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- GFC-robust risk management under the basel accord using extreme value methodologiesPublication . Santos, Paulo Araújo; Jiménez-Martín, Juan-Ángel; McAleer, Michael; Pérez Amaral, TeodosioIn McAleer et al. (2010b), a robust risk management strategy to the Global Financial Crisis (GFC) was proposed under the Basel II Accord by selecting a Value-at-Risk (VaR) forecast that combines the forecasts of different VaR models. The robust forecast was based on the median of the point VaR forecasts of a set of conditional volatility models. In this paper we provide further evidence on the suitability of the median as a GFC-robust strategy by using an additional set of new extreme value forecasting models and by extending the sample period for comparison. These extreme value models include DPOT and Conditional EVT. Such models might be expected to be useful in explaining financial data, especially in the presence of extreme shocks that arise during a GFC. Our empirical results confirm that the median remains GFC-robust even in the presence of these new extreme value models. This is illustrated by using the S&P500 index before, during and after the 2008-09 GFC. We investigate the performance of a variety of single and combined VaR forecasts in terms of daily capital requirements and violation penalties under the Basel II Accord, as well as other criteria, including several tests for independence of the violations. The strategy based on the median, or more generally, on combined forecasts of single models, is straightforward to incorporate into existing computer software packages that are used by banks and other financial institutions.
- SOA: MASHUPS and composite applicationsPublication . Leitão, CristinaAn explanation of the current methods used in Web service composition within a Service Oriented Architecture (SOA) is presented. We found that composite business applications can be formed by Web service orchestration using the BPEL programming language, which permits the execution of business process logic. Mashups, simple composite applications that are usually used for ad hoc situations, do not need to be orchestrated, and could be composed using lightweight Web services. Such Web services are aggregated using current tools that are simple to use. Our study was based on a theoretical literature review, and is useful in understanding ways that different business users can build applications within the SOA, according to their needs and their technical competences.
- Auto-regulação das Aprendizagens na transição da Educação Pré-escolar para o Ensino Básico – Promover a reflexão sobre a acção docente em contextoPublication . Piscalho, Isabel; Simão, AnaPromover precocemente competências de auto-regulação das aprendizagens com vista ao desenvolvimento da autonomia é considerado fundamental no processo escolar e de formação ao longo da vida. O projecto de investigação delineado tem como alvo crianças na Educação Pré escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (5-7 anos) e enquadra-se no desenvolvimento profissional de educadores e professores. Neste artigo, argumenta-se a necessidade de promover a reflexão sobre a acção docente em contexto da Educação Pré-escolar e do Ensino Básico assegurando a continuidade educativa, com vista à promoção precoce de competências de auto regulação da aprendizagem. Apresenta-se o planeamento estratégico da construção, utilização e validação de um instrumento formativo a concretizar em colaboração com educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico e outros profissionais relacionados com esta temática reconhecidos pela comunidade científica. A finalidade é a de apoiar os docentes na reflexão, identificação e avaliação das suas abordagens educativas a fim de as ajustarem às necessidades das crianças e ao desenvolvimento de processos auto-regulatórios. Estes constituem-se como estratégias de suporte e proporcionam oportunidades efectivas e essenciais ao desenvolvimento da autonomia nas crianças.
- Prática pedagógica em educação de infânciaPublication . Bento, Filipa CostaO presente Relatório possui como grande objectivo efectuar uma síntese de todo o trabalho realizado durante um estágio que me facultou uma experiência rica e enriquecedora, profissional e pessoalmente, e também muito profícua, que me facultou um incontestável potencial, uma bagagem preciosa para o caminho a percorrer para e com as crianças, em direcção ao seu desenvolvimento íntegro, harmonioso e global. Uma edificação que nunca irá cessar, mas que só com alicerces robustos se pode erigir. E tenho a convicção que esses fundamentos me foram proporcionados neste estágio, onde se concretizou uma articulação eficaz entre conhecimentos científicos e prática pedagógica, iniciadora de um “saber Profissional” que nunca estará acabado mas que aqui se iniciou: “O saber profissional deverá ser perspectivado no diálogo entre os conhecimentos científicos, a acção pedagógica e a acção ética” (PIRES, 2007, p. 95). Será efectuada a apresentação desse trajecto percorrido em contexto de Creche, durante o primeiro semestre, e de Jardim de Infância, ao longo do segundo. Não pretendo efectuar apenas uma descrição do que foi realizado mas, e principalmente, uma exposição analítica e crítica de todo o processo decorrido. Ou seja, das actividades desenvolvidas, desde as cuidadosamente planificadas e orientadas, às habituais mas tão importantes tarefas da rotina, do trabalho executado, dos Projectos implementados, sua elaboração, aplicação e avaliação. Este será um Relatório que visa também uma análise do ponto de vista de enriquecimento profissional e de crescimento das crianças. Ou seja, dois crescimentos de pequeninos que se querem grandes: o verdadeiro crescimento das crianças que estando em idades em que fisicamente o crescimento é notório, torna indispensável e inadiável o seu desenvolvimento global; o crescimento da pequena Educadora que está saindo do berçário, ensaiando os seus primeiros passos, mas que quer crescer, crescer, crescer sempre mais.