeiro crescimento das crianças que estando em idades em que fisicamente o crescimento é notório, torna indispensável e inadiável o seu desenvolvimento global; o crescimento da pequena Educadora que está saindo do berçário, ensaiando os seus primeiros passos, mas que quer crescer, crescer, crescer sempre mais.
- Como planificar de acordo com as caraterísticas e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos gruposPublication . Damas, Andreia Sofia dos Santos; Uva, Marta; Cardona, Maria JoãoEste relatório síntese surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e nele está retratado todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2011/2012, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância (que se desenrolou em dois contextos de estágio distintos: creche e jardim de infância), bem como a apresentação do respetivo percurso de desenvolvimento profissional e investigativo. A pesquisa efetuada desenvolveu-se em torno da questão: Como planificar de acordo com as caraterísticas e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos grupos? De forma a procurar respostas para esta questão de investigação, recorri-me do método por investigação qualitativa, privilegiando como instrumentos de recolha de dados, a entrevista semi-diretiva a três educadoras de infância. Este estudo permitiu-me refletir quanto aos pressupostos essenciais para uma boa e eficaz planificação/ação, tendo em conta a diferenciação pedagógica. Uma vez que o papel do educador prende-se com a necessidade de perceber quais os aspetos essenciais a ter em conta durante o processo de planificação, de forma a ir ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças, e da heterogeneidade existente na sala, este estudo permitiu-me compreender que todas as componentes da planificação, nomeadamente os objetivos, as estratégias e a avaliação deverão ser refletidos e operacionalizados em função dos grupos e das crianças em particular, para que o processo de ensino e aprendizagem se efetive.
- Unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância:como planificar de acordo com as características e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos gruposPublication . Damas, AndreiaEste relatório síntese surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e nele está retratado todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2011/2012, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância (que se desenrolou em dois contextos de estágio distintos: creche e jardim de infância), bem como a apresentação do respetivo percurso de desenvolvimento profissional e investigativo. A pesquisa efetuada desenvolveu-se em torno da questão: Como planificar de acordo com as caraterísticas e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos grupos? De forma a procurar respostas para esta questão de investigação, recorri-me do método por investigação qualitativa, privilegiando como instrumentos de recolha de dados, a entrevista semi-diretiva a três educadoras de infância. Este estudo permitiu-me refletir quanto aos pressupostos essenciais para uma boa e eficaz planificação/ação, tendo em conta a diferenciação pedagógica. Uma vez que o papel do educador prende-se com a necessidade de perceber quais os aspetos essenciais a ter em conta durante o processo de planificação, de forma a ir ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças, e da heterogeneidade existente na sala, este estudo permitiu-me compreender que todas as componentes da planificação, nomeadamente os objetivos, as estratégias e a avaliação deverão ser refletidos e operacionalizados em função dos grupos e das crianças em particular, para que o processo de ensino e aprendizagem se efetive.- This summary report emerged from the Master’s Degree in Preschool Education and it details all the work undertaken throughout the academic year of 2011/2012 in the context of the Course Unit on Teaching Practice for Early Childhood Education (which took place in two distinct training settings: a nursery school and a kindergarten), as well as presenting the respective professional and investigative development path. The focus of the research was on the following issue: How does one plan according to the features and needs of different settings, namely with regards to the heterogeneity of the children and the respective groups? In order to pursue this matter, I applied the qualitative research method, and privileged semi-directive interview with three preschool teachers as a data- gathering tool. This study has enabled me to reflect on the core assumptions for good and effective planning/action, which takes account of pedagogical differentiation. Insofar as the role of the educator is tied in with the need to understand which core features should be taken into consideration during the planning process, in order to meet the needs and interests of the children, and the heterogeneity which prevails in the classroom, this study has helped me to realize that all of the components of planning, i.e. the objectives, strategies and assessment, must be reflected and operationalized in consonance with the groups and the children in particular, so that the teaching/learning process can take place.
- Relação escola/família:de que modo o educador pode proporcionar atividades que envolvam a família?Publication . Jesus, Vânia SofiaPretendo com este relatório e num primeiro capítulo realizar uma síntese de todo o trabalho realizado e desenvolvido durante o decorrer dos dois estágios, quer em creche, quer em jardim-de-infância. Faço ainda um balanço das dificuldades encontradas, das fragilidades detetadas, dos pontos fortes, dos aspetos a melhorar e ainda o que contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Numa segunda parte, pretende-se realizar uma investigação-ação centrada no tema Relação Escola/Família. Perceber o modo de como o educador pode proporcionar atividades que envolvam a família e ainda perceber se a família está a par de todo o trabalho desenvolvido na Escola. Neste relatório, constam fundamentos e afirmações sobre o tema em questão. Consta também a análise das três entrevistas realizadas a três educadoras e questionário realizado aos pais das crianças do Jardim de Infância, que iram enriquecer o trabalho em questão, e permitem chegar às conclusões do estudo realizado.- This report has two parts. In the first part made a synthesis of all work performed and developed during the internship, in pre-school and in nursery school. I described the difficulties, the detected weaknesses, strengths, and tried to improve aspects of what has contributed to my personal and professional development. In the second part, I developed an inquiry centered on the Theme School / Family relationships. Understanding the way in which the educator can provide activities that involve the family and also see if the family is aware of all the work in the School (Nursery and JI). The second part of the report includes conclusions about the relationships among pre-school teachers and parents and the way the communicate each other.
- Estimulação e envolvimento das crianças : um contributo para a clarificação de conceitos e práticasPublication . Pereira, Carla Maria NevesO presente trabalho enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância que compõe este Mestrado em Educação Pré-escolar centrando-se no enfoque da intervenção educativa levada a cabo nos estágios realizados nos contextos de creche e jardim-de-infância e na questão que emergiu da prática pedagógica, a partir da qual foi realizada a investigação-ação referente à estimulação desenvolvida pelo educador durante a realização das atividades dirigidas. No decorrer deste percurso foram realizadas várias pesquisas recorrendo a autores de referência pedagógica que sustentam o percurso de desenvolvimento profissional e a investigação realizada, que integram este relatório.
- A organização do ambiente educativo na educação de infânciaPublication . Oliveira, Elódia Filipa da Silva; Cardona, Maria JoãoO presente relatório sintetiza a experiência e aprendizagens adquiridas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este é composto por duas partes: uma primeira em que são apresentados os contextos de estágio e a (auto)avaliação do percurso de aprendizagem e desenvolvimento profissional realizado, bem como uma segunda parte em que apresento a pesquisa que realizei, sobre A organização do ambiente educativo na Educação de Infância, partindo das questões com que me confrontei durante os estágios. Através desta pesquisa procurei compreender, a partir das perceções das crianças e das educadoras, o modo como o espaço educativo deve ser organizado e como é que este pode favorecer a realização de aprendizagens significativas por parte das crianças. Assim, este trabalho de pesquisa assumiu-se como uma forma de apoio à minha futura prática como educadora, e ajudou-me a compreender melhor como a organização do espaço educativo está na base do desenvolvimento de pedagogias participativas da infância. Destaco também a relevância da metodologia usada nesta pesquisa, como base fundamental para a promoção de uma atitude mais crítica do trabalho realizado.
- Festividades sazonais e comunitárias no currículo em educação de infânciaPublication . Santos, Tânia Andreia Pinto dos; Sá, Maria TeresaO presente relatório engloba o percurso formativo ao longo da prática de ensino supervisionada em contexto de Creche e Jardim de Infância, refletindo as aprendizagens realizadas e as dificuldades sentidas, assim como a emergência de questões decorrentes da prática. A problemática estudada, centrada nas valências de Creche e de Jardim de Infância, refere-se à Importância das festividades sazonais e comunitárias num currículo em Educação de Infância. A partir da abordagem do significado e importância das festividades feita por alguns autores, o presente estudo tem como objetivo geral compreender a importância atribuída pelas educadoras de infância à celebração das festividades, quais as datas que privilegiam, os motivos que justificam essas escolhas, assim como as implicações que identificam para as aprendizagens e para o desenvolvimento infantil. O estudo, qualitativo e de carácter exploratório, utiliza para a recolha de dados a técnica do inquérito por entrevista. Conclui-se que nas duas valências as profissionais integram no trabalho educativo a comemoração de determinados dias festivos, garantindo a sua importância e considerando que promovem aprendizagens em todas as áreas do desenvolvimento.
- O uso dos portefólios como instrumento de avaliação das crianças na Educação de InfânciaPublication . Santos, Rita Isabel Maia dos; Luís, HelenaO presente relatório procura por um lado, dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo da prática de ensino supervisionada em contexto de creche e jardim de infância, analisando as aprendizagens realizadas e as dificuldades sentidas, e por outro, refletir acerca das questões emergentes da prática profissional. Neste sentido, a questão de investigação prende-se com o uso dos portefólios como instrumento de avaliação das crianças na educação de infância. A metodologia adotada situa-se no âmbito de um estudo qualitativo de carácter exploratório, em que a recolha de dados foi efetuada através da realização de inquéritos por entrevista a educadoras que adotam esta estratégia. Este trabalho leva-nos a reconhecer a importância do portefólio como uma excelente estratégia de avaliação para as crianças, quer do ponto de vista das suas aprendizagens, quer na capacidade de análise e reflexão.
- Leitura de histórias em contextos de infânciaPublication . Nunes, Neuza Cátia Primo; Santos, LeonorO presente relatório de estágio é composto por três partes. A primeira parte refere-se à componente de estágios, em creche e jardim-de-infância, realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar na Escola Superior de Educação de Santarém. Nesta parte refiro o percurso em cada contexto de estágio, os trabalhos desenvolvidos, as aprendizagens realizadas e a reflexão crítica sobre os mesmos. Na segunda parte apresenta-se a componente investigativa, referente à leitura de histórias em contextos de infância, contextualizando-a na prática e clarificando a motivação para o estudo e os enquadramentos teórico e metodológico, referindo o tipo de estudo, as técnicas de recolha de dados e procedendo à análise dos dados. O estudo desenvolvido é de natureza qualitativo, assentando em observações, registos realizados nas salas, planificações, diários de bordo e, sobretudo, na prática desenvolvida em estágio de jardim-de-infância. Ainda nesta segunda parte apresenta-se o enquadramento teórico de forma a perceber o contributo da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, assim como a importância das estratégias na leitura de histórias infantis. A terceira parte do relatório diz respeito às considerações finais sobre o percurso realizado.