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- Estimulação e envolvimento das crianças : um contributo para a clarificação de conceitos e práticasPublication . Pereira, Carla Maria NevesO presente trabalho enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância que compõe este Mestrado em Educação Pré-escolar centrando-se no enfoque da intervenção educativa levada a cabo nos estágios realizados nos contextos de creche e jardim-de-infância e na questão que emergiu da prática pedagógica, a partir da qual foi realizada a investigação-ação referente à estimulação desenvolvida pelo educador durante a realização das atividades dirigidas. No decorrer deste percurso foram realizadas várias pesquisas recorrendo a autores de referência pedagógica que sustentam o percurso de desenvolvimento profissional e a investigação realizada, que integram este relatório.
- Imitação e Prestação Motora numa Tarefa de Equilíbrio Estático em Bola Suíça, em Crianças de 10 – 12 Anos: Um Estudo Comportamental sobre Neurónios EspelhoPublication . Fernandes, SérgioResumo Pretendemos verificar a influência da imitação numa tarefa de equilíbrio estático em crianças e, verificar a influência da díade sem instrução numa tarefa de equilíbrio estático em crianças. Realiz ou-se um estudo experimental com uma amostra de oito crianças com idade compreendida entre os onze e doze anos (11,75 ± 0,463 anos, cinco rapazes ), com o objetivo de definir qual a bola a utilizar no estudo principal e, testar os procedimentos e o protocolo para a recolha dos dados. Cada participante efetuou a tarefa após observação em bolas Suíças de quatro tamanhos diferentes distribuídos em quatro grupos com alternância do tamanho das bolas . Os resultados definem a bola pequena vazia como a indicada para a realização da tarefa no estudo principal . Esta permitiu que a prestação motora de cada individuo fosse mais concisa em termos temporais, independentemente da idade, sexo, ordem de apresentação das condições e, comprimento da perna. Para o estudo principal participaram cinquenta e sete indivíduos de ambos os sexos, sendo quarenta e sete crianças (10,85 ± 0,659 anos, 35 rapazes) e, dez adultos (29,60 ± 2,951 anos, sete homens). Cada indivíduo realizou três condições experimentais : i) O1 – instrução ; ii) O2 – demonstração e ; iii) O3 – díade. Estabeleceram -se três grupos com alternância das condições experimentais , onde: grupo um (N1) realizou a tarefa pela ordem O 1 -O2 -O3 ; grupo dois (N2) pela ordem O 2 -O3 -O1 e; grupo três (N3) pela ordem O3 -O1 -O2 . Os resultados do estudo permiti ram aferir que a imitação em díade influencia o comportamento motor das crianças de dez a doze anos, quando realizam uma tarefa de equilíbrio estático. A realização da tarefa em díade tornou-se mais eficiente do que na prática individual, evidenciando ainda os resultados uma melhor performance pela tarefa ser realizada em condições de foco externo. Assim a situação de díade sem instrução associada às condições de foco externo, reforçou o efeito da imitação na aquisição da tarefa de equilíbrio estático em crianças e adultos, predizendo o envolvimento dos neurónios espelho em humanos.
- Estilos de liderança em contexto de sala de aula:implicações na supervisão e orientação pedagógicaPublication . Cabaço, Patrícia Alexandra Lopes de Oliveira; Guimarães, António MesquitaO presente trabalho é um estudo de caso, realizado na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. A liderança do professor em contexto de sala de aula é o tema em estudo, pretendendo-se determinar a possibilidade de utilização da Teoria de Liderança Primal na sala de aula e a respetiva avaliação dos estilos de liderança primal pelos alunos. A análise das atitudes dos professores que marcaram o percurso escolar dos alunos é outro dos temas em análise. A revisão bibliográfica inicia-se com a apresentação do conceito de liderança e de estilo de liderança; são também estudadas várias teorias de liderança, tendo sido aprofundado o estudo da Liderança Emocional/Teoria da Liderança Primal, na qual se baseia este trabalho, mais precisamente nos trabalhos de Goleman, e deste em conjunto com Boyatzis e McKee. Seguidamente, passámos à temática da liderança na escola e na sala de aula, sendo que a mesma se iniciou com a caracterização da escola atual, a qual parece não responder às necessidades dos alunos e das empresas. O comportamento do professor na sala de aula define o seu estilo de liderança. Neste trabalho, foram feitos estudos aos estilos de liderança do professor, com base em Barros de Oliveira (2007) e Estanqueiro (2010). Posteriormente, abordámos a relação entre a emoção e cognição e a importância da formação de professores na aquisição de competência emocionais, terminando a contextualização teórica do trabalho com o estudo da supervisão e a sua relação com a liderança. A recolha consistiu na aplicação de questionários aos alunos de décimo primeiro e décimo segundo anos de escolaridade da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Os resultados apontam para a possibilidade de utilizar os estilos de liderança da Teoria da Liderança Primal no contexto da sala de aula. A valorização dos estilos de liderança por grau de preferência são, nomeadamente: Democrático, Conselheiro, Visionário, Pressionador, Dirigista e Relacional. No âmbito das atitudes positivas e negativas, verifica-se que os alunos consideram o desempenho profissional, conjuntamente com o relacionamento/clima da relação que estabelecem com o professor, fatores fundamentais para o sucesso do seu processo de aquisição do conhecimento. A partir dos resultados obtidos, construímos as linhas diretivas para a elaboração de um plano de formação para professores, no âmbito da Liderança Emocional na sala de aula.- The present work is the study of a case, taking place at Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. The teacher’s leadership in a classroom context is the topic of study whose main purpose is to determine the possibility of using the Primal Leadership Theory in the classroom and the evaluation of Primal leadership types by the students. To analyse the attitude of teachers who have marked the school career of the students is other of the subjects of analysis. The bibliographic revision will start with the presentation of the concepts of leadership and leadership type; several theories of leadership are also aim of study, with a deepen study on Emotional Leadership/Primal Leadership Theory, on which this work is based, more precisely the works of Goleman and the works of Goleman, Boyatzis and McKee together. The following step was the analysis of the theme leadership at school and inside the classroom. For that, we have started with the characterization of the actual school, which seems not to meet the needs of students and companies. The teacher’s behaviour inside the classroom defines his leadership type. During this work, we have studied the teacher’s leadership types, based on Barros de Oliveira (2007) and Estanqueiro (2010). Thereafter, we have approached the relation between emotion and cognition and the importance of the teachers’ education in the acquisition of emotional competences, being the theoretical context of this work completed with the study of supervision and its relation with leadership. We have come to results through the application of questionnaires to students attending the 11th and 12th grades at Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. The results point to the possibility of using the Primal Leadership Theory styles in a classroom context. The valorisation of leadership styles, by preference order are: Democratic, Coaching, Visionary, Pace-setting, Commanding and Affiliative. In what refers to positive and negative attitudes, we can verify that the students consider the professional performance, along with the relationship/ type of relationship they establish with the teacher, factors that are fundamental to succeed in the process of acquiring knowledge. From the results obtained, we established conducting lines to the elaboration of a formation plan for teachers, in the area of Emotional Leadership in the classroom.
- Os Blogues: uma ferramenta teccnológica para discutir questões sócio-científicas e sócio-ambientaisPublication . Linhares, Elisabete; Reis, PedroCativar o interesse dos alunos para as ciências requer, por parte dos professores, a adoção de novas ferramentas de ensino, assim como uma nova visão sobre o tipo de cultura de sala de aula que necessitam alimentar. Neste cenário, os blogues constituem uma ferramenta tecnológica que oferece boas oportunidades para se alcançar esta meta. No presente estudo, foram construídos e dinamizados diversos blogues com vista à discussão de questões sócio-científicas e sócio-ambientais atuais. Apesar das potencialidades atribuídas à sua utilização em contexto educativo, importa conhecer formas de potenciar as suas vantagens na formação de literacia científica dos alunos e superar as dificuldades ou obstáculos que se possam colocar para a sua plena exploração. O presente estudo, de natureza qualitativa, teve como principal objetivo identificar potencialidades e dificuldades que se colocam à implementação de atividades de discussão com recurso a blogues. Os participantes foram alunos do curso de Licenciatura em Educação Básica a frequentar uma Unidade Curricular de Ambiente. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário de avaliação da atividade de discussão realizada e recorreu-se, também, a entrevistas destinadas a alguns dos alunos participantes no estudo. Para além da atividade de discussão ter contribuído para contactar com diversas problemáticas ambientais, verificou-se um crescimento dos alunos relativamente à autonomia, à gestão dos prazos e à responsabilidade. Destaca-se ainda a aprendizagem realizada na construção e dinamização de blogues bem como o desenvolvimento de competências relacionadas com o trabalho online. As limitações identificadas poderão ser superadas com alguns ajustamentos na atividade de discussão, tais como, o professor disponibilizar algumas sessões presenciais para acompanhar presencialmente os grupos de trabalho e realizar a atividade logo no início do semestre. - In order to attract the students’ interest for the sciences, the teachers have to adopt new teaching tools, as well as a new insight about the type of culture of the classroom that they need to improve. In this scenario, blogs are a technological tool that offers good opportunities to achieve this goal. In the present study, many blogs were built and streamlined in order to discuss current socio-scientific and socio-environmental issues. Despite the potentiality attributed to their use in an educational context, it is important to know ways to leverage its advantages in the formation of scientific literacy of students and to overcome difficulties or obstacles that may appear, so that fully exploration can happen. This study, qualitative in its nature, aimed to identify strengths and difficulties that the implementation of discussion activities with the use of blogs, have to face. The participants were students of the degree in Elementary Education that attend the Curricular Unit of Environment. Data was collected through an evaluation questionnaire about the discussion activity that was done, as well as the use of interviews destined to some of the students that participated in the study. In addition to the discussion activity that contributed to contact with various environmental issues, there was a growth of students in relation to autonomy, time management and responsibility. Another highlight is the learning done in the construction and promotion of blogs and the development of skills related to the work online. The identified limitations can be overcome with some adjustments in the discussion activity, such as, the teacher can provide some attendance sessions in order to monitor in person the group tasks and do the activity right at the beginning of the semester.
- Literacia Digital e Literacia da Informação - competências de uma era digitalPublication . Loureiro, Ana; Rocha, DinaSer-se digitally literate é fator-chave para se alcançar sucesso. Ser um cidadão com competências ao nível da literacia digital é fundamental. Hoje em dia vivemos na rede e em rede. No entanto, o facto de tudo poder ser partilhado online acarreta alguns riscos - tanto para utilizadores como para autores. Situações de usurpação e de plagio podem ser mais frequentes. Assim, ter a capacidade e o discernimento de conseguir pesquisar e selecionar a informação mais credível é um requisito e uma competência essencial numa sociedade em rede. Neste artigo serão abordados os conceitos de literacia digital e de literacia da informação enquanto competências-chave numa sociedade em rede. - Being digitally literate is a key factor to achieve success. Being a citizen with skills in digital literacy is essential. Nowadays we are online like 24/7. However, the fact that everything can be shared online carries some risk - both for users and for authors. Cases of theft and plagiarism may be more frequent. Therefore, having the ability and insight to achieve search and select the most credible information is a requirement and an essential skill in a networked society. In this paper we will discuss the concepts of digital literacy and information literacy as key competences in a networked society.
- Kinematic Analysis of Gait in the Second and Third Trimesters of PregnancyPublication . Branco, Marco A. C.; Santos-Rocha, Rita; Aguiar, Liliana; Vieira, Filomena; Veloso, AntónioThe kinematic analysis of gait during pregnancy provides more information about the anatomical changes and contributes to exercise and rehabilitation prescription. The purposes were to quantify the lower limb kinematics of gait and to compare it between the second and third trimesters of pregnancy and with a control group. A three-dimensional analysis was performed in twentytwo pregnant women and twelve nonpregnant. Repeated Measures and Manova tests were performed for comparisons between trimesters and between pregnant and controls. The walking speed, stride width, right-/left-step time, cycle time and time of support, and flight phases remain unchanged between trimesters and between pregnant and controls. Stride and right-/left-step lengths decreased between trimesters. Double limb support time increased between trimesters, and it increased when compared with controls. Joint kinematics showed a significant decrease of right-hip extension and adduction during stance phase between trimesters and when compared with controls. Also, an increase in left-knee flexion and a decrease in right-ankle plantarflexion were found between trimesters. The results suggested that pregnant women need to maintain greater stability of body and to become more efficient in locomotion. Further data from the beginning of pregnancy anthropometric data may contribute to the analysis.