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- Uma abordagem ao impacto dos institutos politécnicos em Portugal 2017Publication . Alves, João; Bailoa, Sandra; Basto, Mário; Cadima, Rita; Correia, Florbela; Costa, Vânia; Cunha, Jorge; Daniel, Ana; Dominguinhos, Pedro; Esteves, Salete; Farinha, Luís; Fernandes, Joana; Figueiredo, António; Grilo, Luís; Jorge, Nuno; Lucas, Eugénio; Malva, Madalena; Maximiano, Catarina; Mendes, Susana; Moreira, Anabela; Moreira, Sandrina; Morgado, C.; Mourato, Joaquim; Natário, Manuela; Nunes, Sandra; Nunes, Sara; Oliveira, Pedro; Pedro, Fátima; Pedro, Cristina Pereira; Pereira, Raquel; Pinheiro, Fernanda; Hopffer Romero, Félix Luís; Santos, Carla; Serafim, Miguel; Simões, Joaquim; Vareiro, LaurentinaNeste relatório apresentam-se os resultados obtidos com um estudo conduzido por uma equipa envolvendo parceiros de diferentes instituições, com o objetivo de medir o impacto económico de um conjunto de Institutos Politécnicos, situados em diferentes regiões do país, com contextos socioeconómicos diversos e distinta capacidade de atração de estudantes.
- Adequar a ação pedagógica : explorando modos de organização diferenciada do trabalho educativoPublication . Dinis, Liliana Gonçalves; Luís, Helena; Hamido, GracindaO trabalho desenvolvido contempla os estágios nos diferentes contextos (jardim de infância, 1º ciclo do ensino básico e creche) dos quais emergiu a questão investigativa, cuja temática está centrada na organização do trabalho educativo relacionando a mesma com a diferenciação pedagógica. No desenvolvimento desta problemática optei por duas técnicas de recolha: as narrativas (construídas durante os estágios) e as entrevistas semiestruturadas a dois cooperantes (um professor do 1º ciclo do Ensino Básico e uma educadora de infância). A análise permitiu a recolha de vários exemplos de adequação e, assim, refletir sobre a organização do trabalho educativo. Bem como, compreender as conceções dos profissionais de educação sobre os conceitos de adequação e diferenciação, e de que forma se revelavam na prática. Após o confronto com a fundamentação teórica, saliento o conceito de adequação que surge intimamente relacionado com os instrumentos concebidos na gestão do currículo e na organização do trabalho educativo.
- Adequar a ação pedagógica: explorando modos de organização diferenciada do trabalho educativoPublication . Dinis, Liliana Gonçalves; Luis, Helena; Hamido, GracindaO trabalho desenvolvido contempla os estágios nos diferentes contextos (jardim de infância, 1º ciclo do ensino básico e creche) dos quais emergiu a questão investigativa, cuja temática está centrada na organização do trabalho educativo relacionando a mesma com a diferenciação pedagógica. No desenvolvimento desta problemática optei por duas técnicas de recolha: as narrativas (construídas durante os estágios) e as entrevistas semiestruturadas a dois cooperantes (um professor do 1º ciclo do Ensino Básico e uma educadora de infância). A análise permitiu a recolha de vários exemplos de adequação e, assim, refletir sobre a organização do trabalho educativo. Bem como, compreender as conceções dos profissionais de educação sobre os conceitos de adequação e diferenciação, e de que forma se revelavam na prática. Após o confronto com a fundamentação teórica, saliento o conceito de adequação que surge intimamente relacionado com os instrumentos concebidos na gestão do currículo e na organização do trabalho educativo. - The developed work gathers the internships in their different contexts (Kindergarten, Primary School and Daycare center) from which the research question emerged, its theme is focused on the organization of the educational work related to the learning differentiation. In the problem development I chose between two information gathering techniques: the narrative (built during the internships) and the semi-structured interviews to two collaborating people (a Primary School teacher and a Kindergarten teacher). The analysis allowed the gathering of multiple adaptation examples, therefor, helping to reflect over the organization of the educational work. As well as understand the education professionals’ conceptions about the adaptation and differentiation concepts, and in what way they reveal themselves in practice. After the confrontation with the theoretical foundation, I highlight the adaptation concept that comes up closely related to the instruments conceived in the curriculum management and in the organization of educational work.
- Analysis of emerging technologies for improving social inclusion of people with disabilitiesPublication . Barbas, Maria Potes; Babic, J.; Car, Z.; Gace, I.; Lovrek, I.; Topolovac, I.; Vdovic, H.; Zilak, M.; Gourves, A.Technologies in general and their assistive capabilities in particular, play a significant role for people with disabilities and their social inclusion. It is expected that emerging technologies will contribute to assistive technologies by reducing or removing the constraints that characterize existing solutions, as well as opening up entirely new ones [1]–[6]. This report aims to explore such opportunities by investigating the potential of emerging technologies for the sake of improving social inclusion of people with disabilities. The presented research is carried out within the ERASMUS+ project entitled Innovative Solutions based on Emerging Technologies for Improving Social Inclusion of People with Disabilities (INNOSID). The INNOSID project is based on the 10-year-long operation of the ICT-AAC Competence network in Croatia1 whose members cooperate in education, research, development and innovation with the aim of developing an inclusive society. The ICT-AAC Competence network’s activities are expanded with this project through the internationalization and use of emerging technologies. The project’s consortium consists of six higher education institutions and one non-governmental organization from the domain of persons with disabilities from five European countries: Croatia, France, Hungary, Portugal and Spain. More about the INNOSID consortium partners can be found in the Appendix A of the report. The report, in whose activities all INNOSID partner countries participated, provides an analysis of emerging technologies for improving social inclusion of people with disabilities. The focus of this chapter is to introduce the topics of interest by explaining the key theoretical concepts from both technical and societal aspects. Keywords, such as people with disabilities, social inclusion and emerging technologies, are defined and introduced from a broader perspective in order to understand the connection between them. In addition, the end of this chapter will outline its significance for interested readers. As the reader of the report will be able to see, the report is designed to provide, in addition to text, numerous examples related to different statistics, infographics, various visual representations of the described, as well as examples of good practice and case studies, mostly related to partner countries. Purpose of that is to enable the reader to better understand the topics that are extremely important and should not be neglected, especially because they concern each person and because each of us can play an important role in change for the better.
- Avaliação de populações locais de abóboras: Cucurbita maxima Duch. Ex Lam., Cucurbita pepo L. e Cucurbita moschata Duch. Ex Poir.Publication . Marreiros, A.; Sousa, J.B.; Andrade, L.; Quedas, Maria de Fátima; Leitão, J.; Veiga, Í.; Marcelino, F.
- Brief – Monitorização da plataforma Garantia Jovem – Outubro 2017. Relatório do projeto Make the future...today!Publication . Ferreira, Tatiana; Pappámikail, Lia; Vieira, Maria ManuelNeste brief apresenta-se a análise das principais estatísticas de acesso à plataforma Garantia Jovem recolhidas pelo IEFP através do AWStats. Os dados apresentados têm como base os ficheiros de registo produzidos pelo respetivo software.
- Como planificar de acordo com as caraterísticas e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos gruposPublication . Damas, Andreia Sofia dos Santos; Uva, Marta; Cardona, Maria JoãoEste relatório síntese surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e nele está retratado todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2011/2012, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância (que se desenrolou em dois contextos de estágio distintos: creche e jardim de infância), bem como a apresentação do respetivo percurso de desenvolvimento profissional e investigativo. A pesquisa efetuada desenvolveu-se em torno da questão: Como planificar de acordo com as caraterísticas e necessidades dos diferentes contextos, nomeadamente no que concerne à heterogeneidade das crianças e dos respetivos grupos? De forma a procurar respostas para esta questão de investigação, recorri-me do método por investigação qualitativa, privilegiando como instrumentos de recolha de dados, a entrevista semi-diretiva a três educadoras de infância. Este estudo permitiu-me refletir quanto aos pressupostos essenciais para uma boa e eficaz planificação/ação, tendo em conta a diferenciação pedagógica. Uma vez que o papel do educador prende-se com a necessidade de perceber quais os aspetos essenciais a ter em conta durante o processo de planificação, de forma a ir ao encontro das necessidades e dos interesses das crianças, e da heterogeneidade existente na sala, este estudo permitiu-me compreender que todas as componentes da planificação, nomeadamente os objetivos, as estratégias e a avaliação deverão ser refletidos e operacionalizados em função dos grupos e das crianças em particular, para que o processo de ensino e aprendizagem se efetive.
- Consultadoria em psicologia do desporto: desenvolvimento e aplicação de um plano de intervenção no futebol juvenilPublication . Mendes, Daniel; Silva, CarlosRESUMO O estágio curricular: “Consultadoria em Psicologia do Desporto - Desenvolvimento e Aplicação de um Plano de Intervenção no Futebol Juvenil do Clube de Futebol “Os Belenenses”” ocorreu durante a época 2011/2012 com o objectivo de aplicar, em contexto real de trabalho, os conhecimentos teóricos decorrentes da formação académica, desenvolver a capacidade para resolver problemas concretos e adquirir as competências e métodos de trabalho essenciais ao exercício da psicologia, designadamente nas suas vertentes técnica, científica, deontológica e de relacionamento interpessoal. Todas as actividades foram realizadas de acordo com as três áreas do estágio: Intervenção - actividades de planeamento, avaliação e intervenção dirigidas a jogadores e treinadores; Comunidade - actividades de organização/formação e respectiva promoção dirigidas a toda a comunidade do clube (jogadores, treinadores, pais, dirigentes e funcionários, sócios e adeptos) e restante comunidade desportiva; Complementar - actividades complementares realizadas no âmbito académico. Consequentemente, a realização do estágio, para além de estimular a evolução em competências chaves para a excelência de um psicólogo do desporto, permitiu a aquisição de métodos de trabalho indispensáveis a um exercício responsável da actividade da psicologia e promoveu a integração no contexto profissional.
- Contributo para o levantamento da caprinicultura na área da DRAROPublication . Duque Fonseca, PauloPara o melhor conhecimento da produção de caprinos, na área geográfica da Direcção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste (DRARO), foi realizada a recolha de dados, através de um inquérito a 104 explorações existentes nas regiões do Ribatejo e Oeste. O presente estudo incide nos parâmetros: raças ou grupos étnicos, efectivos, número de animais por exploração, tipos de exploração, produção de leite, produção de queijo, produção de carne, peles e curtumes, reprodução, regime alimentar, higiene e sanidade, instalações e aspecto social. Os rebanhos inquiridos, na área da DRARO revelaram-se relativamente homogéneos quanto às raças, predominando a raça Serrana a Norte do rio Tejo e a Raiana-Serpentina a Sul.
- Desenvolver Competências Psicológicas para Potenciar a Performance dos Atletas na NataçãoPublication . Pinto, Rafaela; Cid, LuísResumo Este relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Estágio, do 2ºano do Mestrado de Psicologia do Desporto e do Exercício, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, realizado entre o mês de Setembro de 2013 e Julho de 2014, no Clube dos Galitos de Aveiro – Secção de Natação, mais propriamente no escalão de Infantis. A faixa etária centra-se entre os 11 e os 14 anos. O principal objetivo deste estágio foi desenvolver competências psicológicas nos atletas na natação. Após uma avaliação inicial feita através de questionários como o QMAD (Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas) de Gill, Gross e Huddleston (1983), OMSAT (Inventário de Avaliação das Habilidades Mentais para Desporto) de DurandBush, Salmela e Green-Demers (2001) e ICPD ou PSIS (Inventário de Competências Psicológicas para o Desporto) de Mahoney, Gabriel e Perkins (1987), observação e troca de informações com os treinadores, o estágio baseou-se em sessões de Treino de Competências Psicológicas, uma ou duas vezes por semana, dependendo da aproximação das competições, e do restante planeamento anual. Em relação à área da comunidade foi realizado um dia aberto para os pais dos atletas, em que estes passavam por um dia de treino dos filhos, isto é, treino dentro de água seguido de Treino de Competências Psicológicas. O principal objetivo era que os pais percebessem o esforço pelo qual os atletas passam e perceber o que trabalham, tanto a nível psicológico como físico. No que diz respeito à área complementar, fiz uma pequena formação sobre Educação e Inteligência Emocional, e planeei algumas atividades no clube em parceria com a minha orientadora no local.